Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 209 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#13801 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 1:17 am

Aqui uma leve historia no 7,62 Nato eles queriam adaptar um calibre ja existente, porem para rodar melhor nos fuzis americanos queriam fazer possível o Uso tanto das municies AP 30-06 em fuzis Semi automáticos e automáticos assim como a Ball regular e entao estudaram o uso de dois calibres existentes o .300 savage e o .308 em 44 e ai em 51 deixaram uma empresa comprar os direitos do nome e apareceu o .308 winchester
e em 54 O comprimento de calibre 51mm recebeu a nomenclatura NATO
antes disso os calibres ja existiam

Kept you waiting, huh?
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#13802 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 1:38 am

Sem contar que
"7.62 mm refers to the internal diameter of the barrel at the lands (the raised helical ridges in rifled gun barrels). The actual bullet caliber is normally 7.82 mm (.308 in), although Soviet weapons commonly use a 7.91 mm (.311 in)"
E em registros da segunda guerra você largamente encontra menções a ambos 7,82 (308.in) e 7,91 (311.in) em referência aos 7,62 referindo a diferença de comprimento de cartuchos.
Assim como outras, exemplo do 7,62x63 "30-06" ou o finlandês 7,62x53 ou os calibres (303.in) dos britânicos e japoneses

Kept you waiting, huh?
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#13803 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 2:13 am

"In ballistics, the ballistic coefficient (BC) of a body is a measure of its ability to overcome air resistance in flight.[1] It is inversely proportional to the negative acceleration — a high number indicates a low negative acceleration. This is roughly the same as saying that the projectile in question possesses low drag"

Aqui os coeficientes balísticos de um .308 = 0.425 e aqui o de um 5.56 = .270 quanto maior é melhor o desempenho mas o coeficiente pode cair em situações adversas como clima ruim, ar muito frio chuva etc... aqui é o coeficiente de um .308 em um caso adverso ".322." olhem de quanto foi a queda? imagina a de um 5.56 no mesmo caso, quando o coeficiente dele já é muito baixo, e a maior queixa do calibre é que ele pode começar a dar cambalhotas

Isso aqui minha gente já são dados balísticos

Outra coisa que não entendo, se o 7,62 que é o calibre 30 que foi usado em 2 guerras e até um pouco antes disso é algo empurrado pelos americanos e ai que agora o 7,62x39 "7,92mm" esta sendo cotado para ser um novo calibre nato, são os americanos empurrando ele também?

E se isso é algo empurrado pelos americanos o que é do 5.56? introduzido pelos americanos para fuzis Ar15?

Kept you waiting, huh?
Moonwalker
Intermediário
Intermediário

#13804 Mensagem por Moonwalker » Sex Mar 13, 2015 8:31 am

Túlio escreveu: De resto, acho nadavê essa charla de Fuzil de Batalha ter obrigatoriamente que ser full-auto. Lembremos das Falklands: argies e rosbifes usavam o mesmo Fz, o FAL, só que o dos castelhanos tinha a opção full e o dos anglo-saxônicos não, era só semi. Tudo FAL mas o dos Ingleses era o que então, carabina?

[...]

Aliás, quem é OBRIGADO a ter a opção full é precisamente o Fz Ass (e mesmo assim o M-16A1E1 (depois M-16A2) só tinha a opção de burst (3 disparos a cada pressão do gatilho). Aliás, ao ABULDOG: os M-16 do CFN são A2, não? Eles têm opção diferente da original, ou seja, full-auto total (enquanto o gatilho estiver pressionado, dispara até esgotar o carregador)?
Complementando o post do Tulio, o M-4 mais recente eliminou o modo burst de 3 tiros e trocou pelo Auto. O motivo é simples: na plataforma AR-15 o gatilho do modelo com Auto é muito melhor do que o gatilho do modelo com burst (inclusive no modo semi). Conforme mencionado pelo Ckrauslo, para 99% dos engajamentos o soldado moderno é treinado a utilizar somente o modo semi. O SOCOM sacou isso anos atras e depois o big army fez a atualizacão.

abs,

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#13805 Mensagem por Clermont » Sex Mar 13, 2015 9:14 am

Ckrauslo escreveu:FAL quando surgiram surgiram em 7,62 os brits tentaram trocar o calibre, mas também é muita ingenuidade querer dizer que mantiveram os 7,62 dos projetos originais do FAL nos seus SLR por que os americanos mandaram.
O primeiro protótipo do que viria a ser o FAL-FN surgiu - vejam só! - no calibre alemão 7,92 x 33 mm, no final dos Anos 1940. A seguir os exemplares posteriores passaram a calçar o novo calibre britânico, .280 pol (7 x 43 mm). Esse modelo de FAL-FN 7 mm participou de testes nos EUA e foi considerado como extremamente bem-sucedido, porém, os americanos rejeitaram o calibre, e insistiram na adoção do 7,62 x 51 mm.

