Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9856 Mensagem por juarez castro » Qui Mar 19, 2015 8:52 pm

}que tal não fazer projetos ultra mega foderation, nunca antes visto neste paif, e mudar o jeto de fazer as coisas como por exemplo:

Racionalidade, prudência, padronização, não acreditar em políticos, dando um passo de cada vez, pode ser que ajude bastante.

Grande abraço




Avatar do usuário
Alcantara
Sênior
Sênior
Mensagens: 6586
Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9857 Mensagem por Alcantara » Sex Mar 20, 2015 10:04 am

juarez castro escreveu:}que tal não fazer projetos ultra mega foderation, nunca antes visto neste paif, e mudar o jeto de fazer as coisas como por exemplo:

Racionalidade, prudência, padronização, não acreditar em políticos, dando um passo de cada vez, pode ser que ajude bastante.

Grande abraço
Pois é. A FAB faz isso e é taxada de medíocre, de "pensar pequeno", etc...




"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9858 Mensagem por Skyway » Sex Mar 20, 2015 4:33 pm

Alcantara escreveu:
juarez castro escreveu:}que tal não fazer projetos ultra mega foderation, nunca antes visto neste paif, e mudar o jeto de fazer as coisas como por exemplo:

Racionalidade, prudência, padronização, não acreditar em políticos, dando um passo de cada vez, pode ser que ajude bastante.

Grande abraço
Pois é. A FAB faz isso e é taxada de medíocre, de "pensar pequeno", etc...
O problema de "pensamento pequeno" da FAB não é esse. As três forças praticam as mesmas coisas em menor ou maior grau. O problema é a falta de um norte. A falta de um norte próprio afeta as três forças, mas novamente em menor e maior grau. Na FAB na minha opinião essa falta é maior que no EB e na MB.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9859 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 20, 2015 10:17 pm

juarez castro escreveu:}que tal não fazer projetos ultra mega foderation, nunca antes visto neste paif, e mudar o jeto de fazer as coisas como por exemplo:
Racionalidade, prudência, padronização, não acreditar em políticos, dando um passo de cada vez, pode ser que ajude bastante.
Grande abraço
shhiii !!! :shock: , fala baixo, não deixa ninguém ouvir isso lá em Brasília. Se não podem abrir uma CPI para tentar investigar porque os militares não acreditam nos políticos. Aí é que nenhum programa da defesa avança mesmo. :|

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9860 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 20, 2015 10:19 pm

Skyway escreveu:O problema de "pensamento pequeno" da FAB não é esse. As três forças praticam as mesmas coisas em menor ou maior grau. O problema é a falta de um norte. A falta de um norte próprio afeta as três forças, mas novamente em menor e maior grau. Na FAB na minha opinião essa falta é maior que no EB e na MB.
Leonardo, se quem em tese deveria dar tal norte às forças tá mais perdido do que cego em tiroteio, imagines as próprias forças quererem fazer isso sem o aval daqueles. :?

abs.




Carpe Diem
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9861 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 12:18 am

Skyway escreveu:
Alcantara escreveu: Pois é. A FAB faz isso e é taxada de medíocre, de "pensar pequeno", etc...
O problema de "pensamento pequeno" da FAB não é esse. As três forças praticam as mesmas coisas em menor ou maior grau. O problema é a falta de um norte. A falta de um norte próprio afeta as três forças, mas novamente em menor e maior grau. Na FAB na minha opinião essa falta é maior que no EB e na MB.
Que interessante, mas não é na FAB que tem quatro corvetas fora de operação por falta de manutenção preventiva, não é a FAB que tem um NAe inoperante a dez anos, não é FAB que tem 18 células de A 4 é só consegue manter 03 voando simultaneamente, não é a FAB que tem Lynx um canibalizado na entrada ao lado direito da porta do,hangar do HA 1 a cinco anos, não é FAB que tem um esquilo operacional tão somente na HU 5 porque não tem dinheiro para manter o esquadrão,não é FAB que está com a Defensora parada desde o acidente na costa do RJ por falta de recursos para recupera-la,não foi a FAb que levou cinco longos anos para fazer um IRAn em um Super Puma, também não será a FAb que terá em 2016 tão somente um submarino em con dições operacionais porque o orçamento só dá para manter um navegando...
Sky, com todo o respeito que tu merece e sabedor de todas as cagadas que a FAB faz e fez muda o disco porque a realidade bateu a porta dos sonhos megalomaníacos de marinha e fude.... com ela.

