A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#12076 Mensagem por juarez castro » Ter Jan 13, 2015 11:31 pm

Me arrisco mesmo a pensar que se a patrulha naval tivesse sido repassada à MB 18 anos atrás, quando da mudança legal para a aviação naval, hoje sua situação fosse bem diferente da que vemos agora, quando se encontra praticamente extinta na FAB e sobrevivendo à míngua de um mísero esquadrão com 8 aviões recauchutados, e dependentes de uma logística, sistemas embarcados e armas importadas. Pode até ser que não tivéssemos P-3, mas talvez, em concordância consigo, teríamos uns 20/15 Bandeirulhas operando de forma coerente com suas capacidades e condições. Ou mesmo quem sabe, até mesmo mais P-3 do que temos hoje, e divididos em nossos 4 esquadrões. Vai saber.

Carvalho, vou repetir pela enésima vez, a FAB ofertou a av patrulha a MB no inicio da década de 2000, e esta declinou porque?

Porque a marinha sabe quanto custa manter atualizada uma aeronave de patrulha e ASW e sabe ainda que esta é uma das poucas aviações que não se resolve com simulador, porque aeronave de patrulha tem que patrulhar.
Sobre a situação dos P 3,o fato de estarem com a FAB ou com a MB não alteraria a questão de seus equipamentos de missão pois ate o presente momento não conseguimos fabricar os sistemas de ponta embarcados nesta aeronave.

Sobre a tua colocação de que se estivessem com a MB estariam melhor, só para te lembrar, a Marinha comprou 23 A 4 Ku em 1998 se não me engano, descartou 5 células, tem 18 no inventário e até hoje, passados 16 anos não conseguiu voar com mais de quatro células simultaneamente e não conseguiu realizar nenhuma operação de treinamento de combate embarcado, então meu amigo, se os P 3 por lá estivesse, talvez nem voando estariam .

A oferta foi feita na época da aquisição do SP, e era ele ou av de patrulha,a Marinha optou pelo segundo e aí está, os fatos falam por si próprios.

Carvalho, eu noto que se vendeu um mantra de que parte dos problemas enfrentados pela av naval da MB é culpa da FAB e que na mãos da Marinha coc...vira ouro, isto é uma informação que foi plantada em alguns meios de comunicação e de mídia de defesa por um cidadão muito mal intencionado e que despeja suas frustrações de concorrência ao quadro de oficial general que foram malogradas, mas isto é assunto para outro tópico.
Carvalho, realmente até o final da década de oitenta a FAB tinha um bando de descerebrados, arrogantes e recheados de empáfia que fizeram todo o tipo de merd....possível sobre este assunto, mas isto mudou e muito nos últimos anos, hoje se a Marinha abraçasse a aviação de patrulha a FAB agradeceria e repassaria de bom grado, porque??

Porque custa muita grana manter é tão ou mais caro do que um caça moderno pelas razões que eu já expliquei anteriormente, então meu amigo deleta estas bobagens ditas por aí, tenha em mente que dois mais dois é quatro e ter ou comprar não significa poder operar.

Grande abraço




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: A-12

#12077 Mensagem por JL » Qua Jan 14, 2015 12:05 am

Se alguém souber por favor poste as respostas, quantitativas, para as seguintes perguntas, referentes ao nosso navio São Paulo:

Quantos compartimentos o São Paulo possui?
Quantas caldeiras? Acho que são 8?
Quantos quilômetros de tubulações de vapor o São Paulo tem?
Quantas válvulas nas tubulações de vapor?
Quantos sistemas acessórios as tubulações de vapor possuem?
Quantas turbinas a vapor? duas?
Qual é o tamanho destas turbinas?
Quantos mancais os eixos principais tem?
Quantos quilômetros de tubulações de esgoto, lastro etc?
Quantas bombas de água, esgoto, de combate a incêndio, etc?
Quantas válvulas estas tubulações possuem?
Quantos quilômetros de tubulação de ar comprimido?
Quantas válvulas, purgadores e outros acessórios estas tubulações tem?
Quantos quilômetros de cabos elétricos?
Quantos interruptores, disjuntores, chaves elétricas?
Quantas luminárias?
Quantos sistemas de ar condicionado?
Quantas toneladas de amianto (cancerígeno) este navio tem?
Bem, bem pois se alguém souber responder eu diria que mesmo sem nunca ter entrado no interior destes compartimentos vedados a visitação pública eu diria que muita coisa dos itens citados acima vai ter que ser substituídos. Este navio deve usar vapor para quase tudo, deve ter tubo de vapor para todo o canto do navio. Vai custar tanto quanto refazer uma grande instalação industrial, pode ter certeza que vai. Isso não estou levando em conta nadinha com relação aos sistemas militares.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: A-12

