FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
O LIFT que está surgindo entre a Boeing e a Saab nós já compramos 36.
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Se assinarem logo o acordo de compra do Gripen podemos dar graças a Deus..
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça
Roberto Lopes
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No atual quadro de incertezas financeiras, bem poucos entre os principais programas de reaparelhamento das Forças Armadas mantém seu cronograma original, ou ainda perseguem marcos contratuais de forma a poder remunerar adequadamente – e a tempo – os seus prestadores de serviços.
http://www.aereo.jor.br/2015/04/17/laad ... o-de-lado/
Roberto Lopes
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Essa charla já tem até NETO! Faz séculos que debatem na FAB, uma tchurma querendo um jato, outra dizendo que o Super Tucano resolve...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...FCarvalho escreveu:LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça
Roberto Lopes
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
O que eu vejo é o seguinte: o super-tucano já tem lá seus dez anos de operação. E a FAB ainda não consegue dizer se ele é capaz, ou não, de fazer a transição para a primeira linha, de forma racional, científica e pautada em seus próprios estudos de caso. O que será que estamos esperando acontecer ou ver?Túlio escreveu:Essa charla já tem até NETO! Faz séculos que debatem na FAB, uma tchurma querendo um jato, outra dizendo que o Super Tucano resolve...
abs.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Eu concordo que um jato Lift é importante no sentido de oferecer melhor preparo para os futuros caçadores. Mas a FAB a vinte anos atrás quando resolveu investir no ST para esta função, achou que este avião daria conta do recado. Eu acredito que não.Bolovo escreveu:Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...FCarvalho escreveu:LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça
Roberto Lopes
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Mas há dentro da instituição quem acredite que sim. Este é todo o ponto da discórdia. Ninguém consegue chegar a um senso comum sobre a questão.
E tem uma questão maior, que poucos ou quase ninguém fala. O currículo. Há praticamente uma década, ou pouco mais, o ST modificou toda a estrutura da formação da FAB. A mesma coisa que os Xavante fizeram, logo seguidos pelos Tucanos, cada um à sua época. Introduzir um jato lift agora na FAB iria obrigá-la novamente a alterar todo o currículo de formação, só que um agravante a mais: tucanos prestes a deixarem a linha, e os T-25 literalmente precisando de aposentadoria.
Então não seria apenas o caso de introduzir-se um novo vetor, mas ao menos 2. Se um único avião já causa um tremendo trabalho, imagines a postulação de 2 novos modelos.
Chego a pensar que é bem por aí o impasse entre a oficialidade da FAB. Não é e nem será uma simples aquisição ou troca de vetores. A coisa é bem maior, e mais complicada que isso. E vai custar tempo e dinheiro... muito dinheiro.
abs.
Carpe Diem
Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Eu acho mais prudente esperar o Gripen chegar para primeiro ver o que vai dar e depois pensar em alguma coisa. O problema é em especial com o F-5 que tem um perfil de vôo meio perigoso. Não lembro onde que eu li, mas era um piloto daqueles esquadrões Aggressor da Marinha Americana falando que o Tiger é sensacional no dogfight, mas a "margem de erro" na pilotagem dele é bem pequena se comparado com outros caças como os Hornet, Tomcat etc. Se eu achar esse texto posto aqui novamente.FCarvalho escreveu:Eu concordo que um jato Lift é importante no sentido de oferecer melhor preparo para os futuros caçadores. Mas a FAB a vinte anos atrás quando resolveu investir no ST para esta função, achou que este avião daria conta do recado. Eu acredito que não.Bolovo escreveu: Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...
Mas há dentro da instituição quem acredite que sim. Este é todo o ponto da discórdia. Ninguém consegue chegar a um senso comum sobre a questão.
E tem uma questão maior, que poucos ou quase ninguém fala. O currículo. Há praticamente uma década, ou pouco mais, o ST modificou toda a estrutura da formação da FAB. A mesma coisa que os Xavante fizeram, logo seguidos pelos Tucanos, cada um à sua época. Introduzir um jato lift agora na FAB iria obrigá-la novamente a alterar todo o currículo de formação, só que um agravante a mais: tucanos prestes a deixarem a linha, e os T-25 literalmente precisando de aposentadoria.
Então não seria apenas o caso de introduzir-se um novo vetor, mas ao menos 2. Se um único avião já causa um tremendo trabalho, imagines a postulação de 2 novos modelos.
