Aviação do Exército

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: Aviação do Exército

#2026 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 04, 2015 2:04 pm

Glauber Prestes escreveu:Bom, o Apache só é vendido para os melhores amigos, e o AH-1Z me parece um helicóptero muito atrás dos outros que existem, então não sinto falta deles de qualquer maneira.
Dentro dos 4 competidores, eu colocaria o Tiger como favorito, com o Havoc logo atrás. Alligator e Mangusta são completamente azarões pra mim.
É bom lembrar uma coisa. O EB ainda quer, e precisa, de helos médios de transporte, conforme se verificou no caso do Proteger, com cerca de 20 undes. Uma possível venda casada dos AH-1Z com os UH-60 I/L mais os CH-47F de parte dos americanos, em condições mais que especiais, colocaria a perder todo o esforço dos demais concorrentes, e poria a derreter-se os generais sisudos da Avex.

Como se sabe, quando eles querem quebrar a banca em uma concorrência, eles sabem fazer isso como ninguém.

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2027 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 04, 2015 2:07 pm

ABULDOG74 escreveu:
FCarvalho escreveu: Meu caro amigo naval, tamanho por tamanho, espaço por espaço, em termos de helo de ataque embarcado, ninguém supera o AW-129, que é o mais mini dos supostos concorrentes até agora. :wink:
abs.
Mas será que ele tem o preparo para compactação de hélices(o que mais consome espaço de helicópteros embarcados) ou o preparo para operações no mar que o AH-1Z tem?
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Creio que não Abuldog. Mas acredito também que a AW não teria qualquer problema em fazer tais adaptações no seu modelo, já que ela tem expertise no projeto/produção em modelos navais mais que comprovada.

abs.




Editado pela última vez por FCarvalho em Dom Jan 04, 2015 3:04 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Aviação do Exército

#2028 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 04, 2015 2:36 pm

knigh7 escreveu:o Tiger tem um custo unitário bem mais alto que os demais.Em 2010 o valor unitário dele "pelado" custava para o Arméé de l'air €73,7M.
Não... Esse é o custo do programa todo, tudo o que eles gastaram desenvolvendo dividido pelo número de unidades, o desenvolvimento foi muito caro e o governo francês vai ter que se explicar com o seu povo, mas isso não tem nada a ver com possíveis compradores, não conheço nem uma estimativa de custo "fly-away", mas um pacotinho básico para exportar deve estar nos US$ 45 milhões, o que não deve ser tão mais caro que os outros.




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Re: Aviação do Exército

#2029 Mensagem por Lirolfuti » Dom Jan 04, 2015 3:01 pm

Ja que ninguém comentou...esse numero 36 parece ser cabalístico :twisted: :twisted:




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Re: Aviação do Exército

#2030 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 04, 2015 3:07 pm

Mais cabalístico ainda parece ser a idéia de levar, pelo menos, 12 anos para adquirir uma quantidade tão pífia de helos. :?

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2031 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 04, 2015 3:12 pm

Marechal-do-ar escreveu:
knigh7 escreveu:o Tiger tem um custo unitário bem mais alto que os demais.Em 2010 o valor unitário dele "pelado" custava para o Arméé de l'air €73,7M.
Não... Esse é o custo do programa todo, tudo o que eles gastaram desenvolvendo dividido pelo número de unidades, o desenvolvimento foi muito caro e o governo francês vai ter que se explicar com o seu povo, mas isso não tem nada a ver com possíveis compradores, não conheço nem uma estimativa de custo "fly-away", mas um pacotinho básico para exportar deve estar nos US$ 45 milhões, o que não deve ser tão mais caro que os outros.
Tem razão que aquele valor agregava o custo de desenvolvimento.

Mas o custo de produção dele era de €50,8M.

Se atualizar esses 4 anos, é provável que o custo unitário fly-away da unidade vendida não fique longe dos €70M...




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Re: Aviação do Exército

#2032 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Jan 04, 2015 3:20 pm

€70M é muito caro para um helicóptero, e o Tigre ainda é relativamente pequeno, o fly-away não deve passar de um terço disso, mas apostaria em um custo ainda menor, inferior ao do Apache.

E que inflação é essa? Na França a inflação é de uns 2% ao ano, 4 anos não deve aumentar em mais que 10%.




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Re: Aviação do Exército

#2033 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 04, 2015 3:27 pm

O Tiger sempre foi relativamente caro, o que geralmente ocorre mesmo com os equipamentos da Eurocopter.

Que seja 10% a inflação: o custo de produção estaria em ~ €56M. E isso é o custo de produção.




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Re: Aviação do Exército

#2034 Mensagem por knigh7 » Dom Jan 04, 2015 3:34 pm

Aliás, em 2.007/2008 na concorrência da FAB para a aquisição de helis de ataque, na imprensa dizia que a proposta do Tiger era muito alta e tiveram de substituí-la pelo mix Tiger+AW109 para deixá-la mais barata.

Se o Tiger estiver na concorrência, na minha opinião ele seria a melhor aeronave, por causa do radar em cima do rotor. O Mi28NE também tem, mas a logística do heli da Airbus seria melhor.




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Re: Aviação do Exército

#2035 Mensagem por Lirolfuti » Dom Jan 04, 2015 3:43 pm

Não sei se estou viajando e tals, mais o tiger tem uma ligeira vantagem e praticamente anunciar e receber visto que a França tem uns 12 ou 16 excedentes.




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Re: Aviação do Exército

#2036 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 04, 2015 3:47 pm

O Tiger sempre teve a alcunha de ser um helo muito caro, pelos óbvios custos de desenvolvimento. Até mesmo a Alemanha teve de rever as suas encomendas por força da disparada de preços do projeto.

Ademais, ele mesmo tendo sido vendido para 4 países (Alemanha, Espanha, França e Austrália) ainda assim possui um dos custos de produção e venda mais cara entre os seus congêneres. Esta não é necessariamente uma equação fácil de se resolver.

Aliás, embora muito capaz, não vejo como a Airbus Helicoptars irá flexibilizar de tal forma os seus custos que torne este helo mais atrativo em termos financeiros em relação aos demais concorrentes.

Se considerarmos os preços indicados na matéria, com o preço de 36 Tiger o EB consegue se haver muito bem com ao menos 100 Mi-28. Não será uma conta fácil de vender. :roll:

abs.




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Re: Aviação do Exército

#2037 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 04, 2015 3:56 pm

Olá camaradas, se o EB quer um "MATADOR DE BLINDADOS" e um "APOIADOR NATO E APROXIMADO DE INFANTARIA" , pra mim o MI-28 HAVOC é insuperável:





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Re: Aviação do Exército

#2038 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Jan 04, 2015 4:25 pm

Nesse vídeo , no qual a cabine resiste a tiros de arma pesada(.50 para os vidros de cabine , a lataria resiste até 23mm, pás do rotor .50 e essa banheira que está no vídeo do teste, no qual forma toda a cabine, resiste ao impressionante tiro de 37mm):



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Re: Aviação do Exército

#2039 Mensagem por Helton2042 » Dom Jan 04, 2015 4:49 pm

Pelo conteúdo da Revista Força Aérea desse mês, devemos ter novidades em breve!
Eu aposto no Mi-28!!
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Re: Aviação do Exército

#2040 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 04, 2015 4:55 pm

Eu me dei conta de algo agora. Qual destes helos propostos até aqui melhor se adaptaria as condicionantes da END?

abs.




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