F-35 News
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Re: F-35 News
Atenção, eles eram obrigados pelas ROE a identificá-los visualmente, o que negava ao caça em questão a sua superioridade em BVR.
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Re: F-35 News
Certo, a desculpa padrão é esta mesmo, que o F-4 era uma aeronave imaginada apenas para o combate BVR e que foi forçado pelas ROE do teatro do Vietnã a operar fora do seu "ambiente natural". Mas os que afirmam isso esquecem o desempenho paupérrimo do míssil BVR que ele empregava naquela guerra (Sparrow), com índice de acerto de apenas 10 por cento, e que houve tanto no Vietnã quanto no OM várias situações em que os F-4 simplesmente não tinham como confirmar os inimigos a longa distância e o combate WVR era simplesmente inevitável. E quando este tipo de situação ocorreu o F-4 mostrou valer pouco mais do que um "reles" Mig-17.cabeça de martelo escreveu:Atenção, eles eram obrigados pelas ROE a identificá-los visualmente, o que negava ao caça em questão a sua superioridade em BVR.
O F-4 poderia ter sido em excelente interceptador contra os Tu-16, 22 ou 26 que atacassem os Nae's da US navy ou tentassem lançar bombas nucleares sobre território americano, missão para a qual foi inicialmente idealizado. Mas como caça de emprego geral foi no máximo mediano, e nunca justificou o seu custo nesta missão. Da mesma forma o F- 35 tem potencial para ser um bom avião para missões de ataque aproveitando suas características furtivas, mas seu desempenho geral não parece ser um bom augúrio caso ele tenha que enfrentar inimigos no ar fora das condições ideais em que ele possa fazer pleno emprego de sua baixa reflexividade ao radar. Resta combinar com os eventuais inimigos para que eles lutem sempre do jeitinho que seja mais vantajoso para os caças americanos .
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Re: F-35 News
Concordo, pessoalmente ainda acredito que as últimas versões do F-16 são mais apeteciveis que o F-35.
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Re: F-35 News
Não concordo 100% com a comparação com o F-4, a escala do fiasco do F-35 está, no mínimo, uma ordem de magnitude acima...
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Re: F-35 News
F4 > F-35
E ponto final!
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Re: F-35 News
De fato o histórico do desenvolvimento do F-4 foi bem menos acidentado que o do F-35, e o desempenho do caça mais antigo era equivalente e não inferior ao de seus contemporâneos.Marechal-do-ar escreveu:Não concordo 100% com a comparação com o F-4, a escala do fiasco do F-35 está, no mínimo, uma ordem de magnitude acima...
Por outro lado o F-35 tem um diferencial que o F-4 não tinha (suas características stealth), e os americanos parecem dispostos a gastar o que for necessário para compensar os problemas de desempenho do aparelho. Não sei como vai ficar o resultado final. Não posso afirmar que vai ser uma catástrofe, mas também não aposto um centavo que vai ser a maravilha que muitos parecem acreditar.
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Re: F-35 News
Então, é o que eu tava dizendo, só os EUA sairam ganhando com esse projeto, pois a linha de montagem é deles, o know-how ficara com seus engenheiros,a linha de montagem vai ficar aberta aí por uns 20 anos, esse gasto enorme traz empregos valiosos que impulsionam a evolução tecnológica da industria defesa e movimenta imensamente a economia local de onde a fábrica é instalada gerando milhares de empregos; já demais aliados saem com a coleira no pescoço. Muitos se perguntam atualmente se não teria sido mais produtente terem sido desenvolvidos 3 caças diferentes, ao invés de gastar dinheiro em incessantes reprojetos tentando forçar uma comunidade em três aeronaves de funções específicas e radicamente diferentes.Marechal-do-ar escreveu:Com o custo total do programa estimado em US$ 1 trilhão (compara com o caríssimo F-22 que ficou nos US$ 62 bilhões) só com umas 50 000 novas encomendas para valer a pena...
Só quem ganhou com o F-35 foi a LM.
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Re: F-35 News
Gastando tudo o que gastaram duvido que tenha sido um ganho...
