JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12106 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 21, 2014 10:07 am

Outra curiosidade que observei no Gripen NG é o aumento no comprimento e na envergadura.

O Gripen C (mono e biplace) possui envergadura de 8,4m.
O comprimento é de 14,1 m (mono) e 14,8 m (biplace).

O Gripen NG (que é um biplace) possui 8,6m de envergadura (0,2m maior) e 15,2m de comprimento (0,4m maior)

Se a diferença for mantida, o Gripen E terá 14,5m de comprimento em vez de 14,1.

Apenas curiosidades...




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Diupa
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 139
Registrado em: Sex Mar 14, 2014 10:30 pm
Agradeceram: 31 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12107 Mensagem por Diupa » Seg Jul 21, 2014 10:26 am

Luís Henrique escreveu:Outra curiosidade que observei no Gripen NG é o aumento no comprimento e na envergadura.

O Gripen C (mono e biplace) possui envergadura de 8,4m.
O comprimento é de 14,1 m (mono) e 14,8 m (biplace).

O Gripen NG (que é um biplace) possui 8,6m de envergadura (0,2m maior) e 15,2m de comprimento (0,4m maior)

Se a diferença for mantida, o Gripen E terá 14,5m de comprimento em vez de 14,1.

Apenas curiosidades...
Há uma questão de nomenclatura aí. O Gripen C não é mono e biplace e sim apenas mono. O Gripen D é que é biplance. O Gripen NG é o nome que se dá à nova geração e não é biplace exclusivamente. Este Gripen NG também terá duas versões. E (mono) e F (biplace). E tudo seguindo a mesma regra desde o Gripen A e B.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12108 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 21, 2014 12:05 pm

O Gripen NG é o demonstrador (DEMO) e é sim biplace. Eu entendo que o que terá versões monoplace e biplace serão chamados de E e F, respectivamente.

No site da SAAB consta as informações que mencionei, que o NG possui 15,2m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Como sabemos que o Gripen D possui 14,8m de comprimento a diferença do D para o NG é de 0,4m no comprimento e de 0,2m na envergadura.

Como sabemos que o Gripen C é menor que o D eu disse que mantendo esta diferença o Gripen E provavelmente terá 14,5m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Em minha opinião a SAAB deveria alterar duas coisas no NOVO gripen.

1) trocar o motor para a F-414EPE conferindo 12.000kg/F de empuxo máximo ao caça e ficando à frente de Rafale e Eurofighter na relação potência/peso.

2) utilizar o tamanho da célula biplace (15,2m) também na versão monoplace e no lugar da segunda cabine se adicionar um novo tanque de combustível.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: JAS-39 Gripen

#12109 Mensagem por Alcantara » Seg Jul 21, 2014 4:35 pm

Luís Henrique escreveu:Ai vem a minha pergunta:

Claro que no Gripen E com o motor mais potente (F-414) teremos muito mais empuxo e a diferença para o typhoon vai praticamente desaparecer.
Mas pensei que caso a Suécia opte pela F-414-EPE, ai sim o Gripen E teria uma relação potência/peso até superior ao Typhoon.

Relação Potência/Peso:

Gripen C = 1,20
Gripen E (F414) = 1,43
Rafale = 1,55
Typhoon = 1,56
Gripen E (F414-EPE) = 1,71
“There’s a number of different opportunities” for the F414 EDE, Jim Caplan, director of F404/F414 programmes for GE Aviation, says. “There’s applications worldwide that this engine could play a role in.” Asked about ongoing fighter development programmes in Japan, South Korea and Turkey, Caplan agreed those could be projects of interest to the F414 EDE.

“Those are all people who are interested in developing an aircraft and developing a [medium twin-engined fighter], so those are all potential opportunities,” Caplan says.

However, the opportunities are not entirely on the foreign market. Caplan notes that the energy produced by the F414 core is limited to 26,400lb-thrust in the EDE configuration only by the size of the air inlet on the Super Hornet.

