TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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henriquejr
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74086 Mensagem por henriquejr » Sex Mar 27, 2015 2:53 pm

Isso é o que eu chamo de critica gratuita! Qualquer coisa que colocarem em relação ao Gripen, menos que seja algo positivo, vão sempre observar pelo lado negativo. Se a FAB escolhesse que seus gripens fossem equipados com um cockpit analógico (como fizeram em relação aos UH-60L) diriam que o pessoa da FAB é retrógrado, etc, etc, etc... A FAB escolhe um cockpit de conceito mais moderno (provavelmente toda próxima geração de caças venham equipados dessa forma), dão um jeito de encontrar alguma coisa para criticar, no caso o pequeno espaço do cockipit. Por acaso a configuração convencional mudaria isso? As opiniões já saíram da razão a muito tempo, a paixão tomou conta de muita gente por aqui!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74087 Mensagem por gitanoba » Sex Mar 27, 2015 3:33 pm

Momento difícil, muito difícil para as FFAA's...

A questão não é o PT ou PSDB...qualquer destes partidinhos porcarias e PTralhas / PaSomeuDeBaixo(dos panos) iria fazer a mesma coisa. São vendidos aos bancos. A prioridade é o lucro dos bancos e a transferência de patrimônio nacional às corporações financeiras transnacionais. Quase 50 % do orçamento federal vai para esses parasitas...Qualquer partidinho desses iria aumentar os juros para conter a inflação (propaganda pura...balela) e omitem que os bancos emitem 10 a 20 vezes mais dinheiro que a Casa da Moeda (via títulos: notas promissórias, duplicatas etc...que servem para a emissão dos derivativos...)...ESSE É O MOTIVO DE NÃO TER DINHEIRO...e se isso continuar não terá $$$ nunca !

Aí nem escoltas, PROSUB, Gripen NG, Guaraní...as FFAA's são um risco se o povo brasileiro acordar e resolver enfrentar os banqueiros e os bancos... aí as FFAA's vão servir como nacionalistas a apoiar o movimento popular...olha o perigo para os donos do poder (os banqueiros...seus testa-de-ferro de Lula a Collor, de FHC a Dilma, de Aécio a Cunha, sai todo mundo junto para o paredão)...Forças Armadas nacionalistas e bem equipadas...aliadas a um povo "puto" por estar sendo roubado e mantendo os lucros de bancos (nacionais e estrangeiros)...

Por isso estão e estarão sempre na corda bamba de reequipamento x cortes de verbas...solução ? -> união FFAA's com o povo e movimentos populares, para expropriar os bancos e tirar esses políticos porcarias vendidos do poder ...e coragem pois aí viria guerra de verdade, à la Iemen, Iraque, Somalia, Iugoslávia...pois os banqueiros não brincam em serviço...

Resta saber de que lado os militares estão...do lado do povo e do Brasil...ou do lado dos políticos e banqueiros exploradores...eu pelo menos conheço vários que já se decidiram: falam (por enquanto em rodas de conversa) o povo é meu Brasil, meu Brasil é o povo...




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Carlos Lima
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74088 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 27, 2015 4:35 pm

henriquejr escreveu:Isso é o que eu chamo de critica gratuita! Qualquer coisa que colocarem em relação ao Gripen, menos que seja algo positivo, vão sempre observar pelo lado negativo. Se a FAB escolhesse que seus gripens fossem equipados com um cockpit analógico (como fizeram em relação aos UH-60L) diriam que o pessoa da FAB é retrógrado, etc, etc, etc... A FAB escolhe um cockpit de conceito mais moderno (provavelmente toda próxima geração de caças venham equipados dessa forma), dão um jeito de encontrar alguma coisa para criticar, no caso o pequeno espaço do cockipit. Por acaso a configuração convencional mudaria isso? As opiniões já saíram da razão a muito tempo, a paixão tomou conta de muita gente por aqui!
Rapaz... Realmente vou te Contar. :|

Vamos combinar o seguinte... Continue acreditando que o que Se faz em
Um F15 seria possivel fazer em um Gripen e bola para frente.