Chego a pensar que é bem por aí o impasse entre a oficialidade da FAB. Não é e nem será uma simples aquisição ou troca de vetores. A coisa é bem maior, e mais complicada que isso. E vai custar tempo e dinheiro... muito dinheiro.
abs.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Os F-5 nunca foram projetados para serem caças puros, mas caça-bombardeiros leves, como se dizia antigamente. Algo como os A-4, A-8, A-6... e por aí vai. Suas qualidades de voos sempre privilegiaram a capacidade de ir até o alvo, manobrar o necessário, se defender se preciso for, e cair fora rapidinho.
Em sua maior parte da vida operacional, foi exatamente isso que eles fizeram. Contudo, existem muitos países - Brasil inclusive - que os utilizaram como se Mirage III ou F-15 fossem, hora por falta de coisa melhor, hora porque era a única coisa disponível mesmo.
Foram adotados pelos Agressors pois sua performace era a mais parecida com um Mig-21 que se podia chegar por aqui naqueles tempos, assim como os A-4. Penso eu mais por conveniência dos americanos, que por qualidades próprias, também. Afinal, não era todo dia que se podia arrumar um Mig por aí.
Enfim, o F-5 sofre bastante em relação a essas missões de caças de verdade como o F-14/15/16/18, simplesmente porque ele não foi feito para isso. E a FAB tem consciência de que não pode abusar muito mais do que já o fez com eles. Basta ver o que veio para nós em 1986 quando da compra do segundo lote de F-5E/F. Vieram junto com estes jatos todo tipo de problema que eles sofreram em relação as suas limitações enquanto caça para combate ar-ar nos esquadrões agressors. E não foram poucas e nem desimportantes.
Se para pilotar um caça como este é necessário uma boa formação e um processo de adaptação bem seletivo e rigoroso, penso que para os Gripens não será diferente. A parte de sistemas será a menos problemática. Já a parte do voo, essa eu creio que deverá ter realmente uma solução a altura, do tamanho de um jato lift.
Mas para sabermos como e se isso se sucederá, a FAB precisa primeiro se decidir.
abs.
Em sua maior parte da vida operacional, foi exatamente isso que eles fizeram. Contudo, existem muitos países - Brasil inclusive - que os utilizaram como se Mirage III ou F-15 fossem, hora por falta de coisa melhor, hora porque era a única coisa disponível mesmo.
Foram adotados pelos Agressors pois sua performace era a mais parecida com um Mig-21 que se podia chegar por aqui naqueles tempos, assim como os A-4. Penso eu mais por conveniência dos americanos, que por qualidades próprias, também. Afinal, não era todo dia que se podia arrumar um Mig por aí.
Enfim, o F-5 sofre bastante em relação a essas missões de caças de verdade como o F-14/15/16/18, simplesmente porque ele não foi feito para isso. E a FAB tem consciência de que não pode abusar muito mais do que já o fez com eles. Basta ver o que veio para nós em 1986 quando da compra do segundo lote de F-5E/F. Vieram junto com estes jatos todo tipo de problema que eles sofreram em relação as suas limitações enquanto caça para combate ar-ar nos esquadrões agressors. E não foram poucas e nem desimportantes.
Se para pilotar um caça como este é necessário uma boa formação e um processo de adaptação bem seletivo e rigoroso, penso que para os Gripens não será diferente. A parte de sistemas será a menos problemática. Já a parte do voo, essa eu creio que deverá ter realmente uma solução a altura, do tamanho de um jato lift.
Mas para sabermos como e se isso se sucederá, a FAB precisa primeiro se decidir.
abs.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Acho que vc não entendeu. Por exemplo, a velocidade de pouso do F-5 é uns 130~135 nós e de stall é um pouco menos do que isso, uns 125 nós. Num F-16 a velocidade de pouso mais ou menos igual, só que a de stall é bem menor, de uns 110 nós. No F/A-18 é até menor, dizem que chega até 90 nós. É só um exemplo, mas isso mostra o que eu quis dizer com a pouca "margem de erro", tanto que nos EUA quem voa F-5 é só piloto experiente, que já pilotou de tudo antes de ir para os aggressor. O envelope de vôo do F-5 é bem crítico. Essa é basicamente a necessidade de um LIFT na FAB, dos pilotos lidarem com um avião de reação mais tranquilo antes de pegar um caça de primeira linha que é hoje, no nosso caso, o F-5. Por isso o desespero em ir atrás de F-5 jordaniano para pegar as células biplace. Vamos ver como fica com o Gripen.FCarvalho escreveu:Os F-5 nunca foram projetados para serem caças puros, mas caça-bombardeiros leves, como se dizia antigamente. Algo como os A-4, A-8, A-6... e por aí vai. Suas qualidades de voos sempre privilegiaram a capacidade de ir até o alvo, manobrar o necessário, se defender se preciso for, e cair fora rapidinho.
