TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73411 Mensagem por kirk » Sex Dez 12, 2014 11:23 pm

GIL escreveu:
Luís Henrique escreveu:Kirk,

Concordo com muitas coisas que você disse, sobre o Gripen ter sido uma ótima escolha, principalmente pela parte do aprendizado, etc.

Mas acho que você apelou um pouco quando entrou na questão dos projetos de 5ª geração de outros países.
Não é porque não possuímos dados atualizados é que vamos determinar que os projetos de outros países são ruins ou inferiores.

O Gripen é bom e será bom para nossa indústria, mas se não avançarmos RÁPIDO e iniciarmos LOGO um projeto de 5ª geração com o aprendizado do Gripen, nós estaremos sim, no futuro a médio prazo, atrás dos principais países do mundo, pois vai ter MUITA GENTE operando caças de 5ª geração na próxima década.
Não apenas os EUA e seus aliados com o F-35, mas o Pak Fa e os chineses J-20 e J-31.
Eu acredito que na próxima década até nações do terceiro mundo vão operar caças de 5ª geração. O J-31 já está ai e até a próxima década poderá encontrar alguns ou vários compradores...
Já somos dois que concordamos com ele nesse tema

Creo que ele não desejava forçar a barra (ainda que podemos ter tido essa percepção), creio que ele questionou a possivel efetividade de todos esses "supostos" caças de 5ª geração, já que todo mundo até agora somente fala maravilhas do seu produto porém nenhum deles já demostrou sua efetividade.

Inclusive já vi mais de um artigo na midia questionando se alguns desses caças não são sinonimo de estelionato, prometendo algo que não chegam a cumprir, sobretudo levando em conta os custos multimilionario dos mesmos.

Eu mesmo iria mais além e questionaria a teorica supremacia desse tipo de caça (stealth) na vida real.
Todo mundo sabe que a prática, na teoria é sempre perfeita.
Levando em conta que um caça em si mesmo é uma combinação de um montão de coisas importantes que fazem que o mesmo, seja mais ou menos letal, mas além da tão falada "invisibilidade" eu me pergunto porque muitos aqui desse forum estão com tamanha neura com o Gripen. (tudo isso para mim até parece até choro de viuva)

Creio que se a FAB acha que se somente com o Gripen não pode nos defender, deveriam de ser os primeiros em mais pra diante buscar ter uma combinação de caças HIGH+LOW e isso até eu que sou leigo no tema, compreendo.

Creio que poderemos lutar (chutometro, como o de todos os demais) de igual pra igual com praticamente todo mundo, por não dizer todos, até que fique demonstrado que eu estou equivocado.

E não entendo toda essa neura, já que agora mesmo voamos de Ferro velho 5.

E por certo, que nos impediria entrar junto com a Suecia na elaboração do futuro FS2020?

Eu como já penso mais no longo prazo como os chineses fico muito contente de que a gente tenha escolhido o Gripen justamente por conta do que podemos aprender com ele.

PD. agora que vejo que o Kirk ja respondeu mais acima sobre o tema.
Mas é isso Gil, o 5aG ainda tem que provar que vale o que come de recursos ... senão acaba "abatendo" sua própria Força Aérea.

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Thor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 34 vezes
Agradeceram: 185 vezes

#73412 Mensagem por Thor » Sex Dez 12, 2014 11:36 pm

Bourne escreveu:Na história corporativa existem dois pontos: i) o que o gestor disse; e ii) o que realmente aconteceu.

Declarações de ex-direitores e ceos frequentemente ditorcem a história da empresa. Por isso que as empresas não ostam de ajudar quem faz hitória de empresas de forma séria. Já ouvi que a embraer pouco tem a ver com o A1, apesar da história oficial dizer que sim, mas evidencias dizem que não.