A desinformacao agradece.

As vezes de fato desanima dizer qualquer coisa.

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74089 Mensagem por general-lee » Sex Mar 27, 2015 5:56 pm

knigh7 escreveu:Olha lá, fui eu que trouxe o Juarez de volta.

((((podem me agradecer e podem me bater))))

:mrgreen: :mrgreen:
Maledeto!




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74090 Mensagem por henriquejr » Sex Mar 27, 2015 6:56 pm

Carlos Lima escreveu:
henriquejr escreveu:Isso é o que eu chamo de critica gratuita! Qualquer coisa que colocarem em relação ao Gripen, menos que seja algo positivo, vão sempre observar pelo lado negativo. Se a FAB escolhesse que seus gripens fossem equipados com um cockpit analógico (como fizeram em relação aos UH-60L) diriam que o pessoa da FAB é retrógrado, etc, etc, etc... A FAB escolhe um cockpit de conceito mais moderno (provavelmente toda próxima geração de caças venham equipados dessa forma), dão um jeito de encontrar alguma coisa para criticar, no caso o pequeno espaço do cockipit. Por acaso a configuração convencional mudaria isso? As opiniões já saíram da razão a muito tempo, a paixão tomou conta de muita gente por aqui!
Rapaz... Realmente vou te Contar. :|

Vamos combinar o seguinte... Continue acreditando que o que Se faz em
Um F15 seria possivel fazer em um Gripen e bola para frente.

A desinformacao agradece.

As vezes de fato desanima dizer qualquer coisa.

[]s
CB
Amigo, onde eu fiz qualquer comparação entre o Gripen com qualquer avião que seja? Agora eu não entendo porque achas que não é possível o Gripen ter um WAD e o F-15 sim. Se for devido ao tamanho do cockpit, acho que estas subestimando muito os engenheiros que estão trabalhando nisso, para colocar isso como uma dificuldade, diante de todo projeto do Gripen.

Olhe que, dos três concorrentes da short list, o Gripen era o que EU menos queria, mas nem por isso vou viver para desqualificar a escolha da FAB, nem de viver contestando as qualidades do caca escolhido.


Abraço




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74091 Mensagem por kirk » Sex Mar 27, 2015 7:36 pm

Carlos Lima escreveu:Quando voce ve de perto o tamanho de um cockpit de um F-15 existe ate a chance de voce pode pensar em um WSD.

O F15 pertence a um outro mundo.

Mas em todo caso e' bom lembrar que ninguem encomendou isso, e o que existe e' um mockup.

[]s
CB
Espaço na cabine do F-15 ?

Não cabe dois pilotos em cada assento, posso te garantir ! :lol:

E embora muitos criticam, cabe sim um WSD no Gripen NG ... aliás deverá ser o segundo caça operacional com WSD depois do F-35, lembrando que o objetivo de tela única já estava previsto no projeto lá em 2002, basta ler a matéria postada pelo Santiago.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74092 Mensagem por Marechal-do-ar » Sex Mar 27, 2015 9:06 pm

Ilya Ehrenburg C escreveu: 5) É comentado, que o peso em 8 tons., anula todo o ganho obtido com a GE-414... Os doutos senhores que aqui estão presentes podem confirmar tal avaliação, e se possível fundamentar a resposta?
Não anula todo o ganho, só quase todo, em relação ao Gripen C o peso vazio aumentou 18% e a potência 22%...




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74093 Mensagem por Penguin » Sex Mar 27, 2015 11:12 pm

Ilya Ehrenburg C escreveu:Olá grandessíssimos senhores, aqui estou para o retorno grandioso ao vosso convívio.