Em sua maior parte da vida operacional, foi exatamente isso que eles fizeram. Contudo, existem muitos países - Brasil inclusive - que os utilizaram como se Mirage III ou F-15 fossem, hora por falta de coisa melhor, hora porque era a única coisa disponível mesmo.
Foram adotados pelos Agressors pois sua performace era a mais parecida com um Mig-21 que se podia chegar por aqui naqueles tempos, assim como os A-4. Penso eu mais por conveniência dos americanos, que por qualidades próprias, também. Afinal, não era todo dia que se podia arrumar um Mig por aí.
Enfim, o F-5 sofre bastante em relação a essas missões de caças de verdade como o F-14/15/16/18, simplesmente porque ele não foi feito para isso. E a FAB tem consciência de que não pode abusar muito mais do que já o fez com eles. Basta ver o que veio para nós em 1986 quando da compra do segundo lote de F-5E/F. Vieram junto com estes jatos todo tipo de problema que eles sofreram em relação as suas limitações enquanto caça para combate ar-ar nos esquadrões agressors. E não foram poucas e nem desimportantes.
Se para pilotar um caça como este é necessário uma boa formação e um processo de adaptação bem seletivo e rigoroso, penso que para os Gripens não será diferente. A parte de sistemas será a menos problemática. Já a parte do voo, essa eu creio que deverá ter realmente uma solução a altura, do tamanho de um jato lift.
Mas para sabermos como e se isso se sucederá, a FAB precisa primeiro se decidir.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Bolovo escreveu:Mas pra pilotar o Gripen, tudo bem. Veja que nos EUA cogita-se até uma versão de treinador do Gripen para ocupar o espaço do T-38...FCarvalho escreveu:LAAD 2015: FAB pode seguir exemplo sueco e deixar de lado os jatos treinadores de caça
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Bolovo, pega leve cara.
A SAAB já desmentiu esta informação.
Seria um produto NOVO, o Gripen é um caça de primeira linha, pode ser mais leve e menor que a maioria, mas treinador já é apelar demais.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Eu acho que nosso proximo lift será a Yak 130.......pois é .....os Russos estâo oferecendo a co-participaçâo na fabricaçâo...rsrsr acreditem se quiserem!...sera que teremos uma nova apertaparafusobrás........sds
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
Concordo com você, Bolovo. No caso do Gripen a lógica vai ser a mesma, tanto que a FAB fez questão de uma versão F para a versão tupiniquim deste caça. Não só para fazer a adaptação, mas e também, para a parte operacional.Bolovo escreveu:Acho que vc não entendeu. Por exemplo, a velocidade de pouso do F-5 é uns 130~135 nós e de stall é um pouco menos do que isso, uns 125 nós. Num F-16 a velocidade de pouso mais ou menos igual, só que a de stall é bem menor, de uns 110 nós. No F/A-18 é até menor, dizem que chega até 90 nós. É só um exemplo, mas isso mostra o que eu quis dizer com a pouca "margem de erro", tanto que nos EUA quem voa F-5 é só piloto experiente, que já pilotou de tudo antes de ir para os aggressor. O envelope de vôo do F-5 é bem crítico. Essa é basicamente a necessidade de um LIFT na FAB, dos pilotos lidarem com um avião de reação mais tranquilo antes de pegar um caça de primeira linha que é hoje, no nosso caso, o F-5. Por isso o desespero em ir atrás de F-5 jordaniano para pegar as células biplace. Vamos ver como fica com o Gripen.
Eu particularmente acredito que um lift na FAB é só questão de tempo. O Gripen pode até ser do ponto de vista dos sistemas embarcados até mais fácil de pilotar para alguém que tenha horas de simulador suficientes, e tenha passado pelos ST, mas ainda acredito que nenhum destes dois irá dar conta de realmente preparar o corpo, e a mente, humanas para as características e condições reais de um voo supersônico. Para isso vamos precisar mesmo de um avião intermediário. Mas aí é como eu falei. Não vai ser só uma questão de comprar só avião, mas e principalmente, de mudança de currículo... que gera mudanças de formas e pensamento sobre ensino... e por aí vai.
Vai ser divertido ver isso.
abs.
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Re: FAB VAI COMPRAR SEU AVIÃO LIFT????
De forma nenhuma iremos contribuir para o crescimento do comunismo na América latina.general-lee escreveu:Eu acho que nosso proximo lift será a Yak 130.......pois é .....os Russos estâo oferecendo a co-participaçâo na fabricaçâo...rsrsr acreditem se quiserem!...sera que teremos uma nova apertaparafusobrás........sds
Aguentaremos sem lifts heroicamente ao invés sucumbirmos ao lado negro da humanidade.