DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#16 Mensagem por mmatuso » Qui Nov 06, 2014 2:09 pm

Olha ai a solução para o problema de alcance do Gripen NG. [003]




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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#17 Mensagem por LeandroGCard » Qui Nov 06, 2014 2:48 pm

E parece que a coisa está engrenando, com pedidos já em carteira:

http://www.portalntc.org.br/industria-d ... veis/54277

Na verdade é um pouco estranho, tratando-se de um projeto novo em um campo inovador (embora isso pareça paradoxal, já que dirigíveis voam desde antes dos aviões - mas a verdade é que estes seriam os primeiros projetados no Brasil para produção em série e os requisitos de operação atuais são bem mais restritos) e que ainda nem foi testado ou homologado para operação.

Aliás, onde será feita esta homologação, alguém tem alguma idéia? O CTA está preparado para homologar este tipo de aeronave?


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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#18 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Nov 06, 2014 3:26 pm

LeandroGCard escreveu:
Glauber Prestes escreveu:Até onde eu sei, os donos são a Engevix (sede em Barueri) e da Transportes Bertolini (Guarulhos).
Se existe algum terceiro, não tenho conhecimento.
Obrigado.

Achei estas informações no link abaixo sobre a empresa. Muito interessante, vamos torcer para dar certo. Na minha opinião FAB e MB, além do EB (que parece já estar envolvido) já deveriam estar se mexendo para entrar no assunto. Nesta etapa inicial a FAB principalmente, para elaborar uma norma mais completa e adequada para a operação de dirigíveis no Brasil, de forma a torná-la mais viável.

http://www.airshipdobrasil.com.br/Clipp ... B4mico.pdf


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Vale citar que o amigo do meu pai já está na reserva e trabalha como civil por lá, como qualquer funcionário. Mas eles tem preferência por "ex-militares"...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#19 Mensagem por LeandroGCard » Qui Nov 06, 2014 3:51 pm

E apenas para ilustrar o problema do uso do gás hélio nestes dirigíveis:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/not ... istas.html

Na minha opinião se não for permitido o uso de hidrogênio este setor de dirigíveis tem pouco futuro, principalmente fora dos EUA que podem interromper a maior parte do fornecimento mundial quando quiserem. Como referência, a importadora Oxiligx oferece o metro cúbico de hélio a R$85,00 sem contar o custo do transporte, enquanto o hidrogênio pode ser facilmente produzido por diversos métodos (inclusive no local de uso) com custos inferiores a R$ 2,00 o metro cúbico (e ainda ganhando no mínimo 10% na capacidade de elevação de carga - geralmente mais na prática).

Um dirigível como este oferecido pela Airship vai usar uns 50.000 metros cúbicos de gás, são mais de R$ 4 milhões só para a carga inicial, com recargas de pelo menos 10% ao ano devido às perdas inevitáveis pelo escape do gás. Estes custos seriam no mínimo uma ordem de grandeza menores com o uso de hidrogênio, e o projeto do dirigível também poderia ser simplificado resultando em menor custo de aquisição.


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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#20 Mensagem por Bruno Falcão » Qui Nov 06, 2014 4:06 pm

Segue alguns trechos e o link da entrevista do diretor da Bertolini Transportes. O interessante é que ele fala de sua produção em Manaus se o projeto for para frente, da capacidade de 50 toneladas de carga do dirigível e cita a rota entre Manaus e São Paulo.

[...Desenvolvido com tecnologia aeroespacial de ponta, traz na bagagem a proposta de redução de custo e ganho de tempo, com total segurança, durante o transporte de cargas e na execução de serviços de alta complexidade pelos rios da Amazônia Ocidental. No futuro os dirigíveis serão produzidos em Manaus/AM.]

[... terá a exposição do dirigível modelo ADB2, que é um protótipo do ADB3 que está planejado para 50 toneladas de carga e se correr conforme os nossos planos a fábrica será instalada em Manaus no futuro. ]

[... É um modal de transporte que complementa os demais, além de ser uma inovação o dirigível deverá voar 100 quilômetros por hora em linha reta a menos de três mil metros de altura a um preço de caminhão. Isso coloca Manaus dentro de São Paulo em um dia, o que muda bastante o cenário atual.]

http://www.pim.balponte.com.br/index.ph ... m-um-aviao




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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#21 Mensagem por Wingate » Qui Nov 06, 2014 8:01 pm

Apenas como ponto para futuras observações, podemos enumerar algumas funções para os dirigíveis no Brasil:

-Turismo/Comunicações/Publicidade - Tal como nos "Blimps" da Goodyear;
-Patrulhas ASW em nossa costa (conforme já ocorrido na WWII);
-Patrulhamento aéreo nas cidades em funções de polícia e controle de trânsito;
-Patrulhamento nas fronteiras;
-Controle de desmatamentos e combate à exploração ilegal de florestas;
-Fiscalização de oleodutos, linhas de transmissão de energia elétrica. barragens e estradas;
-Transporte de passageiros e mercadorias.

