Mundo Árabe em Ebulição

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6571 Mensagem por EDSON » Ter Fev 03, 2015 2:36 pm

wagnerm25 escreveu:
EDSON escreveu:
E ai você se atualizou agora?

Forças curdas assumem o controle de Kirkuk após fuga de tropas iraquianas
quinta-feira, 12 de junho de 2014 07:49 BRT Imprimir [-] Texto [+]
ARBIL Iraque (Reuters) - Forças curdas assumiram pleno controle da cidade iraquiana rica em petróleo Kirkuk, depois que o Exército federal iraquiano abandonou suas bases na área, disse um porta-voz militar curdo nesta quinta-feira.

Kirkuk está no centro de uma antiga disputa entre o governo federal, em Bagdá, e os curdos, que administram sua região autônoma no norte do país e têm uma força militar chamada peshmerga.

"Toda Kirkuk caiu em mãos da peshmerga", disse Jabbar Yawar, referindo-se às forças curdas. "Nenhum exército iraquiano permanece em Kirkuk agora."

A investida ocorreu depois que soldados iraquianos abandonaram suas posições em Mosul e várias outras cidades temendo um massacre por parte dos insurgentes radicais sunitas do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

O EIIL informou em um comunicado que agora está avançando rumo a Bagdá.

(Reportagem de Isabel Coles)

Essa matéria que tu indicou só reforça o fato de que Kirkuk é sempre foi uma cidade Curda. Esteve na mão do Saddam por um tempo por força da espada, não porque os Curdos em algum momento a tivessem abandonado.

Kirkuk's history

The Hurrians, the main ancestors of Kurds, established Nuzi and Arappha, modern-day Kirkuk. Historians agree Kurds are an autochthonous race which is the result of mainly the Caucasian race (Hurrians that populated large parts of Middle East), which was Aryanized by different Indo-European tribes, the last one being the Medes. Many tribal names designated to different kingdoms in ancient Kurdistan were part of the Hurrian race, including Lulus, Subartus, Gutians, Urartus, Manneans and Khaldis. In addition to the Indo-European tribes that Aryanized ancient Kurdistan, many ancient kingdoms ruled under their tribal names like Mitannis, Kassites, Hittites, Scythians, Sagartians, and the last, most well-known group, the Medes. The Median tribes united Kurdistan culturally and geographically, and the Median Kurdish Empire was the last state that united all parts of Kurdistan and went far beyond to the east to Bactria (Afghanistan) and west Aegean Sea (western Turkey). After that, ancient Kurds had different kingdoms and vassal states in different parts of Kurdistan, under various empires.

The Kurdish tribes around Kirkuk still hold their ancient Hurrian names, like Zangna, Talabani and Jabbari, which are mentioned in the tablets of ancient Hurrian city of Arappha (Kirkuk). Later, many empires and states invaded Kirkuk and the rest of Kurdistan. The sources of Aramaic Christian priests mention the region of Beth Garma (Garmian region) which is part of Ba-Qerdi (House of Kurds or land of Kurds). Arab and Turkish Ottoman sources reiterate this. Mosul Wilayet of the Ottoman state was a Kurdish state under the British occupation of Iraq, and incorporated it into the country to make it a viable state using Kirkuk's oil, to link it to the rest of its territory in the Middle East. The British conducted a census between 1918 and the early 1920s in Kirkuk province, and it clearly indicates a Kurdish majority in the province.

E olha só o que eu achei, inclusive com os termos que usei. O cara do Tweet abaixo é um ativista Curdo. Olha o que ele fala de Kirkuk:

Imagem

Se tu duvida, acessa a conta dele. Está aí na imagem.

E só para lembrar, o estado Iraquiano está em decomposição. Tu acha que algum dia algum general Iraquiano vai querer confrontar os Curdos? Fugiram até do ISIS...
Ai esta . Você mesmo sabe que não existe mais Estado Iraquiano( Criação Britânica que não levou a composição da população, se precisasse voltar la já estaria dividido para conquistar) e o fato é que os curdos nunca tiveram seu controle mas se por ventura controlarem esta cidade e isto desde meio do ano passado e não entregarem mais ao governo de Bagdá e anexarem ao Curdistão Livre do Iraque vamos ver mais sangue rolar acho que isto não fica barato. O ISIS atacou a cidade simplesmente para desviar esforços do norte não acho que eles fossem capazes de levar a cidade de roldão em uma investida suicida.

E o que mostra só corrobora com que falei. Não era parte até agora do da administração do Curdistão, ou seja, sob sua tutela pois os lucros do petróleo que é o que interessa era dividido. Agora eu não sei se os curdos serão voluntariosos, mas deveriam ser já que haviam aceitado o controle de Bagdá sobre a cidade o jogo não acabou neste assunto acho eu que um dia veremos mais deste assunto.
Exército federal iraquiano abandonou suas bases na área
Era do controle do governo iraquiano (Xiita é claro duvido que as tribos sunitas tenham visto a cor do dinheiro desde que Saddam foi enforcado.) e isto é fato e não desmentido por ninguém.




