Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11236 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 16, 2014 1:06 pm

Estou aguardando ansioso o novo PAED das 3 forças.

Pelo que o Ministro da Defesa Celso Amorim falou, teremos REDUÇÕES.

Ele já adiantou que aquele número de 108 caças (que antes era 120 e eu JÁ ACHAVA RIDÍCULO) vai DIMINUIR.

Ou seja, com MUITA SORTE ficará em 90 caças (chute meu) ou vai cair mais e ficará em 72 caças (mais 1 lote de 36 e passa a régua) :?

Alguém com acesso ao congresso e/ou ao MD deveria preparar uma palestra sobre Orçamento de Defesa e Poder Militar do Grupo dos BRIC.
O MD fala bastante sobre os BRIC, que a média de investimento nas forças armadas em relação ao PIB é de 2,5% e que ele almeja chegar em 2%, bla bla bla.
Mas será que não falta uma palestra mostrando os seguintes números:

1) Quantidade de caças e aeronaves de ataque dos 4 países
2) Quantidade de carros de combate
3) Quantidade de peças de artilharia
4) Quantidade de baterias antiaéreas dos variados portes (curto, médio e longo alcance)
5) Quantidade de escoltas e diferenças de porte
6) Quantidade de submarinos
7) Quantidade de helicópteros nas 3 forças

Eu acho que isto daria para ABRIR a cabeça dos nossos congressistas. Mostrar que o que nossas forças estão pedindo é O MÍNIMO DO MÍNIMO e que menos que isto é um absurdo e beira o RIDÍCULO.

No caso dos caças mesmo, a Índia quer 45 esquadrões.
A Rússia e a China possuem MAIS OU MUITO MAIS que isso.
A FAB quer 6 esquadrões cada um com 18 caças totalizando 108.
Isto é uma PIADA. Como o Brasil quer ser respeitado e quer figurar como um dos grandes emergentes com uma PIADA dessa de 108 caças e ainda o MD vai lá e diz que devido à realidade financeira este número JÁ FOI DIMINUÍDO.

É muita sacanagem pro meu gosto.

O ministro deveria levar ao congresso alguns desses números que sugeri acima dos BRIC e persuadi-los que temos que MELHORAR MUITO para não passar vergonha...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

#11237 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 16, 2014 1:19 pm

Eu duvido até hoje, como sempre duvidei desde o início, que um diplomata teria condições de levar ao congresso nacional ou a sociedade civil tal consciência.

Pelo simples fato de que ele foi posto lá como preposto do Palácio do Planalto. E nada mais.

Seria esperar demais de alguém assim.

abs

Carpe Diem
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#11238 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 16, 2014 1:38 pm

Alguns dados interessantes:

Gastos Militares em Dólares Americanos

1988:
EUA --> 293 bi
Rússia / URSS --> 246 bi
China --> 11,6 bi
India --> 10,9 bi
Brasil --> 5,9 bi

1991: Colapso da União Soviética
EUA --> 280 bi
Rússia --> 4 bi
China --> 10 bi
Índia --> 8,6 bi
Brasil --> 6,7 bi

2000
EUA --> 301 bi
Rússia --> 9,2 bi
China --> 22 bi
Índia --> 14 bi
Brasil --> 11,3 bi

2010
EUA --> 698 bi
Rússia --> 58,7 bi
China --> 123 bi
Índia --> 46 bi
Brasil --> 34 bi

2013
EUA --> 640 bi
Rússia --> 87 bi
China --> 188 bi
Índia --> 47 bi
Brasil --> 31 bi

Apenas no período 2010 para 2013 China e Rússia aumentaram em cerca de 50% seu orçamento militar, enquanto que o Brasil diminuiu.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#11239 Mensagem por Luís Henrique » Ter Dez 16, 2014 1:53 pm

O início daquela palestra que nosso MD deveria realizar no Congresso Nacional (dados aproximados):

Exército

Carros de Combate (tanks)
Rússia --> 15.500
China --> 9.150
Índia --> 3.569
Brasil --> 489

Peças de Artilharia
Rússia --> 10.615
China --> 7.956
Índia --> 6.735
Brasil --> 626

Lançadores Múltiplos de Foguetes (Orgulho Nacional Astros da Avibras)
Rússia --> 3.781
China --> 1.770
Índia --> 292
Brasil --> 210
*Essa é piada mesmo... :lol:

Força Aérea

Aeronaves Caça/Interceptador
Rússia --> 736
China --> 1.170
Índia --> 535
Brasil --> 54
* Outra piada de muito mal gosto

Aeronaves de Ataque
Rússia --> 1.289
China --> 885
Índia --> 468
Brasil --> 80

Marinha

Escoltas
Rússia --> 91
China --> 78
Índia --> 50
Brasil --> 15

Submarinos
Rússia --> 63
China --> 69
Índia --> 17
Brasil --> 5

Geral

Militares na Ativa
Rússia --> 800.000
China --> 2.300.000
Índia --> 1.325.000
Brasil --> 328.000

Orçamento de Defesa
Rússia --> 87 bi
China --> 188 bi
Índia --> 47 bi
Brasil --> 31 bi

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#11240 Mensagem por Lord Nauta » Ter Dez 16, 2014 4:17 pm

LeandroGCard escreveu:
alex escreveu:Então para que criar um projeto na Engepron concorrente ao Amazonas se este continua sendo o melhor dos dois?
É mesmo o melhor? Onde você viu esta informação?

