Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#2056 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 05, 2015 9:06 am

SE tem que ter capacidade anti-aeronaves, então o Ka 52 sai na dianteira?




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#2057 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 05, 2015 10:10 am

WalterGaudério escreveu:SE tem que ter capacidade anti-aeronaves, então o Ka 52 sai na dianteira?
Não necessariamente, afinal todos eles podem carregar mísseis ar-ar, além do canhão.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Aviação do Exército

#2058 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Jan 05, 2015 10:32 am

Acho que o EB está mais inclinado a proposta russa do MI-28. O fato dele ser operacional na Rússia, do EB operar sistemas russos como o Igla e, no momento, está negociando baterias antiaéreas Pantsir-S1, já ajuda, politicamente.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: Aviação do Exército

#2059 Mensagem por WalterGaudério » Seg Jan 05, 2015 10:38 am

Frederico Vitor escreveu:Acho que o EB está mais inclinado a proposta russa do MI-28. O fato dele ser operacional na Rússia, do EB operar sistemas russos como o Igla e, no momento, está negociando baterias antiaéreas Pantsir-S1, já ajuda, politicamente.

Creio que os Italianos tb. E acredito que a proposta Italiana traga como off-sets a construção de uma montadora por aqui. A questão não são apenas os helicópteros do EB, mas produção para o mercado off-shore, que está surpreendendo os Italianos/ingleses.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Aviação do Exército

#2060 Mensagem por Bolovo » Seg Jan 05, 2015 10:43 am

E o Tiger? Lembrem-se que existe a Helibrás e todo helicóptero que saiu de lá tá no Exército: Esquilo, Fennec, Pantera, Cougar e Caracal.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 2059
Registrado em: Ter Ago 14, 2007 1:34 pm
Localização: Goiás
Agradeceram: 270 vezes

Re: Aviação do Exército

#2061 Mensagem por Frederico Vitor » Seg Jan 05, 2015 10:50 am

Bolovo escreveu:E o Tiger? Lembrem-se que existe a Helibrás e todo helicóptero que saiu de lá tá no Exército: Esquilo, Fennec, Pantera, Cougar e Caracal.
Segundo o artigo de Roberto Lopes o Tigre não estaria no radar do EB. É um excelente helicóptero de ataque, porém, deduzo que seu preço unitário e seu valor operativo o torna caro. O bolso poderá pesar na escolha do EB.




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Aviação do Exército

#2062 Mensagem por Luís Henrique » Seg Jan 05, 2015 11:06 am

WalterGaudério escreveu:
Frederico Vitor escreveu:Acho que o EB está mais inclinado a proposta russa do MI-28. O fato dele ser operacional na Rússia, do EB operar sistemas russos como o Igla e, no momento, está negociando baterias antiaéreas Pantsir-S1, já ajuda, politicamente.

Creio que os Italianos tb. E acredito que a proposta Italiana traga como off-sets a construção de uma montadora por aqui. A questão não são apenas os helicópteros do EB, mas produção para o mercado off-shore, que está surpreendendo os Italianos/ingleses.

Mas pelo que foi divulgado o Mangusta custa entre U$ 43 e U$ 63 mi.
O Viper americano entre U$ 27 e U$ 31 mi.
E o Mi-28 russo entre U$ 16,8 e U$ 18 mi.


Eu, pelo custo-benefício, iria de Mi-28, com certeza.

Da para adquirir 3x mais Mi-28 em relação ao Mangusta italiano.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: Aviação do Exército

#2063 Mensagem por Lucas Lasota » Seg Jan 05, 2015 11:37 am

Luís Henrique escreveu:
WalterGaudério escreveu:
Creio que os Italianos tb. E acredito que a proposta Italiana traga como off-sets a construção de uma montadora por aqui. A questão não são apenas os helicópteros do EB, mas produção para o mercado off-shore, que está surpreendendo os Italianos/ingleses.

Mas pelo que foi divulgado o Mangusta custa entre U$ 43 e U$ 63 mi.
O Viper americano entre U$ 27 e U$ 31 mi.
E o Mi-28 russo entre U$ 16,8 e U$ 18 mi.


Eu, pelo custo-benefício, iria de Mi-28, com certeza.

Da para adquirir 3x mais Mi-28 em relação ao Mangusta italiano.
A questão do preço é sempre delicada.

É muito improvável que um helicóptero com motores 2x mais potentes, equipado com radar de onda milimétrica e completa blindagem pesada do cockpit, bem como um canhão bem mais poderoso, seja mais barato que um helicóptero bem mais leve, de menor potência, com menos blindagem e canhão menos capacitado.