E outras aplicações que os colegas poderão acrescentar.

SDS,

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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#22 Mensagem por LeandroGCard » Qui Nov 06, 2014 9:05 pm

Wingate escreveu:Apenas como ponto para futuras observações, podemos enumerar algumas funções para os dirigíveis no Brasil:

-Turismo/Comunicações/Publicidade - Tal como nos "Blimps" da Goodyear;
-Patrulhas ASW em nossa costa (conforme já ocorrido na WWII);
-Patrulhamento aéreo nas cidades em funções de polícia e controle de trânsito;
-Patrulhamento nas fronteiras;
-Controle de desmatamentos e combate à exploração ilegal de florestas;
-Fiscalização de oleodutos, linhas de transmissão de energia elétrica. barragens e estradas;
-Transporte de passageiros e mercadorias.

E outras aplicações que os colegas poderão acrescentar.

SDS,

Wingate
Alguns outros exemplos de aplicações:

- Missões SAR em terra e no mar;
- Apoio à pesca (busca de cardumes);
- Missões AEW de longo alcance/duração;
- Cobertura de eventos esportivos (corridas, regatas, maratonas, etc...);
- Evacuação aeromédica;
- Estação retransmissora móvel de comunicações.

Um ponto interessante a observar é que para estas e outras missões as características ideais dos dirigíveis (tamanho, autonomia, velocidade, altitude máxima, etc...) podem ser bastante diversas, o que implica na necessidade de desenvolvimento de diferentes projetos, e não apenas de um só.


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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#23 Mensagem por joao fernando » Sex Nov 07, 2014 11:10 am

Mas hj, com a tecnologia, qual o problema em usar hidrogênio???

Acho que conseguimos criar reservatórios seguros, até qto a vazamentos, fora detectores de vazamentos. E sabemos bem como lidar com cargas eletrostáticas




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#24 Mensagem por LeandroGCard » Sex Nov 07, 2014 12:34 pm

joao fernando escreveu:Mas hj, com a tecnologia, qual o problema em usar hidrogênio???

Acho que conseguimos criar reservatórios seguros, até qto a vazamentos, fora detectores de vazamentos. E sabemos bem como lidar com cargas eletrostáticas
Para começar não é tão fácil assim colocar fogo no hidrogênio contido em um dirigível, na Primeira Guerra Mundial nem mesmo metralhadoras com munição incendiária conseguiam fazer isso facilmente, diversos dirigíveis metralhados várias vezes com esta munição sobre a Inglaterra voltaram sem problemas para a Alemanha. Foram necessários os foguetes Le Prieur para dar aos caças uma capacidade efetiva contra dirigíveis e balões de observação:

ImagemImagem


No entanto o acidente do Hindenburg, ocorrido em solo americano, foi uma das primeiras grandes tragédias filmadas ao vivo no mundo, e as imagens impressionantes correram todo o planeta e causaram uma impressão extremamente forte, que afeta a imagens dos dirigíveis até hoje. Logo em seguida os EUA baixaram a norma de que dirigíveis poderiam empregar apenas hélio como gás de sustentação, e o mundo inteiro seguiu esta mesma determinação, principalmente após a eclosão da SGM quando tudo que era alemão passou a ser considerado "do mal" (e a Alemanha era o grande centro de desenvolvimento de dirigíveis mundial). Após a guerra a regra continuou porque só os EUA estavam em condições de construir dirigíveis e operá-los em quantidade, na época mais de 90% do hélio produzido no mundo saía de lá e não havia muitas outras aplicações para ele.