Até onde eu sei o Amazonas é um projeto desenvolvido segundo especificações da marinnha de Trinidad e Tobago, que nunca teve nada a ver com os requisitos da MB tendo sido comprados apenas porque ficaram disponíveis após a desistência do governo daquele país. O projeto foi incluído no pacote provavelmente porque ficou barato.

Não conheço detalhes do projeto da Engeprom, mas muito provavelmente este sim foi desenvolvido baseado nas especificações da MB. Se eu tivesse que apostar diria que para nossas necessidade o projeto da Engeprom é que seria o mais adequado, e não o da classe Amazonas. A única vantagem da classe Amazonas é que já está pronta.

Leandro G. Card

Os NaPaOc da classe Amazonas atendem os REM da MB para navios desta classe, quanto, por exemplo, a deslocamento/dimensões, operação de lanchas rápidas, operação de helicópteros, tempo mínimo de operação no mar, operações SAR ...etc. Em relação ao hangar o mesmo será instalado quando do PMG dos navios. Novos navios já poderão ser construídos com hangar e novo armamento, que inclui os sistemas atualmente em serviço ou a serem introduzidos na MB. Os navios tem excelente desempenho marinheiro e tem se destacado nas operações que tem participado.Em resumo já são navios testados e aprovados. Outros a serem construídos serão naturalmente beneficiados pela experiencia em operação daqueles atualmente em serviço. Talvez uma segunda serie de NaPaOc poderá ser de projeto nacional. Hoje defendo construir o que já esta provado e testado enquanto em paralelo vamos desenvolvendo nossas capacidades, que incluem a construção dos navios em referencia.

Sds

Lord Nauta

knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1958 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#11241 Mensagem por knigh7 » Ter Dez 16, 2014 8:34 pm

Luís Henrique escreveu:Estou aguardando ansioso o novo PAED das 3 forças.

Em se tratando do Brasil isso já era esperado. Aliás, nem sei onde ele disso isso, mas onde quer que tenha dito, disse tarde.

O problema era gente bastante experiente em assuntos de Defesa, há décadas nesse meio, que sabe como as coisas funcionam, usando esses PAEDs para fazer proselitismo político-partidário.

mmatuso
Sênior
Sênior
Agradeceu: 662 vezes
Agradeceram: 167 vezes

#11242 Mensagem por mmatuso » Ter Dez 16, 2014 10:28 pm

Acho que nessa listagem ai levando nossa realidade em consideração o parametro seria India, não tem jeito.

E mesmo assim a surra é grande nos números em quase tudo.

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#11243 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 17, 2014 11:57 am

knigh7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:Estou aguardando ansioso o novo PAED das 3 forças.

Em se tratando do Brasil isso já era esperado. Aliás, nem sei onde ele disso isso, mas onde quer que tenha dito, disse tarde.

O problema era gente bastante experiente em assuntos de Defesa, há décadas nesse meio, que sabe como as coisas funcionam, usando esses PAEDs para fazer proselitismo político-partidário.
Nesta entrevista na comissão de relações exteriores e defesa nacional que o MD foi chamado para explicar o aumento de custo no contrato do Gripen.

Lá ele disse que os planos foram feitos, os PAEDs, etc. E disse que aquele número de 108 caças era de lá, mas que este número já tinha sido revisado e que HOJE o número não é mais aquele, é MENOR devido a realidade econômica do país.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#11244 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 17, 2014 11:59 am

Muito legal.
Informações EXCELENTES...

http://www.defesanet.com.br/prosub/noti ... m-Itaguai/

vale a pena ler a entrevista...

Já adianto que o MANSUP será a arma da CV-3 e que estará pronto em 2017.... :twisted: :twisted: :twisted:

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#11245 Mensagem por Alcantara » Qua Dez 17, 2014 1:33 pm

Questão - O que acontecerá com estas instalações após 2025, quando for entregue o Submarino Nuclear?

Alm Esq Moura Neto – Depois de 2025 é claro que esta capacidade industrial deverá ser aproveitada. O planejamento estratégico da Marinha do Brasil prevê construir 15 submarinos convencionais e de construir 6 Submarinos Nucleares. Lógico que isto significa obtenção de verbas e de autorização governamental.

A Marinha planeja continuar a aproveitar estas maravilhosas instalações industriais. E para que não se perca também o conhecimento e capacidade industrial adquirido. Como me alerta o Almirante Max.

