Bem, sem querer defender o dito cujo, até porque vocês conhecem a minha opinião, o problema de black out nas telas de LCD não é exclusividade do Gripen, acá nosotros já viemos experimentando "fortes emoções " em voo com o mesmo problema e só não deu merd...porque não era a hora.....A Elbit diz que o problema é espírita ou por obra do além......Carlos Lima escreveu:Do Cavok via Thelmo...
http://www.cavok.com.br/blog/parlamento ... -o-gripen/
Tenho que concordar com o Editor do CAVOK sobre a observação com relação a história da Tela Única...thelmo rodrigues escreveu:
Do CAVOK:
Parlamento da Suécia exige explicações após a denúncia da existência de sérios problemas técnicos com o Gripen
Publicado em 22/04/2015 por LaMarca em Militar
As falhas, que foram encobertas durante cinco anos, são consideradas inaceitáveis. O Parlamento sueco demanda explicações.
A denúncia foi feita inicialmente pela emissora de televisão TV4 News, que teve acesso a relatórios internos da Força Aérea Sueca (Flygvapnet). Logo em seguida, o assunto ganhou grande repercussão na imprensa local.
Segundo o que foi apurado, as falhas na aeronave envolvem os seguintes sistemas:
•sistema de armas
•sistema de geração de oxigênio a bordo
•sistema de pressurização dos macacões anti-G dos pilotos
Também foi relatado uma série de eventos envolvendo o desligamento, as vezes simultâneo, das telas (LCD displays) empregadas na navegação e informações de radar da aeronave. Por conta desses problemas, a Flygvapnet criou um plano definindo restrições relativas ao teto de serviço da aeronave e ao tipo de manobras que podem ser realizadas com segurança.
Outro problema relatado é o mau funcionamento no sistema de pouso ou aterragem por instrumentos da aeronave, também conhecido pela sigla ILS.
De acordo com a opinião de Robert Persson, Gerente de Segurança de Voo da Força Aérea Sueca, todos esses erros impedem que Gripen seja empregado em sua plena capacidade.
O Gripen é a espinha dorsal do sistema de defesa sueco, sendo o primeiro recurso acionado para verificar qualquer instabilidade no Báltico ou uma atitude agressiva por parte da Rússia
Allan Widman, membro do Partido Liberal e presidente da Comissão de Defesa do Parlamento, ficou surpreso com as denúncias e exigiu uma explicação imediata das Forças Armadas Suecas. “É algo particularmente importante, diante na situação geopolítica que temos neste momento”, declarou Widman à TV4 News.
A Saab, fabricante do Gripen, não fez qualquer comentário a respeito das denúncias.
Reação da Força Aérea Sueca
Em resposta às denúncias feitas pela emissora de televisão TV4 News, o Comando de Defesa Aeroespacial da Flygvapnet se posicionou em seu Blog, informando que a reportagem está seriamente equivocada, haja vista os referidos documentos nunca foram secretos, assim também como as restrições não são graves.
Ainda segundo a Flygvapnet, a Autoridade reguladora da Força Aérea (Militära Flygsäkerhetsinspektionen – FLYGI) não considerou necessário criticar a forma como a Força Aérea Sueca gerencia as restrições temporárias (sic) nas aeronaves. Em seu mais recente relatório a FLYGI afirma que a avaliação geral da segurança aérea das aeronaves é aceitável e sem uma clara tendência negativa. Em um sentido estatístico, a situação é considerada boa pois a taxa de acidentes no ano de 2014 é zero e o número de incidentes graves é baixo. De uma forma mais ampla, isso se reflete nos demais operadores da aeronave, lembrando que a mesma é empregada em missões com alto de importância e operada por pessoal altamente qualificado.
Para ler o posicionamento completo do Comando de Defesa Aeroespacial da Flygvapnet, clique aqui.
--------------------------------------------------------------------------------
FONTE: Svenska Dagbladet, Dagens Nyheter link 1, Dagens Nyheter link 2, Di, TV4 News link 1, TV4 News link 2, Corren, Metro, NyTeknik, Folkbladet, Sveriges Radio, Helsingborgs Dagblad, Skaraborgsbygden
EDIÇÃO: Cavok
IMAGENS: Meramente ilustrativas
NOTA DO EDITOR¹: É… a casa caiu!
NOTA DO EDITOR²: Diante do exposto, fica claro cristalino o porquê da resistência dos pilotos suecos à tela única.
NOTA DO EDITOR³: Interessante a Força Aérea Sueca afirmar que os tais documentos, que serviram de base para as denúncias feitas pela emissora de televisão TV4 News, nunca foram secretos e que as restrições não são graves. Ou seja, assumiram que existem problemas, apenas trataram de minimizar os mesmos. Mesmos não se tratando de documentos secretos, é impressionante que um assunto como esse nunca foi abordado abertamente pela imprensa sueca.
[]s
CB_Lima
Visualiza-se o tamanho da caca com o tal de WAD, principalmente no Brasil aonde temos uma deficiência enorme de apoio técnico e de pessoal qualificado.
O bom disto tudo pelo menos é que a SAF não escondeu o problema, se fosse aqui dava cadeia para quem falasse alguma coisa.Há males que vem para bem, foi bom não pegar os C/D, pelo menos enquanto não sanarem estas problemas.
Grande abraço