Avatar do usuário
Tiger
Júnior
Júnior
Mensagens: 30
Registrado em: Sáb Ago 27, 2005 4:31 pm

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6572 Mensagem por Tiger » Ter Fev 03, 2015 3:20 pm





Avante Brasil!
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6573 Mensagem por wagnerm25 » Ter Fev 03, 2015 3:27 pm

Tiger escreveu:Queimaram o piloto jordaniano

http://oglobo.globo.com/mundo/estado-is ... o-15231392
Bestial, mas nada que os cristãos já não tivessem feito, muito embora na idade média.

É meio que impossível, mas a única saída para acabar com o ISIS é eliminar todos seus membros/simpatizantes.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38099
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2628 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6574 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 03, 2015 4:46 pm

"OLHO POR OLHO"

Imagem
O piloto jordano Muath al-Kaseasbeh junto a um F-16 como o que pilotava quando se despenhou na Síria

O Estado Islâmico ameaça executar o piloto jordano que tem refém, se a Jordânia não libertar o jihadista Sajida al-Rishawi. O governo jordano no entanto já informou não ceder a ameaças, avisando que retaliará, caso Muath al-Kaseasbeh seja morto.

“Matem o nosso piloto e nós iremos executar todos os vossos prisioneiros”. Terá sido esta a mensagem que o governo jordano enviou ao Estado Islâmico, segundo o correspondente internacional do jornal Al Rai que foi entrevistado pelo Daily Mail.

“O governo avisou que se eles matarem o piloto serão implementadas sentenças de morte a Sajida al-Rishawi e a outros prisioneiros do ISIS o mais depressa possível”, explicou o correspondente Elijah Magnier.

O piloto Muath al-Kaseasbeh foi capturado pelos jihadistas em dezembro passado, depois do F-16 que pilotava se ter despenhado em Raqqa, na Síria, devido a uma falha mecânica e não por ação de fogo inimigo, como inicialmente foi noticiado.


:arrow: http://www.passarodeferro.com/2015/02/o ... m2015.html




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6575 Mensagem por prp » Ter Fev 03, 2015 5:43 pm

:shock: :shock:
Nova técnica contra o terror, combater o terror com terror :twisted: :twisted:




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54795
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2314 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6576 Mensagem por P44 » Ter Fev 03, 2015 5:52 pm

Jordânia promete vingar morte do piloto
Última atualização hoje às 18:49,
Publicado hoje às 17:18
As Forças Armadas jordanas prometeram vingar a morte do piloto assassinado pelo Estado Islâmico. «A vingança vai ser tão grande como a calamidade que atingiu a Jordânia», disse o porta-voz das Forças Armadas, o Coronel Mamdouh al Ameri.

O grupo extremista Estado Islâmico divulgou hoje um vídeo em que afirma ter queimado vivo o piloto jordano, capturado em dezembro, no qual divulga alegadas imagens do ato.

O vídeo, segundo agências internacionais, mostra um homem, apresentado como Maaz al-Kassasbeh, envolto em chamas dentro de uma cela metálica.

A autenticidade das imagens não foi confirmada até ao momento.

Os terroristas ameaçavam executar o piloto se Amã não libertasse Sajida al-Rishawi, uma mulher jihadista iraquiana que está presa naquele país, no corredor da morte.

Sajida al-Rishawi esteve envolvida nos atentados a três hotéis em Amã, em 2005, realizados pela Al-Qaida e que mataram 60 pessoas.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interna ... id=4379506




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6577 Mensagem por Clermont » Ter Fev 03, 2015 8:15 pm

Se as autoridades jordanianas estão mesmo tão indignadas, então, deveriam renegar qualquer ligação com a oposição ao governo sírio, restabelecer os laços de amizade com o governo de Damasco e enviar tropas jordanianas para luta ao lado do Exército sírio contra o EI, a al-Qaeda e os demais opositores do governo Assad.

Agora, será que o governo da Jordânia tem coragem pra tanto? Já que isso significa contrariar os EUA, a Arábia Saudita e a Turquia, é de se duvidar.

Apoiar o governo da Síria é a única forma de destruir o Estado Islâmico.




Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6578 Mensagem por Wingate » Ter Fev 03, 2015 8:17 pm

Esse Estado Islâmico, com sua barbárie, está causando sua própria e inexorável destruição. Estão dando rajadas (nem digo mais tiros) nos próprios pés.

Wingate




Avatar do usuário
EDSON
Sênior
Sênior
Mensagens: 7303
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 4:12 pm
Localização: CURITIBA/PR
Agradeceram: 335 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6579 Mensagem por EDSON » Ter Fev 03, 2015 11:02 pm

Isto na verdade é para aterrorizar outros pilotos.

-Se teu avião estragar e nós te capturarmos...




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6580 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 03, 2015 11:13 pm

Clermont escreveu:Se as autoridades jordanianas estão mesmo tão indignadas, então, deveriam renegar qualquer ligação com a oposição ao governo sírio, restabelecer os laços de amizade com o governo de Damasco e enviar tropas jordanianas para luta ao lado do Exército sírio contra o EI, a al-Qaeda e os demais opositores do governo Assad.

