Abraços18. Estimular a integração da América do Sul.
Essa integração não somente contribuirá para a defesa do Brasil, como possibilitará
fomentar a cooperação militar regional e a integração das bases industriais de defesa.
Afastará a sombra de conflitos dentro da região. Com todos os países avança-se
rumo à construção da unidade sul-americana. O Conselho de Defesa Sul-Americano,
em debate na região, criará mecanismo consultivo que permitirá prevenir conflitos e
fomentar a cooperação militar regional e a integração das bases industriais de defesa,
sem que dele participe país alheio à região.
TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Thor
- Sênior
- Agradeceu: 34 vezes
- Agradeceram: 185 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
O Gripen NG, bem como o KC-390, em parceria com outros países da América do Sul, se encaixa perfeitamente em uma das diretrizes contidas na END.
Brasil acima de tudo!!!
- J.Ricardo
- Sênior
- Agradeceu: 2496 vezes
- Agradeceram: 1005 vezes
Acho engraçado ler (ou entende-se) que a decisão de vender e compartilhar a tecnologia do Gripen é exclusiva nossa... Nesse projeto nós somos carona, quem dirige é a Suécia, será que nossos "lideres" consultaram o motorista se o ônibus vai para naquele ponto?
No mais, se a Argentina quiser bancar a troca de todos os componentes made in EUA/RU com dinheiro deles beleza..., se quiserem financiar um radar AESA então melhor ainda.
Essa liberdade toda para compartilhar tecnologia virá se, e se, apenas se, desenvolvermos um avião próprio (o que duvido), quisá de 5ª geração a partir da tecnologia adquirida como o Gripen. É o caso Kc-360, o projeto é nosso e nós chamamos para o clubinho quem quisermos... essa é a grande diferença entre o KC-360 e o Gripen...
No mais, se a Argentina quiser bancar a troca de todos os componentes made in EUA/RU com dinheiro deles beleza..., se quiserem financiar um radar AESA então melhor ainda.
Essa liberdade toda para compartilhar tecnologia virá se, e se, apenas se, desenvolvermos um avião próprio (o que duvido), quisá de 5ª geração a partir da tecnologia adquirida como o Gripen. É o caso Kc-360, o projeto é nosso e nós chamamos para o clubinho quem quisermos... essa é a grande diferença entre o KC-360 e o Gripen...
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Se ninguém esta feliz, que se desfaça o negócio, minha opinião...kirk escreveu:Pelo pouco que sei a Embraer não deve estar feliz, SAAB também não, FAB também não.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- J.Ricardo
- Sênior
Que negócio? O acordo com a Argentina ou a compra do Gripen? Se for a compra do Gripen, aja amor pela Argentina heim...joao fernando escreveu:Se ninguém esta feliz, que se desfaça o negócio, minha opinião...kirk escreveu:Pelo pouco que sei a Embraer não deve estar feliz, SAAB também não, FAB também não.
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
E sejamos realistas: É bem mais fácil o Brasil moderar qualquer excesso da Argentina se esta estiver utilizando o NG ao invés de um Sukhoi, de um Mikoyan MiG, ou de um Chengdu.andrelemos escreveu:Temos, sim, de agir de forma a moderar quaisquer excessos que eles queiram cometer, enquanto apoiamos seu desenvolvimento econômico e militar, desde que seja atrelado ao nosso, e que sirva nossos objetivos estratégicos de longo prazo.
- joao fernando
- Sênior
A compra das moscas. A algumas paginas atrás, ele era livre de embargos, poderíamos vender na América do Sul, os itens sensíveis eram substituíveis...venderam uma doce ilusão que de doce não tem nadaJ.Ricardo escreveu:Que negócio? O acordo com a Argentina ou a compra do Gripen? Se for a compra do Gripen, aja amor pela Argentina heim...joao fernando escreveu: Se ninguém esta feliz, que se desfaça o negócio, minha opinião...
Ou esqueceram as bandeirinhas e motor comodite???