“If we can get more air in the engine, can we get some more thrust out of it,” Caplan asks. “The answer is yes. We could actually drive this fan to go up a bit in airflow, and if we had some opportunity to redesign the engine bay and physically make the engine bigger, we can drive an even bigger fan and take on more air flow.”



Se eu não me engano, ampliaram as entradas de ar do Gripen E/F. :wink:

Obs: Eu já postei aqui no Fórum, mas não lembro onde. Parece que a GE tem previsão dê, pelo menos, três etapas de desenvolvimento no caso das F414. Na última, a previsão é chegar a um nível de potência semelhante ao conseguido nas F110!




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12110 Mensagem por kirk » Seg Jul 21, 2014 9:28 pm

Luís Henrique escreveu:O Gripen NG é o demonstrador (DEMO) e é sim biplace. Eu entendo que o que terá versões monoplace e biplace serão chamados de E e F, respectivamente.

No site da SAAB consta as informações que mencionei, que o NG possui 15,2m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Como sabemos que o Gripen D possui 14,8m de comprimento a diferença do D para o NG é de 0,4m no comprimento e de 0,2m na envergadura.

Como sabemos que o Gripen C é menor que o D eu disse que mantendo esta diferença o Gripen E provavelmente terá 14,5m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Em minha opinião a SAAB deveria alterar duas coisas no NOVO gripen.

1) trocar o motor para a F-414EPE conferindo 12.000kg/F de empuxo máximo ao caça e ficando à frente de Rafale e Eurofighter na relação potência/peso.

2) utilizar o tamanho da célula biplace (15,2m) também na versão monoplace e no lugar da segunda cabine se adicionar um novo tanque de combustível.
Luis Henrique,

Entendi de forma diferente do amigo a questão do cumprimento e largura do Gripen E.

O Demonstrador, que o amigo chama de NG, permanece com os mesmo 14,8m e asas de 8,4m, assim o demonstrador não é o NG e não sofreu alteração nas dimensões, apenas o deslocamento do trem de pouso.

As medidas de 15,2 X 8,6 referem-se ao Gripen E. o Gripen F que possivelmente será desenvolvido aqui, terão dimensões ligeiramente maiores.

Com relação ao motor, eu concordo plenamente contigo, vamos torcer para que essa opção esteja disponível para os Gripens-BR.

Imagem

abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12111 Mensagem por Penguin » Seg Jul 21, 2014 10:22 pm

Luís Henrique escreveu:O Gripen NG é o demonstrador (DEMO) e é sim biplace. Eu entendo que o que terá versões monoplace e biplace serão chamados de E e F, respectivamente.

No site da SAAB consta as informações que mencionei, que o NG possui 15,2m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Como sabemos que o Gripen D possui 14,8m de comprimento a diferença do D para o NG é de 0,4m no comprimento e de 0,2m na envergadura.

Como sabemos que o Gripen C é menor que o D eu disse que mantendo esta diferença o Gripen E provavelmente terá 14,5m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Em minha opinião a SAAB deveria alterar duas coisas no NOVO gripen.

1) trocar o motor para a F-414EPE conferindo 12.000kg/F de empuxo máximo ao caça e ficando à frente de Rafale e Eurofighter na relação potência/peso.

2) utilizar o tamanho da célula biplace (15,2m) também na versão monoplace e no lugar da segunda cabine se adicionar um novo tanque de combustível.
NG é o nome do programa.
Na prática não existe uma aeronave chamada Gripen NG, embora o Demostrador tenha sido assim chamado.

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12112 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 21, 2014 11:32 pm

Alcantara escreveu:
Luís Henrique escreveu:Ai vem a minha pergunta:

Claro que no Gripen E com o motor mais potente (F-414) teremos muito mais empuxo e a diferença para o typhoon vai praticamente desaparecer.
Mas pensei que caso a Suécia opte pela F-414-EPE, ai sim o Gripen E teria uma relação potência/peso até superior ao Typhoon.

