TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
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47%
Gripen NG
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32%
 
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juarez castro
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74581 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 22, 2015 7:43 pm

Carlos Lima escreveu:Do Cavok via Thelmo...

http://www.cavok.com.br/blog/parlamento ... -o-gripen/
thelmo rodrigues escreveu:
Do CAVOK:

Parlamento da Suécia exige explicações após a denúncia da existência de sérios problemas técnicos com o Gripen
Publicado em 22/04/2015 por LaMarca em Militar

As falhas, que foram encobertas durante cinco anos, são consideradas inaceitáveis. O Parlamento sueco demanda explicações.

A denúncia foi feita inicialmente pela emissora de televisão TV4 News, que teve acesso a relatórios internos da Força Aérea Sueca (Flygvapnet). Logo em seguida, o assunto ganhou grande repercussão na imprensa local.

Segundo o que foi apurado, as falhas na aeronave envolvem os seguintes sistemas:
•sistema de armas
•sistema de geração de oxigênio a bordo
•sistema de pressurização dos macacões anti-G dos pilotos

Também foi relatado uma série de eventos envolvendo o desligamento, as vezes simultâneo, das telas (LCD displays) empregadas na navegação e informações de radar da aeronave. Por conta desses problemas, a Flygvapnet criou um plano definindo restrições relativas ao teto de serviço da aeronave e ao tipo de manobras que podem ser realizadas com segurança.


Outro problema relatado é o mau funcionamento no sistema de pouso ou aterragem por instrumentos da aeronave, também conhecido pela sigla ILS.

De acordo com a opinião de Robert Persson, Gerente de Segurança de Voo da Força Aérea Sueca, todos esses erros impedem que Gripen seja empregado em sua plena capacidade.


O Gripen é a espinha dorsal do sistema de defesa sueco, sendo o primeiro recurso acionado para verificar qualquer instabilidade no Báltico ou uma atitude agressiva por parte da Rússia

Allan Widman, membro do Partido Liberal e presidente da Comissão de Defesa do Parlamento, ficou surpreso com as denúncias e exigiu uma explicação imediata das Forças Armadas Suecas. “É algo particularmente importante, diante na situação geopolítica que temos neste momento”, declarou Widman à TV4 News.

A Saab, fabricante do Gripen, não fez qualquer comentário a respeito das denúncias.


Reação da Força Aérea Sueca

Em resposta às denúncias feitas pela emissora de televisão TV4 News, o Comando de Defesa Aeroespacial da Flygvapnet se posicionou em seu Blog, informando que a reportagem está seriamente equivocada, haja vista os referidos documentos nunca foram secretos, assim também como as restrições não são graves.

Ainda segundo a Flygvapnet, a Autoridade reguladora da Força Aérea (Militära Flygsäkerhetsinspektionen – FLYGI) não considerou necessário criticar a forma como a Força Aérea Sueca gerencia as restrições temporárias (sic) nas aeronaves. Em seu mais recente relatório a FLYGI afirma que a avaliação geral da segurança aérea das aeronaves é aceitável e sem uma clara tendência negativa. Em um sentido estatístico, a situação é considerada boa pois a taxa de acidentes no ano de 2014 é zero e o número de incidentes graves é baixo. De uma forma mais ampla, isso se reflete nos demais operadores da aeronave, lembrando que a mesma é empregada em missões com alto de importância e operada por pessoal altamente qualificado.

Para ler o posicionamento completo do Comando de Defesa Aeroespacial da Flygvapnet, clique aqui.

--------------------------------------------------------------------------------

FONTE: Svenska Dagbladet, Dagens Nyheter link 1, Dagens Nyheter link 2, Di, TV4 News link 1, TV4 News link 2, Corren, Metro, NyTeknik, Folkbladet, Sveriges Radio, Helsingborgs Dagblad, Skaraborgsbygden

EDIÇÃO: Cavok

IMAGENS: Meramente ilustrativas

NOTA DO EDITOR¹: É… a casa caiu!

NOTA DO EDITOR²: Diante do exposto, fica claro cristalino o porquê da resistência dos pilotos suecos à tela única.

NOTA DO EDITOR³: Interessante a Força Aérea Sueca afirmar que os tais documentos, que serviram de base para as denúncias feitas pela emissora de televisão TV4 News, nunca foram secretos e que as restrições não são graves. Ou seja, assumiram que existem problemas, apenas trataram de minimizar os mesmos. Mesmos não se tratando de documentos secretos, é impressionante que um assunto como esse nunca foi abordado abertamente pela imprensa sueca.
Tenho que concordar com o Editor do CAVOK sobre a observação com relação a história da Tela Única...