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5641 vezes
- Agradeceram: 3247 vezes
Meu caro Paisano, aí é que penso reside o problema todo. Moderação nunca foi necessariamente uma das melhores qualidades dos nossos hermanos argentinos. Vide as caneladas que trocamos com eles em várias áreas até hoje por causa de governos desmedidos e politicagens afins.Paisano escreveu:E sejamos realistas: É bem mais fácil o Brasil moderar qualquer excesso da Argentina se esta estiver utilizando o NG ao invés de um Sukhoi, de um Mikoyan MiG, ou de um Chengdu.andrelemos escreveu:Temos, sim, de agir de forma a moderar quaisquer excessos que eles queiram cometer, enquanto apoiamos seu desenvolvimento econômico e militar, desde que seja atrelado ao nosso, e que sirva nossos objetivos estratégicos de longo prazo.
Ademais, a velha cultura de insubmissão que eles, ainda, tem em relação a nós, continua latente, mesmo que diminuta na sociedade argentina. Eles são orgulhosos demais para admitir qualquer tipo de dependência em relação ao Brasil.
E mesmo que consigamos atrelar o seu desenvolvimento ao nosso, dificilmente podermos contar com a simpatia argentina em relação aos nossos interesses, quando for necessário. Já deram prova disso mais de uma vez.
Aliás, é bom que se diga aqui, que não estou me referindo ao povo argentino em geral, mas às suas instituições, governo e políticos, que ao fim e ao cabo são com quem nos relacionamos efetivamente.
Esperar moderação dos argentinos em seus negócios é, no mínimo, ato falho. Esperar que consigamos moderá-los por quaisquer meios que sejam, também é, no mínimo, ingenuidade.
abs.
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
Cancelar agora, depois de quase 20 anos de espera? Sai pra lá meu... prefiro deixar de vender pra Argentina a esperar mais 20 anos por outra decisão...joao fernando escreveu:A compra das moscas. A algumas paginas atrás, ele era livre de embargos, poderíamos vender na América do Sul, os itens sensíveis eram substituíveis...venderam uma doce ilusão que de doce não tem nadaJ.Ricardo escreveu: Que negócio? O acordo com a Argentina ou a compra do Gripen? Se for a compra do Gripen, aja amor pela Argentina heim...
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
A propriedade intelectual/industrial era brasileira.joao fernando escreveu:A compra das moscas. A algumas paginas atrás, ele era livre de embargos, poderíamos vender na América do Sul, os itens sensíveis eram substituíveis...venderam uma doce ilusão que de doce não tem nadaJ.Ricardo escreveu: Que negócio? O acordo com a Argentina ou a compra do Gripen? Se for a compra do Gripen, aja amor pela Argentina heim...
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Paisano
- Sênior
- Agradeceu: 649 vezes
- Agradeceram: 285 vezes
- Contato:
O ser humano só é imoderado quando não tem algo a perder.FCarvalho escreveu:Meu caro Paisano, aí é que penso reside o problema todo. Moderação nunca foi necessariamente uma das melhores qualidades dos nossos hermanos argentinos. Vide as caneladas que trocamos com eles em várias áreas até hoje por causa de governos desmedidos e politicagens afins.Paisano escreveu: E sejamos realistas: É bem mais fácil o Brasil moderar qualquer excesso da Argentina se esta estiver utilizando o NG ao invés de um Sukhoi, de um Mikoyan MiG, ou de um Chengdu.
Ademais, a velha cultura de insubmissão que eles, ainda, tem em relação a nós, continua latente, mesmo que diminuta na sociedade argentina. Eles são orgulhosos demais para admitir qualquer tipo de dependência em relação ao Brasil.
E mesmo que consigamos atrelar o seu desenvolvimento ao nosso, dificilmente podermos contar com a simpatia argentina em relação aos nossos interesses, quando for necessário. Já deram prova disso mais de uma vez.
Aliás, é bom que se diga aqui, que não estou me referindo ao povo argentino em geral, mas às suas instituições, governo e políticos, que ao fim e ao cabo são com quem nos relacionamos efetivamente.
