Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
BrasilPotência
Sênior
Sênior
Mensagens: 1390
Registrado em: Ter Jul 17, 2012 5:04 pm
Localização: São Paulo - SP
Agradeceram: 82 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11086 Mensagem por BrasilPotência » Qui Nov 06, 2014 10:23 am

Ontem vi o nosso G 30 Ceará navegando pelos arredores do AMRJ, provas de mar?




Editado pela última vez por BrasilPotência em Qui Nov 06, 2014 12:10 pm, em um total de 1 vez.
Brava Gente, Brasileira!!!
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11087 Mensagem por talharim » Qui Nov 06, 2014 10:55 am

Aleluia Irmao !!! :mrgreen:

Sera que trocaram aqueles reparos de 76mm por Bofors Trinity ?

O Sisconta deve ter sido instalado tambem acredito .




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37532
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11088 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 06, 2014 1:09 pm

Eu acho melhor esquecer isso de Type 26 na MB. Ao menos por enquanto. Os critérios do Prosuper são bem claros. Os navios ofertados tem de ser/estar operacionais. Além do que, a MB já bateu o martelo à praticamente dois anos atrás sobre o vencedor. E tenho para mim que não foram os ingleses.

No mais, é possível que em um primeiro momento, como agora, a escolha recaia sobre um determinada oferta diferente da inglesa. Mas nada nos autoriza a dizer que em uma segunda, terceira ou quarta fase subsequente, a oferta britânica das Type 26 não nos seja de interesse.

Afinal, não existe qualquer vínculo permanente ou intenção de exclusividade da MB em relação aos 30 navios do Prosuper serem de um mesmo ofertante. Quem vencer agora, terá de colocar as suas barbas de molho, pois vencer não significará em nenhum momento que não possamos abrir mão posteriormente do projeto vencedor e optar por soluções autóctones e/ou mesmo por outras ofertas. Daí a MB manter engenheiros acompanhando o desenvolvimento das Type 26.

Ao contrário do que se possa pensar, como já disse aqui no DB várias vezes, uma marinha forte não é necessariamente a que mais navios possui, mas aquela que consegue dispor da frota mais equilibrada possível em termos navais. E isso parece que a MB está fazendo agora com as CV-3 e suas sucedâneas. E continuará a fazer no Prosuper. O vencedor deste programa estará constantemente sobre pressão nos próximos 10/15 anos, que é a temporalidade para integração real dos 5 primeiros navios. Se quiser algo depois disso, vai ter que manter a noiva interessada nos seus dotes. E isso, ela já deu mostras reais de que não aceitará pouco ou menos do que está sendo oferecido agora.

Que assim seja.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11089 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 07, 2014 3:01 pm

Carlos Lima escreveu:
gabriel219 escreveu: Então me mostre opções de pronto emprego para até 2020.

Abs.
Não há a necessidade para esse tipo de navio para ser comprado de segunda mão quando temos a MB trabalhando em um programa para construirmos taís navios no Brasil.

Ainda mais fragatas que são os nossos principais 'navios' de Guerra.

Pessoalmente não tenho problema se comprarmos NDDs da vida de segunda-mão, pois em termos de tecnologia agregada prefiro construirmos no Brasil navios tipo fragatas que agregam bem mais tecnologia a curto/médio prazo.

Acho que a MB pensa da mesma forma com Engenheiros até acompanhando o projeto Type 26 na Inglaterra.

Na minha opinião estamos bem com qualquer um dos navios concorrendo nessa categoria, mas eu particularmente coloco à frente, alemães, ingleses, e o pessoal da FREMM ficando feliz com qualquer um dos 3. :) .

No mais opções "de pronto emprego" tipo sucata de segunda-mão só servem para drenar recursos que poderiam ser empregados em algo mais útil.

[]s
CB_Lima
Ué, debateram aqui exaustivamente sobre meios de superfície de segunda mão, incluindo fragatas, para substituir nossos meios por enquanto que o PROSUPER não seria concretizado, agora ele dá tempo?

Sinceramente, duvido muito que algum Type 26-BR sairia antes de 2025, até porque iriam construir um estaleiro, coisa que leva no mínimo 4 anos. Juntando isso com a assinatura de contrato, acredito em algo para 2030. Será que nossos atuais meios operariam em boa disponibilidade até lá? Duvido muito.

Abs.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13782
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2365 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11090 Mensagem por gabriel219 » Sex Nov 07, 2014 3:06 pm

Lord Nauta escreveu:
Carlos Lima escreveu: Não há a necessidade para esse tipo de navio para ser comprado de segunda mão quando temos a MB trabalhando em um programa para construirmos taís navios no Brasil.

Ainda mais fragatas que são os nossos principais 'navios' de Guerra.

Pessoalmente não tenho problema se comprarmos NDDs da vida de segunda-mão, pois em termos de tecnologia agregada prefiro construirmos no Brasil navios tipo fragatas que agregam bem mais tecnologia a curto/médio prazo.

Acho que a MB pensa da mesma forma com Engenheiros até acompanhando o projeto Type 26 na Inglaterra.

Na minha opinião estamos bem com qualquer um dos navios concorrendo nessa categoria, mas eu particularmente coloco à frente, alemães, ingleses, e o pessoal da FREMM ficando feliz com qualquer um dos 3. :) .