Grande abraço




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9862 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 21, 2015 1:19 am

juarez castro escreveu:
Skyway escreveu: O problema de "pensamento pequeno" da FAB não é esse. As três forças praticam as mesmas coisas em menor ou maior grau. O problema é a falta de um norte. A falta de um norte próprio afeta as três forças, mas novamente em menor e maior grau. Na FAB na minha opinião essa falta é maior que no EB e na MB.
Que interessante, mas não é na FAB que tem quatro corvetas fora de operação por falta de manutenção preventiva, não é a FAB que tem um NAe inoperante a dez anos, não é FAB que tem 18 células de A 4 é só consegue manter 03 voando simultaneamente, não é a FAB que tem Lynx um canibalizado na entrada ao lado direito da porta do,hangar do HA 1 a cinco anos, não é FAB que tem um esquilo operacional tão somente na HU 5 porque não tem dinheiro para manter o esquadrão,não é FAB que está com a Defensora parada desde o acidente na costa do RJ por falta de recursos para recupera-la,não foi a FAb que levou cinco longos anos para fazer um IRAn em um Super Puma, também não será a FAb que terá em 2016 tão somente um submarino em con dições operacionais porque o orçamento só dá para manter um navegando...
Sky, com todo o respeito que tu merece e sabedor de todas as cagadas que a FAB faz e fez muda o disco porque a realidade bateu a porta dos sonhos megalomaníacos de marinha e fude.... com ela.

Grande abraço
Com todo o respeito Juarez, mas você está se exaltando a toa. Você sabe muito bem que eu posso aqui enumerar tantos fatos escabrosos da FAB quanto você enumerou da MB (e por que a MB?). O Exército também tem sua cota de deficiências.

A MB sofre com a pouca verba? Sem dúvida, da mesma forma que a FAB e o EB. Afinal a FAB também tem helicópteros canibalizados a anos para manter um certo esquadrão com apenas 1 helicóptero operacional. É a FAB que mantêm um outro helicóptero em um esquadrão de imensa importância para a força com peças remendadas com durepox. É a FAB que... enfim, é melhor nem falar.

O que acontece é que, o que eu disse sobre "falta de norte" nada tem a ver com a incapacidade das 3 forças de manter o que tem. Isso é reflexo direto da merda de verba que o governo federal da. O que eu falei que a FAB peca mais que as outras na minha opinião, é pela falta de uma estratégia clara para o futuro. Esse é o norte a que me refiro. Agora, em momento algum isso quer dizer que as outras duas forças estão exemplares nesse quesito, muito pelo contrário e já falei isso aqui algumas vezes. Cada uma corre para um lado e nenhuma delas sabe ao certo para onde esta correndo. Porém na minha opinião que vale menos que substrato de pó de peido de borboleta, a FAB é a que está mais atrás.

Apenas isso.

Só gostaria mesmo de saber porque você só citou a MB, realmente não entendi. Muito menos por ter citado problemas que as 3 forças tem em idêntica gravidade e quantidade e você sabe disso.

E quanto a "mudar o disco", por acaso agora eu sou carrasco da FAB no DB? Sempre admirei muito a FAB e seus militares, mas isso não pode de forma alguma me fazer fechar os olhos para a realidade, assim como não fecho os olhos para a realidade da MB e do EB.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18558
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9863 Mensagem por knigh7 » Sáb Mar 21, 2015 1:54 am

Eu não vi exaltação no Juarez.

A FAB tem um norte sim.
No final do ano passado, recebemos a última aeronave P-3BR, a última a ser completada de um planejamento maior, o Plano de Fortalecimento do Espaço Aéreo Brasileiro Plano Fênix lançado em 1.996 pelo "Governo (PSDB) que queria acabar com as FFAA brasileiras".

Exceto a desistência do projeto de um helicóptero pesado (H-X) não houve mudança alguma naquele planejamento que já perdura 18 anos. Ainda falta do KCX2 e não se sabe ao certo quantos AMX serão modernizados.

A FAB traçou um plano realista e seguiu nesse sentido ao longo desses anos. Tiveram alguns poucos programas de aquisição fora desse plano, e não houve alteração dele. Antes do PAEMB, a MB também havia pela primeira vez traçado um plano bem realista de reequipamento (aliás, a primeira escolta estaria sendo comissionada em 2017. Mas aí entrou o Moura Neto juntamente com o Lula e fizeram esse PAEMB fora da realidade. Esse planejamento vai ter de mudar, e muito. Mas vai continuar a sobrar problemas consequentes que a MB vai ter de administrar...