#12078 Mensagem por talharim » Qua Jan 14, 2015 8:00 am

COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE
NAVIO-AERÓDROMO SÃO PAULO

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO Nº 25/2014 - UASG 791603
Nº Processo: 63990001235201356 . Objeto: Pregão Eletrônico - Contratação
de serviços de substituição da rede sanitária do navio, conforme
condições, quantidades e exigências estabelecidas no Termo de
Referência.
Total de Itens Licitados: 00008. Edital: 14/01/2015 de
09h00 às 11h30 e de 13h às 15h30. Endereço: Ilha Das Cobras, S/n
Centro - RIO DE JANEIRO - RJ. Entrega das Propostas: a partir de
14/01/2015 às 09h00 no site www.comprasnet.gov.br.. Abertura das
Propostas: 26/01/2015 às 09h00 site www.comprasnet.gov.br.
ALEXANDRE RABELLO DE FARIA
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 13/01/2015) 791603-00001-2015NE000001




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: A-12

#12079 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jan 14, 2015 11:09 am

juarez castro escreveu:
Carlos Lima escreveu: Eu não acho que o custo de fazer o que a MB pretende fazer no SP vai custar esse Bilhão de Dólares.

Custou mais do que isso para a China e para a Índia porque eles só tinham a carcaça e absolutamente nada mais.

[]s
CB_Lima
Vamos então fazer umas perguntas;

Quanto vai custar a aquisição dos Grupos geradores diesel de grande porte que irão substitui as caldeiras e os turbo geradores encarregados de geral energia principal ao navio???
Quanto vai custar um novo QTA para gerenciar estes novos grupos
Quanto vai custar a reforma do aparelho de parada?
Quanto vai custar a reforma da catapulta?
Quanto vai custar um radar 3 D moderno?
Quanto vai custar um sistema AAW com radar diretor de tiro???
Quanto vai custar dois CIWS com seus respectivos diretores e iluminadores de tiro???
Quanto vai custar um sistema ativo de contra medidas??
Quanto vai custar a instalação e integração de um sistema despiste contra mísseis??

A lista de itens a serem modernizados é muito maior, mas pincei alguns que se somados devem passar dos 500 milhões de dólares, o final, bom final só deus sabe.

Grande abraço
quanto vai custar um sistema de despiste de torpedos moderno?

Juarez, a MB estimou em U$ 400 mi a reforma completa do A-12.

Mesmo que seja U$ 500 mi, você aposentaria o A-12 e FARIA O QUE COM u$ 500 MI???

eu já te fiz esta pergunta e até agora não tive resposta.

Estou curioso para a sua solução econômica porque U$ 400 mi ou U$ 500 mi parece muito, mas é POUCO.

Daria para aposentar o A-12 e construir 1 CV-03 a mais. Em vez de 4 poderíamos encomendar 5 unidades.

Eu prefiro ter o A-12 do que uma corveta a mais.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: A-12

#12080 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jan 14, 2015 11:56 am

juarez castro escreveu:
ABULDOG74 escreveu: Olá camarada, você está errado; estamos dando um fator dissuasório .

ADSUMUS
Boa noite cidadão! qual é exatamente o fator dissuasório provocado pela ida ao mar em combate do SP com seis ou sete a 4 a bordo e dois Tracker???

Grande abraço
Olá camarada, serão 12 células de A-4M modernizadas, essa sua conta é para exercício e mares tranquilos.

ADSUMUS




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: A-12

#12081 Mensagem por ABULDOG74 » Qua Jan 14, 2015 11:58 am

Sem falar que poderemos ter SEA GRIPENS nele, de início mesclado com os A-4M e aos poucos, e depois somente GRIFOS.

ADSUMUS




juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#12082 Mensagem por juarez castro » Qua Jan 14, 2015 12:48 pm

ABULDOG74 escreveu:
juarez castro escreveu: Boa noite cidadão! qual é exatamente o fator dissuasório provocado pela ida ao mar em combate do SP com seis ou sete a 4 a bordo e dois Tracker???

Grande abraço
Olá camarada, serão 12 células de A-4M modernizadas, essa sua conta é para exercício e mares tranquilos.

ADSUMUS
Caro cidadão! Em um dado momento que a Marinha vir a operar com os 12 lá adiante ela não terá nenhum disponível, isto nós chamamos de diagonal de manutenção, cabe ainda ressaltar que ela Marinha não pretendia/pretende operar embarcada com as células biplace em função de serem poucas e não poder correr o risco de perder alguma em acidente de pouso o lançamento.
como tu citastes "elemento dissuasório, que esta ação deva se dar a beira do conflito, portanto a situação seria mais ou menos esta que eu citei.