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6308 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#11246 Mensagem por Túlio » Qua Dez 17, 2014 2:08 pm

O que tem de Almirante, Brigadeiro e General dizendo coisas que, Alcântara véio, nós, como membros antigos do DB e pesquisadores veteranos SABEMOS que é mentira não é mole...

Exemplo? Nem meu cachorros acreditariam no que foi dito OFICIALMENTE sobre o MANSUP...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#11247 Mensagem por talharim » Qua Dez 17, 2014 5:53 pm

Lá vamos la :

http://www.defesaaereanaval.com.br/arma ... britanica/

Os Colombianos ja estao se preparando para fechar a compra de 3 Type 23 5 anos antes de seu abatimento

Eu sempre acreditei na competencia do oficilialato do MB seu alto comando ESPERO alguma noticia em breve .

A nao ser que a MB acredite em Papai Noel e suas renas homessexuais para aquisiçao de 4 Corvetas de papel feitas por estagiarios @#$%.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#11248 Mensagem por talharim » Qua Dez 17, 2014 6:03 pm

Porra em pleno ano de 2016 a MB querendo fazer projeto de Corveta CARALHO isso nao é brincadeira vamos afagar o ego de algum Almirante da ENGEPROM para que serve uma bosta de uma Corveta em dias atuais ?????

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#11249 Mensagem por Marino » Qua Dez 17, 2014 6:17 pm

Talha, menos, bem menos.
Vamos ao original:
Para su programa de ocho fragatas

Una delegación de Colombia viaja a Reino Unido interesada en los buques Tipo 23

16/12/2014
(Infodefensa.com) E. Saumeth, Cartagena de Indias – Durante la primera semana del presente mes de diciembre, una comisión de altos oficiales de la Armada Colombiana (ARC), encabezada por su director de Programas Estratégicos, contralmirante Javier Díaz, estuvo de visita oficial en el Reino Unido. Allí fue recibida por el Ministerio de la Defensa Británico, así como por la Royal Navy, y atendida por la compañía europea BAE Systems.

La misión tuvo como objeto, afianzar los lazos de cooperación entre ambas naciones y armadas y discutir el interés de la ARC en determinados sistemas y equipos navales desplegados por las fragatas ASW Type 23. Este interés se enmarca en el desarrollo colombiano del Planeamiento de Fuerza a 2030, que incluye el diseño y fabricación de ocho Plataformas Estratégicas de Superficie –PES– (fragatas) de entre 3.000 y 4.000 toneladas de desplazamiento.

Los equipos en los que se habría puesto el foco se tratan en concreto de, por un lado, distintos sistemas de defensa antiaérea, entre ellos los misiles Sea Ceptor, y Sea-Viper (PAAMS), con control de seguimiento Sampson, radar de vigilancia 3D S1850-M y con lanzadores verticales Sylver A50 para misiles MBDA Aster 15-30; y, por otro lado, los cañones BAE Systems Mark-8 de 114 milímetros, y el sistema de gestión de combate BAE Systems CMS-1, ofrecidos ya a Colombia en septiembre del pasado año, como anticipó INFODEFENSA.COM.

El Ministerio de la Defensa Británico, así como la Royal Navy, ya han promovido la visita de tres fragatas ASW Type 23 (HMS Lancaster, Richmond y Portland) y la celebración de ferias navales a bordo de las mismas, realizadas en el puerto de Cartagena de Indias, y que incluyó la presencia, en una de las ocasiones, del viceministro de Estrategia de Seguridad Internacional del Reino Unido, Andrew Murrison.

La comisión de la ARC, integrada además por los capitanes de navío Carlos Gil y Oscar Tascón, tuvo la oportunidad de asistir a una demostración del CMS-1, a bordo de una de la fragatas británicas, gracias a la gestión de BAE Systems, empresa con fuertes intenciones de participar activamente en el desarrollo de las PES Colombianas, así como en el de las OPV-80-2G (segunda generación). Para el programa de estas últimas ofrece los cañones MK-4 de 40 milímetros y MK-3 de 57 milímetros. BAE está representada en este país por su director para Colombia, Marc Collins, y cuenta con la colaboración del personal de UKTI-DSO, encabezado por Camila Henao.

Fotos: Erich Saumeth C / Infodefensa.com
Ou seja, eles nao querem comprar as T-23, mas sim "discutir el interés de la ARC en determinados sistemas y equipos navales desplegados por las fragatas ASW Type 23".
Desta maneira, pensam de dotar as fragatas a serem futuramente construídas na Colômbia com sistemas instalados nas T-23.
Erro grave de tradução.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#11250 Mensagem por Marino » Qua Dez 17, 2014 6:18 pm

Outra coisa, vc já notou que as CORVETAS terão deslocamento de FRAGATAS, dotarão o mesmo armamento que as T-26, etc?
Qual outro motivo de as chamarmos de FRAVETAS?

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Responder