Pode ampliar as incoerencias par atudo que envolva política, gestores e ideias brilhantes.
Eu tive a oportunidade de trabalhar por quase dois anos dentro da Embraer, e conheci vários gerentes, engenheiros e demais funcionários.
Essa turma que eu conheci dizia que houve grande ganho com o AM-X. Não sou engenheiro e não me lembro dos detalhes, mas recordo de algo ligado a contratos, tecnologia de material composto, integração de armamentos, HUD, barramentos, aviônica... segundo vários, isso revolucionou a Embraer, capacitando-a a entrar no seleto grupo de desenvolvedores de aeronaves avançadas.
Talvez os CEO e grandes nomes que conheciam tudo da Embraer, bem como esses antigos funcionários estejam errados. Quem vai saber?!? :roll:
Abraços

Brasil acima de tudo!!!
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5642 vezes
Agradeceram: 3247 vezes

#73413 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 13, 2014 1:59 am

Senhores, a Embraer não chegou aonde está hoje a troco de nada. E ela também não estaria se credenciando - estando bem mais que interessada, como está, apesar do dito em contrário - a participar do projeto F-X, em toda a sua complexidade e envergadura tecnológica, posto que um caça é algo bem diferente de uma avião comercial, se não fossem os ganhos auferidos na aprendizagem de seus inúmeros projetos anteriores.

Cada avião da Embraer que alçou voo, foi e ainda hoje é, resultado do acumulo de experiências anteriores em projetos antecedentes. É o eterno zelo pelo aprender fazendo, tão ressaltado pelo marketing sueco, e que nunca nos foi estranho à Embraer, nos seus últimos 60 anos. Em ciência se aprende assim. acertando e errando.

E se hoje ela mais acerta do que erra, é porque se arriscou a aprender com seus erros do passado.

Não pensem que com o Gripen E/F será diferente, mesmo com a participação da SAAB.

Menos ainda o serpa com um hipotético projeto de caça de 5a G tupiniquim, que será feito a partir dos erros e acertos que tivermos com os Gripen's

Leva tempo. Mas este é o melhor jeito de se fazer as coisas. Senão o único.

abs

Carpe Diem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#73414 Mensagem por Bolovo » Sáb Dez 13, 2014 2:13 am

Carlos Lima escreveu:Tá certo Spock... não adianta, quando você não quer entender algo... não entende mesmo.

Bola para frente, ok? [100]

[]s
CB_Lima
Pô, as vezes fico me indagando. Se não fosse o Snowden, este era pra ser o nosso caça:

Imagem

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
kirk
Sênior
Sênior

#73415 Mensagem por kirk » Sáb Dez 13, 2014 2:44 am

Bolovo escreveu:
Carlos Lima escreveu:Tá certo Spock... não adianta, quando você não quer entender algo... não entende mesmo.

[]s
CB_Lima
Pô, as vezes fico me indagando. Se não fosse o Snowden, este era pra ser o nosso caça:

Imagem
Provavelmente VC esteja certo, embora SE seja sempre uma incógnita, porém e' um baita avião, pena que uma real partipação seria muito próximo de zero.

[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
GIL
Sênior
Sênior
Agradeceu: 97 vezes
Agradeceram: 131 vezes

#73416 Mensagem por GIL » Sáb Dez 13, 2014 11:07 am

Bolovo escreveu:

[]s
CB_Lima

Imagem
Me imagino que quase todo mundo se indaga o mesmo.
Isso seria uma daquelas situações onde Deus escreveria certo por linhas tortas.
Creio que daqui pra frente devemos de chamar lo São Snowden.

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#73417 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Dez 13, 2014 12:09 pm

Bolovo escreveu:

[]s
CB_Lima

Imagem
Ainda bem que teve o Snowden.
Não pelo caça que é muito bom, mas teríamos ganhos mínimos em conhecimentos tecnológicos e estaríamos agradecendo toda a espionagem com um belo contrato e vários bilhões de dólares de recompensa... :?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
kirk
Sênior
Sênior

#73418 Mensagem por kirk » Sáb Dez 13, 2014 12:39 pm

mmatuso escreveu:Para comentar sobre a aviação francesa já que vc não comentou tem que esperar o talharim escrever. [003]
Citei aqui matuso:
Talvez a França e a Suécia também reúnam capacidades técnicas, acadêmicas e engenharia avançada para a empreitada, mas sabem que os investimentos são astronômicos e estão dando passos muito cautelosos em direção a um 5aG ... como o Dassault nEUROm UAV Stealth que boa parte da fuzelagem foi feito pela SAAB ... e o Flight System 2020 ... um estudo nesse sentido por parte dos suécos ...

