TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
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Luís Henrique
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73216 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 30, 2014 8:05 pm

Estas duvidas sobre a venda do gripen para a argentina me fizeram pensar o que aconteceria se nos tivéssemos selecionado o Su-35 russo????
1) as entregas se estenderiam de 2019 a 2024?
Ou poderíamos receber as primeiras unidades vindas da Rússia em 2016 e as demais produzidas aqui a partir de 2017 ou 2018?
2) a argentina teria problemas para adquirir o mesmo caça?
3) o custo seria o mesmo, maior ou menor?
4) a Inglaterra teria o mesmo receio, maior ou menor?
5) precisaríamos de um caça temporário até a chegada dos novos? Se sim qual caça seria esse? Su-27? Mig-29?
6) a argentina iria de kfir como tampão ou escolheria uma opcao russa?
7) e a MB, desenvolveriamos uma versão naval do su-35? Iríamos de MiG-29 k ou uma nova versão mig-35k ou esperaria uma versão naval do pak fã?
8) teríamos problemas em vender os su-35br para os países da América latina?
9) o poder militar do Brasil seria o mesmo? Teríamos maior ou menor independência? A argentina causaria confusão na região? Isto traria uma corrida armamentista na região???




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73217 Mensagem por NovaTO » Dom Nov 30, 2014 9:14 pm

Luís Henrique escreveu:Estas duvidas sobre a venda do gripen para a argentina me fizeram pensar o que aconteceria se nos tivéssemos selecionado o Su-35 russo????
1) as entregas se estenderiam de 2019 a 2024?
Ou poderíamos receber as primeiras unidades vindas da Rússia em 2016 e as demais produzidas aqui a partir de 2017 ou 2018?
2) a argentina teria problemas para adquirir o mesmo caça?
3) o custo seria o mesmo, maior ou menor?
4) a Inglaterra teria o mesmo receio, maior ou menor?
5) precisaríamos de um caça temporário até a chegada dos novos? Se sim qual caça seria esse? Su-27? Mig-29?
6) a argentina iria de kfir como tampão ou escolheria uma opcao russa?
7) e a MB, desenvolveriamos uma versão naval do su-35? Iríamos de MiG-29 k ou uma nova versão mig-35k ou esperaria uma versão naval do pak fã?
8) teríamos problemas em vender os su-35br para os países da América latina?
9) o poder militar do Brasil seria o mesmo? Teríamos maior ou menor independência? A argentina causaria confusão na região? Isto traria uma corrida armamentista na região???
Único problema que vejo nisso tudo é que os russos nem consideraram ToT. Se para os Indianos é só montagem licenciada e olhe lá dos SU-30. Acredito que eles viram algo parecido com a compra da Venezuela.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73218 Mensagem por Penguin » Dom Nov 30, 2014 9:56 pm

Apresentação feita pela FAB no Congresso Nacional depois da seleção do Gripen. Muita informação, muito interessante (formato pptx):

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct= ... ZJwMiiXTPQ




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73219 Mensagem por NovaTO » Dom Nov 30, 2014 11:01 pm

Muito bom material, apesar de não explicar tudo, esclarece muita coisa.

Itens que gostaria de destacar:
Menor rastro logístico e melhor capacidade de operação desdobrada. :arrow: Dentro dos planos de ter uma base única e operar desdobrado quando necessário.
Motor com melhor mantenabilidade e confiabilidade. :arrow: O F-414 dispensa comentários. 8-]
Critérios de minimização de RCS (seção-reta radar) e tecnologias associadas, incluindo antenas, sensores e cargas externas :arrow: "ToT" necessária para quem quer evoluir a plataforma ou mesmo desenvolver uma pura dentro dos critérios de 5ª ou até mesmo 6ª geração.
Instalação, integração, teste e certificação de novos armamentos e configurações, incluindo armamentos desenvolvidos pela indústria nacional :arrow: Autonomia , autonomia, autonomia. Muito importante.
Conhecimento completo do programa de integridade estrutural da célula,visando permitir monitoração e controle do ciclo-de-vida da aeronave :arrow: idem
Direito de uso da IPR para Gripen A/B e C/D :?: O que seria IPR???

