Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Lord Nauta
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
Mensagem
por Lord Nauta » Seg Dez 01, 2014 6:22 pm
Lucas Lasota escreveu:Caramba, isso sim é começar a semana com o pé direito! Muito obrigado pelas boas notícias, senhores!
Senhores,
Muita calma nesta hora. O que esta sendo apresentado são os planos da MB, muito modestos por sinal, para os próximos anos. Entretanto para que de fato os mesmos saiam do papel e preciso combinar com o GF e este por sua vez assinar o cheque. Existe a grande probabilidade que muito do pretendido não aconteça. A MB esta ajustando o PAEMB com a falta de recursos. Uma evidência disto se da pela simples comparação com que foi planejado na mesma moldura de tempo na primeira versão do PAEMB com que se pretende atualmente. Infelizmente não e para ter este otimismo todo. Eu, particularmente estou com minhas barbas de molho.
Sds
Lord Nauta.
-
Lucas Lasota
- Avançado
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Mensagem
por Lucas Lasota » Seg Dez 01, 2014 6:41 pm
Na verdade Lord Nauta, o motivo da minha alegria foi a manifestação explícita (pela primeira vez?) do CFN sobre o interesse de compra pelo IA-2, Guarani e Remax. Entendo que há muitas dúvidas sobre futuro, mas pelo menos temos agora uma confirmação destas intenções.
-
Lord Nauta
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
Mensagem
por Lord Nauta » Seg Dez 01, 2014 8:17 pm
Lucas Lasota escreveu:Na verdade Lord Nauta, o motivo da minha alegria foi a manifestação explícita (pela primeira vez?) do CFN sobre o interesse de compra pelo IA-2, Guarani e Remax. Entendo que há muitas dúvidas sobre futuro, mas pelo menos temos agora uma confirmação destas intenções.
Grato pelo esclarecimento.Duvidas são muitas de fato.Infelizmente nosso país e governado por uma elite medíocre, que entre outras mazelas intelectuais vive de costas para o mar.
Sds
Lord Nauta
-
Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Mensagem
por Marino » Seg Dez 01, 2014 9:59 pm
Quem sabe, chute meu, a MB nao está pensando em transformá-lo em Capitanea da 2a Esquadra após a incorporação do novo NAe?
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
-
Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Mensagem
por Bolovo » Ter Dez 02, 2014 4:29 am
gogogas escreveu:talharim escreveu:COMANDO-GERAL DO CORPO DE FUZILEIROS
NAVAIS
COMANDO DO MATERIAL DE FUZILEIROS NAVAIS
EXTRATO DE CONTRATO
PROCESSO: 63181.001180/2014-90; OBJETO: Contratação da
COLT DEFENSE LLC para aquisição de 93 UN de Colt M4A1
ACC-M, 19 UN de Colt M203 Grenade Laucher: Inciso XIX, do
Artigo 24, da Lei 8.666/93, Valor: USD 171,314.20. EXPEDIÇÃO
DO ATO do Ordenador de Despesa em 25/11/2014, Termo de Justificativa
de Dispensa de Licitação 15/2014 do CMatFN, ratificado
em 25/11/2014, pelo Comandante do Material de Fuzileiros Navais.
nada de IA-2 no momento ...
São apenas 93 fuzis e não deu pra entender direito se são M4A1 ou ACC-M, ou ambos, ou conversão de um pro outro, sei lá. Só sei que o Colt ACC-M (Advanced Colt Carbine-Monolithic) CAGA na cabeça do IA2, o que me deixa feliz, significa que o CFN está indo atrás do que confiam.
http://www.defensereview.com/colt-acc-m ... 1-carbine/
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
-
talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Mensagem
por talharim » Ter Dez 02, 2014 7:34 am
COMANDO-GERAL DO CORPO
DE FUZILEIROS NAVAIS
COMANDO DO MATERIAL
DE FUZILEIROS NAVAIS
EXTRATO DE INSTRUMENTO CONTRATUAL
EXTRATO DE TJDL
PROCESSO: 63181.001231/2014-83; OBJETO: Contratação da JAGUAR
LAND ROVER BRASIL IMPORTAÇÃO E COMERCIO DE
VEICULOS LTDA para aquisição de 30 UN de VTR especial ¾
TON 4X4 COM Land Rover Defender 110 Puma: Inciso XIX, do
Artigo 24, da Lei 8.666/93, Valor: R$ 8.940.000,00. EXPEDIÇÃO
DO ATO do Ordenador de Despesa em 01/12/2014, Termo de Justificativa
de Dispensa de Licitação 16/2014 do CMatFN, ratificado
em 01/12/2014, pelo Comandante do Material de Fuzileiros Navais.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
-
FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5740 vezes
- Agradeceram: 3273 vezes
Mensagem
por FCarvalho » Ter Dez 02, 2014 1:56 pm
Algumas dúvidas:
Marino escreveu: a Brigada Anfíbia dos Fuzileiros Navais do RJ :
* tem capacidade média de durar na ação por até 30 dias, sem reabastecimento, com o efetivo aproximado de 7.000 militares;
> novamente, os números apresentados no PROANF nem de longe conferem capacidade à MB em conseguir prover o deslocamento de tal bgda anf integralmente. São apenas 14 navios, e mesmo assim divididos com uma suposta segunda esquadra, como segue.