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Re: F-35 News
Os EUA (governo e contribuintes) estão sem dúvida alguma perdendo com esta idéia de enfiar todos os requerimentos em um só avião. Não só estão criando um "pato" caríssimo, como estão concentrando todos os recursos disponíveis em uma só empresa quando, poderiam estar dividindo-os entre 2 ou 3 com projetos diferentes gerando ainda mais empregos para uma quantidade maior de pessoal especializado.Marechal-do-ar escreveu:Gastando tudo o que gastaram duvido que tenha sido um ganho...
Agora, a LM com certeza está ganhando rios de dinheiros para seus executivos e acionistas. Ela recebe por comissão, X % para cada dólar gasto seja no desenvolvimento inicial seja nas alterações inventadas para resolver os problemas encontrados. Mesmo que o valor de "X" seja cada vez menor por conta da insatisfação do cliente, multiplicado pela fortuna que o desenvolvimento do avião está custando ainda assim dá uma grana quase inacreditável para a empresa.
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Re: F-35 News
Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.
Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.
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Re: F-35 News
Ok, mas considerando que teoricamente essa aeronave deveria substituir o A-10 é um verdadeiro fiasco que o canhão ainda não esteja em operação e que só carregue 180 munições internamente.Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.
Essa história do canhão já constava no desenvolvimento do F-35 a tempos sendo a sua entrada em serviço prevista para 2019 com o Software 3.0.
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Re: F-35 News
Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.
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Re: F-35 News
Lembrando que nos últimos anos a principal ação dos caças de Israel não é a defesa aérea de seu território, mas o ataque a alvos dentro do território dos países vizinhos. E cada vez com maior preocupação em acertar somente os alvos visados, com um mínimo de efeitos colaterais já que estes prejudicam a imagem de Israel no exterior (o que significa armas guiadas e em menores quantidades por ataque). Para esta aplicação os F-35 prometem mesmo cair como uma luva.Bolovo escreveu:Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.Carlos Lima escreveu:Enquanto essas criticas continuam, Israel já vai estabelecer um Segundo esquadrão de F-35 e começar a receber as suas aeronaves já em 2019.
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A questão é o desempenho dele em combate aéreo (missão principal de nossos futuros Gripen-NG, e em princípio dos caças da maioria dos países do mundo). E é claro que para missões CAS ele estará muito prejudicado até que seus canhões possam ser usados, mas este tipo de missão está em extinção de qualquer forma, atualmente se aproximar do inimigo para atacá-lo só em conflitos assimétricos, e aí o que se precisa é de um ST e não de um F-35 .
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Re: F-35 News
Mas aí é que está a questão. A natureza do emprego dessas aeronaves está mudando.LeandroGCard escreveu:Lembrando que nos últimos anos a principal ação dos caças de Israel não é a defesa aérea de seu território, mas o ataque a alvos dentro do território dos países vizinhos. E cada vez com maior preocupação em acertar somente os alvos visados, com um mínimo de efeitos colaterais já que estes prejudicam a imagem de Israel no exterior (o que significa armas guiadas e em menores quantidades por ataque). Para esta aplicação os F-35 prometem mesmo cair como uma luva.Bolovo escreveu: Eu acho que pra Israel é ótimo, vão simplesmente comprar o caça, fazer algumas modificações e recebe-los. Por mais caros que sejam, é um caça stealth, o que para eles é importante, uma vantagem frente a seus vizinhos. Sem contar que a IAF é gigantesca e vai continuar com seus F-15 e F-16. É diferente dos EUA e de seus parceiros, principalmente os Europeus, que participaram do desenvolvimento e deixaram morrem uma grana gigantesca no programa para receber um caça cheio de críticas que será seu único vetor.
A questão é o desempenho dele em combate aéreo (missão principal de nossos futuros Gripen-NG, e em princípio dos caças da maioria dos países do mundo). E é claro que para missões CAS ele estará muito prejudicado até que seus canhões possam ser usados, mas este tipo de missão está em extinção de qualquer forma, atualmente se aproximar do inimigo para atacá-lo só em conflitos assimétricos, e aí o que se precisa é de um ST e não de um F-35 .
