FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Moderador: Conselho de Moderação
- arcanjo
- Sênior
- Mensagens: 1923
- Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
- Localização: Santo André, SP
- Agradeceu: 381 vezes
- Agradeceram: 830 vezes
- Contato:
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
qui, 06/11/2014 - 11:50
FAB assina Contrato de Aquisição das Aeronaves GRIPEN NG que beneficiará a Marinha do Brasil
Sea Gripen na proa do NAe São Paulo
No dia 24 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024. O investimento de aproximadamente R$ 13 bilhões envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras.
A Embraer vai assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, com a participação de outras empresas brasileiras, proporcionando um salto de qualidade para a nossa indústria em geral.
Para a Marinha do Brasil, este contrato representa o primeiro passo de um processo o qual permitirá que, no futuro, tenhamos a possibilidade de dispor de um avião para emprego naval como versão da aeronave em uso pela FAB e de produção nacional, trazendo, com isso, todos os benefícios decorrentes.
Esse acordo de cooperação, que permitirá a transferência de tecnologia às indústrias brasileiras é tão relevante que o próprio presidente da SAAB, Hakan Buskhe, afirma em entrevista à imprensa: "Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças".
http://www.marinha.mil.br/noticias/fab- ... -do-brasil
abs.
arcanjo
FAB assina Contrato de Aquisição das Aeronaves GRIPEN NG que beneficiará a Marinha do Brasil
Sea Gripen na proa do NAe São Paulo
No dia 24 de outubro, a Força Aérea Brasileira (FAB) assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024. O investimento de aproximadamente R$ 13 bilhões envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras.
A Embraer vai assumir um papel de liderança na fabricação local dos aviões, com a participação de outras empresas brasileiras, proporcionando um salto de qualidade para a nossa indústria em geral.
Para a Marinha do Brasil, este contrato representa o primeiro passo de um processo o qual permitirá que, no futuro, tenhamos a possibilidade de dispor de um avião para emprego naval como versão da aeronave em uso pela FAB e de produção nacional, trazendo, com isso, todos os benefícios decorrentes.
Esse acordo de cooperação, que permitirá a transferência de tecnologia às indústrias brasileiras é tão relevante que o próprio presidente da SAAB, Hakan Buskhe, afirma em entrevista à imprensa: "Nós iremos transferir tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças".
http://www.marinha.mil.br/noticias/fab- ... -do-brasil
abs.
arcanjo
- faterra
- Sênior
- Mensagens: 5096
- Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Estas negociações entre FAB/SAAB não devem estar girando somente em 36 unidades! Na realidade, e já foi postado por aí, os números finais deverão ser de 100 a 120 unidades. Tudo bem, a perder de vista... afinal, os A-1's e F-5's terão de ser substituídos dentro dos próximos 10 a 15 anos . Ainda mais que andam falando na xepa de financiamento após o recebimento da última unidade! Neste caso, o céu é o limite!...
Sem falar nas unidades da MB!
Sem falar nas unidades da MB!
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37879
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
A demanda imediata da FAB, quanto a essas 36 unidades iniciais, é para substituírem, em tese, todos os Mirage do GDA.
No entanto, como pelo cronograma da FAB os primeiros F-5M começam, ou começariam, a sair de linha em 2017, pode ser que nem todos os Gripen E do primeiro lote sejam destinados aquele grupo, de forma a impedir um gap perigoso na disponibilidade do 1 GAvC e/ou do 1/14 Gav.
Eu particularmente dou isso como sendo tão certo quanto natural. A não ser que a FAB planeje substituí-los pelos F-5 jordanianos modernizados por último, ou quiçá pelos Gripen C/D que venham a ser empregados em leasing.
A lógica nos diz que um segundo lote, pós 2024, deverá incorrer nos 24 Sea Gripen que a MB deseja, e um segundo lote de, talvez, mais 36 Gripen E/F. Ou seja, mais 60 caças. Contudo, como se sabe, em não havendo compromisso ou responsabilidade do GF da hora, pode ser que nem uma coisa e nem outra aconteça.