De acordo com esses artigos, que comentam o contrato de fornecimento do Mi-28 ao Iraque, o valor unitário seria muito maior do que 16 mi de dólares.

http://www.janes.com/article/45201/iraq ... amic-state
http://lenta.ru/news/2014/09/01/havociraq/




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: Aviação do Exército

#2064 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Jan 05, 2015 12:02 pm

Lucas, eu concordo, espero algo mais próximo de US$ 40 milhões pelos Mi-28.

Alias, quando a FAB comprou os Mi-35, quanto foi pago? Ou, como foi o contrato?




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Aviação do Exército

#2065 Mensagem por Marino » Seg Jan 05, 2015 12:16 pm

Com os anos de experiência, se eu pudesse falar alguma coisa ao EB seria: fique longe de italianos.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

Re: Aviação do Exército

#2066 Mensagem por JL » Seg Jan 05, 2015 12:23 pm

Não consigo me conter, por que Marino?




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36271
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: Aviação do Exército

#2067 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 05, 2015 12:26 pm

WalterGaudério escreveu:
Frederico Vitor escreveu:Acho que o EB está mais inclinado a proposta russa do MI-28. O fato dele ser operacional na Rússia, do EB operar sistemas russos como o Igla e, no momento, está negociando baterias antiaéreas Pantsir-S1, já ajuda, politicamente.
Creio que os Italianos tb. E acredito que a proposta Italiana traga como off-sets a construção de uma montadora por aqui. A questão não são apenas os helicópteros do EB, mas produção para o mercado off-shore, que está surpreendendo os Italianos/ingleses.
Eu acrescentaria também Walter o fato de que os italianos estão bem cotados para o UHP/IHP da marinha. Afinal, é um mercado para cerca de 90 helos leves no médio/longo prazo. E se levarem estes programas, com certeza o acesso as demais ffaa's ficaria "mais fácil".

A ver como isso se dará. Além do Magusta, eles tem o direito de venda do CH-47I, que é a versão motada na Itália daquele helo americano. Então, eles tem mitos motivos para estarem não só interessados, como eufóricos para fazer negócios por aqui.

Volto a insistir. Este programa será levado sob os auspícios da END. Preço conta muito. Mas não será, definitivamente, o fator decisor chave para estes helos de ataque.

Se AW ainda tinha alguma dúvida quanto a investir em uma montadora por aqui, acho que agora as dúvidas devem estar mais que sanadas. Se eles irão saber aproveitar, é outra coisa.

abs




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36271
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3137 vezes

Re: Aviação do Exército

#2068 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 05, 2015 12:33 pm

Marino escreveu:Com os anos de experiência, se eu pudesse falar alguma coisa ao EB seria: fique longe de italianos.
JL escreveu:Não consigo me conter, por que Marino?
Eu na verdade estou bem mais curioso por saber o que se passou na cabeça do EME quando pensaram em adquirir helos de ataque no curto prazo, quando a Avex sofre vertiginosamente nestes últimos 30 anos da absoluta falta de helos de transporte em quantidade e qualidade suficientes, e de uma pífia infraestrutura de apoio aos seus btl's? :|

Para não falar da onipresente ausência de qualquer prioridade de seus projetos no quadro de planejamento estratégico do EB.

Aliás, alguém aqui sabe dizer no que deu aquele negócio dos tais 20 helos de transporte que o EB queria adquirir dentro do programa PROTEGER? :roll:

abs.




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Aviação do Exército

#2069 Mensagem por Marino » Seg Jan 05, 2015 12:38 pm

JL escreveu:Não consigo me conter, por que Marino?
Veja um simples exemplo que me contaram.
O Typhoon é um projeto multinacional e suas partes sao construídas em diversos países e "juntadas" em seu destino final, seja na Alemanha, Espanha, etc.
Só que os próprios europeus reclamam das partes italianas.
Aqui no Brasil eu falo pela experiência da modernizaçao das fragatas Niteroi.
Na hora de vender tudo é fácil, na hora de fazer funcionar...tem que ser extraído na porrada.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Aviação do Exército

#2070 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Jan 05, 2015 12:44 pm

Olá camaradas, o que as forças levam mais em conta na aquisição de um material; mais do que o preço de compra é o custo operacional, manutenção e logística...... :wink: :wink: :wink:

EX: na compra de um carro novo popular; e pra quem compra com muito sacrifício; sua primeira opção é um nacional ou um chinês, francês e etc?Por que? :wink: :wink: :wink:

ADSUMUS




Responder