Novo Fuzil para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Novo Fuzil para o EB
Mais uma invenção iraniana, o G3 bullpup.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Já vi uma patente americana para transformar um G3 em um bullpop, os iranianos chegaram tarde nessa...Bolovo escreveu:Mais uma invenção iraniana, o G3 bullpup.
"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6276 vezes
- Agradeceram: 6628 vezes
- Contato:
Sou só eu ou o carregador parece 7,62 x 51 (FAL-like)?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Bolovo
- Sênior
Uai, meu amigo. Vc não leu? É um G3 bullpup, é o mesmo carregador! Ou seja, 7.62x51mm...Túlio escreveu:Sou só eu ou o carregador parece 7,62 x 51 (FAL-like)?
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6276 vezes
- Agradeceram: 6628 vezes
- Contato:
Li errado, me adescurpem, entendi G-36...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Bolovo
- Sênior
Achei parecido com o QBZ-95 chinês. O Lapa eu sempre vi como um M-16 bullpup.ciclope escreveu:parece a nossa lapa.
- Clermont
- Sênior
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Uma pena que o Brasil não tenha cultura de armas. Sendo assim, não existem historiadores profissionais civis interessados em desvendar o passado de fabricação de armamentos no país. Pelo menos, tanto quanto eu saiba.
Gostaria muito de, um dia, saber a verdade sobre o que aconteceu com esse fuzil "LAPA". A versão oficial é que o Exército o considerou mecanicamente complexo demais para uso regular. Mas, as versões de bastidores - lendas, quem sabe - dizem que o fuzil era bom, era competente, mas que foi bloquedo pelos generais do Exército, temerosos de provocarem a perda de prestígio da IMBEL se adotassem um fuzil inventado por um paisano, sem participação dos engenheiros da estatal de material bélico.
Será que o "LAPA" era mesmo uma arma de combate eficiente, que o Brasil deixou de adotar por mesquinharia?
Isso foi no final dos Anos 1970. E aqui estamos, quase quarenta anos depois, ainda em fase de preparação para adotar um fuzil calibre 5,56 mm (cartucho de meados dos anos 1960). Quase quarenta anos em que o Brasil já podia ter seu próprio fuzil 5,56 mm.
Quem saberá a verdade?
Gostaria muito de, um dia, saber a verdade sobre o que aconteceu com esse fuzil "LAPA". A versão oficial é que o Exército o considerou mecanicamente complexo demais para uso regular. Mas, as versões de bastidores - lendas, quem sabe - dizem que o fuzil era bom, era competente, mas que foi bloquedo pelos generais do Exército, temerosos de provocarem a perda de prestígio da IMBEL se adotassem um fuzil inventado por um paisano, sem participação dos engenheiros da estatal de material bélico.
Será que o "LAPA" era mesmo uma arma de combate eficiente, que o Brasil deixou de adotar por mesquinharia?
Isso foi no final dos Anos 1970. E aqui estamos, quase quarenta anos depois, ainda em fase de preparação para adotar um fuzil calibre 5,56 mm (cartucho de meados dos anos 1960). Quase quarenta anos em que o Brasil já podia ter seu próprio fuzil 5,56 mm.
Quem saberá a verdade?
-
- Intermediário
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Clermont em uma edição da Tecnologia e Defesa na sessão de história saiu uma matéria sobre o LAPA, muito boa por sinal, mais não lembro a edição e nem o autor e creio q a revista em questão não esteja aqui em casa, mais vou procurar e se possível transcrevo aqui.
Abraços.
Centauro.
Abraços.
Centauro.
“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
- Bolovo
- Sênior
Aqui acho que tem essa matéria, só que em inglês.Centauro escreveu:Clermont em uma edição da Tecnologia e Defesa na sessão de história saiu uma matéria sobre o LAPA, muito boa por sinal, mais não lembro a edição e nem o autor e creio q a revista em questão não esteja aqui em casa, mais vou procurar e se possível transcrevo aqui.
Abraços.
Centauro.
http://www.thefirearmblog.com/blog/2013 ... pup-rifle/
- Hermes
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Tenho uma Magnum antiga perdida aqui em algum lugar, edição especial sobre fuzis e submetralhadoras onde fala sobre o Lapa.
...
- Hermes
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Fui olhar o link do Bolovo e o autor é o Ronaldo Olive, o mesmo da Magnum que eu tenho, provavelmente o mesmo conteúdo.
...
Pergunta: A concepção básica do projeto foi pioneiro nosso no lapa ou foi um estrangeiro?