A Estratégia Braço Forte e o PEMAER são mais dentro da realidade. E provavelmente serão como o Plano Fênix e bem longe do PAEMB.




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9864 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 21, 2015 3:18 am

Então eu falar que na minha opinião a FAB não tem um norte bem definido e receber como resposta um monte de críticas a programas da MB (???) não é exaltação? Ok então.

Paro por aqui esse assunto, pois uma vez que paixões são colocadas na mesa, a razão perde espaço.

Guardo minha opinião pessoal sobre as forças armadas pra mim, ok? Ta bom assim?

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9865 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 9:53 am

Sky tu citou a MB, tem uma visão melhor que as outras duas, que visão esta???

Porque até agora o tal norte dos marinheiros está levando eles para inoperabilidade com nós podemos confirmar no link abaixo:

http://www.defesaaereanaval.com.br/mari ... velhecida/

Grande abraço




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9866 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 21, 2015 10:39 am

Juarez, eu falei que a MB e o EB possuem, os dois, uma coerência maior entre o que planeja para o futuro e o que de fato tem ou está fazendo. Agora, postar noticias de revés da MB, sem citar o EB ou como se a FAB não estivesse sofrendo revés também, não me parece muito justo. Como eu falei, quando se coloca paixão no meio, a coisa se perde. Porque o que parece é que está se criando uma grande celeuma porque "falei mal da queridinha"... Achei que eu pudesse ter opinião.

Pra mim a mais perdida é sim a FAB. Isso não quer dizer que ela seja menos competente no seu trabalho diário, mas no seu planejamento de longo prazo, nas suas compras e projetos, ela é sim (novamente, pra mim) a mais perdida.

Não sei mesmo qual o problema em eu falar isso. É como se eu estivesse falando que a FAB não presta, o que não é verdade nem de longe.

Vamos colocar assim... as três forças estão na merda (merda essa que só tende a subir no futuro próximo ). Só que pra mim o EB e a MB estão com a merda na altura do pescoço, e a FAB na altura do queixo. Pronto.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9867 Mensagem por FCarvalho » Sáb Mar 21, 2015 12:07 pm

Senhores, se me permitem um pitaco nessa conversa, podemos dizer que quando do lançamento dos projetos de reequipamento das ffaa's ainda nos anos 90's, os cmtes daquela época se empenharam em solicitar algo que simplesmente tirasse as forças da precária situação operacional em que se encontravam, apena e tão somente. O norte era estritamente este, o operacional, na visão do EB, FAB e MB.

Ninguém falava, ou mesmo queria saber, de END, PND ou livro branco da defesa, porque simplesmente isto era uma conversa em outro nível para a qual não estávamos, ou achávamos, não estar preparados.

O tempo passou e quando do governo Lula, no início da década passada, a defesa passou, se inapropriadamente ou não é outra questão, àquele nível de discussão por vias do ministro da defesa de então, o sr Nelson Jobim, com a aquiescência do presidente da república.

Bem, aí é que a questão complica-se pois o norte deixa de ser operacional e se começa, ou se tinha a pretensão de, pensar a defesa para fora dos muros de cada força. Isto por si só já era, como é de fato até hoje, um desafio descomunal. E temos o que vemos hoje enquanto planejamento das forças. Algo pensado e refletido não como um simples plano de reequipamento, mas antes, um real e crível processo de modernização da defesa do Brasil, e não simplesmente das ffaa's, de forma regular, temporal e longelínea.

Oras, o que se poderia esperar de um país que mal e porcamente sabe onde fica a porta da sala que dá para a cozinha de sua própria casa?

Se os cmtes elaboraram planos "megalómanos", e todas as três forças fizeram isso em maior ou menor medida, o foi porque o poder político os credenciou, e mais que isso, as incitou a fazer isso, tendo em vista que teoricamente havíamos passado para um outro nível de discussão da defesa. Pautou-se a questão por um olhar de longo prazo e que visasse principalmente a formação e um poder militar nacional que realmente correspondesse as nossas reais necessidades de defesa, envolvendo a sociedade, a industria, o governo e as ffaa's.

