TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73351 Mensagem por kirk » Dom Dez 07, 2014 11:28 pm

Air Policing Iceland 2014

http://www.youtube.com/watch?v=WZVPRnvT2WM

Rasante em "afterburn" em 6.57 - 7.08 min




[] kirk

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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73352 Mensagem por Luís Henrique » Seg Dez 08, 2014 10:56 am

O melhor caminho para a Argentina é JF-17 agora e J-31 no futuro próximo.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73353 Mensagem por kirk » Seg Dez 08, 2014 9:06 pm

SAAB E EMBRAER SERÃO PARCEIRAS NAS VENDAS MUNDIAIS DO GRIPEN

Virgínia Silveira

A Embraer e a sueca Saab vão explorar conjuntamente as oportunidades de vendas globais do caça Gripen NG, que será produzido no Brasil para a Força Aérea Brasileira (FAB). O vice-presidente de parcerias industriais da divisão aeronáutica da Saab, Jan Germudsson, disse que a empresa estima um mercado potencial de três mil caças nos próximos 20 anos.

"Nosso objetivo é capturar entre 10% e 15% desse volume, algo em torno de 300 a 400 aeronaves", disse o executivo durante entrevista na fábrica onde é produzido o Gripen, em Lindköping.

A ideia da Saab, segundo ele, é que a Embraer participe junto com a companhia das vendas, estimadas em mais de US$ 30 bilhões. O mercado total no segmento de caças, de acordo com o executivo, é projetado em cinco mil unidades, mas parte disso se refere às aeronaves chinesas e russas.

A Embraer e a Saab já assinaram um memorando de entendimento que atesta a posição de liderança da fabricante brasileira no programa de desenvolvimento do caça. A participação da brasileira envolve a coordenação das atividades de produção e entrega das versões monoposto e biposto (dois lugares) do caça, assim como desenvolvimento de sistemas, integração, testes em voo, montagem final e entregas.

As duas empresas também negociam a formação de uma parceria estratégica para a promoção das vendas do Gripen NG no mercado global.

Além da Embraer, a Mectron, do grupo Odebrecht Defesa& Tecnologia; Akaer; Inbra Aerospace; Ael Sistemas; e Atech, controlada pela Embraer, foram selecionadas pela Saab para serem as principais parceiras industriais no desenvolvimento do Gripen NG.

A Inbra foi escolhida pela Saab para a produção de partes estruturais do caça em material composto. A empresa será sócia majoritária, com 60% de participação, da fábrica de aeroestruturas (SBTA), que está construindo em São Bernardo do Campo em conjunto com a Saab. A companhia sueca fará investimento inicial de US$ 150 milhões no empreendimento.

O vice-presidente da sueca, Jan Germudsson, disse que o valor será aplicado na construção da fábrica, treinamento de mão de obra e preparação para a produção. A previsão é que a empresa inicie a produção de peças em 2017. O contrato assinado pela Saab com o governo brasileiro prevê que as entregas dos 36 caças comecem a partir de 2019.

O executivo da Saab acredita que a SBTA tenha potencial para faturar entre US$ 40 milhões e US$ 60 milhões por ano, mas este valor não inclui apenas o Gripen. "A empresa será capacitada para se tornar uma fornecedora de aeroestruturas de nível um e desta forma poderá acessar a cadeia aeronáutica global e exportar produtos."

Em entrevista recente ao Valor, o presidente da Copac (Comissão Coordenadora do Programa Aeronave), brigadeiro do ar José Augusto Crepaldi Affonso, disse que as empresas brasileiras se beneficiarão do programa dos caças tanto no aspecto tecnológico, pois terão a possibilidade de participar do desenvolvimento de um sistema aeroespacial no limite da tecnologia, como no comercial, uma vez que serão subcontratadas para realizar atividades no âmbito dos contratos de venda do caça.