Esperar moderação dos argentinos em seus negócios é, no mínimo, ato falho. Esperar que consigamos moderá-los por quaisquer meios que sejam, também é, no mínimo, ingenuidade.
abs.
Com essa aliança estratégica a Argentina passará a ter algo a perder.
Logo...
PS: O que estou escrevendo não é uma visão otimista dos fatos, mas sim o que ocorre na vida real, de forma fria, nua e crua.
- joao fernando
- Sênior
Só as turbinas que eram comodites rssss o resto era made in Brazil, tudo nosso, vendas para a América do Sul, itens livres de embargo. Pra mim estão plantando verde pra ver onde a coleira vai apertar...rsss...a Mosquinha que era livre de embargos não o é.
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5641 vezes
- Agradeceram: 3247 vezes
Eu trouxe este meu comentário do tópico de notícias para lustrar um pensamento quando a uma possível saída para a questão de uma caça para a Argentina e a tal da aliança estratégica com eles.
Ouçam o que eu estou dizendo. A China via colocar um destes em seus novos porta-aviões antes mesmo que nós saibamos se será possível colocar um Gripen-N no A-12.
E quando estivermos ainda operando A-4BR e sonhando com A-13 e companhia, estes caças já estarão operacionais a pelo menos uns 10 anos, e progredindo para blocks posteriores ao inicial.
E enquanto isso ao sul do equador, nós aqui estaremos ainda tentando decidir se ter mais de um Nae porá medo ou não na vizinhança...
abs
Analisando a questão de tot's e desenvolvimento de tecnologias, a opção do J-31 com conteúdo nacional e demais sistemas por eles escolhidos faria para mim todo o sentido, uma vez que este caça possa ser aventado como o modelo base para a aviação naval brasileira.
Pensem comigo. A Argentina quer os seus caças a somente a partir de 2026. A aviação naval brasileira irá precisar de um substituto para os A-4 BR a partir de 2028. Não temos nenhuma garantia de que haverá um Gripen naval. E a FAB deseja desenvolver, conforme determinação da END, um caça de 5a G para os anos de 2030 em diante, Então, temos a faca e o queijo na mão. Uma eventual parceria com os chineses no J-31 pode nos dar a solução para este imbróglio que se tornou uma eventual venda do Gripen para a Argentina.
Se entrarmos neste programa por agora, como co-desenvolvedores, teremos no médio prazo o nosso caça naval, com sistemas nacionais, onde e como possível, pretensamente tot's negociáveis com os chineses, a participação da BID no processo, e um avião também exportável para países sob nossa esfera de influência. Ademais, também teremos, penso, o que é principal, um modelo referencial tecnológico para o desenvolvimento de um caça nacional de 5a G. E o melhor, teremos mais do que uma opção de parceria para o seu desenvolvimento. A capacitação da industria nacional seria imensamente maior do que se pode admitir hoje apenas com o Gripen.
Muitas vezes já foi falado aqui que teríamos condições industriais e tecnológicas para desenvolver um caça de 4a G, e quiçá um avião de 5a G.
Em havendo vontade, e interesse de parte do poder político, os mesmo critérios de negócios afetados em relação ao Gripen poderiam ser usados em uma eventual parceria com os chineses para o desenvolvimento de uma versão BR do J-31. E livre de embargos. Como parece ser o sonho de consumo de todos os países exportadores.
Posso estar delirando. Mas como disse no comentário acima, hoje esta possibilidade pode nos parecer remota e improvável. Mas e daqui a 25 anos. Ela seria tão improvável assim?
Se as parcerias que queremos estabelecer são de cunho estratégico, isto pressupõe, também, que sejam elas todas de longo prazo. Algo que nunca fizemos por aqui antes.