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73220 Mensagem por J.Ricardo » Dom Nov 30, 2014 11:22 pm

LeandroGCard escreveu:
J.Ricardo escreveu:Demoramos 20 anos para escolher um caça e no final só poderemos vender para os amigos do sinhozinho... é isso que dá acreditar no pessoal do mkt...
Realmente não entendo esta polêmica.

Não pudemos vender nem ST ou AMX para a Venezuela, mesmo tendo nós mesmos desenvolvido estas aeronaves, qual a surpresa de não podermos vender um avião desenvolvido lá fora para a Argentina? Na época em que eu trabalhei em uma fábrica de motores diesel de origem inglesa mas já nacionalizada fomos proibidos de vender alguns lotes de unidades de grande porte para o Iraque porque as bombas injetoras eram alemãs, e os EUA solicitaram que eles não fornecessem estas bombas. Imagine no caso de material bélico sensível como caças modernos :roll: .

Podem esquecer, se quisermos ter a possibilidade de vender qualquer produto que seja sem limitações impostas por outros países teremos que ter também a capacidade de desenvolver aqui toda a sua cadeia produtiva, ou possuir um nível de influência internacional que hoje sequer se pode imaginar. Como jamais teremos nem uma coisa nem outra devíamos estar dando ênfase ao desenvolvimento de produtos e/ou armamentos que possamos dominar completamente, e o resto compramos de prateleira ou no máximo produzimos para nosso próprio uso. Exportações de armamentos com componentes importantes estrangeiros só esporadicamente, para quem for amigo de todo mundo e em pequenas quantidades. Qualquer expectativa diferente é só um sonho inocente.


Leandro G. Card
Todas as minhas ultimas mensagens eu escrevi exatamente isso, que só poderemos exportar para quem tivemos o ok, sem isso esqueça, e a discussão fica rodando em querer ou não exportar.
A resposta a isso tudo é simples, nós não somos os donos da tecnologia e ponto. Mas parece que o povo é difícil de entender...




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73221 Mensagem por Justin Case » Dom Nov 30, 2014 11:23 pm

NovaTO escreveu:Muito bom material, apesar de não explicar tudo, esclarece muita coisa.
Direito de uso da IPR para Gripen A/B e C/D :?: O que seria IPR???
[]'s
Olá, NovaTO.

IPR: Industrial Property Rights?
Abraço,

Justin

Edit: Industrial é o termo mais comum na área militar. De modo geral, também pode ser Intellectual Property Rights.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73222 Mensagem por kirk » Dom Nov 30, 2014 11:52 pm

Penguin escreveu:Apresentação feita pela FAB no Congresso Nacional depois da seleção do Gripen. Muita informação, muito interessante (formato pptx):

https://www.google.com.br/url?sa=t&rct= ... ZJwMiiXTPQ
Penguin,

SHOW DE BOLA !!! [009]




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73223 Mensagem por mmatuso » Dom Nov 30, 2014 11:53 pm

NovaTO escreveu:
Luís Henrique escreveu:Estas duvidas sobre a venda do gripen para a argentina me fizeram pensar o que aconteceria se nos tivéssemos selecionado o Su-35 russo????
1) as entregas se estenderiam de 2019 a 2024?
Ou poderíamos receber as primeiras unidades vindas da Rússia em 2016 e as demais produzidas aqui a partir de 2017 ou 2018?
2) a argentina teria problemas para adquirir o mesmo caça?
3) o custo seria o mesmo, maior ou menor?
4) a Inglaterra teria o mesmo receio, maior ou menor?
5) precisaríamos de um caça temporário até a chegada dos novos? Se sim qual caça seria esse? Su-27? Mig-29?
6) a argentina iria de kfir como tampão ou escolheria uma opcao russa?
7) e a MB, desenvolveriamos uma versão naval do su-35? Iríamos de MiG-29 k ou uma nova versão mig-35k ou esperaria uma versão naval do pak fã?
8) teríamos problemas em vender os su-35br para os países da América latina?
9) o poder militar do Brasil seria o mesmo? Teríamos maior ou menor independência? A argentina causaria confusão na região? Isto traria uma corrida armamentista na região???
Único problema que vejo nisso tudo é que os russos nem consideraram ToT. Se para os Indianos é só montagem licenciada e olhe lá dos SU-30. Acredito que eles viram algo parecido com a compra da Venezuela.