Grande abraço




JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: A-12

#12083 Mensagem por JL » Qua Jan 14, 2015 12:53 pm

Luiz a MB estimou US$ 400 milhões, pode crer que vai ser muito mais, quando começarem a desmontar vai aparecer mais e mais coisas para fazer é que nem carro velho, quando se desmonta tudo em proporções gigantescas. O São Paulo é um navio imenso. Devo lembrar quanto tempo demorou para se construir a corveta Barroso; Com os problemas nacionais, quantos anos esta reforma vai se arrastar, os custos vão aumentar muito durante o processo.

Quanto ao Sea Gripen, não temos ainda nem o Gripen NG, imagina quanto tempo vai demorar para desenvolvemos uma versão naval.

Volto a mesma tecla: partir para um navio novo, sai mais caro, mais será um produto novo. Deixar os Skyhawks modernizados em terra, mudando a parte legal sobre o assunto, preservando um núcleo de aviação de caça com formação de pilotos e capacidade de ataque naval, adotando se um míssil anti-navio para estas aeronaves e iniciar as negociações com os EUA para que no futuro possamos ser um dos operadores do F 35, tendo algumas aeronaves, talvez 06 ou 08 ou se tivermos mais dinheiro 10 a 12 unidades. Devido ao alto custo desta aeronave.

Ressalto ainda que em se tratando do São Paulo, se a Marinha adota-se a rampa, poderia se utilizar o TEJAS navalizado da India.

Vejam o link oficial http://www.tejas.gov.in/




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
juarez castro
Sênior
Sênior
Mensagens: 3632
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:16 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#12084 Mensagem por juarez castro » Qua Jan 14, 2015 1:19 pm

Luís Henrique escreveu:
juarez castro escreveu: Vamos então fazer umas perguntas;

Quanto vai custar a aquisição dos Grupos geradores diesel de grande porte que irão substitui as caldeiras e os turbo geradores encarregados de geral energia principal ao navio???
Quanto vai custar um novo QTA para gerenciar estes novos grupos
Quanto vai custar a reforma do aparelho de parada?
Quanto vai custar a reforma da catapulta?
Quanto vai custar um radar 3 D moderno?
Quanto vai custar um sistema AAW com radar diretor de tiro???
Quanto vai custar dois CIWS com seus respectivos diretores e iluminadores de tiro???
Quanto vai custar um sistema ativo de contra medidas??
Quanto vai custar a instalação e integração de um sistema despiste contra mísseis??

A lista de itens a serem modernizados é muito maior, mas pincei alguns que se somados devem passar dos 500 milhões de dólares, o final, bom final só deus sabe.

Grande abraço
quanto vai custar um sistema de despiste de torpedos moderno?

Juarez, a MB estimou em U$ 400 mi a reforma completa do A-12.

Mesmo que seja U$ 500 mi, você aposentaria o A-12 e FARIA O QUE COM u$ 500 MI???

eu já te fiz esta pergunta e até agora não tive resposta.

Estou curioso para a sua solução econômica porque U$ 400 mi ou U$ 500 mi parece muito, mas é POUCO.

Daria para aposentar o A-12 e construir 1 CV-03 a mais. Em vez de 4 poderíamos encomendar 5 unidades.

Eu prefiro ter o A-12 do que uma corveta a mais.
Boa tarde Luiz Henrique!

Eu já respondi esta pergunta, mas não encontrei em qual tópico nós falamos sobre isto, mas via de novo:

Luiz, eu não posso estimar quanto vai custar a reforma do SP, mas pelo que foi feito no Indiano e seu custo(do chinês infelizmente não temos dados concretos sobre custos) isto vai ir muito mais longe do que 500 milhões de dólares e consumirá o resto do din din que a MB tem para manter a força de superfície e a manutenção dos Subs Tupi.