Aproveito este ditoso tópico sobre o vetor escolhido para equipar a gloriosa FAB, para fazer pequenas e humildes perguntas:

1) Já conseguiram os laboriosos engenheiros da SAAB, reduzir o peso vazio do Gripen "E" das oito toneladas?
Quem souber, morre! :roll:

2) A FAB, o que equivale dizer o Governo da República Federativa do Brasil, irá arcar com os custos de desenvolvimento do Gripen "F"?
Até onde se sabe, esse custo está contido no valor da proposta de US$5,4bi

3) Contará a versão biplance com o canhão orgânico, dado o fato que o peso vazio na versão monoplance é de oito toneladas até o momento e a versão biplance seria por natureza ainda mais massiva. Contará?
Creio que isso não foi tornado público, ainda.
O Gripen B e D não têm canhão orgânico, assim como o MIrage 2000B e D.


4) A mudança observada nas ilustrações divulgadas do Gripen NG, onde o vetor aparece com trem de pouso simples, com apenas uma roda na bequilha, por acaso já é um imput da Embraer, ou apenas uma especulação?
Foi divulgado que o objetivo foi ganhar espaço interno.

5) É comentado, que o peso em 8 tons., anula todo o ganho obtido com a GE-414... Os doutos senhores que aqui estão presentes podem confirmar tal avaliação, e se possível fundamentar a resposta?
O maior ganho derivado das alterações estruturais do E em relação ao C diz respeito ao aumento do alcance com combustível interno de 1.600km para 2.500km. Ou seja, um ganho de quase 1000km. Para não mencionar que o novo pacote de aviônicos dificilmente se acomodaria na estrutura do C. A Saab está prometendo capacidade supercruzeiro em configuração operacional. Isso se deve a combinação turbina-nova estrutura do E. O C não possui essa capacidade.

Agradeço desde já o trabalho e o empenho daqueles que por ventura vierem a responder as minhas perguntas, as quais creio serem um tanto inoportunas.
Nada inoportunas. Apenas tenho a impressão que os detalhes emergirão a conta gotas, até quando a versão final de fabricação esteja pronta lá para 2018/19




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74094 Mensagem por henriquejr » Sex Mar 27, 2015 11:20 pm

Ilya Ehrenburg C escreveu:Olá grandessíssimos senhores, aqui estou para o retorno grandioso ao vosso convívio.

Aproveito este ditoso tópico sobre o vetor escolhido para equipar a gloriosa FAB, para fazer pequenas e humildes perguntas:

1) Já conseguiram os laboriosos engenheiros da SAAB, reduzir o peso vazio do Gripen "E" das oito toneladas?
O que ficou acima do peso foi o protótipo, e é natural que os próximo também fiquem acima do peso. Temos quando esperar para o peso do avião operacional.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74095 Mensagem por kirk » Sáb Mar 28, 2015 12:44 pm

Matéria sobre o F-35, separei para postar aqui apenas os parágrafos que citam o Gripen.

Matéria completa postada no tópico do F-35-News
March 21, 2015
The Disappointment That Is the F-35
By David Archibald

[...]

The F-35’s primary role in ground attack is confirmed by its weapons bays, which each have room for a 2,000-lb. bomb and one air-to-air missile. It could carry more bombs and missiles on its wings at the cost of stealth. At the same time, stealth against radar isn’t the be-all-end-all of aerial combat. The F-35 can be spotted by low-frequency radar a hundred miles away, as all aircraft can be. Infrared detection can also work at a considerable distance under the right atmospheric conditions. For example, all Sukhois after and including the Su-27SK have Infra Red Scan and Track (IRST) that keeps getting better. The latest IRST – the OLS-35 – will detect, track, and engage the F-35 at about 45 miles.

[...]