Assinado no dia 24 de outubro, o contrato de compra de 36 caças da Saab pela FAB está avaliado em US$ 5,4 bilhões. Os primeiros pagamentos, segundo a Copac, serão feitos no ano de 2015, conforme consta no projeto de lei orçamentária, que prevê a liberação de R$ 1 bilhão.

A fábrica da Saab em Lindköping tem capacidade para produzir até 30 caças por ano, informou o diretor de produção, Hans Häggrot. A parceria com as empresas brasileiras, de acordo com o executivo, prevê a vinda de 100 a 200 engenheiros para a Suécia a partir de 2015 para iniciar o trabalho de treinamento e capacitar as equipes para produzir os caças no Brasil.

A montagem final de 15 caças será feita na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto. O Gripen NG possui cerca de 23 mil peças e componentes. Mais de 90% do avião é feito de alumínio e o restante de material composto.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... do-Gripen/




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73354 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 08, 2014 9:19 pm

Luís Henrique escreveu:O melhor caminho para a Argentina é JF-17 agora e J-31 no futuro próximo.
Pensem em qualquer coisa sobre a FAA, e demais forças armadas argentinas, somente daqui a 10/15 anos.

É o tempo, mínimo, que eles irão levar para reconstruir tudo o que foi destruído e/ou roubado pela oligarquia kirchner nas duas últimas décadas.

abs.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73355 Mensagem por Juliano Lisboa » Ter Dez 09, 2014 8:19 pm

arcanjo escreveu:05/12/2014
Comissão discutirá compra de aviões de caça suecos e de mísseis norte-americanos

http://resenhamilitar.blogspot.com.br/2 ... ra-de.html

abs.

arcanjo

:arrow: Estou estreando o meu novo blog de notícias, espero que gostem... :mrgreen:

Alguma notícia, link ou site sobre a Comissão?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73356 Mensagem por arcanjo » Ter Dez 09, 2014 8:30 pm

Ministro Amorim reitera na Câmara acerto na escolha dos caças suecos

Brasília, 09/12/2014 – Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Defesa, Celso Amorim, reafirmou nesta terça-feira o acerto do Governo Federal na escolha dos 36 caças Gripen NG para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB).

Foto: Jorge Cardoso
Imagem
Segundo Amorim, novas aeronaves da FAB vão gerar menos dependência do fornecedor e mais empregos de alta qualidade no Brasil

Segundo Amorim, as aeronaves fabricadas pela empresa sueca Saab foram escolhidas, no âmbito do projeto F-X2, por critérios técnicos, como performance e transferência de tecnologia, e de preço – estes últimos associados aos custos de aquisição e manutenção.

“Mesmo com o reajuste, o Gripen saiu mais barato e vantajoso do que as demais opções”, disse o ministro, ao explicar por que, durante as negociações, o valor ficou cerca de R$ 1 bilhão acima do previsto inicialmente.

“A Estratégia Nacional de Defesa, além disso, diz que o fator decisivo para aquisição deve ser a menor dependência possível do fornecedor. E, nesse sentido, teremos propriedade intelectual e transferência de tecnologia”, argumentou, ao defender a escolha do Gripen.

Segundo Amorim, como as negociações para reequipar a FAB datam de alguns anos, foi preciso recalcular os custos dos novos aviões a partir das condições econômicas atuais. “O projeto F-X2 é parte de um conjunto de ações para proteção do espaço aéreo. Desde 1995, a Aeronáutica tem procurado um novo tipo de caça multiemprego. Os Gripen serão importantes para capacitar a indústria aeroespacial brasileira”, disse.

Foto: Jorge Cardoso
Imagem
Gripen NG será desenvolvido por engenheiros brasileiros e suecos com construção e montagem de 15 unidades no Brasil

O ministro da Defesa explicou que o reajuste nos valores da proposta inicial foi influenciado também por fatores de natureza tecnológica, até mesmo para incorporar maior participação da indústria brasileira no projeto. “Não adianta você pagar mais barato, para pagar para fora. O que a gente quer é criar emprego – emprego de alta qualidade – no Brasil”.