Talvez este tenha sido o maior erro dos militares, ao acreditar que pondo no papel o que realmente era o necessário a si, e não apenas o mínimo básico necessário, como sempre se fez, para a nossa defesa, e como nunca antes se tinha proposto pelo poder civil, desta vez as coisas andariam. Pois bem, sabemos hoje que não andaram, e que menos ainda havia maturidade, responsabilidade e consciência sobre o assunto de parte de quem começou essa história toda.

Bem, os planos de reequipamento de cada força foram traçados para serem elaborados ao longo de 20 a 30 anos. Seriam construídos por etapas, ao longo de um processo que traria ao país um outro patamar de condições, investimento e de, principalmente, consciência sobre a defesa nacional.

O PAEMB da marinha também não fugiu a esta regra tanto que sabemos que o Prosuper prevê apenas e tão somente 5 navios em sua primeira fase, apesar dos 30 navios previstos em sua dotação final. E aqui é importante dizer uma coisa. A FAB determinou em seus planejamento final para o FX uma força de caças de até 120 undes. O EB igualmente determinou que sejam adquiridos/produzidos mais de 2 mil bldos SR. O que me faz pensar que ou os cmtes militares eram muito ingênuos, ou que simplesmente quiseram fazer o de sempre, diz quanto precisa e depois deixar ver quanto se consegue. Como sempre se fez. Tanto que a FAB solicitou apenas um lote de 36 caças, a MB 5 navios, e o EB um lote experimental de pouco mais de uma centena de veículos bldos. Tudo isso com o maior jeito de que o que viesse depois disso já estaríamos no lucro.

Vamos pensar por esta perspectiva senhores. Vocês acham mesmo que um dia os militares chegaram a acreditar que os políticos apoiariam seus programas sem piscar os olhos ou impor as limitações e impropriedades financeiras onipresentes que sempre caracterizaram a defesa no Brasil? Eu estou inclinado a entender que não. Tanto é que a FAB conseguiu, mesmo depois de 18 anos, o seu novo caça, e o EB viu-se aquinhoado com o lote experimental do seu bldo. E por enquanto, somente a MB ainda espera pelo seu lote de 5 míseras fragatas. E é só. Qualquer comandante militar que sabe bem em que país vive, entende que esperar mais do que além disso, pode se considerar com sorte. E assim vamos construindo a defesa e a "modernização" das ffaa's no Brasil.

Eu particularmente nunca acreditei, e continuo não acreditando, que a MB chegasse se quer à metade do que foi planejado para sua frota de superfície no Prosuper. Mas o governo insistiu, e o TCU também, que fosse indicado poder civil a real necessidade que se lhes impõe a missão constitucional. E esta foi dada. Assim também, FAB e EB.

Agora, sobre a disposição deste mesmo governo civil, e afinal de qualquer outro que o sucedesse, de apoiar independentemente das condições econômicas do país tais planos na sua íntegra, oras, isto me parece muito mais coisa de quem, ou é um tolo esperançoso, ou um ingênuo convencido. Acho que a maioria de nós aqui não se encaixa em nenhuma destas duas classificações.

Vamos ver no que tudo isso vai dar senhores. Os militares sabem onde bem lhes aperta o calo.

O sonho acabou antes mesmo de ter começado. Mas a realidade, esta continua aí a nos bater à porta todos os dias.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9868 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 21, 2015 12:36 pm

FCarvalho escreveu:Senhores, se me permitem um pitaco nessa conversa, podemos dizer que quando do lançamento dos projetos de reequipamento das ffaa's ainda nos anos 90's, os cmtes daquela época se empenharam em solicitar algo que simplesmente tirasse as forças da precária situação operacional em que se encontravam, apena e tão somente. O norte era estritamente este, o operacional, na visão do EB, FAB e MB.

Ninguém falava, ou mesmo queria saber, de END, PND ou livro branco da defesa, porque simplesmente isto era uma conversa em outro nível para a qual não estávamos, ou achávamos, não estar preparados.

O tempo passou e quando do governo Lula, no início da década passada, a defesa passou, se inapropriadamente ou não é outra questão, àquele nível de discussão por vias do ministro da defesa de então, o sr Nelson Jobim, com a aquiescência do presidente da república.

Bem, aí é que a questão complica-se pois o norte deixa de ser operacional e se começa, ou se tinha a pretensão de, pensar a defesa para fora dos muros de cada força. Isto por si só já era, como é de fato até hoje, um desafio descomunal. E temos o que vemos hoje enquanto planejamento das forças. Algo pensado e refletido não como um simples plano de reequipamento, mas antes, um real e crível processo de modernização da defesa do Brasil, e não simplesmente das ffaa's, de forma regular, temporal e longelínea.