Relação Potência/Peso:

Gripen C = 1,20
Gripen E (F414) = 1,43
Rafale = 1,55
Typhoon = 1,56
Gripen E (F414-EPE) = 1,71
“There’s a number of different opportunities” for the F414 EDE, Jim Caplan, director of F404/F414 programmes for GE Aviation, says. “There’s applications worldwide that this engine could play a role in.” Asked about ongoing fighter development programmes in Japan, South Korea and Turkey, Caplan agreed those could be projects of interest to the F414 EDE.

“Those are all people who are interested in developing an aircraft and developing a [medium twin-engined fighter], so those are all potential opportunities,” Caplan says.

However, the opportunities are not entirely on the foreign market. Caplan notes that the energy produced by the F414 core is limited to 26,400lb-thrust in the EDE configuration only by the size of the air inlet on the Super Hornet.

“If we can get more air in the engine, can we get some more thrust out of it,” Caplan asks. “The answer is yes. We could actually drive this fan to go up a bit in airflow, and if we had some opportunity to redesign the engine bay and physically make the engine bigger, we can drive an even bigger fan and take on more air flow.”



Se eu não me engano, ampliaram as entradas de ar do Gripen E/F. :wink:

Obs: Eu já postei aqui no Fórum, mas não lembro onde. Parece que a GE tem previsão dê, pelo menos, três etapas de desenvolvimento no caso das F414. Na última, a previsão é chegar a um nível de potência semelhante ao conseguido nas F110!

Se você se refere ao Gripen DEMO eu já li que ampliaram as entradas de ar.
Mas se você se refere se vão ampliar ainda mais na versão final E/F ai eu não sei, mas se forem indica que podem estar pensando em usar uma versão mais potente da F414.

Nem precisa chegar a tanto no nível de potênciada F110.
Com os 12.000 kg/F o Gripen já ficará com uma relação potência/peso superior à todos os outros caças modernos.

Do Gripen C (RM12) para o NG (F414) o aumento foi de 21,5%.
A diferença do F-414G para a F-414EPE é de 20%.
Ai a diferença do C para o E/F com EPE seria de 45,8% :shock:

Se o Gripen DEMO já demonstrou supercruise estando 'pesado', imagina uma possível adoção da EPE e após a redução de peso do caça que só esta prevista na última aeronave de testes...???
Outra coisa, a diferença de peso do C para o D é de 300 kg. O DEMO é biplace, portanto se manterem o mesmo esquema o E deverá pesar em torno de 300kg menos que o F (que provavelmente será mais leve que o DEMO, após a redução de peso).




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12113 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jul 21, 2014 11:39 pm

kirk escreveu:
Luís Henrique escreveu:O Gripen NG é o demonstrador (DEMO) e é sim biplace. Eu entendo que o que terá versões monoplace e biplace serão chamados de E e F, respectivamente.

No site da SAAB consta as informações que mencionei, que o NG possui 15,2m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Como sabemos que o Gripen D possui 14,8m de comprimento a diferença do D para o NG é de 0,4m no comprimento e de 0,2m na envergadura.

Como sabemos que o Gripen C é menor que o D eu disse que mantendo esta diferença o Gripen E provavelmente terá 14,5m de comprimento e 8,6m de envergadura.

Em minha opinião a SAAB deveria alterar duas coisas no NOVO gripen.

1) trocar o motor para a F-414EPE conferindo 12.000kg/F de empuxo máximo ao caça e ficando à frente de Rafale e Eurofighter na relação potência/peso.

2) utilizar o tamanho da célula biplace (15,2m) também na versão monoplace e no lugar da segunda cabine se adicionar um novo tanque de combustível.
Luis Henrique,

Entendi de forma diferente do amigo a questão do cumprimento e largura do Gripen E.

O Demonstrador, que o amigo chama de NG, permanece com os mesmo 14,8m e asas de 8,4m, assim o demonstrador não é o NG e não sofreu alteração nas dimensões, apenas o deslocamento do trem de pouso.

As medidas de 15,2 X 8,6 referem-se ao Gripen E. o Gripen F que possivelmente será desenvolvido aqui, terão dimensões ligeiramente maiores.

Com relação ao motor, eu concordo plenamente contigo, vamos torcer para que essa opção esteja disponível para os Gripens-BR.