Quanto à questão dos britânicos cederem às pressões americanas, não é questão de ingenuidade, mas de realismo político. Os Estados Unidos eram a superpotência dominante e líder da OTAN, então naturalmente, teriam a última palavra na escolha de um calibre padrão.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6274 vezes
Agradeceram: 6624 vezes
Contato:

#13806 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 9:43 am

Ckrauslo escreveu: (...) Outra coisa que não entendo, se o 7,62 que é o calibre 30 que foi usado em 2 guerras e até um pouco antes disso (...)

Incorreto, cupincha. O .30 a que te referes (.30/06) que lutou em duas guerras (mundiais) é o 7,62 x 63 (também conhecido como M1906); já o 7,62 OTAN é uma versão reduzida, 7,62 x 51, lançada em 1952. Quase meio século de diferença etária e quase meia polegada de diferença no comprimento do estojo.

Uma pergunta: de onde tiraste essa de 7,62 x 39 na OTAN? Nas buenas, caí duro!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1136 vezes
Agradeceram: 2826 vezes

#13807 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Mar 13, 2015 11:20 am

Não há, por exemplo os Polacos quando entraram para a OTAN fizeram a sua versão em 5.56mm da AK e é com isso que foram para o Iraque/Afeganistão.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#13808 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 4:26 pm

Túlio escreveu:
Ckrauslo escreveu: (...) Outra coisa que não entendo, se o 7,62 que é o calibre 30 que foi usado em 2 guerras e até um pouco antes disso (...)

Incorreto, cupincha. O .30 a que te referes (.30/06) que lutou em duas guerras (mundiais) é o 7,62 x 63 (também conhecido como M1906); já o 7,62 OTAN é uma versão reduzida, 7,62 x 51, lançada em 1952. Quase meio século de diferença etária e quase meia polegada de diferença no comprimento do estojo.

Uma pergunta: de onde tiraste essa de 7,62 x 39 na OTAN? Nas buenas, caí duro!!! :shock: :shock: :shock: :shock:
Tulio sabe quando surgiu o comprimento 51? 1890 e pouco
Sabia que todos os 30, 30-03, 30-06 são o calibre (.308in)
Como eu disse o 7,62 NATO é uma adaptação de dois calibres existentes

Kept you waiting, huh?
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#13809 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 4:32 pm

Túlio escreveu:

A algum tempo atrás produtores de armas começaram a falar, com a popularidade crescente do calibre 7,62x39 unidades SOF gostariam da capacidade de simplesmente pegar munição dos inimigos
Temos varios calibres NATO "4"
E a OTAN nunca parou de analisar o que adotar ou não
Fontes: Strategypage, Survival Monkey, AR15, National Shooting Sports Foundation, assim como alguns ex militares e instrutores em alguns videos do instructor zero ele comenta isso com SOF francesas, assim como DON Razo comentou, não acho dificil de isso acontecer

Kept you waiting, huh?
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13810 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 4:47 pm

Ckrauslo escreveu: Tulio sabe quando surgiu o comprimento 51? 1890 e pouco
Não entendi. E pensei que sabia que o .30-03 tinha comprimento de estojo de cerca de 65 mm, o seu sucessor, .30-06, tinha comprimento de estojo de cerca de 63 mm e o sucessor dele, .308, tinha comprimento de estojo de cerca de 51 mm.

Pensava também que sabia que o antecessor de todos eles, o .30-40 de 1892, também conhecido como .30 Army, tinha comprimento de estojo ligeiramente abaixo de 59 mm.

A rigor, meu cupincha, o único cartucho com ponta .30 com estojo na faixa x 51 (quase 52) que conheço (além do .308), desenvolvido nos EUA, é o conhecido como .30-30, até hoje comercialmente disponível em várias marcas e diversas pontas, mas nunca foi calibre de dotação militar, ao menos não no US Army.

Mas tá tri, vou tentar me atualizar...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13811 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 4:53 pm

Ckrauslo escreveu: A algum tempo atrás produtores de armas começaram a falar, com a popularidade crescente do calibre 7,62x39 unidades SOF gostariam da capacidade de simplesmente pegar munição dos inimigos
Temos varios calibres NATO "4"
E a OTAN nunca parou de analisar o que adotar ou não
Fontes: Strategypage, Survival Monkey, AR15, National Shooting Sports Foundation, assim como alguns ex militares e instrutores em alguns videos do instructor zero ele comenta isso com SOF francesas, assim como DON Razo comentou, não acho dificil de isso acontecer

Cupincha, ForOpEsps usam tudo quanto é arma e munição em que puderem por as mãos. Se basear em unidades deste tipo para considerar que uma arma ou munição foi ou está em vias de ser adotada por uma organização do porte da OTAN é forçar um bocado, POWS!!!