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Bem, sem querer defender o dito cujo, até porque vocês conhecem a minha opinião, o problema de black out nas telas de LCD não é exclusividade do Gripen, acá nosotros já viemos experimentando "fortes emoções " em voo com o mesmo problema e só não deu merd...porque não era a hora.....A Elbit diz que o problema é espírita ou por obra do além......

Visualiza-se o tamanho da caca com o tal de WAD, principalmente no Brasil aonde temos uma deficiência enorme de apoio técnico e de pessoal qualificado.

O bom disto tudo pelo menos é que a SAF não escondeu o problema, se fosse aqui dava cadeia para quem falasse alguma coisa.Há males que vem para bem, foi bom não pegar os C/D, pelo menos enquanto não sanarem estas problemas.

Grande abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74582 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 22, 2015 8:09 pm

LeandroGCard escreveu:Amigo FCarvalho,
Agora, é claro que contar com algum "amigo" externo que fabrique e forneça as armas mais atuais no momento que que isso fosse necessário (como os EUA fizeram com os ingleses nas Malvinas) exigiria um nível de alinhamento político que para nós é inaceitável. A solução que sobra é então desenvolver os nossos próprios mísseis (que se tiverem projeto bem feito em caso de necessidade podem sim ser produzidos em maior escala muito rapidamente, mísseis não são aviões ou navios). E neste caso podemos comprar pequenos lotes (de digamos 24 a 48 mísseis por ano), especificando a cada período as melhorias desejadas. É o que a FAB faz com os MAA-1, e provavelmente vai fazer o mesmo com os A-Darter. Fora isso é se contentar em ser cucarachas e nos nivelar por nossos pequenos vizinhos de continente, continuando sem ser levado a sério por ninguém fora da AL. Não importa quanto dinheiro gastemos com o tal "estoque estratégico".
Um abraço,
Leandro G. Card
Resumiste com louvor o que penso sobre esta questão caro Leandro. Mas eu não nos vejo seguindo este caminho. Não em relação aos mísseis BVR. E nem tanto em relação aos WVR. No máximo vamos continuar sendo meros espectadores neste aspecto.
E viva-se com isso.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74583 Mensagem por FCarvalho » Qua Abr 22, 2015 8:19 pm

juarez castro escreveu:Concordo com o Leandro, mísseis tem prazos de vencimento e evoluções acontecem muito rapidamente, um estoque regular mantido adequadamente e que permita que se façam lançamentos anuais e as respectivas reposições é o ideal.
Grande abraço
A questão Juarez é saber, no nosso caso, que tipo de estoque regular seria esse, que nos permitisse tal condição de treinamento/formação.
Não me lembro de ver a FAB lançando mísseis reais em treinamento, desde há muito. Na verdade, eu sequer me lembro a última vez que isso ocorreu. Se é que um dia aconteceu.
E a manter-se a norma de sempre, de limitações de toda monta, duvido que qualquer tipo de estoque regular possa ser mantido no que compete a FAB, visto que não temos, e nem teremos, recursos para comprar, manter e operar tais mísseis. Até pelo contrário, é bem capaz destes novos sistemas acabarem como os que temos agora, guardados a sete chaves e sem sabermos se servem ou não para aquilo a que se pretendem, inclusive no sentido de sua modernidade/atualização, como bem ressaltou o Leandro.
A ver.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74584 Mensagem por kirk » Qua Abr 22, 2015 8:21 pm

juarez castro escreveu:
Carlos Lima escreveu:Do Cavok via Thelmo...

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Flygstabens comentários sobre o recurso de TV 4

Registe Comment
BY: Secretário FVIda Força Aérea / Air
TV4 transmitida ontem um recurso sobre o JAS 39 Gripen intitulado - "As deficiências graves silenciadas". Este é sério enganosa.

Por cerca de um mês atrás perguntou TV4 out "Flight Time" a partir de 2010 até hoje. "Flight Time" é uma compilação de relatórios de incidentes relevantes emitidos pelos serviços centrais da Força Aérea quatro vezes por ano. A compilação que está aberto é uma parte essencial da cultura de segurança de voo aberto e confiante dentro da Força Aérea. Esta cultura é, em muitos aspectos únicos em uma comparação internacional estabelecidas várias décadas, e tem a sua assinatura em uma cultura bem estabelecida onde nenhum funcionário punido por relatar próprios erros ou outras discrepâncias. Este relato confiante e aberto, o que de modo algum "silenciados", é um dos principais contribuintes para o modo de boa segurança aérea e uma baixa taxa de falhas que a Força Aérea de hoje pode igualar.

