Lima,Carlos Lima escreveu:Até aonde eu li os monitores do Gripen não tem as mesmas características dos usados no F-35 e o mesmo vale para o capacete.kirk escreveu: Leandro,
Essa é exatamente a tecnologia utilizada pelo F-35, a imagem pode ser projetada no monitor ou conectada ao capacete, dessa forma o piloto vai ter a sensação que está voando "sem equipamento" , ou seja ele terá uma visão privilegiada para pouso, o que explica os comentários de pilotos da Navy que disseram que pousar o F-35 em NAe ficou tão fácil quanto pousar em pista.
Essa é uma das vantagens do nosso Gripen-Br, estar em desenvolvimento, esteremos "montados" no 4aG mais avançado que existe, tecnologias no estado da arte ...
É bom lembrar que o Gripen ainda está agregado ao conceito de HUD e o F-35 não tem mais isso e incorpora o conceito 360 view que são coisas bem diferentes (os HMDs não projetam todas as informações que o capacete do F-35 projeta).
A visão do piloto do F-35 é diferente porque a filosofia da aeronave é bem diferente de uma aeronave de 4 geração.
Até aonde consta estamos substituindo o que os 3 monitores da Rockwell fazem pela versão tela plana da Elbit (AEL).
Se no fim das contas vamos instalar cameras e fazer outras modificações pelo menos ainda não está detalhado que isso irá acontecer.
Pelo visto é aguardar mais detalhes.
[]s
CB_Lima
O F-35 é um projeto de 600 BILHÕES de doletas, grande parte disso, gastos nessa tecnologia do 360 view ... é uma quebra de paradigma, para onde o piloto olhar verá o exterior da aeronave, olha para baixo e vê o solo, ou o mar ... é um conceito novo, que não sabemos de sua aplicabilidade no combate ... uma aplicabilidade útil é a questão do pouso em NAe.
Acima tem um post do Justin, que explica porque o Rafale tem aquele "biquinho" de "mom bijou" exatamente em razão da versão naval, ou seja, sacrificou um pouco o radar pra pousar em NAe ... ele até mencionou o "bicão" do Gripen ... enfim, a tecnologia vai aprimorando e hoje sabemos que não precisava disso ... bastava um "nego porreta" como o LeandroCGard ter a brilhante ideia de fixar uma câmera na parte frontal da aeronave e a coisa estaria resolvida.
É disso que eu estava falando.
Interessante que o marketing do F-35, promete o conceito NCW nas mesmas proporções do Gripen NG, ou seja compartilhamento de informações táticas via D-link e a informação compartilhada de diversos sensores formando uma única imagem tática, que será vista e analisada pelo comando (lembra do Vídeo do Gripen ?) ... e a fusão de dados integra também o sistema de alerta e contramedidas ... exatamente como no Gripen NG :
Se o Gripen e o F-35 vão entregar tudo que prometem, não sabemos, mas que ambas empresas tem uma visão parecida / compartilhada / sintonizada do futuro do combate aéreo fica evidente.Mission Systems and Sensor Fusion
The term “mission systems” refers to the F-35's avionics, integrated electronic sensors, displays and communications systems that collect and share data with the pilot and other friendly aircraft, at sea, in the air and on the ground.
The F-35 will have the most robust communications suite of any fighter aircraft built to date. It will also be the first fighter to possess a satellite communications capability that integrates beyond line-of-sight communications throughout the spectrum of missions it is tasked to perform.
Sensor Fusion
The F-35’s advanced sensor fusion enables pilots to draw on information from all of their sensors to create a single integrated picture of the battlefield. All of the information gathered is then automatically shared with other pilots on their network using the most modern datalinks. These datalinks, such as the Multifunction Advanced Data Link (MADL), will enable pilots to share data with other strike aircraft as well as other airborne, surface and ground-based platforms required to perform assigned missions.
https://www.f35.com/about/capabilities/missionsystems
Enfim, Lima véio, não queria dizer ... mas estamos bons passos à frente dos demais 4aG.