TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Rafale
619
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Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72931 Mensagem por NovaTO » Qui Nov 20, 2014 5:15 pm

O mais importante foi a medida de redução de RCS e os sistemas de guerra eletrônica. São itens que podem pesar em um confronto.

E essa cabine com WAD e uma pressão interna superior, são itens bem vindos que mostram uma preocupação com tempo de vôo superior ao da versão sueca (desdobramentos constantes).

No meu entender, é dindin bem gasto. Agora é esperar os detalhes desses melhoramentos. 8-]

Sobre a observação do Lima sobre os 108 Gripens, claro que são planos. A substituição 1 por 1 é o natural já que os AMX e F-5EM não vão durar para sempre. Mas se vier somente um lote adicional de 36 já ficaria contente. 8-]


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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72932 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 20, 2014 5:20 pm

NovaTO escreveu:O mais importante foi a medida de redução de RCS e os sistemas de guerra eletrônica. São itens que podem pesar em um confronto.

E essa cabine com WAD e uma pressão interna superior, são itens bem vindos que mostram uma preocupação com tempo de vôo superior ao da versão sueca (desdobramentos constantes).

No meu entender, é dindin bem gasto. Agora é esperar os detalhes desses melhoramentos. 8-]

Sobre a observação do Lima sobre os 108 Gripens, claro que são planos. A substituição 1 por 1 é o natural já que os AMX e F-5EM não vão durar para sempre. Mas se vier somente um lote adicional de 36 já ficaria contente. 8-]

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O problema com o papo de redução de RCS é ... com pod's, tanques de combustível, mísseis tipo o Meteor (ou similares) pendurados, etc ele vai brilhar tanto quanto antes.

Em uma aeronave 'tradicional' de 4 geração essas medidas tem pouco efeito contra uma aeronave 4 geração na prática. Se a aeronave 'oposta' está equipada com AESA e/ou conta com cobertura de AEW então... a coisa fica mais complicada ainda.

Mas é claro... se o avião está voando 'limpinho', sim... a redução de RCS conta alguma coisa. :)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72933 Mensagem por Energys » Qui Nov 20, 2014 5:21 pm

O uso do display panorâmico da AEL/Elbit teria tantas críticas se o escolhido tivesse sido o caça da Boeing e esta fosse uma exigência da FAB ?

Aliás, se a memória não me trai, essa era uma das proposta explícitas do fabricante estadunidense para a FAB e o Brasil. Vou procurar aqui no fórum se haviam críticas iguais para esta proposta.

Cada um tem a sua, mas eu tenho minha teoria... [049]

Att.




Editado pela última vez por Energys em Qui Nov 20, 2014 5:24 pm, em um total de 1 vez.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72934 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 20, 2014 5:24 pm

Energys escreveu:O uso do display panorâmico da AEL/Elbit teria tantas críticas se o escolhido tivesse sido o caça da Boeing e esta fosse uma exigência da FAB ?

Cada um tem a sua, mas eu tenho minha teoria... [049]

Att.
Pelo menos eu criticaria... só torna o produto caro e vem em conjunto com a pressão da AEL (Elbit) está fazendo no projeto... além é claro de nos distanciarmos do padrão da aeronave... ""+"" custos ao longo dos anos.

Mas sim... eles estão propondo um SHornet com tais monitores ainda... por enquanto a US Navy não quer saber disso porque para o que eles usam está funcionando muito bem, obrigado. :)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72935 Mensagem por Energys » Qui Nov 20, 2014 5:26 pm

Carlos Lima escreveu:
Energys escreveu:O uso do display panorâmico da AEL/Elbit teria tantas críticas se o escolhido tivesse sido o caça da Boeing e esta fosse uma exigência da FAB ?

Cada um tem a sua, mas eu tenho minha teoria... [049]

Att.
Pelo menos eu criticaria... só torna o produto caro e vem em conjunto com a pressão da AEL (Elbit) está fazendo no projeto... além é claro de nos distanciarmos do padrão da aeronave... ""+"" custos ao longo dos anos.

Mas sim... eles estão propondo um SHornet com tais monitores ainda... por enquanto a US Navy não quer saber disso porque para o que eles usam está funcionando muito bem, obrigado. :)

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Como escrevi na edição do post acima, essa era uma das proposta explícitas do fabricante estadunidense para a FAB e o Brasil. Vou procurar aqui no fórum se haviam críticas iguais para esta proposta.

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72936 Mensagem por Carlos Lima » Qui Nov 20, 2014 5:33 pm

No fim das contas eu vejo que o Gripen "E"- BR está cada vez se tornando uma aeronave de planejadores e projetistas ao invés de pilotos.

Vamos ver o que os próximos capítulos dessa novela nos trazem.