[] kirk

kirk
Sênior
Sênior

#73419 Mensagem por kirk » Sáb Dez 13, 2014 12:47 pm

Luís Henrique escreveu:
Bolovo escreveu: Pô, as vezes fico me indagando. Se não fosse o Snowden, este era pra ser o nosso caça:

Imagem
Ainda bem que teve o Snowden.
Não pelo caça que é muito bom, mas teríamos ganhos mínimos em conhecimentos tecnológicos e estaríamos agradecendo toda a espionagem com um belo contrato e vários bilhões de dólares de recompensa... :?
Mas tem gente que LAMENTA viu Luis Henrique ... :shock:

"este era pra ser nosso caça" [081]

Sindrome de Hiena ... certamente ! :mrgreen:

[] kirk

kirk
Sênior
Sênior

#73420 Mensagem por kirk » Sáb Dez 13, 2014 2:08 pm

Pilotos da FAB que estão voando Gripen na Suécia falam sobre o caça

[...]

“Estamos preparados para um trabalho árduo, pois, além de termos de aprender, temos que entender completamente, para assim podermos ensinar aos outros. O curso parece bastante completo e tudo foi bem planejado, por isso, tenho a certeza que tudo correrá bem”, refere Gustavo.

No dia 19 de Novembro realizou-se o primeiro voo acompanhado por instrutores no banco traseiro do Gripen D. O exercício de 50 minutos foi uma aventura, mesmo para dois pilotos experientes. “Voamos em formação e realizamos várias manobras avançadas, o que foi uma experiência incrível”, refere Ramon.

Os brasileiros ficaram impressionados com o Gripen, que é conhecido como um avião de caça fácil de pilotar graças ao seu sistema de controle elétrico e interface do piloto simples. “Foi fascinante experienciar as características do Gripen, e é fácil de ver as vantagens que o piloto tem em situações extremas, quando a informação necessária para realizar a tarefa é claramente apresentada. É como se o avião estivesse falando com você, dando a informação correta no momento certo”, refere Ramon, apoiado por Gustavo.

[...]
http://www.aereo.jor.br/2014/12/12/pilo ... re-o-caca/

[] kirk

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 233 vezes
Agradeceram: 536 vezes

#73421 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 13, 2014 3:08 pm

Será que estes serão os pilotos que irão ajudar do desenvolvimento da versão BR, já que esta terá interfaces totalmente diferentes?

abraços

----------------
amor fati
kirk
Sênior
Sênior

#73422 Mensagem por kirk » Sáb Dez 13, 2014 4:37 pm

Brasileiro escreveu:Será que estes serão os pilotos que irão ajudar do desenvolvimento da versão BR, já que esta terá interfaces totalmente diferentes?

abraços
Brasileiro,

A princípio eles tem como missão se formarem como instrutores de vôo, treinando e orientando os futuros pilotos do Gripen-Br ... segundo essa matéria que postei o treinamento que estão tendo, além de pilotar, é para serem instrutores.

[] kirk

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 233 vezes
Agradeceram: 536 vezes

#73423 Mensagem por Brasileiro » Sáb Dez 13, 2014 8:03 pm

kirk escreveu:
Brasileiro escreveu:Será que estes serão os pilotos que irão ajudar do desenvolvimento da versão BR, já que esta terá interfaces totalmente diferentes?

abraços
Brasileiro,

A princípio eles tem como missão se formarem como instrutores de vôo, treinando e orientando os futuros pilotos do Gripen-Br ... segundo essa matéria que postei o treinamento que estão tendo, além de pilotar, é para serem instrutores.
Mas não nos servem instrutores de Gripen C/D, e sim de BR, que ainda não foi desenvolvido... :?

Um expert em Gripen C/D precisaria de, no mínimo, uma "reciclagem" de centenas de horas de vôo e simulador do Gripen-BR antes de poder instruir outros pilotos, não?

Pois apesar de serem praticamente idênticas enquanto aeronaves, na prática C/D e BR terão interfaces totalmente diferentes. Diria até que falam 'línguas' diferentes, um com aviônica sueca e outro com um cockpit (HUD, HMD e MFD) inovador israelo-brasileiro.

abraços

----------------
amor fati
kirk
Sênior
Sênior

#73424 Mensagem por kirk » Sáb Dez 13, 2014 9:13 pm

Não tinha pensado por esse ângulo !

[] kirk

faterra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 89 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#73425 Mensagem por faterra » Sáb Dez 13, 2014 11:03 pm

Imagem
SwedenAF - Saab 39 Demo Gripen NG - 39-7 (cn 39-7)
Switzerland, Emmen - October 8, 2012
Photo by: Andreas Weber

Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Responder