Oras, o que se poderia esperar de um país que mal e porcamente sabe onde fica a porta da sala que dá para a cozinha de sua própria casa?

Se os cmtes elaboraram planos "megalómanos", e todas as três forças fizeram isso em maior ou menor medida, o foi porque o poder político os credenciou, e mais que isso, as incitou a fazer isso, tendo em vista que teoricamente havíamos passado para um outro nível de discussão da defesa. Pautou-se a questão por um olhar de longo prazo e que visasse principalmente a formação e um poder militar nacional que realmente correspondesse as nossas reais necessidades de defesa, envolvendo a sociedade, a industria, o governo e as ffaa's.

Talvez este tenha sido o maior erro dos militares, ao acreditar que pondo no papel o que realmente era o necessário a si, e não apenas o mínimo básico necessário, como sempre se fez, para a nossa defesa, e como nunca antes se tinha proposto pelo poder civil, desta vez as coisas andariam. Pois bem, sabemos hoje que não andaram, e que menos ainda havia maturidade, responsabilidade e consciência sobre o assunto de parte de quem começou essa história toda.

Bem, os planos de reequipamento de cada força foram traçados para serem elaborados ao longo de 20 a 30 anos. Seriam construídos por etapas, ao longo de um processo que traria ao país um outro patamar de condições, investimento e de, principalmente, consciência sobre a defesa nacional.

O PAEMB da marinha também não fugiu a esta regra tanto que sabemos que o Prosuper prevê apenas e tão somente 5 navios em sua primeira fase, apesar dos 30 navios previstos em sua dotação final. E aqui é importante dizer uma coisa. A FAB determinou em seus planejamento final para o FX uma força de caças de até 120 undes. O EB igualmente determinou que sejam adquiridos/produzidos mais de 2 mil bldos SR. O que me faz pensar que ou os cmtes militares eram muito ingênuos, ou que simplesmente quiseram fazer o de sempre, diz quanto precisa e depois deixar ver quanto se consegue. Como sempre se fez. Tanto que a FAB solicitou apenas um lote de 36 caças, a MB 5 navios, e o EB um lote experimental de pouco mais de uma centena de veículos bldos. Tudo isso com o maior jeito de que o que viesse depois disso já estaríamos no lucro.

Vamos pensar por esta perspectiva senhores. Vocês acham mesmo que um dia os militares chegaram a acreditar que os políticos apoiariam seus programas sem piscar os olhos ou impor as limitações e impropriedades financeiras onipresentes que sempre caracterizaram a defesa no Brasil? Eu estou inclinado a entender que não. Tanto é que a FAB conseguiu, mesmo depois de 18 anos, o seu novo caça, e o EB viu-se aquinhoado com o lote experimental do seu bldo. E por enquanto, somente a MB ainda espera pelo seu lote de 5 míseras fragatas. E é só. Qualquer comandante militar que sabe bem em que país vive, entende que esperar mais do que além disso, pode se considerar com sorte. E assim vamos construindo a defesa e a "modernização" das ffaa's no Brasil.

Eu particularmente nunca acreditei, e continuo não acreditando, que a MB chegasse se quer à metade do que foi planejado para sua frota de superfície no Prosuper. Mas o governo insistiu, e o TCU também, que fosse indicado poder civil a real necessidade que se lhes impõe a missão constitucional. E esta foi dada. Assim também, FAB e EB.

Agora, sobre a disposição deste mesmo governo civil, e afinal de qualquer outro que o sucedesse, de apoiar independentemente das condições econômicas do país tais planos na sua íntegra, oras, isto me parece muito mais coisa de quem, ou é um tolo esperançoso, ou um ingênuo convencido. Acho que a maioria de nós aqui não se encaixa em nenhuma destas duas classificações.

Vamos ver no que tudo isso vai dar senhores. Os militares sabem onde bem lhes aperta o calo.

O sonho acabou antes mesmo de ter começado. Mas a realidade, esta continua aí a nos bater à porta todos os dias.

abs.
Perfeito amigo. Exatamente por isso que não faz o menor sentido ficar enfiando faca na MB quando na verdade todas as 3 estão no mesmo barco. Parece uma tirinha que vi no facebook esses dias, só que falando do PT e do PSDB, onde representantes dos dois partidos discutiam ferozmente cada um em sua balsa, e as duas balsas prestes a cair de uma cachoeira. Aqui são 3 balsas e as 3 indo a baixo.