- 4 NPM
- 5 NaApLog
- 5 NaTrp
> considerando o acima, se muito, e com bastante esforço, poderemos deslocar uma UnAnf Nucleada em Btl.
> o PROANF vai mudar este quadro, ou vamos permanecer no mesmo? Se sim, o que muda? Se não, porque manter uma bgda com 7 mil homens para os quais não teremos os meios necessários e efetivos para o seu pronto deslocamento?
> ou a MB acredita que jamais precisaremos deslocar toda a Bgda Anf um dia. E se precisarmos, poderemos ficar catando navios de cabotagem da frota nacional aqui e ali para isso?
> serão rês, ou quatro btls, como estipulado no PAEMB?
* terá 10.880 fuzis Imbel 5,56mm IA2;
> já foram atendidos os requisitos aqui expostos pelo Abuldog para a adoção deste fuzil da Imbel?
* terá 24 VBTP Guarani 6x6;
> isso implica na aposentadoria, precoce, dos Piranha III ou sua eventual disposição para venda e/ou transferência para uma, ainda hipotética, segunda esquadra?
> em que pé está o interesse do CFN pelo projeto do VBR-LR 8X8 Guarani? E uma versão VBTP/VBCI deste?
> o CFN opera com cerca de 13 infantes nos seus GC's. Isso implica/implicará alterações no projeto do VBTP Guarani para atender este ponto, ou a aquisição de mais viaturas para conseguir-se compor uma UAnf nucleada em btl inf fz nvl?
> o número de veículos apresentado é suficiente apenas para guarnecer um Gptofuznvs nucleado em uma cia, quando o necessário dm termos de Bgda Anf seria poder guarnecer, no mínimo, um btl.
>como fica a proposta para os necessários demais membros de apoio da família Guarani, que sequer ainda existem?
* 11 sistemas Astros;
> lançadores ou lançadores e veículos de apoio à bateria?
* 100 viaturas blindadas leves;
> isto é igual a VBMT-LR do EB ou critérios ainda terão de ser estabelecidos para uma viatura própria?
* etc.
[/quote]
abs.
Carpe Diem
-
ABULDOG74
- Sênior
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Mensagem
por ABULDOG74 » Ter Dez 02, 2014 2:10 pm
Olá camaradas, o IA2 só será adotado no CFN , do jeito que está sem as alterações enunciadas, se for cumprindo ordens do MD; sem os critérios técnicos que o Corpo sempre adotou em suas escolhas e que foi aplicado nele quando dos testes para o CFN.
ADSUMUS
-
ABULDOG74
- Sênior
Mensagem
por ABULDOG74 » Ter Dez 02, 2014 2:16 pm
Senhores não confundam o CFN com o nosso glorioso EB, necessidades diferentes pelas características.
ADSUMUS
-
FCarvalho
- Sênior
Mensagem
por FCarvalho » Ter Dez 02, 2014 2:30 pm
ABULDOG74 escreveu:Senhores não confundam o CFN com o nosso glorioso EB, necessidades diferentes pelas características.
ADSUMUS
Abuldog, estás falando de quê? Dos bldos ou dos fuzis ou dos dois juntos e mais alguma coisa?
abs
Carpe Diem
-
ABULDOG74
- Sênior
Mensagem
por ABULDOG74 » Ter Dez 02, 2014 2:40 pm
FCarvalho escreveu:ABULDOG74 escreveu:Senhores não confundam o CFN com o nosso glorioso EB, necessidades diferentes pelas características.
ADSUMUS
Abuldog, estás falando de quê? Dos bldos ou dos fuzis ou dos dois juntos e mais alguma coisa?
abs
Olá camarada e amigo, desculpe se não me fiz entender o que citei são as características de emprego que obriga a ter materias com características diferentes e me refiro em amplo aspecto(blindados, fuzis, uniformes e etc) .
ADSUMUS
-
Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Mensagem
por Marino » Ter Dez 02, 2014 2:46 pm
A doutrina de emprego destas forças é distinta.
O EB TEM que ser pesado, possuir grande quantidade de gente, enorme logística, presença nacional, etc.
O CFN é uma tropa leve, expedicionária, que deve durar na ação por um tempo limite antes de ser substituída (estou falando de assalto anfíbio), capaz de ser transportada por navios, de projetar-se de navios para terra, etc.
A doutrina, o emprego, os materiais, a formaçao, sao diferentes.
Há que entender isto.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
-
FCarvalho
- Sênior
Mensagem
por FCarvalho » Ter Dez 02, 2014 3:04 pm
O EB tem na Bgda Pqdt e na 12a Bgda Aeromóvel a sua versão do CFN. E cada uma tem lá as suas características e predisposições.
Mas há de se destacar que mesmo sendo tropas leves, ainda assim, cada uma possui um apelo próprio para emprego operacional. E portanto, demandas e características diferentes.
No mais, apesar de leves, nem sempre o que um faz o outro faz também. E assim por diante.
Como diria o ditado, cada um no seu quadrado.
Há sim, alguém se dispões a responder algumas perguntinhas minhas aí em cima...
abs.
Carpe Diem