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Não é porque ele está """"substituindo"""" o A-10 que ele vai 'lutar' como o A-10... não é porque ele vai ser usado em Defesa Aérea que ele vai lutar como um Gripen.
Você joga em cima das suas vantagens e em determinados cenários os UCAVs vão fazer o papel do A-10 e aeronaves como o Super-Tucano ou LIFTs 'bombados' irão ser as mais adequadas, assim como em outros cenários os F-35 serão perfeitos e hoje cenários aonde mandar um F-16/F-15 seria bastante arriscado o F-35 vai fazer isso com mais facilidade.
Eu acho que as tarefas mais "low" o F-35 certamente não será a melhor 'arma', mas cenários mais "high" o F-35 será ideal.
Além disso em situações aonde existe superioridade aérea o F-35 pode agir como 'bomb truck' tão bem quanto o F-16.
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Re: F-35 News
É verdade que o emprego está mudando, e que para alguns cenários (caso principalmente dos EUA, de Israel e da França, os países que mais intervém em territórios alheios no mundo) o F-35 pode ser a melhor solução para certos casos quando estiver disponível. E que em outros, onde se utilizavam aeronaves de caça há 10 ou 15 anos, no futuro se empregarão Vant´s e aviões COIN.Carlos Lima escreveu:Mas aí é que está a questão. A natureza do emprego dessas aeronaves está mudando.
Não é porque ele está """"substituindo"""" o A-10 que ele vai 'lutar' como o A-10... não é porque ele vai ser usado em Defesa Aérea que ele vai lutar como um Gripen.
Você joga em cima das suas vantagens e em determinados cenários os UCAVs vão fazer o papel do A-10 e aeronaves como o Super-Tucano ou LIFTs 'bombados' irão ser as mais adequadas, assim como em outros cenários os F-35 serão perfeitos e hoje cenários aonde mandar um F-16/F-15 seria bastante arriscado o F-35 vai fazer isso com mais facilidade.
Eu acho que as tarefas mais "low" o F-35 certamente não será a melhor 'arma', mas cenários mais "high" o F-35 será ideal.
Além disso em situações aonde existe superioridade aérea o F-35 pode agir como 'bomb truck' tão bem quanto o F-16.
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Mas também é verdade que no cenário específico da defesa aérea e do combate aéreo o F-35 possui características de desempenho inferiores tanto com relação aos caças que estão entrando em operações agora (Rafale, Thyphoon, Gripen-NG, Su-35, etc...) quanto aos dos caças legacy (F-16, F-15, M-2000, Su-27, Mig-29, SH, etc...). Ele é mais lento, manobra menos, sobe mais devagar, demora mais a acelerar e leva menos mísseis. Neste cenário específico, que é onde o Brasil e a grande maioria dos outros países além dos 3 citados vai empregar seus aviões, o F-35 conta apenas com a vantagem de sua capacidade stealth. E mais nada (os múltiplos sensores e a integração que ele está recebendo podem e estão também sendo instalados em diversos outros aviões). Neste caso, se o stealth se relevar menos eficaz do que era imaginado quando o conceito foi desenvolvido (o que é bem possível com as tecnologias atuais como detectores IRR, NCW, radares embarcados de banda L, mísseis de longo alcance com datalink e guiagem terminal múltipla e etc...), o que o piloto do F-35 vai fazer? Os americanos vão chamar o F-22. E os demais países?
A impressão que tenho hoje é de que no cenário específico do Brasil, por exemplo, o F-35 poderia ser um excelente substituto para o AMX, cuja função principal é parecida. Mas que ainda seria fundamental manter um avião de combate aéreo de verdade para operar com ele, seja o Gripen-NG ou qualquer outro. Trocar um avião assim pelo F-35 só porque ele é classificado em uma geração diferente, sem antes saber seu real desempenho em combate contra outras aeronaves ou em missões de interceptação de intrusos no espaço aéreo (onde desempenho em velocidade, aceleração e subida são importantes mas capacidade stealth não significa nada) me pareceria no mínimo uma enorme temeridade.
Leandro G. Card