No mais opções "de pronto emprego" tipo sucata de segunda-mão só servem para drenar recursos que poderiam ser empregados em algo mais útil.

[]s
CB_Lima


A oferta inglesa contempla a transferência de quatro Type 23 para a MB.


Sds


Lord Nauta
Então é uma excelente opção para a MB. A Alemanha teria a mesma proposta em questão das Bremen?

Abs.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11091 Mensagem por Carlos Lima » Sex Nov 07, 2014 4:32 pm

Com relação ao Prosuper as possibilidades que eu gosto menos são a Coréia e a Espanha por conta do 'downgraded' Aegis (obviamente).

Alemães, ingleses, holandeses, franceses/italianos são todos bem interessantes na minha opinião. :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11092 Mensagem por Lord Nauta » Sex Nov 07, 2014 8:11 pm

Carlos Lima escreveu:Com relação ao Prosuper as possibilidades que eu gosto menos são a Coréia e a Espanha por conta do 'downgraded' Aegis (obviamente).

Alemães, ingleses, holandeses, franceses/italianos são todos bem interessantes na minha opinião. :)

[]s
CB_Lima

A Navantia apresentou já faz algum tempo uma proposta que contempla a substituição do Aegis por um sistema europeu.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11093 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Nov 08, 2014 10:16 am

Olá camaradas, deixa eu levantar uma questão aqui, com as empresas brasileiras trabalhando em conjunto para o GRIPEN e a possível futura adoção do GRIPEN NAVAL; não seria a hora da industria nacional de defesa começar a pensar em outras aeronaves navais de asa fixa que hoje são um hiato?
exemplo:
*uma aeronave de apoio logístico à Esquadra, tanto na área de pessoal como de material, assim como o reabastecimento em voo;
*uma aeronave naval de asa fixa de apoio aéreo para operações anfíbias que possa decolar de pista curta de um NPM(LHD); pois um helis de ataque tem menos velocidade para chegar num apoio de emergência; partindo do navio; que um meio de asa fixa, lembrando que o mínimo de um "CABEÇA DE PRAIA" é de 50km; porém já fiz operações que essa distância foi estendida até 200km.

ADSUMUS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11094 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 08, 2014 3:40 pm

Olha a novidade sobre o kc-2 amigo no topico apropriado ;)

[]s
CB




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11095 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Nov 08, 2014 5:18 pm

Carlos Lima escreveu:Olha a novidade sobre o kc-2 amigo no topico apropriado ;)

[]s
CB

Olá camarada eu havia lido a notícia; me desculpe pois talvez não tenha me feito entender; o que digo é aproveitar os incentivos fiscais para a área de defesa e desenvolver produtos em empresas nacionais, nas lacunas que citei; do zero; e não comprar só comprar produtos "de prateleira".

ADSUMUS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11096 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 08, 2014 6:56 pm

ABULDOG74 escreveu:
Carlos Lima escreveu:Olha a novidade sobre o kc-2 amigo no topico apropriado ;)

[]s
CB
Olá camarada eu havia lido a notícia; me desculpe pois talvez não tenha me feito entender; o que digo é aproveitar os incentivos fiscais para a área de defesa e desenvolver produtos em empresas nacionais, nas lacunas que citei; do zero; e não comprar só comprar produtos "de prateleira".
ADSUMUS
Entendo... mas olha a demanda que a MB tem... não vale a pena.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Mensagens: 2273
Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
Agradeceram: 153 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11097 Mensagem por ABULDOG74 » Sáb Nov 08, 2014 8:05 pm

Concordo em gênero, número e grau com você; mas acho que a pesquisa desses projetos , pelas empresas e não pela MB em si, deveriam começar agora pois a medida que a força fosse preenchendo as demandas as pesquisas poderiam estar até perto de confecção de protótipos.

ADSUMUS




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11098 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Nov 08, 2014 10:18 pm

ABULDOG74 escreveu:Concordo em gênero, número e grau com você; mas acho que a pesquisa desses projetos , pelas empresas e não pela MB em si, deveriam começar agora pois a medida que a força fosse preenchendo as demandas as pesquisas poderiam estar até perto de confecção de protótipos.

ADSUMUS
Existem outras prioridades para essas empresas (Embraer). Não dá para viver com esse tipo de projeto.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11099 Mensagem por Luís Henrique » Dom Nov 09, 2014 11:38 am

Lord Nauta escreveu:
Carlos Lima escreveu:Com relação ao Prosuper as possibilidades que eu gosto menos são a Coréia e a Espanha por conta do 'downgraded' Aegis (obviamente).

Alemães, ingleses, holandeses, franceses/italianos são todos bem interessantes na minha opinião. :)

[]s
CB_Lima

A Navantia apresentou já faz algum tempo uma proposta que contempla a substituição do Aegis por um sistema europeu.

Sds


Lord Nauta
E parece que apresentaram proposta com aquele radar australiano, o CEAFAR.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#11100 Mensagem por Lord Nauta » Dom Nov 09, 2014 1:56 pm

A nova proposta de sensores da NAVANTIA para o PROSUPER é baseada no radar CEAFAR, da CEA Technologies, um radar digital phased-array que equipa as fragatas australianas da classe ANZAC.


Sds


Lord Nauta




Responder