Alguém sabe dizer se esse contrato inclui os motores ou esses serão comprados separadamente (não vi nada no FMS)?

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72937 Mensagem por NovaTO » Qui Nov 20, 2014 5:57 pm

Carlos Lima escreveu:
NovaTO escreveu:O mais importante foi a medida de redução de RCS e os sistemas de guerra eletrônica. São itens que podem pesar em um confronto.

E essa cabine com WAD e uma pressão interna superior, são itens bem vindos que mostram uma preocupação com tempo de vôo superior ao da versão sueca (desdobramentos constantes).

No meu entender, é dindin bem gasto. Agora é esperar os detalhes desses melhoramentos. 8-]

Sobre a observação do Lima sobre os 108 Gripens, claro que são planos. A substituição 1 por 1 é o natural já que os AMX e F-5EM não vão durar para sempre. Mas se vier somente um lote adicional de 36 já ficaria contente. 8-]

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O problema com o papo de redução de RCS é ... com pod's, tanques de combustível, mísseis tipo o Meteor (ou similares) pendurados, etc ele vai brilhar tanto quanto antes.

Em uma aeronave 'tradicional' de 4 geração essas medidas tem pouco efeito contra uma aeronave 4 geração na prática. Se a aeronave 'oposta' está equipada com AESA e/ou conta com cobertura de AEW então... a coisa fica mais complicada ainda.

Mas é claro... se o avião está voando 'limpinho', sim... a redução de RCS conta alguma coisa. :)

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Caro Lima,

A Boeing propôs algo semelhante com seu F-15 e F-18 "Silent". :)

O F-15 tem seus conformais laterais, e o F-18E um casulo furtivo.

O Gripen já tem um RCS reduzido por seu tamanho, se ganhar mais furtividade, melhor.
No meu entender, é necessário o uso de um casulo furtivo de baixo arrasto para missões "discretas". Um conformal na parte de baixo da fuselagem guardando duas LGB de 250kg. Revo na ida e na volta, para não precisar de drop tanks, e só. E voando silencioso orientado por data-link :mrgreen:

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72938 Mensagem por henriquejr » Qui Nov 20, 2014 5:59 pm

Acho que o caminho que os responsáveis pelo projeto do Gripen NGBR vem tomando é o correto. Vejam que o F-35 vem com display panorâmico, as próximas versões (e atualizações) do SH também, a próxima geração de caças chineses também...... Vejam que isso pode ser a tendencia e o Gripen já entra no mercado com este recurso.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72939 Mensagem por Penguin » Qui Nov 20, 2014 6:15 pm

Carlos Lima escreveu::lol: Interessante...

Estamos justificando os US$ 900 Milhões a mais (por enquanto) fazendo uso de infográficos e matérias coloridas, por conta dessas tecnologias empurradas por uma empresa israelense disfarçada de brasileira.

Por que será que eles não propoe isso para os F-16 e F-15 de Israel quando fizeram o upgrade deles? A resposta não é agradável para quem só quer ler coisas positivas.

Mas enfim... está na hora do marketing continuar a provar a que veio. [003]

PS: Saiu a nota da FAB dizendo que os '108' Gripens são "planos" (papel) e olhe lá.

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E alguém tinha dúvida que isso é um plano?!
Claro que a FAB tem que fazer "planos". Assim como a MB e o EB fazem.
O artigo abaixo no G1 de hoje deixa isso muito claro.
Ou seja, até a baixa dos AMX e F-5 muita água vai rolar debaixo da ponte.

FAB estuda ter um total de 108 novos caças para substituir frota atual
Força aérea diz, no entanto, que não há novo contrato de compra de aviões. 36 caças Gripen já foram comprados de suecos para substituir os Mirage.

A Força Aérea Brasileira (FAB) estuda comprar 108 caças para a substituição da frota atual de aviões de combate. O brigadeiro José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (Copac), afirmou em uma conferência em Londres que prevê a substituição da frota de caças em três etapas entre 2019 e 2032, prazo calculado de acordo com a estimativa de vida útil da frota atual.

O jornal norte-americano "The Wall Street Journal" chegou a vincular que Crepaldi citou "ao menos 108 Gripen", mas a assessoria da força aérea diz que não há confirmação de que serão todos do modelo fabricado pela sueca Saab nem que já exista um novo contrato firmado para alcançar essa meta estipulada.

Atualmente, está em execução um contrato de aquisição de 36 caças da empresa sueca no valor de US$ 5,4 bilhões, o equivalente a R$ 13,9 bilhões. (Veja ao lado vídeo do teste de gravidade que piloto brasileiro fez para pilotar um Gripen)

O número apontado no estudo está próximo ao da frota de caças que a FAB conta hoje, com 53 modelos A-1 AMX (avião de ataque ar-superfície e reconhecimento) e 57 F-5EM Tiger (avião de caça multimissão). Os 36 Gripen que serão entregues a partir de 2019 vão substituir os caças Mirage que já pararam de voar, afirmou a assessoria de imprensa da FAB.

