TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Rafale
619
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Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72976 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 21, 2014 5:02 pm

Marino escreveu:Os estudos de viabilidade do Sea Gripen serao contabilizados como Offset, e nao estão incluídos no principal do contrato.
Se nao existe ainda Sea Gripen, está em fase de estudo de viabilidade, se aprovado o Offset, nao há reforço estrutural na versão da FAB.
Como diria o poeta:

- Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa! :wink:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72977 Mensagem por Luís Henrique » Sex Nov 21, 2014 6:51 pm

Paisano escreveu:Tem um item que não foi mais comentado, mas que pode "explicar" uma boa parte do acréscimo no valor final do contrato do FX-2.

Estou me referindo ao motor GE.

E eu li (não sei se neste tópico) que o motor equivale a 60% do valor de uma caça.

Assim, o principal responsável por esse acréscimo não poderia ser uma possível adoção no NG dessa nova e mais potente versão do motor GE?

PS: Antes que alguém diga algo, eu quero deixar bem claro que não sei absolutamente de nada e estou apenas especulando com base no já foi escrito neste tópico.
Só se for 60% do custo de hora-vôo.

No valor de compra de uma aeronave a turbina deve representar uns 10%.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72978 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 21, 2014 8:10 pm

Luís Henrique escreveu:
Paisano escreveu:Tem um item que não foi mais comentado, mas que pode "explicar" uma boa parte do acréscimo no valor final do contrato do FX-2.

Estou me referindo ao motor GE.

E eu li (não sei se neste tópico) que o motor equivale a 60% do valor de uma caça.

Assim, o principal responsável por esse acréscimo não poderia ser uma possível adoção no NG dessa nova e mais potente versão do motor GE?

PS: Antes que alguém diga algo, eu quero deixar bem claro que não sei absolutamente de nada e estou apenas especulando com base no já foi escrito neste tópico.
Só se for 60% do custo de hora-vôo.

No valor de compra de uma aeronave a turbina deve representar uns 10%.
Dependendo de um montão de fatores pode ser bem mais de 10%.

Para quem quiser um pouco mais de detalhes... (o .pdf é de 2002, mas tem informações genéricas bem interessantes para esse tipo de debate) :)

http://www.rand.org/content/dam/rand/pu ... MR1596.pdf

:)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72979 Mensagem por kirk » Sáb Nov 22, 2014 3:37 am

Knight escreveu:
Paisano escreveu:Tem um item que não foi mais comentado, mas que pode "explicar" uma boa parte do acréscimo no valor final do contrato do FX-2.

Estou me referindo ao motor GE.

E eu li (não sei se neste tópico) que o motor equivale a 60% do valor de uma caça.

Assim, o principal responsável por esse acréscimo não poderia ser uma possível adoção no NG dessa nova e mais potente versão do motor GE?

PS: Antes que alguém diga algo, eu quero deixar bem claro que não sei absolutamente de nada e estou apenas especulando com base no já foi escrito neste tópico.
Minha teoria.

Acredito que estão fazendo resforços estruturais também para facilitar a operação embarcada e um futuro motor mais potente.

O motor 414-EPE ainda não está disponível, mas é razoável prever que teremos alguma variante mais potente em algum momento.

Também fiquei surpreso com o pedido de redução do RCS (imagino que frontal). Isso pode ficar bem caro.
Somando os acessórios "versão BR" a conta sobe mais um pouco.

Fora tudo isso ainda se comenta, em forums da vida, que a capacidade de carga deve subir uns 500kg (por mágica eu imagino).

Resumindo, 1 Bi de verdinhas é muito dinheiro, mas se consome rápido com P&D num projeto desse.

(para o F35, um 1 Bi em P&D é troco de pinga)
Paisano e knight,

Há ainda um outro fator a ser esclarecido :

"O contrato logístico assinado com a Saab terá duração de 5 anos, a partir do início da entrega da primeira aeronave operacional, e prevê suporte em todos os sistemas. O Brasil, de acordo com a FAB, também comprou "todas as peças necessárias para operação por 5 anos", além de dois simuladores completos, que serão instalados na base de Anápolis (Goiás), que formará um esquadrão para receber o avião." (G1)

- contrato logístico assinado com a Saab terá duração de 5 anos, a partir do início da entrega da primeira aeronave operacional, e prevê suporte em todos os sistemas.

- "todas as peças necessárias para operação por 5 anos"

A dúvida é "quantos reatores adicionais a FAB incluiu nesse contrato?"