Agora, será que o governo da Jordânia tem coragem pra tanto? Já que isso significa contrariar os EUA, a Arábia Saudita e a Turquia, é de se duvidar.

Apoiar o governo da Síria é a única forma de destruir o Estado Islâmico.
E além disso, é apoiar um país curdo independente, uma coisa que desagrada Turquia, Iraque, Síria e Irã. A coisa é complicada.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8656
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 394 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6581 Mensagem por prp » Qua Fev 04, 2015 3:19 am

Enquanto isso, a oposição moderada síria, abertamente apoiada pelos homens bons...




Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6582 Mensagem por cassiosemasas » Qua Fev 04, 2015 8:01 am

Jordânia diz ter executado jihadista iraquiana condenada à morte
Sajida al-Rishawi, aguardava cumprimento da pena presa desde 2006.
Medida foi tomada após Estado Islâmico ter queimado vivo piloto jordaniano.

Imagem [002]

A Jordânia informou nesta quarta-feira (4) que a jihadista iraquiana presa no país, Sajida al Rishawi, foi executada por enforcamento. Além dela, outro preso acusado de terrorismo foi executado da mesma forma. A soltura dela chegou a ser negociada com o Estado Islâmico em troca da libertação de Muath al-Kasaesbeh, piloto jordaniano que era refém dos extremistas e que foi queimado vivo.

As execuções por enforcamento foram confirmadas pelo porta-voz do governo, Mohammed al-Momani, de acordo com meios da imprensa local, entre eles o jornal "Al Ghadd".
Depois do novo crime brutal da organização jihadista, que divulgou um vídeo que mostra o piloto de 26 anos sendo queimado em uma jaula, uma fonte das forças de segurança da Jordânia afirmou na terça-feira que jihadistas detidos seriam enforcados.
Com 44 anos, Sajida al-Rishawi estava detida em uma prisão jordaniana desde a sua condenação à morte, em setembro de 2006, por atos terroristas que remontam a 9 de novembro de 2005, quando ela foi detida com coletes explosivos em uma ação terrorista frustrada na cidade de Amã.

O outro preso executado é Ziad al Karbuli, um ajudante do líder terrorista Abu Musab al-Zarqawi, morto em um bombardeio americano no Iraque em 2006. Karbuli, detido em território iraquiano pelo Exército jordaniano, foi condenado à morte em 2008 pelo assassinato de um motorista jordaniano.

A ação que serviria como uma resposta aos militantes do Estado Islâmico já tinha sido cogitada pelo pelo porta-voz do Exército após o governo da Jordânia ter confirmado a morte do refém. De acordo com a Jordânia, a execução do piloto teria ocorrido há um mês, no dia 3 de janeiro, segundo veiculado pela TV estatal.

Após a divulgação do vídeo, o rei Abdullah II interrompeu sua visita aos Estados Unidos e está voltando para a Jordânia. Na TV estatal, o rei disse que a morte do piloto é um ato de "terror covarde" de um grupo sem nenhuma relação com o Islã. Familiares do piloto disseram à Reuters que foram informados de sua morte pelo chefe das forças armadas da Jordânia.

fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/ ... encia.html
para quem ainda não viu o vídeo do piloto queimado vivo segue abaixo.

Spoiler!




...
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6583 Mensagem por wagnerm25 » Qua Fev 04, 2015 8:22 am

EDSON escreveu:Isto na verdade é para aterrorizar outros pilotos.

-Se teu avião estragar e nós te capturarmos...
E parece que surtiu efeito. Os Emirados Árabes desistiram de participar dos ataques aéreos justamente por medo que aconteça o mesmo com seus pilotos.

"The United Arab Emirates, a crucial Arab ally in the American-led coalition against the Islamic State, suspended airstrikes against the Sunni extremist group in December, citing fears for its pilots’ safety after a Jordanian pilot was captured and who the extremists said had been burned to death, United States officials said Tuesday."

http://www.nytimes.com/2015/02/04/world ... times&_r=1

Ser piloto de caça não é igual a pilotar carrinho choque na Disneylândia, alguém precisa avisar aos nobres Emires.




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6584 Mensagem por wagnerm25 » Qua Fev 04, 2015 8:24 am

E não basta o barbarismo, tem que ter o sadismo também.

Imagem




Avatar do usuário
cassiosemasas
Sênior
Sênior
Mensagens: 2700
Registrado em: Qui Set 24, 2009 10:28 am
Agradeceram: 86 vezes

Re: Mundo Árabe em Ebulição

#6585 Mensagem por cassiosemasas » Qua Fev 04, 2015 8:35 am

wagnerm25 escreveu:E não basta o barbarismo, tem que ter o sadismo também.

Imagem
A Jordânia poderia liberara filmagem da dona sendo enforcada...olho olho horas....aonde vamos parar...




...
Responder