juarez castro escreveu:
Ok, Explica para mim, já a minha compreensão não alcançou o entendimento da tua, porque é que tu achas que o planejamento estratégico futuro da MB é o melhor das três forças. eu sinceramente me esforcei mas não consegui entender.
focarei muito grato pela tua explanação.
Grande abraço
PS a propósito, a recíproca é sim verdadeira, eu respeito a tua opinião, só não concordo com ela e continua sendo um direito sagrado meu, teu e de qualquer um e que não deve ser motivo de queixa quando alguém questiona uma delas, minha opinião.
Bom, não falei em momento algum nessa discussão que o planejamento estratégico futuro da MB era o melhor entre as 3, mas tudo bem.
Mas por acaso é essa a minha opinião sim, que entre as 3, a que mais tem noção do que a força precisa e principalmente COMO fazer acontecer é a MB. A MB adquiriu um Know-How nos últimos anos de parcerias e gerenciamento de projetos consideravelmente superior a FAB e um pouco superior ao EB. Não se trata do que ela pediu de forma "megalomaníaca" como você diz, mas se trata de como ela entende essas necessidades, como ela gerencia as prioridades e no passo seguinte, a concretização dos mesmos. Isso sim viabiliza uma projeção melhor para as capacidades da MB do que da FAB
na minha humilde opinião.
Tenho acompanhado graças ao Portal Defesa algumas características gerenciais das 3 forças, e é a partir daí que tenho essa opinião, junto com o que escuto e sei.
Por exemplo a logística das forças para manter seus meios. A FAB faz um trabalho excelente na logística, porém de forma menos, digamos, amadurecida que algumas (não todas) operações semelhantes na MB e no EB pelo que já pude presenciar. Digo "não todas" por que absurdos a gente vê em todas as 3, e isso é natural para forças militares que sofrem a décadas com descaso do governo.
Os meios, como bem sabe, são mantidos na base da dificuldade de se conseguir uma peça as vezes extremamente simples. É assim e vai ser assim por um bom tempo no Brasil. Na verdade não consigo vislumbrar um futuro onde uma aeronave (de qualquer uma das forças) precise de uma bomba hidráulica em qualquer lugar em que esteja operando por exemplo, e ninguém coçe a cabeça pensando "deus sabe quando essa peça vai chegar". Essa cultura de lidar sempre com um processo difícil e muitas vezes demasiadamente burocrático atrapalha a evolução, o amadurecimento das 3 forças e isso é inegável. É só comparar com o suporte em forças de países mais desenvolvidos e com forças mais amadurecidas (e ironicamente muitas vezes mais novas que as nossas). Mas como eu disse, a
opinião que eu tenho é que a MB tem uma maior experiência nesse ponto. Pouca coisa melhor, e ainda dentro de vício da dificuldade de se fazer tudo, e portanto não se pode nem de longe afirmar que "a logística da MB é moderna, madura e perfeita" e "a logística da FAB é uma bosta". De forma alguma até mesmo por que a diferença é mínima e as 3 forças estão inseridas no mesmo cenário desesperador para dizer o mínimo.
Eu entendo essa maturidade gerencial (de projetos e operações) da MB como um passo a frente para estabelecer com maior pé no chão e conquistar seus planejamentos futuros, e prova disso (mas não se resumindo a ele) é o Prosub e tudo que ele envolve não só na capacitação da força como na indústria nacional. Consequências que acho muito difícil o FX-2 chegar perto, resguardando a diferença substancial dos valores dos programas.
Só queria deixar claro o seguinte Juarez... Eu sempre fiz essas análises, sempre gostei de ter essa noção. E minha opinião sempre flutuou entre a FAB e a MB, deixando o EB por último. Porém com os contatos que tive ultimamente, quando se conhece a realidade e o nível de profissionalismo das forças, como entusiasta é impossível não se impressionar com práticas positivas e cheguei a pensar conhecendo unidades da FAB "nossa, por que esse profissionalismo não é divulgado?", mas depois que conheci o Prosub, pessoalmente lá em Itaguaí, a coisa muda muito de figura. Ai você se inteira da experiência aprendida com esse e outros projetos (que é visível) e que vai sendo passada pra frente nos próximo planos e etc, e não tem como não dar um crédito a mais pra MB nesse ponto. Sinto muito.
Agora, quanto a operacionalidade da força, tecla que bateu algumas vezes como se só a MB estivesse passando por problemas... você sabe muito bem que assim como a MB está ficando sem meios de superfície, a FAB está ficando sem meios para defender, transportar e reabastecer, e o EB está ficando sem meios para andar, lutar e combater.
O EB conseguiu o Guarani, a MB o Prosub, e a FAB o FX e parece que o KC vai sair também. Mas só o Guarani é suficiente para o EB? Só o Prosub é suficiente para a MB? Só o FX e o KC é suficiente para a FAB? Não né. Então não sei qual a surpresa com a notícia da MB estar com tantas dificuldades, uma vez que sua demanda não foi atendida, e a consequência acaba sendo essa mesmo.
Tem unidades da FAB que já estão sofrendo e muito para voar o mínimo, e se entregas de helicópteros novos atrasar como parece que vai, e outros meios de transporte não foram substituídos, uma notícia igual a essa pode acabar vindo a tona, e não quer dizer que seja incompetência da FAB. Aliais, se tem gente que não merece culpa pelo estado das forças armadas são os militares que botam a mão na massa dia-a-dia. O esforço que eles fazem para manter o que da pra manter é impressionante e não é difícil de perceber. O problema é mais pra cima.
É essa a base da minha opinião. Espero que tenha eliminado suas dúvidas por que sinceramente, não pretendo mais responder a esse assunto aqui.
Um abraço.