De acordo com o processo de fabricação definido pela FAB, 13 caças vão ser desenvolvidos na Suécia, com o acompanhamento de engenheiros brasileiros; oito deles serão feitos também na Suécia sob a coordenação de brasileiros supervisionados por suecos; e os 15 restantes terão construção e montagem no Brasil. Ao todo, 160 profissionais brasileiros, entre técnicos e engenheiros, estarão no país europeu envolvidos na iniciativa e absorvendo conhecimentos.

O ministro fez a defesa da aquisição dos caças suecos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, onde participou de audiência pública. Estiveram também no evento o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério da Defesa

http://resenhamilitar.blogspot.com.br/2 ... amara.html

abs.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73357 Mensagem por kirk » Ter Dez 09, 2014 9:17 pm

Amorim defende na Câmara compra de caças suecos

Ministro faz a defesa da aquisição dos equipamentos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara

O ministro da Defesa, Celso Amorim, defendeu nesta terça-feira a compra de 36 caças suecos Gripen NG pelo governo brasileiro no valor de US$ 5,4 bilhões. O valor ficou quase US$ 1 milhão acima do previsto inicialmente durante a negociação com o grupo sueco de armamento e aeronáutica Saab. Segundo Amorim, o aumento ocorreu pela atualização tecnológica dos aviões entre o período de licitação e a conclusão do contrato, com base em índices industriais suecos. "Não houve aumento de preço para se compensar eventual perdas (durante a concorrência)", disse.

Gripen NG_Portal liberal.com.br
Ministro da Defesa apoiou a compra dos 36 caças suecos Gripen NG pelo valor de R$ US$ 5,4 bilhões

O ministro faz a defesa da aquisição dos equipamentos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, onde participa de audiência pública. "O plano inicial era de 108 aeronaves, mas o que entrou agora são 36. Creio que 108 seria ideal", disse. A compra dos caças foi acertada com o grupo sueco Saab após anos de debate sobre a necessidade dos aviões de combate. O ministro disse que os equipamentos são parte de um plano nacional de defesa em construção pelas Forças Armadas. "O Brasil não pode ter o maior litoral atlântico do mundo, com 17 mil km, sem capacidade para dissuadir qualquer ameaça de fronteira", afirmou.

Amorim defendeu, ainda, um "choque de orçamento" nos recursos para a política de defesa do País. Ele comparou o aporte brasileiro em defesa com o dos outros integrantes do grupo de economias emergentes BRICS - formado também por Rússia, Índia, China e África do Sul. "O Brasil gasta hoje 1,5% do PIB em defesa. A média dos países dos BRICS é 2,5%. A minha meta no médio prazo é atingir 2% do PIB porque o Brasil é um país que tem de se defender. A nossa intenção é dar um choque de orçamento", disse. "Não tenho ilusões, como todo ano tem sido, sobre as dificuldades da execução do orçamento de Defesa do País."

O ministro reconheceu que havia uma "inclinação" do governo brasileiro pelos caças franceses Raphale, mas que a possibilidade de deter parte da propriedade intelectual dos Gripen da Saab foi decisiva. Segundo ele, outros países têm demonstrado interesse em adquirir o caça sueco-brasileiro. "Há outros países interessados em adquirir o Gripen sueco do Brasil", disse. "O avião está em fase finalíssima de conclusão, o que nos dá possibilidade de ter a propriedade intelectual do equipamento", indicou.
http://liberal.com.br/noticia/1418B9D0C ... cas_gripen




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73358 Mensagem por kirk » Ter Dez 09, 2014 9:22 pm

arcanjo,

Tomei a liberdade de grifar as afirmações que considero da maior relevância para o debate ! :wink:
arcanjo escreveu:Ministro Amorim reitera na Câmara acerto na escolha dos caças suecos

Brasília, 09/12/2014 – Em audiência na Câmara dos Deputados, o ministro da Defesa, Celso Amorim, reafirmou nesta terça-feira o acerto do Governo Federal na escolha dos 36 caças Gripen NG para reequipar a Força Aérea Brasileira (FAB).