Mas hoje a situação mudou, o hélio já está em falta no mundo (mesmo com o surgimento de outras fontes menores) e para os países que não o produzem operar dirigíveis com hélio puro vai ficar cada vez mais caro e difícil. Com uma fábrica de dirigíveis nacional entrando em operação e as nossas necessidades prementes em termos de transportes (o combustível de caminhão acaba de ficar 6% mais caro :cry: ) já está na hora de rever esta regra e liberar o uso de hidrogênio para este tipo de veículo, mesmo que com restrições de uso (por exemplo, poderia ser exigido o uso do hélio ou uma mistura hélio+hidrogênio apenas para o transporte de PAX). Mas com a norma vigente atualmente é simplesmente proibido usar hidrogênio em dirigíveis no Brasil e ponto final.

E o pior é que além dos sistemas modernos de detecção de vazamentos e controle de cargas estáticas existe a possibilidade de tornar o hidrogênio inerte pela adição de pequenas quantidades de aditivos, eliminando o perigo de incêndio até mesmo nos casos de acidentes mais graves (o risco mais temido). O freon por exemplo tem este efeito mesmo se adicionado em quantidades tão pequenas que praticamente não afetam a capacidade ascensorial do gás. O próprio hélio pode ser usado, compondo uma proporção pequena da mistura (talvez 1/4 ou 1/3) mas o suficiente para impedir que o hidrogênio se torne inflamável quando misturado com o ar. Não custaria quase nada fazer alguns testes e homologar uma mistura não inflamável (ou pelo menos dificilmente inflamável) de hidrogênio para uso em dirigíveis no Brasil. Os custos de aquisição e operação cairiam absurdamente, e desapareceria o risco de desabastecimento de gás de sustentação (além do impacto da compra de hélio em nossa balança comercial, o que voltou a ser um problema sério). Mas alguém na FAB/CTA tem que tomar esta iniciativa, pois a elaboração destas normas é responsabilidade deles. Não é uma questão técnica, mas basicamente de burocracia mesmo. E aí é que a porca torce o rabo, pois estamos no Brasil :roll: .



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Editado pela última vez por LeandroGCard em Sex Nov 07, 2014 2:07 pm, em um total de 1 vez.
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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#25 Mensagem por Wingate » Sex Nov 07, 2014 1:51 pm

LeandroGCard escreveu:
joao fernando escreveu:Mas hj, com a tecnologia, qual o problema em usar hidrogênio???

Acho que conseguimos criar reservatórios seguros, até qto a vazamentos, fora detectores de vazamentos. E sabemos bem como lidar com cargas eletrostáticas
Para começar não é tão fácil assim colocar fogo no hidrogênio contido em um dirigível, na Primeira Guerra Mundial nem mesmo metralhadoras com munição incendiária conseguiam fazer isso facilmente, diversos dirigíveis metralhados várias vezes com esta munição sobre a Inglaterra voltaram sem problemas para a Alemanha. Foram necessários os foguetes Le Prieur para dar aos caças uma capacidade efetiva contra dirigíveis e balões de observação:

ImagemImagem


No entanto o acidente do Hindenburg, ocorrido em solo americano, foi uma das primeiras grandes tragédias filmadas ao vivo no mundo, e as imagens impressionantes correram todo o planeta e causaram uma impressão extremamente forte, que afeta a imagens dos dirigíveis até hoje. logo em seguida os EUA baixaram a norma de que dirigíveis poderiam empregar apenas hélio como gás de sustentação, e o mundo inteiro seguiu esta mesma determinação, principalmente após a eclosão da SGM quando tudo que era alemão passou a ser considerado "do mal" (e a Alemanha era o grande centro de desenvolvimento de dirigíveis mundial). Após a guerra a regra continuou porque só os EUA estavam em condições de construir dirigíveis e operá-los em quantidade, na época mais de 90% do hélio produzido no mundo saía de lá e não havia muitas outras aplicações para ele.

Mas hoje a situação mudou, o hélio já está em falta no mundo (mesmo com o surgiemento de outras fontes menores) e para os países que não o produzem operar dirigíveis com hélio puro vai ficar cada vez mais caro e difícil. Com uma fábrica de dirigíveis nacional entrando em operação e as nossas necessidades prementes em termos de transportes (o combustível de caminhão acaba de ficar 6% mais caro :cry: ) já está na hora de rever esta regra e liberar o uso de hidrogênio para este tipo de veículo, mesmo que com restrições de uso (por exemplo, poderia ser exigido o uso do hélio ou uma mistura hélio+hidrogênio apenas para o transporte de PAX). Mas com a norma vigente atualmente é simplesmente proibido usar hidrogênio em dirigíveis no Brasil e ponto final.

E o pior é que além dos sistemas modernos de detecção de vazamentos e controle de cargas estáticas existe a possibilidade de tornar o hidrogênio inerte pela adição de pequenas quantidades de aditivos, eliminando o perigo de incêndio até mesmo nos casos de acidentes mais graves (o risco mais temido). O freon por exemplo tem este efeito mesmo se adicionado em quantidades tão pequenas que praticamente não afetam a capacidade ascensorial do gás. O próprio hélio pode ser usado, compondo uma proporção pequena da mistura (talvez 1/4 ou 1/3) mas o suficiente para impedir que o hidrogênio se torne inflamável quando misturado com o ar. Não custaria quase nada fazer alguns testes e homologar uma mistura não inflamável (ou pelo menos dificilmente inflamável) de hidrogênio para uso em dirigíveis no Brasil. Os custos de aquisição e operação cairiam absurdamente, e desapareceria o risco de desabastecimento de gás de sustentação (além do impacto da compra de hélio em nossa balança comercial, o que voltou a ser um problema sério). Mas alguém na FAB/CTA tem que tomar esta iniciativa, pois a elaboração destas normas é responsabilidade deles. Não é uma questão técnica, mas basicamente de burocracia mesmo. E aí é que a porca torce o rabo, pois estamos no Brasil :roll: .



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Se essa empresa brasileira Airship for realmente bem-sucedida em seu empreendimento quem sabe não se abrirão oportunidades para maiores desenvolvimentos, utilizando o hidrogênio nas condições de segurança citadas acima?

Quem sabe a própria FAB (e a MB, por que não?) não venha a enxergar boas possibilidades para o emprego militar do dirigível no futuro?

Pessoalmente, estou torcendo para isso :wink:

SDS,

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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#26 Mensagem por LeandroGCard » Sex Nov 07, 2014 2:31 pm

Olhe o que pode acontecer se a legislação não for mudada:

http://www.theverge.com/2012/11/16/3654 ... operations

Nem mesmo nos EUA eles arranjam jeito de viabilizar o uso de dirigíveis com hélio para aplicações gerais aos preços atuais. No Brasil a coisa será muito pior.


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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#27 Mensagem por Wingate » Sex Nov 07, 2014 11:04 pm

LeandroGCard escreveu:Olhe o que pode acontecer se a legislação não for mudada:

http://www.theverge.com/2012/11/16/3654 ... operations

Nem mesmo nos EUA eles arranjam jeito de viabilizar o uso de dirigíveis com hélio para aplicações gerais aos preços atuais. No Brasil a coisa será muito pior.


Leandro G. Card.
Interessante esta frase do artigo do link enviado pelo colega:

"...though airships are still being developed for military operations."

Entende-se que o uso militar ou em segurança pública ainda é o canal principal para essas aeronaves. Como no caso do KC-390, se houver firme interesse de nossas Forças Armadas... :wink:

Sonhar não paga imposto (ainda...) 8-]

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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#28 Mensagem por Slip Junior » Qua Nov 12, 2014 11:07 am

LeandroGCard escreveu:Aliás, onde será feita esta homologação, alguém tem alguma idéia? O CTA está preparado para homologar este tipo de aeronave?
Gerência-Geral de Certificação de Produto Aeronáutico da ANAC

Abraços




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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#29 Mensagem por Paisano » Qua Nov 12, 2014 5:16 pm

Para dar mais segurança aos dirigíveis, poderia ser colocado um envólucro sobre células onde serão armazenadas o hidrogênio, contendo um gás inerte, como, por exemplo, o dióxido de carbono.




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Re: DIRIGÍVEIS: ELES ESTÃO DE VOLTA?

#30 Mensagem por Wingate » Qua Nov 12, 2014 5:50 pm

Paisano escreveu:Para dar mais segurança aos dirigíveis, poderia ser colocado um envólucro sobre células onde serão armazenadas o hidrogênio, contendo um gás inerte, como, por exemplo, o dióxido de carbono.
Pessoalmente, acho que temos tecnologia e/ou capacidade de obter possíveis soluções como a citada pelo colega. É preciso vontade para investir, criar e testar até chegar à solução ideal. Pode-se até criar um protótipo UAV para testes com hidrogênio para não oferecer perigo a tripulações, até sua aprovação.

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