Eu na verdade estou curioso para saber se, e quando, a FAB irá começar a pensar na 5a G como dada na END. Pois com o último dos 36 caças do lote inicial agora sendo entregue somente lá pela metade da próxima década, talvez seja interessante se pensar se valerá a pena continuar comprando um caça de 4,5a G em 3o ou 4o lotes para além de 2030, quando na verdade quase todo mundo com alguma importância, e inteligência, no mundo já estará usando ou em vias de usar seus próprios caças de 5a G. Claro, desconsiderando americanos, russos e chineses, que são um mundo a parte nessa história.
Penso que talvez o segundo lote a se encomendar do Gripen para a FAB e o primeiro para a MB, digamos, em 2025 seja o limite para este caça. E depois disso, comecemos a pensar seriamente na próxima geração, a fim de não chegarmos tão atrasados no negócio.
Ainda haverá ao menos 53 A-1M a se substituir, e ao menos mais 24 caças navais a serem adquiridos pela MB.
Bom, uma demanda teórica de 77 caças de 5a G já é um bom começo para um país tão pacífico quanto inepto como o nosso. E se certa proposta de Nae levar o PRONAE como espero, com certeza não ficaremos nestes números...
abs.
No entanto, como pelo cronograma da FAB os primeiros F-5M começam, ou começariam, a sair de linha em 2017, pode ser que nem todos os Gripen E do primeiro lote sejam destinados aquele grupo, de forma a impedir um gap perigoso na disponibilidade do 1 GAvC e/ou do 1/14 Gav.
Eu particularmente dou isso como sendo tão certo quanto natural. A não ser que a FAB planeje substituí-los pelos F-5 jordanianos modernizados por último, ou quiçá pelos Gripen C/D que venham a ser empregados em leasing.
A lógica nos diz que um segundo lote, pós 2024, deverá incorrer nos 24 Sea Gripen que a MB deseja, e um segundo lote de, talvez, mais 36 Gripen E/F. Ou seja, mais 60 caças. Contudo, como se sabe, em não havendo compromisso ou responsabilidade do GF da hora, pode ser que nem uma coisa e nem outra aconteça.
Eu na verdade estou curioso para saber se, e quando, a FAB irá começar a pensar na 5a G como dada na END. Pois com o último dos 36 caças do lote inicial agora sendo entregue somente lá pela metade da próxima década, talvez seja interessante se pensar se valerá a pena continuar comprando um caça de 4,5a G em 3o ou 4o lotes para além de 2030, quando na verdade quase todo mundo com alguma importância, e inteligência, no mundo já estará usando ou em vias de usar seus próprios caças de 5a G. Claro, desconsiderando americanos, russos e chineses, que são um mundo a parte nessa história.
Penso que talvez o segundo lote a se encomendar do Gripen para a FAB e o primeiro para a MB, digamos, em 2025 seja o limite para este caça. E depois disso, comecemos a pensar seriamente na próxima geração, a fim de não chegarmos tão atrasados no negócio.
Ainda haverá ao menos 53 A-1M a se substituir, e ao menos mais 24 caças navais a serem adquiridos pela MB.
Bom, uma demanda teórica de 77 caças de 5a G já é um bom começo para um país tão pacífico quanto inepto como o nosso. E se certa proposta de Nae levar o PRONAE como espero, com certeza não ficaremos nestes números...
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Eu espero que as nossas FAs não supram a sua demanda somente pensando em aeronaves de 4 geração... e isso lá por 2025++.
Não acho que é algo que valha a pena.
[]s
CB_Lima
Não acho que é algo que valha a pena.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37879
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Concordo. Também não. E para isso, em termos práticos, temos de ter uma demanda real (A-1/F-5 e/ou Gripen N) para mostrar que temos a necessidade.