Isso também pode fazer uma baita diferença.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72980 Mensagem por Justin Case » Sáb Nov 22, 2014 7:43 am

Amigos,

Acho que essa logística inicial para os cinco primeiros anos de operação já estava requerida no RFP e, portanto, incluída na oferta inicial. É requisito corriqueiro nos projetos de aquisição da FAB.
Depende também do esforço previsto para a frota nesse período, bem como da cadência de entrega das 36 aeronaves. Não serão todas entregues no mesmo dia. Teoricamente, quanto mais retardada for a entrega dos aviões, menos custará esse contrato de logística inicial.
Abraços,

Justin




Editado pela última vez por Justin Case em Sáb Nov 22, 2014 7:44 am, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72981 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 22, 2014 7:43 am

Duvida...

O contrato assinando ja inclui os motores? Quantos foram comprados? Que modelo?

Nao vi nenhuma mencao sobre os motores... Incluindo a notificacao ao congresso americano.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72982 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Nov 22, 2014 8:43 am

kirk escreveu:
Knight escreveu: Minha teoria.

Acredito que estão fazendo resforços estruturais também para facilitar a operação embarcada e um futuro motor mais potente.

O motor 414-EPE ainda não está disponível, mas é razoável prever que teremos alguma variante mais potente em algum momento.

Também fiquei surpreso com o pedido de redução do RCS (imagino que frontal). Isso pode ficar bem caro.
Somando os acessórios "versão BR" a conta sobe mais um pouco.

Fora tudo isso ainda se comenta, em forums da vida, que a capacidade de carga deve subir uns 500kg (por mágica eu imagino).

Resumindo, 1 Bi de verdinhas é muito dinheiro, mas se consome rápido com P&D num projeto desse.

(para o F35, um 1 Bi em P&D é troco de pinga)
Paisano e knight,

Há ainda um outro fator a ser esclarecido :

"O contrato logístico assinado com a Saab terá duração de 5 anos, a partir do início da entrega da primeira aeronave operacional, e prevê suporte em todos os sistemas. O Brasil, de acordo com a FAB, também comprou "todas as peças necessárias para operação por 5 anos", além de dois simuladores completos, que serão instalados na base de Anápolis (Goiás), que formará um esquadrão para receber o avião." (G1)

- contrato logístico assinado com a Saab terá duração de 5 anos, a partir do início da entrega da primeira aeronave operacional, e prevê suporte em todos os sistemas.

- "todas as peças necessárias para operação por 5 anos"

A dúvida é "quantos reatores adicionais a FAB incluiu nesse contrato?"

Isso também pode fazer uma baita diferença.
Na proposta da Boeing para o FX2 que sabemos do conteúdo porque é obrigado por lei pedirem autorização ao congresso, foi solicitado autorização para 72 motores instalados (Claro, o SH usa 2 motores) e + 4 motores adicionais.

Resta saber se a proposta da SAAB é semelhante, seriam 36 instalados e 2 adicionais.

Ou não.... :lol:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72983 Mensagem por Lirolfuti » Sáb Nov 22, 2014 12:10 pm

Uhullll já virou 6 geração [003] Chupa essa america :roll: :roll:

Brasil espera uma proposta da Suécia para empréstimo de caças Gripen para uso da FAB

Suécia teria oferecido ao Brasil empréstimo ou aluguel de caças suecos enquanto os comprados não chegam; entregas só começam em 2019

Sheila Faria, Enviada Especial à Suécia

O Brasil espera uma proposta por parte do Ministério da Defesa da Suécia sobre a negociação de um empréstimo de aviões Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab, durante o período de desenvolvimento da nova versão NG.

O Brasil comprou 36 caças Gripen NG, que ainda vão ser desenvolvidos em contrato que inclui a parceria do Brasil na produção das aeronaves. Os primeiros caças só começam a ser entregues em 2019. “Estamos na fase de negociação bilateral. A fase é de espera de uma proposta pela Suécia para definir o assunto”, afirmou na Suécia o tenente-brigadeiro Ricardo Machado Vieira, chefe do Estado Maior das Forças Armadas do Brasil. “Essa é uma questão que não está prevista em contrato”, afirmou o brigadeiro.

Olimpíada. A expectativa do Brasil é ter aeronaves Gripen já no primeiro trimestre de 2016. O objetivo seria usar o caça supersônico na proteção do espaço aéreo brasileiro durante as Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro. Uma das vantagens do Gripen para esse tipo de missão é a facilidade de pouso em vários locais, inclusive estradas.

No primeiro trimestre deste ano, o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, disse que a Suécia estaria disposta a ceder 10 caças Gripen para o Brasil a partir de 2016. Além do envio dos aviões, haveria treinamento de pilotos, equipes de solo e apoio logísticos para as aeronaves aqui. O Ministério da Defesa da Suécia desconversa. Em entrevista em Estocolmo, o ministro Peter Hultqvist evitou detalhar o assunto. “O Brasil é muito importante para a Suécia.

