Alcantara escreveu:Quando eu propus algumas alterações no calculo do Luis Henrique, não foi para dizer que o Gripen ou Sukhoi é melhor, ou pior... foi um exercício para ver que, na prática, a identificação vai ser quase simultânea. O Su-35 tem radar potente? Tem. É muito capaz? É. Por outro lado, consome mais, tem maior RCS, etc... com o Gripen é a mesma coisa, pontos forte, e pontos fracos.
Resgatando os cáculos... o Su-35 poderia detectar o Gripen entre 150 e 170 km. Já o Gripen, poderia detectar o Su-35 a 165 km. Na prática, o que podemos ver é que a detecção é praticamente simultânea!
Apesar de todas as vantagens que o Su-35 apresenta (radar mais potente, etc), o Gripen conseguiria, em tese, equilibrar o jogo devido ao menor RCS e à moderna arquitetura dos seus sistemas. Uma vantagem anula a outra. Isso é que é a vida real. Não é uma partida de Super Trunfo, com dados isolados, estanques. O Su-35 tem pontos forte? Sim, claro que tem. O Gripen tem pontos forte? Óbvio que tem. Se o pessoal deixa-se de ser fã, e analisar os dados, os cenários, as interações, as coisas fluiriam bem mais por aqui.
No final, nesse hipotético embate, serão as armas a bordo, as táticas e as regras de engajamento que irão governar o destino.
Obs: nesse ponto, abro um parêntese. Justamente pela importância do treinamento (não só "pé-e-mão", saber domar a máquina, como antigamente, mas mais ainda o moderno conceito de saber se colocar taticamente na arena, de saber gerenciar os sistemas, etc) que me agrada a escolha de um vetor moderno, capaz, e que apresentará "baixo" custo operacional. Isso se refletirá em mais horas voadas para nossos caçadores, o que se revestirá em mais PROFICIÊNCIA. Tenho sérias dúvidas se poderíamos projetar a mesma quantidade de horas/homens se o vetor escolhido tivesse sido o S.Hornet ou o Rafale, sabidamente mais caros operacionalmente falando.
Alcantara, não é bem assim.
Você pode utilizar o valor que quiser na fórmula e o resultado será aquele que você quer.
Veja, analise os dados.
Quando você reduz a RCS em 10x a detectabilidade da aeronave por radar não cai 10x. Cai 1,7x.
Quando você reduz a RCS em 100x ou 1.000% o alcance de detecção cai 3,16x ou 68,4%
Olha a diferença.
Portanto, para um caça leve como o Gripen que possui radar com 180 km de alcance (estimado), conseguir este feito de detecção simultânea contra um caça pesado como o Su-35 que possui radar com 400 km de alcance, a DIFERENÇA de RCS de um para o outro, teria que ser de 25x.
Veja que a Dassault declarou que no Rafale conseguiu reduzir a RCS em 10x, comparada à RCS do M2000.
Ou seja, Rafale possui RCS 10x menor que Mirage2000.
Agora, para deduzir que o Gripen possui RCS 25x menor que o Su-35, ai você está considerando que os suecos fizeram o dever de casa, que os suecos são muito bons e está considerando que os russos não fizeram nada, que são muito ruins.
Se o pensamento for realmente este, podemos vender os E-99, pois o Gripen NG com seu baixíssimo RCS vai conseguir detectar os E-99 (que possuem RCS grande) muito antes de serem detectados pelas aeronaves AWAC´s. Veja Alcantara, se a RCS fizesse tanta diferença assim a era das aeronaves AWAC´s chegou ao fim.
O Gripen vai detectar os E-99 e os E-3 Sentry antes de ser detectado...
Agora, o Gripen NG tem chances sim contra caças pesados. Podemos debater sobre isto em mais detalhes. Mas ai entra EW, entra táticas, entra apoio de radares em terra, entra apoio de aeronaves de alerta, etc.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.