Minha opinião em relação a FAB especificamente é levando em conta isso que brilhantemente colocou aqui, mais a situação atual da frota da FAB e mais o que eu tenho visto e escutado sobre a mesma. Uma análise particular que costumo fazer com regularidade com todas as 3 forças. Agora, achar que estou denegrindo a FAB por ter essa opinião é forçar e muito a barra... e forçar mais ainda por achar que estou "endeusando" a MB. :lol:




AD ASTRA PER ASPERA
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9869 Mensagem por juarez castro » Sáb Mar 21, 2015 4:08 pm

Skyway escreveu:Juarez, eu falei que a MB e o EB possuem, os dois, uma coerência maior entre o que planeja para o futuro e o que de fato tem ou está fazendo. Agora, postar noticias de revés da MB, sem citar o EB ou como se a FAB não estivesse sofrendo revés também, não me parece muito justo. Como eu falei, quando se coloca paixão no meio, a coisa se perde. Porque o que parece é que está se criando uma grande celeuma porque "falei mal da queridinha"... Achei que eu pudesse ter opinião.

Pra mim a mais perdida é sim a FAB. Isso não quer dizer que ela seja menos competente no seu trabalho diário, mas no seu planejamento de longo prazo, nas suas compras e projetos, ela é sim (novamente, pra mim) a mais perdida.

Não sei mesmo qual o problema em eu falar isso. É como se eu estivesse falando que a FAB não presta, o que não é verdade nem de longe.

Vamos colocar assim... as três forças estão na merda (merda essa que só tende a subir no futuro próximo ). Só que pra mim o EB e a MB estão com a merda na altura do pescoço, e a FAB na altura do queixo. Pronto.
Sky vamos colocar os pingos no i s:

Eu acho eu chegou o momento de para de fazer querer levar a discussão para o lado do tipo: " Não posso falar mal da querdinha" ou ainda : "ai não posso ter opinião", não vou aceitar este tipo de conotação de querer culpar o outro de batedor o adjetiva-lo de radical ou de parcial.
Eu sou um critico costumaz da FAB aqui, digo o que penso, aquilo que não concordo e olha que não é pouca coisa, a FAB cometeu engano sim também, agora esta história de querer dourar a pílula da MB porque ela disse amém para todas merd...que este governa de merd... fez e achar que a FAB é inferior em termos de pensamento estratégico porque comprou um caça que te desagrada(não agrada nem a mim como tu bem sabe) não condiz com a realidade. A marinha se fude...na acepção da palavra, perdeu quase totalmente a operacionalidade e sabe porque Sky, porque apostou na megalomania do Moura Neto e projetos de caráter estratégico e virou as costas para o dia a dia da esquadra e deu no que deu.

Para mim a MB está abaixo do c......u do cachorro, o EB e a FAB porque não foram atrás desta conversa de Maria Louca do GF estão um pouco menos ruins, esta é a realidade, e não sou eu que está dizendo isto, está escrito na reportagem que postei o link.
Sky eu aprecio as tuas opiniões, via de regra são bem sensatas e norteiam a realidade, mas esta afirmação tua eu não concordo, e ainda teve gente aqui mesmo que passou os últimos sete dando porrada na FAB, que a força não tinha visão estratégica, que não acompanhava os avanços de pensamento global do Gf, que era tacanha, que isto , que aquilo, e eu e outros avisando que a coisa não era bem assim, o que não quer dizer que eu concorde com tudo que a FAB fez, absolutamente , tenho sérias ´duvidas sobre a condução do processo do NG, mas ainda acho que a "tacanhês" dela a fez poder continuar operado...enquanto que o pensamento estratégico dos marinheiros os levou a quase e total inoperância de meios navais importantes.

Grande abraço




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#9870 Mensagem por Skyway » Sáb Mar 21, 2015 5:37 pm

juarez castro escreveu:
Sky vamos colocar os pingos no i s:

Eu acho eu chegou o momento de para de fazer querer levar a discussão para o lado do tipo: " Não posso falar mal da querdinha" ou ainda : "ai não posso ter opinião", não vou aceitar este tipo de conotação de querer culpar o outro de batedor o adjetiva-lo de radical ou de parcial.