Mais de 200 empresas suecas estão no Brasil e agora temos uma parceria de mais de 30 anos daqui para frente com o avião Gripen, que vai trazer empregos, tecnologia e recursos para os dois países”, disse. Segundo o ministro, a questão dos aviões que seriam cedidos ou alugados para o Brasil está em análise por uma agência governamental, “que está otimista com relação ao assunto”, afirmou Hultqvist.

Estoque. A chamada “solução intermediária” do contrato do Gripen - empréstimo ou aluguel de caças enquanto a produção acontece - está restrita à negociação entre os dois países. Os 10 caças oferecidos no início do ano teriam que sair da Força Aérea da Suécia, que confirmou encomenda de 70 Gripen NG da fabricante Saab.

“A Suécia e o Brasil terão juntos um trabalho de cooperação governo-governo. A Força Aérea da Suécia está muito animada com essa parceria”, disse o general Micael Byden, comandante das Forças Armadas da Suécia. Ainda sem nenhuma luz no fim do túnel sobre a solução intermediária, a Saab se mantém fora da negociação. “Não temos Gripen no estoque”, disse em Estocolmo Häkan Buskle, presidente e CEO da Saab. “O contrato dos caças Gripen e a parceria com o Brasil é muito importante para nós. O envio de aviões para o Brasil é tema de uma negociação intensa entre os dois governos”, disse Buskle.

Compras. O Brasil pode ter um trunfo extra para facilitar a negociação de caças. Estudo da Aeronáutica aponta que o Brasil poderá comprar mais 108 caças. A nova encomenda incluiria a versão naval do avião, o Sea Gripen, ainda não produzido pela Saab.
Imagem
Saab estima um mercado de 5.000 caças em 20 anos

Para a Saab, a parceria com a Embraer por meio do contrato de compra dos 36 caças Gripen NG representa a possibilidade de conquistar novos mercados, onde a Suécia teria dificuldade para chegar sozinha. Segundo a Saab, a cooperação entre as duas empresas vai resultar em oportunidades de exportação para ambas as companhias.

Mercado. A Saab prevê para os próximos 20 anos mercado de 5.000 caças supersônicos. Desse total, Saab e Embraer têm condições de disputar 3.000 unidades no mercado mundial.
A Embraer não comenta esses números. A empresa só deve se pronunciar sobre o assunto após a assinatura do contrato que vai detalhar a parceria. A previsão é assinar o documento em março.

“A Embraer e a Saab possuem uma longa tradição no mercado de defesa e agora irão trabalhar em conjunto para entregar soluções competitivas e de alta qualidade à Força Aérea Brasileira e aos clientes do Gripen NG”, disse em nota Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Caça é considerado de 6ª geração

Quando receber o Gripen NG, em 2019, o Brasil vai operar um avião considerado top, indicado por especialistas internacionais como o primeiro caça de 6ª geração. No Brasil, o Gripen é classificado como intermediário entre a 4ª e a 5ª geração. Quanto mais moderno e com mais capacidade de não ser detectado por radar, maior é a geração do caça.

Brasil vai ajudar vendas na América

O uso do Gripen NG pela FAB pode alavancar vendas imediatas do caça sueco na América do Sul, na opinião Jan Germundsson, vice-presidente de Parcerias Industriais da Saab. Ele cita como exemplo o interesse que a Argentina já teria manifestado pela compra do avião. As vendas, segundo Germund-sson, seriam negociadas pela Saab e Embraer.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72984 Mensagem por NettoBR » Sáb Nov 22, 2014 12:29 pm

Qual site é esse, Lirolfuti?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72985 Mensagem por Marino » Sáb Nov 22, 2014 12:48 pm

Publicado no NOTIMP da FAB.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72986 Mensagem por Rodrigoiano » Sáb Nov 22, 2014 12:48 pm





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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72987 Mensagem por Energys » Sáb Nov 22, 2014 12:59 pm

Esse tipo de bobagem dita/escrita aos "8" ventos não ajuda em nada. São ótimos para enganar os incautos, dar munição de festim para os desonestos e manter o choro eterno das viúvas alheias. :?

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72988 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 22, 2014 1:18 pm

Eu me pergunto... Para que a necessidade desse tipo de materia?

Ponto para a desinformacao. :(

O Notimp poderia ser um pouco mais cuidadoso. :|

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72989 Mensagem por Lirolfuti » Sáb Nov 22, 2014 1:21 pm

NettoBR escreveu:Qual site é esse, Lirolfuti?
Eu peguei no O vale, esqueci de colocar o link :(




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72990 Mensagem por Lirolfuti » Sáb Nov 22, 2014 1:22 pm

O mais estarrecedor e o notimp da FaB replicar um absurdo desses.




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