Sem isso, vamos de 4,5a G até bem depois de 2050...
abs
Sem isso, vamos de 4,5a G até bem depois de 2050...
abs
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Sim... sou da opinião que temos que ter 2 planos... "x" aeronaves de 4 geração para suprirem a nossa obsolência (que é grande), e "y" aeronaves de 5 geração para estarmos 'a par' com o resto dos países tão capazes quanto nós que já estão tratando desse assunto hoje!FCarvalho escreveu:Concordo. Também não. E para isso, em termos práticos, temos de ter uma demanda real (A-1/F-5 e/ou Gripen N) para mostrar que temos a necessidade.
Sem isso, vamos de 4,5a G até bem depois de 2050...
abs
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- faterra
- Sênior
- Mensagens: 5096
- Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
- Localização: Belo Horizonte - MG
- Agradeceu: 89 vezes
- Agradeceram: 79 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Também concordo. A FAB e a MB, para se garantirem, deveriam agarrar-se ao atual GF, "o benevolente", e arrancar-lhe o contrato de desenvolvimento do 5ª geração e de tudo que for possível a mais. Se forem esperar pelo "bom senso" de outros governos futuros, elas poderão ficar a "ver navios" por mais 40 anos.
Agora, quebra o galho, né! Vejam se adquire vetores que causem PAVOR! Respeito a gente tem é de garrucha velha e enferrujada.
Agora, quebra o galho, né! Vejam se adquire vetores que causem PAVOR! Respeito a gente tem é de garrucha velha e enferrujada.
Um abraço!
Fernando Augusto Terra
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Pq os F5 começam a dar baixa em 2017?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37879
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Cronograma da FAB. São as células mais antigas e voadas. Os primeiros a serem modernizados no início deste século.
abs.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37879
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Se avexe não Fernando, fique tranquilo.faterra escreveu:Também concordo. A FAB e a MB, para se garantirem, deveriam agarrar-se ao atual GF, "o benevolente", e arrancar-lhe o contrato de desenvolvimento do 5ª geração e de tudo que for possível a mais. Se forem esperar pelo "bom senso" de outros governos futuros, elas poderão ficar a "ver navios" por mais 40 anos.
Agora, quebra o galho, né! Vejam se adquire vetores que causem PAVOR! Respeito a gente tem é de garrucha velha e enferrujada.
Depois do atual GF, "o Benevolente", ainda podemos aguardar sem maiores probelamas a sequencia do GF "o Intrépido II".
Se continuarmos neste ritmo, chegamos na 6a G ainda antes do fim da segunda metade deste século.
abs.
Carpe Diem
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37879
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Uma matéria bacana que saiu hoje no Kavoc sobre o Gripen N
Sea Gripen: delírio ou realidade?
Publicado em 23/02/2015 por Giordani em Curiosidades, Imagens
http://www.cavok.com.br/blog/?p=84387
Um pouco de história é sempre bom para "alumiar" as idéias.
abs.
Sea Gripen: delírio ou realidade?
Publicado em 23/02/2015 por Giordani em Curiosidades, Imagens
http://www.cavok.com.br/blog/?p=84387
Um pouco de história é sempre bom para "alumiar" as idéias.
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
O futuro caça naval da MB vai ser o ST, baseado em terra.
Grande abraço
Grande abraço
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37879
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5704 vezes
- Agradeceram: 3255 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Alô? Talharim, é você?juarez castro escreveu:O futuro caça naval da MB vai ser o ST, baseado em terra.
Grande abraço
abs.
Carpe Diem
-
- Sênior
- Mensagens: 3632
- Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
- Agradeceram: 4 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Não não é ele, é realidade batendo a porta.
Grande abraço
Grande abraço
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: FX-N - Um caça para a Aviação Naval da MB
Bom... pelo menos assim a MB ganha a bendita autorização para operar aeronaves em Terra!
[]s
CB_Lima
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima