Com o volume e o arrasto aerodinâmico de um RBS-15 eu duvido muito mesmo que o Gripen NG possa levar 6 destes mísseis, acho até 4 pouco provável. Mas 4 MAN-1, que tem metade da área frontal, com certeza não seria problema, e talvez até seja mesmo possível levar 6.Luís Henrique escreveu:Apenas complementando.
Pelo que foi divulgado pelo SAAB o Gripen E terá 6 pontos duros com capacidade para receber mísseis anti-navio.
Mas nesta configuração o Gripen E só poderia carregar 1 míssil BVR, que seria justamente no ponto que fica bem no meio da aeronave. Ainda poderia levar 2 WVR nas pontas das asas e um POD na barriga da aeronave do lado direito.
No lugar do BVR no centro da aeronave poderia levar um tanque de combustível, só não sei se caberia, pois teria 2 mísseis anti-navio ao lado.
Além disso haja dinheiro para montar um estoque de mísseis importados que permita colocar 6 em cada avião. Mas se o míssil é nacional o céu é o limite. Pode parecer que 6 mísseis anti-navio por avião seja um exagero, mas imagine quantos mísseis deste tipo seriam necessários para tirar de operação um NAe de 60.000 ton ou mais . O impacto de um ou dois apenas talvez quase nem fosse percebido .
Leandro G. Card