Então vamos começar por seus posts Juarez, pois em momento algum eu critiquei a FAB como instituição militar, só expus a minha opinião a respeito do pensamento estratégico futuro dela. E o que recebi como resposta? Bem: "Que interessante, mas não é na FAB que tem quatro corvetas fora de operação por falta de manutenção preventiva, não é a FAB que tem um NAe inoperante a dez anos, não é FAB que tem 18 células de A 4 é só consegue manter 03 voando simultaneamente, não é a FAB que tem Lynx um canibalizado na entrada ao lado direito da porta do,hangar do HA 1 a cinco anos, não é FAB que tem um esquilo operacional tão somente na HU 5 porque não tem dinheiro para manter o esquadrão,não é FAB que está com a Defensora parada desde o acidente na costa do RJ por falta de recursos para recupera-la,não foi a FAb que levou cinco longos anos para fazer um IRAn em um Super Puma, também não será a FAb que terá em 2016 tão somente um submarino em con dições operacionais porque o orçamento só dá para manter um navegando...
Sky, com todo o respeito que tu merece e sabedor de todas as cagadas que a FAB faz e fez muda o disco porque a realidade bateu a porta dos sonhos megalomaníacos de marinha e fude.... com ela."


Então por favor, não vamos alterar o sentido da coisa, pois quem veio com essa história de defender isso e aquilo não fui eu. Aliais eu peço com toda a educação do mundo que me mostre ONDE eu defendi uma das 3 forças aqui ou em qualquer outro tópico no que diz respeito a pensamento estratégico futuro. Eu que não aceito que ao expor a minha opinião eu seja TAXADO de defensor e dourador de pílula de uma determinada força (coisa que sai da tua cabeça) e carrasco de outra, e ainda ser obrigado a ler o festival de coisas que eu acabei de colar acima entre aspas.

Não sei como você chama isso, mas eu não chamo de "respeitar a opinião" dos outros, não mesmo.


Eu sou um critico costumaz da FAB aqui, digo o que penso, aquilo que não concordo e olha que não é pouca coisa, a FAB cometeu engano sim também, agora esta história de querer dourar a pílula da MB porque ela disse amém para todas merd...que este governa de merd... fez e achar que a FAB é inferior em termos de pensamento estratégico porque comprou um caça que te desagrada(não agrada nem a mim como tu bem sabe) não condiz com a realidade. A marinha se fude...na acepção da palavra, perdeu quase totalmente a operacionalidade e sabe porque Sky, porque apostou na megalomania do Moura Neto e projetos de caráter estratégico e virou as costas para o dia a dia da esquadra e deu no que deu.

O que eu acabei de destacar acima em negrito e sublinhado, além de ser exatamente o que você falou no primeiro parágrafo desse post mais recente que não era aceitável ("querer culpar o outro de batedor o adjetiva-lo de radical ou de parcial.") é o que eu disse que saiu da tua cabeça e apenas da tua cabeça. Por favor, novamente eu peço encarecidamente que poste ONDE aqui ou em outro tópico você me viu dourando a pílula da MB sobre sua estratégia futura e batia na FAB pela compra do Gripen.

Minha opinião que está sendo discutida nesse tópico NADA tem a ver com a compra do Gripen, tanto que em momento algum eu disse isso. Conclusão que você tirou e que não reflete em absolutamente nada o que eu penso. Quer debater com suas ideias pré-concebidas mesmo elas não sendo a realidade? Então arrume alguém que aceite ser manipulado assim, por que eu não vou assumir algo que não penso, não concordo e não disse.

Eu não concordo com a escolha do Gripen, isso é público em diversos posts meus aqui no DB, mas por incrível que pareca considero a escolha de um vetor NOVO um dos poucos pontos de acerto da FAB em sua estratégia para o futuro, e não o contrário. Mas aposto dois reais que isso não importa pra você né? Já que a "realidade" a respeito do que eu penso ou deixo de pensar é a que você criou, e não a de verdade.

Então ou vamos debater um assunto como adultos, usando argumentos expostos (na vida real, aqui no DB, e não na cabeça de um ou de outro) e acima de tudo respeitando a opinião do outro, ou não debatemos. Porque ficar partindo de princípios infantis e irreais de que "fulado ama a MB e odeia a FAB por conta de um avião(????)", pra mim é o cúmulo do absurdo e da falta total de conhecimento do assunto. Sem falar que é falta total de conhecimento sobre mim!