Te dou um exemplo: supostamente os ST6 usaram SMGs MP-7 em calibre 4,6 x 30 mm no ataque ao véio Binla no seu cafofo Paquistanês. Com base nisso, dirias que a arma e/ou o calibre está em vias de ser padronizada na OTAN?

Ckrauslo
Sênior
Sênior

#13812 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 5:04 pm

Túlio escreveu:
Ckrauslo escreveu: Tulio sabe quando surgiu o comprimento 51? 1890 e pouco
Não entendi. E pensei que sabia que o .30-03 tinha comprimento de estojo de cerca de 65 mm, o seu sucessor, .30-06, tinha comprimento de estojo de cerca de 63 mm e o sucessor dele, .308, tinha comprimento de estojo de cerca de 51 mm.

Pensava também que sabia que o antecessor de todos eles, o .30-40 de 1892, também conhecido como .30 Army, tinha comprimento de estojo ligeiramente abaixo de 59 mm.

A rigor, meu cupincha, o único cartucho com ponta .30 com estojo na faixa x 51 (quase 52) que conheço (além do .308), desenvolvido nos EUA, é o conhecido como .30-30, até hoje comercialmente disponível em várias marcas e diversas pontas, mas nunca foi calibre de dotação militar, ao menos não no US Army.

Mas tá tri, vou tentar me atualizar...
Tulio sua ironia não me incomoda
Aqui vai a historia do round nato novamente
"The 7,62x51mm Nato round started to be developed in 1944, with the need of a better ballistic bullet for use in the M1 garand service rifle, with was it was inspired by other 2 casing bullet's that existed at the time, the .300 savage and the 7,82 (.308in) bullet
feeling the need to be able to use AP rounds like the 30-06 in a slightly shorter case, to avoid problems with over pressure, and to use regular BALL ammo, it was revealed in 1951, and the rights of production was bought by Winchester who produced the .308 WINCHESTER and in 1954 the United States army adopted the 7,62x51 NATO"

Quanto ao seu sarcasmo sobre os Rounds e o tamanho exato do seu casing, o finlandes 7,62x53 tem 53,55mm e o 7,62x54 tem na realidade 53,75mm

Kept you waiting, huh?
Ckrauslo
Sênior
Sênior

#13813 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 5:06 pm

Tulio tem uma diferença entre lua e marte entre uma arma, e milhões de modelos que usam a mesma munição, a mesma munição que ta enxurrando o mercado belico hoje em dia, uma munição que deixou de ser usada só no bloco comuna e ta sendo comprada e utilizada por muitos hoje, eles saem ganhando muito mais padronizando esse cartucho também

Kept you waiting, huh?
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#13814 Mensagem por Túlio » Sex Mar 13, 2015 5:15 pm

Ckrauslo escreveu:Tulio tem uma diferença entre lua e marte entre uma arma, e milhões de modelos que usam a mesma munição, a mesma munição que ta enxurrando o mercado belico hoje em dia, uma munição que deixou de ser usada só no bloco comuna e ta sendo comprada e utilizada por muitos hoje, eles saem ganhando muito mais padronizando esse cartucho também
Desculpes, cupincha, não quis parecer grosseiro mas é que fizeste uma salada tão grande que apenas quis separar o joio do trigo. Nas buenas, já escrevi aqui coisa errada também e não tive qualquer prurido em me retratar, pois não me senti "perdendo" um debate e sim GANHANDO, afinal, errei e um colega me ajudou a corrigir (ou seja, saí do debate sabendo mais do que sabia quando entrei: é assim que se ganha!). Aliás, volta e meia isto se repete, sinto dizer. Por outro lado, me orgulho de saber reconhecer quando sou avisado de que estou disseminando informação errada (desinformando), pois acontecimentos assim me ajudam a crescer.

De qualquer modo, renovadas desculpas.

Ckrauslo
Sênior
Sênior

#13815 Mensagem por Ckrauslo » Sex Mar 13, 2015 5:22 pm

Tulio, olha cara eu to pesquisando bastante tudo isso estou até embolando isso com meus estudos para um concurso
O que eu to tentando dizer "E fico lendo e re-lendo isso, em todos os meus post para ver se sai meio dificil de entender é que"
O 7,82mm (.308) já existia e foi empregado na guerra varias versões dele foram. e que o cartucho 51mm já existia antes disso
E que o Calibre de designação NATO, vem da junção de dois calibres que já existiam na busca de melhor performance
se estou fazendo uma lambança ou salada com o que tento dizer, é que é complicado debater por texto, já que uma hora alguém indaga algo e outro indaga coisa completamente diferente fica mais complicado manter a mesma linha de raciocínio e explicar com clareza
Mas se estava uma lambança e não davas de entender
Peço desculpas por isso

Kept you waiting, huh?
Responder