JAS 39 é um sistema complexo, que está constantemente sujeito a atualizações maiores ou menores, não menos importante em termos de software do sistema. É em parte isto significa que o sistema tem grande potencial de desenvolvimento em sua vida. Este, por sua vez faz com que o custo JAS 39 para as Forças Armadas, bem como atrair um interesse considerável no mercado internacional.

O constante desenvolvimento e a introdução sucessiva de funcionalidades novas e avançadas do sistema JAS 39 significa que, por vezes, torna-se limitações técnicas temporárias em determinadas áreas. Este lida com a Força Aérea, como qualquer outro operador de aeronave militar ou comercial a qualquer momento através das restrições temporárias. Estas restrições temporárias visam a manutenção do elevado nível de segurança da aviação, a fim de não comprometer a Força Aérea, para outros jogadores no sistema de aviação, ou a terceiros. Os relatórios deficiências TV4 são conhecidos pela Força Aérea e tratadas de acordo com as restrições limitadas temporários e, neste contexto acima. As actividades de formação e exercício foram principalmente realizadas. A Força Aérea resolve continuada e ao longo do tempo tem resolvido todos os dados, incluindo a preparação incidente, decididos pelo Governo.

Autoridade reguladora da Força Aérea, o Military Flight Safety Inspecção (FLYGI), não considerou necessário para dirigir qualquer crítica de como a Força Aérea gerencia essas restrições temporárias. Em seu mais recente relatório escreveu FLYGI incluem:

"Flygsäkerhetsinspektörens (FSI) avaliação geral da segurança aérea é que é aceitável e sem uma clara tendência negativa. Em um sentido estatístico, é bom quando a taxa de acidentes no ano de 2014 é zero e o número de incidentes graves é baixo. Além disso caracterizaram as atividades de todos os operadores de um elevado nível de ambição combinado com pessoal altamente qualificado. "

No geral, o JAS 39 um sistema eficiente e seguro que resolve os dados consolidados e a Força Aérea tem grande confiança.

Comando de Defesa Aeroespacial
http://blogg.forsvarsmakten.se/flygvape ... et-i-tv-4/




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74585 Mensagem por Carlos Lima » Qua Abr 22, 2015 8:25 pm

juarez castro escreveu:
Carlos Lima escreveu:Do Cavok via Thelmo...

http://www.cavok.com.br/blog/parlamento ... -o-gripen/
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Mas é aquela história, essa decisão aumenta o risco.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74586 Mensagem por kirk » Qua Abr 22, 2015 8:45 pm

Google tradution :
Driverless Gripen cerca de cinco a seis anos

[...]

Portanto, precisamos de novo Gripen E / F, um avião de um ou dois lugares para a Força Aérea. Mas depois de uma grande indústria de defesa feira realizada no Brasil esta semana afirmando Buskhe, CEO da Saab, que mesmo a Marinha do Brasil tem mostrado grande interesse no Gripen.

[...]

- Nós desenvolvemos um projeto para Sea Gripen e agora estamos a discutir mais com a Marinha do Brasil. Sea Gripen pode ser o próximo passo para nós após o Gripen E e F Gripen diz Hakan Buskhe.

Na prática, a versão ligeiramente maior Gripen F, neste caso, ser modificada Sea gripen. A fim de trabalhar em porta-aviões deve projetar planeta a ser mais forte para resistir a uma travagem de emergência.

[...]




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74587 Mensagem por kirk » Qua Abr 22, 2015 9:06 pm

Sea Gripen poderá ter como base o Gripen F
http://www.defesaaereanaval.com.br/sea- ... -gripen-f/




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74588 Mensagem por alcmartin » Qua Abr 22, 2015 9:24 pm

Carlos Lima escreveu:
juarez castro escreveu: Bem, sem querer defender o dito cujo, até porque vocês conhecem a minha opinião, o problema de black out nas telas de LCD não é exclusividade do Gripen, acá nosotros já viemos experimentando "fortes emoções " em voo com o mesmo problema e só não deu merd...porque não era a hora.....A Elbit diz que o problema é espírita ou por obra do além......