Segundo os militares, "o estudo é atualizado sistematicamente de acordo com a conjuntura" e pode ser que até chegar a hora de trocar os caças F-5 e A-1 pode surgir um novo modelo diferente do Gripen para ser adquirido. A FAB diz que o estudo é um "planejamento continuado de substituição", que acontece também com aviões de transporte e helicópteros, por exemplo.

O anúncio da assinatura do contrato entre Saab e governo brasileiro foi feito no último dia 27 de outubro. Foi assinado um contrato de cooperação industrial, que incluirá transferências de tecnologia à indústria brasileira nos próximos 10 anos.

O contrato inclui 28 aviões de apenas um assento e oito aeronaves de duas posições, para treinamento. Segundo a Aeronáutica, o contrato foi assinado no dia 24 de outubro, em Brasília, e envolve o treinamento de pilotos e mecânicos na Suécia.

O preço assinalado no contrato final é superior ao previsto em dezembro de 2013, quando o governo brasileiro escolheu o modelo sueco em uma disputa denominada "FX-2". Na época, a proposta apresentada pela Saab era considerada a mais barata entre as concorrentes e estava em US$ 4,5 bilhões. A entrega inicial prevista também era estipulada para 2018.

A Aeronáutica diz que o valor reajustado ocorre devido a novos parâmetros exigidos pelo Brasil e que o preço inicial era apenas uma previsão.

A disputa do "FX-2" incluía o caça Rafale da empresa francesa Dassault e o F/A-18 Super Hornet americano. Segundo a Aeronáutica, a assinatura do contrato, assinado antes do 2º turno das eleições presidenciais, só foi divulgado no último dia 27 devido à publicação do acordo no Diário Oficial da União.

O Brasil será, ao lado da Suécia, o primeiro país a utilizar a nova geração dos caças Gripen.




Editado pela última vez por Penguin em Qui Nov 20, 2014 8:29 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72940 Mensagem por henriquejr » Qui Nov 20, 2014 6:35 pm

Interessante é que o GDA nunca chegou a ter 20 Mirage IIIEBR (se não me engano a dotação máxima chegou a 18 unidades), e adquire 36 Gripens para substituir os Miragens. Não creio que também os F-5 e A-1 (que tinha previsão para ser adquiridos mais de 70 unidades) sejam substituídos na ordem de 1 x 1. A FAB está crescendo.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72941 Mensagem por Energys » Qui Nov 20, 2014 6:38 pm

É ilógico pensar que os 36 Gripens vão todos guarnecer Anápolis apenas.

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72942 Mensagem por henriquejr » Qui Nov 20, 2014 6:46 pm

Creio que irão sim. Acho que o GDA passará a ter dois esquadrões com 18 caças cada. Outra alternativa seria a criação de um 2º GDA, em outra região do país (Manaus ou Natal?).




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72943 Mensagem por Brasileiro » Qui Nov 20, 2014 8:01 pm

Não sei se o 1o GDA precisa mesmo de tantos caças...

Talvez isto fique assim apenas para que a FAB desenvolva a doutrina para o Gripen E/F e, assim que se alcançar uma maturidade suficiente na operação do caça, o segundo esquadrão seja transferido para Manaus ou Rio.


abraços




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72944 Mensagem por Energys » Qui Nov 20, 2014 8:47 pm

Penso que a FAB vá manter esquadrões com 18 - 22 aeronaves e os Gripens C/D que vêm como transição, com a chegada dos novos, deveriam ser lotados na unidade aérea cujos F-5 estejam prestes a dar baixa. Com a entrega completa ao 1º GDA (18 aviões), com a chegada dos outros 18, estes iriam à unidade que estivesse com os Gripens de transição. Para a não interrupção desta renovação, os novos lotes (36 + 36 ?) não poderiam tardar em serem contratados.

Att.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72945 Mensagem por lordlex » Qui Nov 20, 2014 10:22 pm

Conheça a 'versão personalizada' do caça sueco que o Brasil comprou..

Conheça a 'versão personalizada' do caça sueco que o Brasil comprou
Segundo Saab, adaptações fizeram Gripen ficar quase US$ 1 bi mais caro.
FAB adquiriu 36 caças com tela panorâmica que suecos 'não confiam'.


http://g1.globo.com/politica/noticia/20 ... mprou.html

tbm achei pessima a ideia de deixar tudo em um display so, se houver algum defeito ou ate mesmo um dano o piloto perdera praticamente toda informaçao do caça e principalmente de armamento.




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