Imagem

abs
kirk
Estranho. No site da SAAB tem uma foto do DEMO que é biplace, está escrito Gripen NG.
Depois uma tabelinha escrito Technical Details for Gripen NG.
E ai vem as informações de 15,2m de comprimento. 8,6m de envergadura, etc.
Ai vai: http://www.saabgroup.com/en/Air/Gripen- ... n-fighter/

Fiquei curioso com relação à este peso de 7,6T na tabela que você apresentou.
Falavam que o NG seria 200 ou 300 kg mais pesado que os C/D.
Depois li que o NG estava muito pesado (até como crítica), depois a SAAB informou que a redução de peso será feita na última aeronave de testes.
Quero crer que estes 7,6T se refere ao DEMO, que conseguirão diminuir um pouco no F e ainda mais no E.
Mas, vamos ver....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12114 Mensagem por Luís Henrique » Ter Jul 22, 2014 10:24 am

Refazendo as contas da relação potência/peso para o Gripen NG com o peso de 7,6T que consta na imagem postada pelo Kirk

Gripen E/F (F-414) = 1,31
Gripen E/F (EPE) = 1,57

O Rafale tem 1,55 e o Typhoon tem 1,56.
Ou seja, se o peso for mantido precisamos da EPE para chegar no mesmo nível de potência que os outros dois caças europeus.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12115 Mensagem por Carlos Lima » Ter Dez 16, 2014 6:43 am



Gripen C com GBU-12 ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38322
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2664 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12116 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Abr 16, 2015 8:26 am

A man tries out a Brazilian Air Force simulation machine on the second day of LAAD Defence & Security Fair 2015, the largest and most important trade fair in the area of defense and security in Latin America.
Imagem

:arrow: http://www.demotix.com/news/7361266/sec ... ia-7361180




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12117 Mensagem por Justin Case » Qui Abr 16, 2015 6:37 pm

Amigos,

Tem um erro conceitual pairando por aqui. A entrada de ar menor leva a situação de desempenho ótimo para uma velocidade maior. Isso explica em parte o tal desempenho supercruise do Demo. Entradas de ar maiores criam sobrepressão e arrasto adicional em voo supersônico.
Além disso, as aeronaves D, mais compridas que as C, têm menor arrasto por serem mais alongadas.

Sobre a possibilidade de um novo motor, com novas tecnologias, isso poderia trazer ganho e, logicamente, iria custar mais (pois não está na prateleira, usa diferentes materiais e conceitos, tem um desenvolvimento ainda a ser pago e não tem a demanda do anterior). Essas novas tecnologias poderiam trazer maior confiabilidade/durabilidade (com a mesma potência anterior) OU melhor desempenho (o que exigiria ulterior aumento na entrada de ar).
É o meu palpite com o pouco que entendo de aerodinâmica de alta velocidade e propulsão a jato.
Abraços,

Justin




general-lee
Avançado
Avançado
Mensagens: 453
Registrado em: Sex Dez 03, 2010 7:49 pm
Agradeceram: 3 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12118 Mensagem por general-lee » Qui Abr 16, 2015 8:05 pm

Esse tenente coronel da imagem acima parece ser do paraguay eu eu estou enganado....sds




Avatar do usuário
NovaTO
Sênior
Sênior
Mensagens: 1251
Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
Agradeceram: 47 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12119 Mensagem por NovaTO » Sex Abr 17, 2015 10:25 am

Podemos notar o famigerado WAD e um HUD de grande área também, além do IRST.

Vai ser um grande pequeno caça. :mrgreen:

Só torcendo para que o MPF faça sua investigação e não encontre nada de errado e o processo ande rápido.

[]'s




Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceram: 12 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#12120 Mensagem por malmeida » Sáb Abr 25, 2015 1:56 pm

general-lee escreveu:Esse tenente coronel da imagem acima parece ser do paraguay eu eu estou enganado....sds
Não me pareceu. O que parece é que é um oficial da PM do Espírito Santo.

MAlmeida




MAlmeida
Responder