O futuro dirá.
abs
Carpe Diem
- J.Ricardo
- Sênior
Se quiserem liberdade total para exportar alguma coisa, só sendo 100% nacional (o que nunca vai ocorrer), do contrário esqueça, pensar diferente disso é ingenuidade...joao fernando escreveu:Só as turbinas que eram comodites rssss o resto era made in Brazil, tudo nosso, vendas para a América do Sul, itens livres de embargo. Pra mim estão plantando verde pra ver onde a coleira vai apertar...rsss...a Mosquinha que era livre de embargos não o é.
Estão se esquecendo que até a China precisa de autorização da Rússia para exportar aviões, ou se esqueceram que as turbinas usadas no aviões chineses mais avançados são russas?
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!
- andrelemos
- Intermediário
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 56 vezes
Mas aí é que está o jogo. Muitos diriam a mesma coisa sobre França e Alemanha, quando começaram a se integrar economicamente nos anos 50 (com uma história muito mais extensa e sangrenta de conflitos entre si).FCarvalho escreveu:
Meu caro Paisano, aí é que penso reside o problema todo. Moderação nunca foi necessariamente uma das melhores qualidades dos nossos hermanos argentinos. Vide as caneladas que trocamos com eles em várias áreas até hoje por causa de governos desmedidos e politicagens afins.
abs.
No final das contas, como certa vez ouvi de um diplomata Argentino, "A questão é se a Argentina deseja ser o Canadá do Brasil"
Eles sabem perfeitamente que juntos conosco serão muito mais fortes do que conseguirão ser sozinhos, e terão mais facilidade para se desenvolver, tendo acesso ao nosso grande mercado interno. Paraguai, Uruguai e agora a Venezuela estão entrando também neste raciocínio.
Não só a negociação comercial com o resto do mundo aumenta o poder de barganha desses países, mas a integração econômica conosco é muito interessante do ponto de vista econômico para estes países.
O Brasil está desenvolvendo sua indústria bélica a olhos vistos, com diversos projetos que visam a incorporar tecnologias dominadas por poucas outras potências. Tecnologias estas que estes países não tem a menor condição de desenvolverem sozinhos, ou de arrumar algum parceiro extrarregional que se disponha a tê-los como parceiros. Sob o nosso "guarda-chuva" econômico, político e militar, poderão ter participação nos nossos projetos e entrar em um acordo de defesa mútuo da região que seria muito, mas muito mais efetivo do ponto de vista dissuasório que qualquer investimento individual dos países citados, inclusive nós.
Cabe a nós termos o "jogo de cintura" para acomodar as demandas deles, de apoiar suas ambições, etc. A questão das Malvinas é um tema sensível, como também é o atual clima de extremo antiamericanismo e ruptura política na Venezuela e a fragilidade das instituições democráticas no Paraguai. Ninguém disse que seria fácil. Vamos ter que conceder em alguns pontos, e "puxar a coleira" em outros. Mas assim caminha o mundo, e os países que desejam ser líderes de suas respectivas regiões e participar da "briga de cachorro grande" na arena internacional todos têm projetos nesse sentido, de integração regional, obtenção de "esferas de influência", ou de defesa das que eles já tem, contra possíveis usurpadores (EUA vs. China na Ásia).
Enfim, peço desculpas pelo longo post, mas temos que colocar os pingos nos "i"s nesta discussão, para não descambarmos para uma discussão de preferências políticas e ideológicas que seria muito pouco produtivo.
- J.Ricardo
- Sênior
As discussões aqui estão deixando de focar no principal, não é o Brasil que não quer vender, meu Deus, seria fantástico vendermos 100 aviões para a Argentina, a questão é que a "dona rainha véia" não vai deixar vender nada com as pecinhas do lego dela!
E se for pra gastar mais 2 bilhões para nos vermos livres de material inglês, melhor seria então comprar o Rafale ou Su-35, mas não compramos!
E se for pra gastar mais 2 bilhões para nos vermos livres de material inglês, melhor seria então comprar o Rafale ou Su-35, mas não compramos!
Editado pela última vez por J.Ricardo em Sex Nov 28, 2014 2:59 pm, em um total de 1 vez.
São muralhas do Brasil!
São muralhas do Brasil!