Luiz antes de somar coisas novas, a MB deveria se preocupar em por o que tem hoje em condições plenamente operacionais:
Vamos pegar as corvetas Inhaúma, três delas estão paradas , duas estão PMG e uma sem recursos para tal empreitada, sendo que a volta estimada da primeira delas é para 2016 ou 17, a Frontin como todos nós sabemos foi para a reserva porque desde a sua incorporação não sofreu nenhum de manutenção preventiva, e ponto de deterioração chegou a tal nível que a Marinha se viu obrigada descomissiona-la.
Das três T 22, duas fizeram seu PMG, porém mantendo os mesmos sistemas e armas que possuíam , apenas forma postos em condições operacionais, nada de novo foi acrescentado, sendo que a Bosisio deverá ser a próxima da fila a dar baixa dado o seu estado geral.
Das seis Niterói, uma está parada, desde aquele acidente no litoral do RJ, foi parcialmente scrapeada para atender as Fragatas que estavam no Líbano e dizem que está entrando em PMG e poderá ser recuperada.
Os Subs Tupi, um deles agora foi colocado no AMRJ para PMG, mas só vão começar a meter a mão nele de verdade talvez em março dado a falta de recursos, sendo que a Marinha tem 20 milhões de reais por ano para manutenção dos mesmos quando precisaria disto para manter adequadamente cada SUB.
Luiz Henrique com este dinheiro eu ponho toda a força de superfície em condições operacionais, coloco em dias os PMG dos Tupis, faço uma modernização de verdade nas corvetas Inháuma para que possam aguentar o tranco até 2015 ou mais, trago a Defensora de volta e coloco a prateleira de suprimentos em dia.
Na aviação naval daria para acelerar a modernização dos oito Lynx que é vital hoje para a força.
Em fim priorizaria se por a esquadra em plenas condições.

Grande abraço




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: A-12

#12085 Mensagem por alex » Qua Jan 14, 2015 2:05 pm

Vejo o SP como formador da aviação embarcada e para uma possivel extração de civis em algum pais do mundo, fora isso não vejo muito valore militar para este navio. Estamos tentando encaixar um avião de combate moderno no SP quando deveriamos construir um navio que pudesse aceitar vários aviões.




Avatar do usuário
sarto
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 243
Registrado em: Qui Ago 20, 2009 7:02 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: A-12

#12086 Mensagem por sarto » Qua Jan 14, 2015 2:56 pm

Meus queridos,se não for feita a reforma no A-12,estes 500 milhões vão parar na conta do tal de superávit primário. Os senhores ainda não aprenderam a lição?!?!




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A-12

#12087 Mensagem por joao fernando » Qua Jan 14, 2015 3:18 pm

sarto escreveu:Meus queridos,se não for feita a reforma no A-12,estes 500 milhões vão parar na conta do tal de superávit primário. Os senhores ainda não aprenderam a lição?!?!
Nesse caso, "Não ter tbem não é operar" rsssss...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 38264
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2655 vezes

Re: A-12

#12088 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 14, 2015 3:19 pm

Não.

O Marino já disse isso várias vezes, mas o pessoal continua a achar que qualquer real salvo pela Marinha Brasileira, pode ser usada noutro projecto.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Knight
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 289
Registrado em: Dom Jul 08, 2007 12:26 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: A-12

#12089 Mensagem por Knight » Qua Jan 14, 2015 3:25 pm

Acredito que o A-12 modernizado vale mais que qualquer fragata do Prosuper. Em vários comentários e conversas com marinheiros é sempre destacado o quão desequilibrante é ter um Nae contra quem não tem.

Tirando o "Tio" que em breve terá duas dúzias de Nae (e assemelhados), ninguém consegue ser onipresente com uma nave dessas.

Sempre vai ter espaço pra desequilibrar o jogo, mesmo com um Nae modesto.

"Vender" um ativo para pagar despesas correntes hoje é arriscar em 10 anos estar na mesma carência de consumíveis.

O pensamento orçamentário é "Perdeu o ativo, perdeu o recurso de sua manutenção"

O Mingão só deu baixa depois do SP garantido, é assim que deve ser.

Minha visão, é claro :mrgreen:




Vagner Oliveira
Júnior
Júnior
Mensagens: 89
Registrado em: Seg Dez 19, 2005 11:14 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: A-12

#12090 Mensagem por Vagner Oliveira » Qua Jan 14, 2015 3:39 pm

Knight escreveu:Acredito que o A-12 modernizado vale mais que qualquer fragata do Prosuper. Em vários comentários e conversas com marinheiros é sempre destacado o quão desequilibrante é ter um Nae contra quem não tem.

Tirando o "Tio" que em breve terá duas dúzias de Nae (e assemelhados), ninguém consegue ser onipresente com uma nave dessas.

Sempre vai ter espaço pra desequilibrar o jogo, mesmo com um Nae modesto.

"Vender" um ativo para pagar despesas correntes hoje é arriscar em 10 anos estar na mesma carência de consumíveis.

O pensamento orçamentário é "Perdeu o ativo, perdeu o recurso de sua manutenção"

O Mingão só deu baixa depois do SP garantido, é assim que deve ser.

Minha visão, é claro :mrgreen:
É por aí...

Considerando a forma como nossa sociedade e seus governantes pensam (ou deixam de pensar) em Defesa, se perder o SP, NUNCA mais vai ter outro PA.
E a MB sabe disso.

Sds.




Responder