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De onde vc tirou essa informação? Ou só está supondo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73224 Mensagem por kirk » Dom Nov 30, 2014 11:59 pm

J.Ricardo escreveu:Todas as minhas ultimas mensagens eu escrevi exatamente isso, que só poderemos exportar para quem tivemos o ok, sem isso esqueça, e a discussão fica rodando em querer ou não exportar.
A resposta a isso tudo é simples, nós não somos os donos da tecnologia e ponto. Mas parece que o povo é difícil de entender...
Olá J.Ricardo !

O avião tem componentes americanos como o motor, e sem dúvida aquele País poderá impedir vendas ... só acho que essa não é uma prerrogativa do Gripen ... com os demais concorrentes incorreríamos no mesmo problema.

No caso específico da Argentina não creio que haveria embargo americano ... apenas a esperneação inglesa ...

Porém o cerne da questão é: "Que tipo de acordo está sendo costurado com a Argentina?" ... pois, uma coisa e vender o equipamento, outra muito diferente é ceder tecnologias sensíveis para aquele país.




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73225 Mensagem por Justin Case » Seg Dez 01, 2014 12:03 am

Justin Case escreveu:
NovaTO escreveu:Muito bom material, apesar de não explicar tudo, esclarece muita coisa.
[]'s
Olá, NovaTO.

IPR: Industrial Property Rights?
Abraço,

Justin

Edit: Industrial é o termo mais comum na área militar. De modo geral, também pode ser Intellectual Property Rights.
Ou ainda:
Propriedade intelectual é gênero, que tem como espécies: a propriedade industrial (do direito empresarial, a qual protege a técnica e cujo registro é constitutivo da proteção); e os direitos autorais (do direito civil, os quais protegem a obra em si e cujo registro é declaratório)
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73226 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 01, 2014 1:21 am

Muito boa a apresentacao e esclarecimentos !!

[100]

Dentre outros projetos pelo visto a partir de agora o Eyerie sera exclusividade. De aeronaves da Embraer.

Sera legal tambem ver os Suecos virarem usuarios do STucano e do Kc-390.

:)

Faltaram um montao de bandeirinhas Americanas :D mas de um modo geral temos mais ideia do que estamos comprando. :)

O 1 Bi a mais merece mais esclarecimento. ;)

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73227 Mensagem por Juliano Lisboa » Seg Dez 01, 2014 1:25 am

Lima, acho que vc quem falou sobre os motores, se já tinham negociação com o EUA. No cronograma no dia 26/05 iniciam conversas com o FMS, provavelmente deve ser sobre os motores.

Abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73228 Mensagem por Carlos Lima » Seg Dez 01, 2014 1:47 am

Juliano Lisboa escreveu:Lima, acho que vc quem falou sobre os motores, se já tinham negociação com o EUA. No cronograma no dia 26/05 iniciam conversas com o FMS, provavelmente deve ser sobre os motores.

Abraços
Concordo. Entao sera que isso indica que sera um contrato separado?

[]s
CB




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73229 Mensagem por NovaTO » Seg Dez 01, 2014 7:33 am

mmatuso escreveu:
NovaTO escreveu: Único problema que vejo nisso tudo é que os russos nem consideraram ToT. Se para os Indianos é só montagem licenciada e olhe lá dos SU-30. Acredito que eles viram algo parecido com a compra da Venezuela.

[]'s
De onde vc tirou essa informação? Ou só está supondo.
Caro Luis Henrique,

Minhas conclusões , de todas as infos sobre a oferta russa. Até mesmo nas últimas quando tentaram mudar a proposta, ampliando as ToTs.

[]'s




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#73230 Mensagem por NovaTO » Seg Dez 01, 2014 7:35 am

Justin Case escreveu:
Justin Case escreveu:Olá, NovaTO.

IPR: Industrial Property Rights?
Abraço,

Justin

Edit: Industrial é o termo mais comum na área militar. De modo geral, também pode ser Intellectual Property Rights.
Ou ainda:
Propriedade intelectual é gênero, que tem como espécies: a propriedade industrial (do direito empresarial, a qual protege a técnica e cujo registro é constitutivo da proteção); e os direitos autorais (do direito civil, os quais protegem a obra em si e cujo registro é declaratório)
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Caro Justin,

Valeu pelos esclarecimentos, mas agora não entendi, que tipo de IPR teremos sobre os Gripen A/BC/D???? :?

[]'s




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