A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Marino
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Re: A-12

#11866 Mensagem por Marino » Seg Nov 24, 2014 2:49 pm

alex escreveu:Marino, foi passada a idéia que o SP foi uma grande compra, poderíamos dar conta e evitarmos uma grande modernização($$$) pelos franceses. Vamos ver se este não será o inicio de vários contratos que teremos que fazer com os franceses ....Esperemos
Veja o valor desta assessoria: 1,72 milhões de euros.
Isto é uma consultoria, imagino.
Sem dúvida a MB devia ter modernizado inteiramente o SP quando o recebeu, como fizeram os chineses.
Vai ser feito agora, paciência.
Antes tarde do que nunca.
Posso imaginar que como o navio estava andando e os recursos limitados, a opção foi operá-lo, até mesmo para nao deixar que a doutrina que estava sendo reintroduzida com o Minas se perdesse.
O que interessa AGORA é que vamos tê-lo inteiro, com uma aviação naval renovada tb.




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Re: A-12

#11867 Mensagem por LeandroGCard » Seg Nov 24, 2014 3:59 pm

alex escreveu:Tudo bem, mas é mais um trabalho a ser realizado por uma empresa estrangeira, mostrando quanto somos limitados em várias áreas.
Não é necessariamente nenhuma limitação técnica nossa, é simplesmente o fato de termos adquirido o navio, e não o projeto dele. Assim existem diversas questões que apenas quem construiu a máquina é que sabe (qual a pressão máxima que determinada tubulação aguenta, onde estão os pontos de tensão máxima em uma antepara, por onde passam os cabeamentos e tubos embutidos em paredes e etc... .) e precisamos destas informações para poder fazer um trabalho de modernização seguro. Imagine fazer um simples furo em uma parede para pendurar um novo equipamento e causar um curto geral na instalação elétrica ou furar um tubo de alta pressão :? . Por isso a assessoria é necessária.

É um procedimento comum na modernização de qualquer equipamento de maior porte, principalmente se incluir questões de segurança, e o preço deve incluir até buscar em casa velhinhos aposentados que foram os que projetaram um sistema qualquer hoje instalado.


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Lord Nauta
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Re: A-12

#11868 Mensagem por Lord Nauta » Seg Nov 24, 2014 7:44 pm

J.Ricardo escreveu:
talharim escreveu:Imagem

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Termo de Inexigibilidade de Licitação n° 002/2014. Objeto: Contratação
de serviços de assistência técnica para assessorar a realização
da modernização e manutenção do sistema de propulsão do Navio
Aeródromo São Paulo, por dois (2) anos. Contratada: DCNS. Valor:
1.710.580,00 Euros (hum milhão setecentos e dez mil e quinhentos e
oitenta euros).
Fundamento Legal: Art. 25°, Inciso II da Lei nº
8.666/1993. Autoridade Ratificadora: Diretor-Geral.
Vão gastar agora o que era para ter gastando quando compraram...


BZ para a MB.
:D :D :D


Sds


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Re: A-12

#11869 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 24, 2014 7:51 pm

Em todos esses anos, entre compra, operação, manutenção e modernização, o A-12 não chega nem perto da casa do bilhão.

E como já foi dito, antes tarde do que nunca. Até porque a outra alternativa "mais barata" seria simplesmente abrir mão de ter uma aviação de asa fixa na AN, e recomeçar do zero, quem sabe, daqui a uns 20 anos, com a suposta entrada em operação de seu mais que improvável substituto na década de 2030.

Temos que pensar na possibilidade bem real de que o A-12, agora totalmente modernizado, poderá continuar a ser o nosso capitânia pelos próximos 30 anos. Sim, porque no Brasil modernização rima com "tá tudo bão" no mundo político-econômico.

E até lá, qualquer coisa que façamos nele para que se mantenha operacional e funcionando bem, já estará de bom tamanho.

No mais, neste entretempo, quem sabe rezar, reza aí. :|

abs




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Re: A-12

#11870 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Nov 24, 2014 8:22 pm

FCarvalho escreveu:Em todos esses anos, entre compra, operação, manutenção e modernização, o A-12 não chega nem perto da casa do bilhão.