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Segundo Amorim, novas aeronaves da FAB vão gerar menos dependência do fornecedor e mais empregos de alta qualidade no Brasil

Segundo Amorim, as aeronaves fabricadas pela empresa sueca Saab foram escolhidas, no âmbito do projeto F-X2, por critérios técnicos, como performance e transferência de tecnologia, e de preço – estes últimos associados aos custos de aquisição e manutenção.

“Mesmo com o reajuste, o Gripen saiu mais barato e vantajoso do que as demais opções”, disse o ministro, ao explicar por que, durante as negociações, o valor ficou cerca de R$ 1 bilhão acima do previsto inicialmente.

“A Estratégia Nacional de Defesa, além disso, diz que o fator decisivo para aquisição deve ser a menor dependência possível do fornecedor. E, nesse sentido, teremos propriedade intelectual e transferência de tecnologia”, argumentou, ao defender a escolha do Gripen.

Segundo Amorim, como as negociações para reequipar a FAB datam de alguns anos, foi preciso recalcular os custos dos novos aviões a partir das condições econômicas atuais. “O projeto F-X2 é parte de um conjunto de ações para proteção do espaço aéreo. Desde 1995, a Aeronáutica tem procurado um novo tipo de caça multiemprego. Os Gripen serão importantes para capacitar a indústria aeroespacial brasileira”, disse.

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Gripen NG será desenvolvido por engenheiros brasileiros e suecos com construção e montagem de 15 unidades no Brasil

O ministro da Defesa explicou que o reajuste nos valores da proposta inicial foi influenciado também por fatores de natureza tecnológica, até mesmo para incorporar maior participação da indústria brasileira no projeto. “Não adianta você pagar mais barato, para pagar para fora. O que a gente quer é criar emprego – emprego de alta qualidade – no Brasil”.

De acordo com o processo de fabricação definido pela FAB, 13 caças vão ser desenvolvidos na Suécia, com o acompanhamento de engenheiros brasileiros; oito deles serão feitos também na Suécia sob a coordenação de brasileiros supervisionados por suecos; e os 15 restantes terão construção e montagem no Brasil. Ao todo, 160 profissionais brasileiros, entre técnicos e engenheiros, estarão no país europeu envolvidos na iniciativa e absorvendo conhecimentos.

O ministro fez a defesa da aquisição dos caças suecos na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, onde participou de audiência pública. Estiveram também no evento o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, e o presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73359 Mensagem por Justin Case » Ter Dez 09, 2014 10:14 pm

Amigos,

Aqui estão os links que encontrei para a Audiência Pública da CREDN:
1. Arquivos de vídeo: http://www2.camara.leg.br/atividade-leg ... niao=37519
2. Arquivos de Áudio: http://imagem.camara.leg.br/internet/au ... digo=51294
Abraços,

Justin




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73360 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 10, 2014 1:39 am

A fala dos integrantes embora elucidativa em algumas questões já sabidas por aqui, não dá indicações mais concretas do porque dos 900 milhões a mais.

Vai ficar para o voo do primeiro protótipo para sabermos mais detalhes afinal.

abs




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73361 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Dez 10, 2014 3:47 pm

FCarvalho escreveu:A fala dos integrantes embora elucidativa em algumas questões já sabidas por aqui, não dá indicações mais concretas do porque dos 900 milhões a mais.