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CB, boa noite.
Na comercial, como os suecos, preferimos as telas multiplas, pela seguranca. Voce pode ter problema da tela, voce pode ter problema do computador que gerencia os dados da tela, ou dos sensores que fornecem estes dados. Com a multiplicidade, voce pode priorizar o que e'mais importante, automaticamente, ou manualmente.
Segundo o que li, a tela unica "subdivide-se" em menores, fazendo a mesma coisa, com menos cabos, mais leve, mais simples. Em teoria... :mrgreen:
Na pratica, a teoria ainda e' a outra... :mrgreen:

Abs!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74589 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 22, 2015 9:56 pm

FCarvalho escreveu:
juarez castro escreveu:Concordo com o Leandro, mísseis tem prazos de vencimento e evoluções acontecem muito rapidamente, um estoque regular mantido adequadamente e que permita que se façam lançamentos anuais e as respectivas reposições é o ideal.
Grande abraço
A questão Juarez é saber, no nosso caso, que tipo de estoque regular seria esse, que nos permitisse tal condição de treinamento/formação.
Não me lembro de ver a FAB lançando mísseis reais em treinamento, desde há muito. Na verdade, eu sequer me lembro a última vez que isso ocorreu. Se é que um dia aconteceu.

[destacar]Existia um "mantra" a alguns anos atrás e não sei se mudou que dizia mais ou menos o seguinte: O ideal seria ter em casa uma quantidade de misseis que tolerassem o custo de combate de alto desgaste por 10 a 15 dias.[/destacar]

[destacar]Aconteceram varias vezes, a última foi agora em novembro se não me engano, aqui no RS no través de Tramandaí aonde foram lançados Piranha, P III e P IV, algo como aproximadamente 30 misseis, um recorde para a FAB.[/destacar]

E a manter-se a norma de sempre, de limitações de toda monta, duvido que qualquer tipo de estoque regular possa ser mantido no que compete a FAB, visto que não temos, e nem teremos, recursos para comprar, manter e operar tais mísseis. Até pelo contrário, é bem capaz destes novos sistemas acabarem como os que temos agora, guardados a sete chaves e sem sabermos se servem ou não para aquilo a que se pretendem, inclusive no sentido de sua modernidade/atualização, como bem ressaltou o Leandro.

[destacar]Carvalho, o Leandro se refere a modernização do produto em si, e que não se deve a não ser em caso extremos de possível conflito manter grande estoques em casa pelos motivos de que tais armas tem prazo de vencimento e sofrem um dates constantes e em um dado momento você estar com estoque defasado.[/destacar]
A ver.

abs
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74590 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 22, 2015 10:01 pm

alcmartin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Verdade... eu lembro das histórias que rolaram no Brasil.

Mas é aquela história, essa decisão aumenta o risco.

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CB, boa noite.
Na comercial, como os suecos, preferimos as telas multiplas, pela seguranca. Voce pode ter problema da tela, voce pode ter problema do computador que gerencia os dados da tela, ou dos sensores que fornecem estes dados. Com a multiplicidade, voce pode priorizar o que e'mais importante, automaticamente, ou manualmente.
Segundo o que li, a tela unica "subdivide-se" em menores, fazendo a mesma coisa, com menos cabos, mais leve, mais simples. Em teoria... :mrgreen:
Na pratica, a teoria ainda e' a outra... :mrgreen:

Abs!
Alcmartin eu quase nada entendo de informática, mas a alimentação da dita cuja é única, ao contrário da outra(pelo menos nos F 5M) aonde cada tela tem sua alimentação individualizada, mas como disse antes, o assunto não é a minha praia, mas se SAF agradeceu é porque algo há.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74591 Mensagem por knigh7 » Qua Abr 22, 2015 10:13 pm

http://www.cavok.com.br/blog/parlamento ... -o-gripen/

Do CAVOK:

Parlamento da Suécia exige explicações após a denúncia da existência de sérios problemas técnicos com o Gripen
Publicado em 22/04/2015 por LaMarca em Militar

As falhas, que foram encobertas durante cinco anos, são consideradas inaceitáveis. O Parlamento sueco demanda explicações.


NOTA DO EDITOR¹: É… a casa caiu!

NOTA DO EDITOR²: Diante do exposto, fica claro cristalino o porquê da resistência dos pilotos suecos à tela única.

O projeto do WAD da AEL/ELBIT são 2 monitores unidos com alimentação e processamento separados, mas um coladinho no outro, com uma borda ultrafina. E em caso de falha de uma das telas, o monitor sem problema automaticamente assume também as imagens, alternado ou dividindo a do outro. O piloto faz o que bem entende com as funções da tela que sobrou, as telas são idênticas, sejam em hardware, software e alimentação.

O projeto da Rockwell Collins de tela única também é assim.

E provavelmente a tela do F-35 também deva ter 2 ou mais monitores.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74592 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 22, 2015 10:28 pm

Bem , em sendo tudo verdade, não sei a fontes Knight, parece não tão problemático, mas me deixa uma pulga atrás da orelha a negativa dos Suecos em adota-la.