E como já foi dito, antes tarde do que nunca. Até porque a outra alternativa "mais barata" seria simplesmente abrir mão de ter uma aviação de asa fixa na AN, e recomeçar do zero, quem sabe, daqui a uns 20 anos, com a suposta entrada em operação de seu mais que improvável substituto na década de 2030.

Temos que pensar na possibilidade bem real de que o A-12, agora totalmente modernizado, poderá continuar a ser o nosso capitânia pelos próximos 30 anos. Sim, porque no Brasil modernização rima com "tá tudo bão" no mundo político-econômico.

E até lá, qualquer coisa que façamos nele para que se mantenha operacional e funcionando bem, já estará de bom tamanho.

No mais, neste entretempo, quem sabe rezar, reza aí. :|

abs
Olá camarada e amigo , é o mesmo comentário que faço no comentário do tópico do GRIPEN, temos que conseguir o melhor agora pois no futuro não sabemos como andará então mais uma vez o comando da MB tomou UMA EXCELENTE DECISÃO recuperando nosso PA para que no futuro próximo tenhamos A-4M e SEA GRIPEN sendo catapultados por ele :D :D :D

ADSUMUS

PS: NOSSOS COMANDOS MILITARES SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO , POIS EM NENHUM MOMENTO ELES CONTAM COM UM FUTURO QUE NÃO SABEMOS.




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Re: A-12

#11871 Mensagem por ABULDOG74 » Seg Nov 24, 2014 8:27 pm

Perder nossa aviação naval de asa fixa é retroceder ao passado de limitações operativas. :wink:

ADSUMUS




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Re: A-12

#11872 Mensagem por FCarvalho » Seg Nov 24, 2014 8:31 pm

ABULDOG74 escreveu:PS: NOSSOS COMANDOS MILITARES SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO , POIS EM NENHUM MOMENTO ELES CONTAM COM UM FUTURO QUE NÃO SABEMOS.
Penso que é nisso que devemos apostar e crer. Os nossos militares não são trouxas e menos ainda impávidos.
Quem milita em defesa no Brasil sabe como as coisas são por aqui, desde sempre.
Então é questão de dar tempo ao tempo e ver se as coisas acontecem ou não.

abs.




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Re: A-12

#11873 Mensagem por henriquejr » Ter Nov 25, 2014 1:32 am

Logico que agora, depois de tudo que se passou, fica fácil dizer o que a MB deveria ter feito, mas só dando a minha opinião pessoal, creio que a MB errou em ter aposentado o A-11, quando estava plenamente operacional e tendo sido reformado alguns anos antes. Acho que o ideal seria a MB continuar operando o A-11, para não interromper as atividades da aviação naval, enquanto o A-12 passasse por uma completa reforma e modernização. Talvez hoje estaria colocando em serviço o A-12 completamente "novo", e finalmente o velho "mingão" teria seu merecido descanso.




.
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Re: A-12

#11874 Mensagem por talharim » Ter Nov 25, 2014 7:39 am

PARTE II :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Imagem

DIRETORIA-GERAL DO MATERIAL

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
Termo de Justificativa de Dispensa de Licitação n° 001/2014. Objeto:
Prestação de serviços relativos ao apoio técnico e gerencial, na Fase
Preliminar do Período de Manutenção e Modernização (PMM) do
Navio Aeródromo "São Paulo". Contratada: Empresa Gerencial de
Projetos Navais.
CNPJ: 27.816.487/0001-31. Valor: 1.850.000,00
(hum milhão oitocentos e cinquenta mil reais).
Fundamento Legal:
Art. 24°, Inciso VIII da Lei nº 8.666 de 21/06/1993. Autoridade
Ratificadora: Diretor-Geral.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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Re: A-12