Flying as a pack of at least eight, F-35s in theory should be able provide mutual fire support and do pretty well. The situational awareness of the F-35 could be good enough that the aircraft could be a sort of mini-AWACS directing 4th-generation fighters such as the F-18 onto targets. That said, other aircraft, already in service, do the same thing. All the Sukhois and the Swedish Gripen have intra-flight data-sharing and are truly mini-AWACS. Gripens are optimized for “cloud shooting,” so one aircraft targets and another passive aircraft shoots.

[...]

Another restriction is a limit of Mach 0.8-0.9 at low altitude because the F-35 cannot dissipate its heat. Its competitors are limited to about Mach 1.2, so if there is a low-altitude engagement, “can’t run” becomes a serious threat to its survival. In fact, in battle simulations of the F-35 against the Su-35, 2.4 F-35s are lost for each Su-35 shot down. Pitting the Gripen against the Su-35 results in 1.6 of the Sukhois shot down for each Gripen lost. The loss exchange ratio of the Gripen against the F-35 is said to be breathtaking – in the Gripen’s favor.

[...]

David Archibald, a visiting fellow at the Institute of World Politics in Washington, D.C., is the author of Twilight of Abundance (Regnery, 2014).

Read more: http://www.americanthinker.com/articles ... z3Vh4rFHEu
Follow us: @AmericanThinker on Twitter | AmericanThinker on Facebook
O interessante dessa matéria, além claro, de uma "visão" sobre o F-35 é que o autor o compara a apenas com outras duas aeronaves SU-35 e Gripen como adversários importantes ... interessante ! :wink:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74096 Mensagem por kirk » Sáb Mar 28, 2015 12:56 pm

O Luis Henrique vai gostar dessa matéria ! :P

Mas tenho uma "visão profética" de "outros" querendo desclassificar a mídia, o autor, o site ... e vai ficar jogando insinuações e smiles ... a ver ! 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74097 Mensagem por Alcantara » Sáb Mar 28, 2015 1:00 pm

kirk escreveu:Another restriction is a limit of Mach 0.8-0.9 at low altitude because the F-35 cannot dissipate its heat. Its competitors are limited to about Mach 1.2, so if there is a low-altitude engagement, “can’t run” becomes a serious threat to its survival. In fact, in battle simulations of the F-35 against the Su-35, 2.4 F-35s are lost for each Su-35 shot down. Pitting the Gripen against the Su-35 results in 1.6 of the Sukhois shot down for each Gripen lost. The loss exchange ratio of the Gripen against the F-35 is said to be breathtaking – in the Gripen’s favor.

[...]

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Me parece que o F-35 está com filme MUITO queimado nos EUA. A crítica está muito pesada contra ele.

Tradução literal..

"In fact, in battle simulations of the F-35 against the Su-35, 2.4 F-35s are lost for each Su-35 shot down. Pitting the Gripen against the Su-35 results in 1.6 of the Sukhois shot down for each Gripen lost. The loss exchange ratio of the Gripen against the F-35 is said to be breathtaking – in the Gripen’s favor".

[De fato, em simulações de batalha do F-35 contra o Su-35, 2.4 F-35 são perdidos para cada Su-35 abatido. Colocando o Gripen contra os Su-35 resultados em 1.6 dos Sukhois abatido para cada Gripen perdido. A razão de substituição perda do Gripen contra o F-35 é dito ser de tirar o fôlego - em favor do Gripen.]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74098 Mensagem por kirk » Sáb Mar 28, 2015 1:17 pm

60% ... nada mal heim ???? 8-]




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74099 Mensagem por Alcantara » Sáb Mar 28, 2015 1:48 pm

Para fechar o texto, dá aquela esculaxada final. :lol:

"Há um ponto de vista na comunidade de defesa que o programa F-35 vai morrer de vergonha antes de a produção de cerca de 500 aeronaves. Isso vai deixar um buraco em planos de equipamento de muitos países, e haverá uma corrida louca ao abastecimento dos fabricantes de caça europeus".




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#74100 Mensagem por kirk » Sáb Mar 28, 2015 1:55 pm

:D




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