Grande abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74593 Mensagem por juarez castro » Qua Abr 22, 2015 10:29 pm

Evidentemente que tal tela vai necessitar de mais arrefecimento, portanto o sistema de refrigeração da aeronave deverá ser reprojetado e o lay out e talvez algumas dimensões da cabine também.

Grande abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74594 Mensagem por knigh7 » Qua Abr 22, 2015 10:42 pm

juarez castro escreveu:Bem , em sendo tudo verdade, não sei a fontes Knight, parece não tão problemático, mas me deixa uma pulga atrás da orelha a negativa dos Suecos em adota-la.

Grande abraço

A entrevista da revista Força Aérea de dezembro do ano passado é com o gerente de desenvolvimento da AEL, brasileiro, assim como quase todos que trabalham nessa empresa. Ele foi falar sobre o WAD. Ele descreve bem como será ele. São 2 telas por motivo de segurança. Parece uma tela só porque a divisão é ultrafina.

Mas vale ressaltar que esse tipo de coisa, (mais de um monitor, com alimentação e processamento separados ) não é uma ideia original de gênio. O projeto da Rockwell Collins também é assim.




Editado pela última vez por knigh7 em Qua Abr 22, 2015 10:46 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74595 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Abr 22, 2015 10:45 pm

LeandroGCard escreveu:Não tem, e nem adianta muito ter mesmo, porque é o tipo da coisa da qual não se devem manter estoques.
Ai que ta... Quanto é ter muito? Gastamos US$ 4,5 bi em 36 aviões e uma fábrica de aviões, na hora de comprar os mísseis, contando moedinhas? Digamos que vamos manter 12 mísseis por aeronave, a US$ 1 milhão cada míssil, não da nem 10% do que gastamos em aviões, e a fábrica de mísseis?

Em tempos de guerra a primeira coisa que o mundo faz é um embargo de armas porque brigar é feio, quem não estiver preparado se ferra.

E como referência procurei quantos mísseis de certos modelos já foram fabricados, não é uma informação fácil de achar:
AIM-7 Sparrow: Mais de 50.000 mísseis
AIM-54 Phoenix: 24.000 mísseis
AID-120 AMRAAM: entre 50.000 e 100.000 mísseis

Então... Quanto que é muito?
LeandroGCard escreveu:Mísseis como os de combate ar-ar precisam evoluir continuamente acompanhando o avanço da tecnologia, das táticas e do histórico dos combates aéreos mais recentes. Caso contrário podem ficar obsoletos de uma hora para outra, e aí o que fazer, jogar fora e ir comprar todo o estoque novamente?
Mísseis evoluem mas não tão rápido assim, e existe uma possibilidade que até os americanos fazem, atualizar o míssil, a melhoria na nova versão muitas vezes é um sensor melhor ou mesmo só uma atualização de software, não precisa jogar o míssil fora, só substituir as peças.

E existe outra função importantíssima para mísseis obsoletos: treinamento, ter pilotos que sabem como é disparar um míssil de verdade é quase tão importante quanto ter o míssil em si.
LeandroGCard escreveu:Fora estes dois casos é cair naquela situação de forças aéreas praticamente inúteis, com aviões caindo às dezenas para cada inimigo abatido, não fazendo nenhuma diferença quantos mísseis existiam no estoque. :roll: .
Cada vez mais acho que guerras na AS seriam uma repetição de Etiópia vs Somália...
Carlos Lima escreveu:Tenho que concordar com o Editor do CAVOK sobre a observação com relação a história da Tela Única...
Se todas as telas apagam ao mesmo tempo que diferença faz ter uma tela ou trinta?

Redundância é um assunto complicado, em minha vida profissional já vi muitas vezes certos entendidos optarem por redundância para evitar que o equipamento pare por alguma falha e no fim esse equipamento para por uma falha induzida pela complexidade adicionada pela redundância, não da para confiar na redundância na base no "dois é melhor que um porque... Bem, tem dois", sem um bom estudo e planejamento não vai adiantar nada, se a argumentação for na base de analogias carregar um barril de água é mais seguro que carregar dois barris de nitroglicerina...
juarez castro escreveu:acá nosotros já viemos experimentando "fortes emoções " em voo com o mesmo problema e só não deu merd...porque não era a hora.....A Elbit diz que o problema é espírita ou por obra do além......
Programadores só veem o problema quando estão bem a frente deles, deixa um deles no cockpit que quando o problema ocorrer de novo vão descobrir rapidinho como resolver...




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
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