#11875 Mensagem por Marino » Ter Nov 25, 2014 8:37 am

henriquejr escreveu:Logico que agora, depois de tudo que se passou, fica fácil dizer o que a MB deveria ter feito, mas só dando a minha opinião pessoal, creio que a MB errou em ter aposentado o A-11, quando estava plenamente operacional e tendo sido reformado alguns anos antes. Acho que o ideal seria a MB continuar operando o A-11, para não interromper as atividades da aviação naval, enquanto o A-12 passasse por uma completa reforma e modernização. Talvez hoje estaria colocando em serviço o A-12 completamente "novo", e finalmente o velho "mingão" teria seu merecido descanso.
Na época eu escrevi o que ocorreu.
A MB "foi avisada" pelo GF que nao poderia ficar com dois PAs, pois isso traria "preocupações" aos países vizinhos.
Governo FHC.......




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Re: A-12

#11876 Mensagem por Marino » Ter Nov 25, 2014 8:43 am

Vou contar algo que presenciei.
Eu era o CHEOPE do Minas e houve uma visita do CON, AE Peixoto, acompanhado do Subchefe de Operações, CA MOURA NETO, o qual falava insistentemente: Alte, temos que fazer algo, veja o estado do Minas, veja tudo modernizado, veja como opera...
Aconteceu o que sabemos. :|




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Re: A-12

#11877 Mensagem por Alcantara » Ter Nov 25, 2014 9:42 am

Mas Marino... a preocupação de "não assustar" os vizinhos (quiçá, o mundo) ainda existe. Não creio que, em sendo presidente Lula ou Dilma, o desfecho para o Minas tivesse sido outro.

Lástima. Fazer o que?

Por isso tenho saudade do Brasil Império, que tratava os interesses nacionais acima de tudo.




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Re: A-12

#11878 Mensagem por Marino » Ter Nov 25, 2014 9:56 am

Pois é.
Mas minha pergunta é se algum vizinho se preocupa em "nao assustar o Brasil".
Se o Chile se preocupou quando comprou Leo 2, fragatas T-23, as holandesas, F-16, etc.
Se a Venezuela se preocupou ao adquirir SU, sistemas AAe como o S-300, BUK, etc.
Se o Peru se preocupou quando introduziu BVR na AL.
Se a Argentina se preocupava quando comprava a rodo antes das Malvinas.
E um grande ETC.
Acho que esta preocupação é só do brasileiro bonzinho.




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Re: A-12

#11879 Mensagem por Alcantara » Ter Nov 25, 2014 10:06 am

Marino escreveu:Pois é.
Mas minha pergunta é se algum vizinho se preocupa em "nao assustar o Brasil".
Se o Chile se preocupou quando comprou Leo 2, fragatas T-23, as holandesas, F-16, etc.
Se a Venezuela se preocupou ao adquirir SU, sistemas AAe como o S-300, BUK, etc.
Se o Peru se preocupou quando introduziu BVR na AL.
Se a Argentina se preocupava quando comprava a rodo antes das Malvinas.
E um grande ETC.
Acho que esta preocupação é só do brasileiro bonzinho.
Como eu disse, na época do Império não era assim.
Imagine o Brasil "bonzinho" naquela época... não teríamos os limites atuais do Brasil. Aliás, pensando bem, nem teríamos Brasil, retalhado que estaríamos em várias republiquetas.




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Re: A-12

#11880 Mensagem por Marino » Ter Nov 25, 2014 12:03 pm

Só lembrando, o extrato da T&D abaixo, o Talha postou aqui tb:
No início de julho deste ano, a Marinha do Brasil realizou um "Chamamento Público" para que pessoas jurídicas ou físicas prestem serviços técnicos especializados de consultoria, assessoramento e capacitação (on the job training) da pessoal da Diretoria de Engenharia Naval (DEN), no âmbito do Empreendimento Modular do Período de Modernização do Navio-Aeródromo (NAe) "São Paulo" (EMProModNAe). Além do sistema de propulsão do São Paulo, outros itens foram especificados, sendo que para eles novas contratações devem ser anunciadas. De acordo com os planos da Marinha, os trabalhos devem começar em 2015.




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