Bourne escreveu:knigh7 escreveu:Quem fez o plano real foi o FHC com os economistas da PUC-Rio.
Não.
Acreditar que foi FHC e o monopólio intelectual da PUC-rio sobre o plano rela é acreditar na propaganda tucana. O FHC estava no lugar certo, na hora certa. Na real. O plano nunca foi completado por que por interesses políticos do primeiro governo FHC o ajuste fiscal oi frouxo e a moeda se manteve valorizada.
Para resumir, governos erram pra caramba, fazem besterias o tempo todo. Não atribuam qualidades iluminadas ao tucanato ou petista que serão desmascarados pela história.
Normalmente, uns 99 % desses argumentos desmerecendo o papel de FHC e seu partido na elaboração do Plano Real, não passam de propaganda fanática de militantes socialistas (PT e assemelhados).
Porém, esse texto acima realmente dá o que pensar. E até explica o fato de FHC ter feito e dito tanta bobagem nesses últimos anos.
Realmente, se ele fosse esse gênio político e econômico todo, como se explicaria esses doze anos (que logo serão dezesseis, se não vier nenhum "impeachment" pelo caminho) de predomínio do PT no poder? FHC diz tanta, mas tanta bobagem, que até desmente ser um intelectual famoso. Agora mesmo, num discurso público, disse que, devido aos escândalos, "sentia vergonha de ser brasileiro".
Ora, quem tem de sentir vergonha de ser brasileiro é quem roubou, quem mentiu, quem fraudou. Não o cidadão honesto!
Uma vez, eu li um historiador comentando que o primeiro livro realmente definitivo sobre a Guerra Civil americana, tinha sido publicado lá por volta de meados dos anos 1970. Isso porque, na avaliação dele, são precisos uns cem anos de distanciamento de um fato para se obter uma visão desapaixonada e real do tema. Incluindol-se, o total acesso à documentos sigilosos.
Aliás, só por curiosidade, só há uns três ou quatro anos atrás, finalmente se descobriu a verdade por trás do mito de uma pequena e quase desconhecida batalha da Guerra Civil americana, quando foram revelados arquivos pessoais de alguns oficiais participantes. Todo mundo pensava que era uma coisa durante 150 anos, e calhou de ser outra totalmente diferente. Isso porque os comandantes do lado que venceu o combate, por interesse próprio, falsificaram as informações sobre como e por quê se desenrolou a ação.
Se isso acontece com uma batalha que não envolveu mais do que uns 2 mil homens de ambos os lados, imaginem só, quantos mitos, quantas incompreensões, não surgiriam a respeito de um momento fundamental da história política e econômica do Brasil. Um episódio que catapultou um intelectual insosso como Fernando Henrique rumo à presidência duas vezes.
Eu imagino que vamos ter mesmo de esperar até lá por volta de 2091 pra conhecer, em seus minimos detalhes o que realmente foi o Plano Real.
(Quantos dos atuais foristas ainda vão estar caminhando por esta bola de lama chamada Planeta Terra, em 2091?)