Vai ficar para o voo do primeiro protótipo para sabermos mais detalhes afinal.

abs
Bom eu entendi que os valores foram atualizados, que a ultima oferta venceria em 31 de dezembro de 2010 e que 70% desse valor é dessa adequação de valores segundo os índices e 30% estão novos componentes ou melhorias dos mesmos, nesse bolo entra o painel wide e novo radar 30% mais capaz.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73362 Mensagem por Luís Henrique » Qua Dez 10, 2014 4:49 pm

Juliano Lisboa escreveu:
FCarvalho escreveu:A fala dos integrantes embora elucidativa em algumas questões já sabidas por aqui, não dá indicações mais concretas do porque dos 900 milhões a mais.

Vai ficar para o voo do primeiro protótipo para sabermos mais detalhes afinal.

abs
Bom eu entendi que os valores foram atualizados, que a ultima oferta venceria em 31 de dezembro de 2010 e que 70% desse valor é dessa adequação de valores segundo os índices e 30% estão novos componentes ou melhorias dos mesmos, nesse bolo entra o painel wide e novo radar 30% mais capaz.

Radar 30% mais capaz???

Nosso radar não será o mesmo Raven utilizado pela Suécia e que também foi oferecido para a Suíça?

O nosso radar será melhor que o dos suecos???




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73363 Mensagem por Juliano Lisboa » Qua Dez 10, 2014 5:27 pm

Luís Henrique escreveu:
Juliano Lisboa escreveu: Bom eu entendi que os valores foram atualizados, que a ultima oferta venceria em 31 de dezembro de 2010 e que 70% desse valor é dessa adequação de valores segundo os índices e 30% estão novos componentes ou melhorias dos mesmos, nesse bolo entra o painel wide e novo radar 30% mais capaz.

Radar 30% mais capaz???

Nosso radar não será o mesmo Raven utilizado pela Suécia e que também foi oferecido para a Suíça?

O nosso radar será melhor que o dos suecos???
É o que esta no video da Audiência.

http://imagem.camara.leg.br/internet/au ... 291229.mp3

Lá pelo 1min 15s ele fala do radar.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73364 Mensagem por J.Ricardo » Qua Dez 10, 2014 5:58 pm

:-|




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73365 Mensagem por kirk » Qua Dez 10, 2014 10:39 pm

Mísseis para o Brasil – MBDA larga na frente

Luiz Padilha
09/12/2014

Por Roberto Caiafa

[...]

A preferência das Forças Armadas brasileiras pela adoção de soluções da MBDA para emprego naval e terrestre poderá incluir, em um futuro próximo, o setor aeroespacial através dos mísseis ar-ar de médio/longo alcance, ou BVR (beyond visual range) MBDA Meteor, armamento cotado para equipar os novos caças SAAB Gripen NG adquiridos pela Força Aérea Brasileira (36 exemplares).

Uma das vantagens do MBDA Meteor é o fato do míssil BVR estar entrando em serviço na Suécia e em outros países europeus. Sua campanha de integração ao Gripen já ter sido concluída, o que se traduzirá em uma grande economia de recursos para a Força Aérea Brasileira ao longo do período de emprego.

Imagem

A resposta Ramjet

A propulsão Ramjet é uma tecnologia desejável para os mísseis BVR que irão armar o Gripen NG brasileiro, já que incrementa sobremaneira o alcance da arma. Quando o míssil é lançado, um booster descartável acelera o Meteor até uma velocidade onde o ar sobre pressão admitido pelas entradas de ar aquece e ignita o combustível sólido.

A combinação do oxigênio atmosférico altamente comprimido mais o propelente (ramjet) confere um desempenho superlativo em alcance e energia para manobrar, mesmo na fase de final de voo no máximo do seu alcance de engajamento. Um Data-Link fornece atualização de meio curso durante a navegação até as proximidades do alvo, quando então o radar busca a bordo localiza e trava no alvo.

Com o MBDA Meteor e a combinação Gripen NG + radar AESA de 2ª geração ES 05 Raven, o 1º Grupo de Defesa Aérea da FAB passará a contar com a mais avançada capacidade de interceptação e defesa aérea de toda a América Latina.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=48782




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