Você bate na FAB? Que ótimo Juarez, bom pra você. A mim isso não faz diferença pois não rotulo quem discute comigo de acordo com a impressão pessoal que eu tive sobre o que a pessoa fala ou deixa de falar em outras situações. Falei que a IMPRESSÃO que dava era de que eu falei mal da "queridinha" por que nunca vi um ataque tão grande a MB como tua primeira resposta ao meu post, só por que falei que não concordava com o pensamento estratégico da FAB. Se isso não passa uma IMPRESSÃO de que teu apreço pela FAB é grande, então não sei mais o que pode passar, não é mesmo?


Para mim a MB está abaixo do c......u do cachorro, o EB e a FAB porque não foram atrás desta conversa de Maria Louca do GF estão um pouco menos ruins, esta é a realidade, e não sou eu que está dizendo isto, está escrito na reportagem que postei o link.

Um link, de uma matéria jornalística. Não estou dizendo que o DAN é irresponsável, LÓGICO que não até por que o que foi publicado é uma notícia real que retrata a realidade. Mas se EU fosse irresponsável, poderia criar uma matéria idêntica falando da realidade da FAB, mostrando o mesmíssimo pé na lama que a matéria mostrou da MB. Isso faria da minha matéria uma "referência argumentativa" para mostrar que a FAB ta numa merda pior que a MB e o EB? Lógico que não. Então amigo, não se apegue ao link que postou. Tem todo o respeito que o DAN merece (apesar da notícia não ser deles), mas não é referência, é apenas a realidade de uma das 3 forças publicada. :wink:

Você pode considerar a MB o que quiser, a opinião é tua e não pense que me ofende de alguma forma bizarra que pode passar pela tua cabeça falar que a MB está "abaixo do c... do cachorro". Eu não recebo nem um centavo da MB, não tenho paixão pela MB e não tenho preferência por ela acima das outras duas forças, ao contrário do que pensa. Agora, penso eu aqui só numa coisa, assim, bobinha... SE alguém vier e postar que acha que a MB pensa pequeno e que tem a pior estratégia para o futuro, eu não me vejo de forma alguma postando uma resposta enumerando os problemas operacionais da FAB ou do EB, denegrindo a imagem dessas forças , muito menos baixando o nível, xingando e falando que ela ta fu...ida ou se fu...eu. Que coisa não? E eu que tenho "preferência" por uma força...ta ok então.


Sky eu aprecio as tuas opiniões, via de regra são bem sensatas e norteiam a realidade, mas esta afirmação tua eu não concordo, e ainda teve gente aqui mesmo que passou os últimos sete dando porrada na FAB, que a força não tinha visão estratégica, que não acompanhava os avanços de pensamento global do Gf, que era tacanha, que isto , que aquilo, e eu e outros avisando que a coisa não era bem assim, o que não quer dizer que eu concorde com tudo que a FAB fez, absolutamente , tenho sérias ´duvidas sobre a condução do processo do NG, mas ainda acho que a "tacanhês" dela a fez poder continuar operado...enquanto que o pensamento estratégico dos marinheiros os levou a quase e total inoperância de meios navais importantes.

Novamente eu digo que respeito a tua opinião, apesar de já ter ficado muito claro que a recíproca não é verdadeira. Quer achar que a FAB está operando melhor que a MB? Ok, a vontade. Eu não concordo, mas se te uma coisa que não vai me tirar o sono é alguém no fórum pensar diferente de mim. :lol:

Pra VOCÊ a "realidade" é outra? (E ja vimos que a realidade é bem subjetiva pra você). Perfeito, pra mim a realidade é a oposta. E ai? O que fazemos? Eu não pretendo convencer ninguém aqui de nada, apenas expus a minha opinião e estou a duas páginas explicando e me defendendo e explicando e me defendendo e explicando... Quer expor a sua opinião e debater ela? A vontade. Só não queira fazer os outros concordarem com você, dizer amém, por que aí já não é respeitar a opinião alheia.


Grande abraço
Um abraço Juarez e entenda pelo amor de deus... Para mim a FAB é a pior das 3 forças no que diz respeito a planejamento estratégico futuro, e é só isso que eu vim dizer nesse tópico. Não vim defender a MB, ou falar que a FAB é incompetente.

Acho que já deixei isso claro de todas as formas possíveis e imagináveis, e por isso não vou mais dar corda pra que essa discussão saia do nível que o DB merece, muito menos vou bater palma pros outros dançarem.

Espero que eu tenha colocado todos os pingos nos is como pediu, mas caso ficou faltando algum, é só falar onde que eu providencio mais pingos.




AD ASTRA PER ASPERA
Responder