PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
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- FCarvalho
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Editado pela última vez por FCarvalho em Ter Set 23, 2014 10:26 pm, em um total de 1 vez.
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- lobo_guara
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
gabriel219 escreveu:Vamos lá, o EB só pensa em começar a desenvolver uma família de viaturas sobre lagartas em 2025. O desenvolvimento, dependendo do dinheiro, pode levar de 4-8 anos. Isso seria em 2029 ou 2033.Bolovo escreveu: Não dá tempo porque?
Ficaremos operando Kurassier até lá?
Pessoal,
Acho que até lá os FN poderiam operar com a versão 8x8 do Guarani dotada de uma torre com canhão de 105 mm moderno ou até 120mm conforme previsto no ROB. A despeito de qualquer limitação em relação a um MBT típico, esta opção seria muito melhor do que os atuais 17 kurrassier (poucos e sensivelmente ultrapassados).
Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
- gabriel219
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Se a MB adquirir algum NDD por oportunidade (melhor ainda 2 ou 3, que poderiam ser 2 Whidbey Island e o Sirocco), possui a capacidade para a compra por oportunidade de verdadeiros carros de combate. Existem mais de 400 Leopard 2A4 na reserva Alemã e outra centena de Leopard 2A6.
Se o orçamento ajudasse, ambas as forças poderiam adquiri-los (162 Leopard 2A6 ficando pro EB e mais 324 Leopard 2A4, e mais 72 Leopard 2A4) para substituir os atuais meios.
Abs.
Se o orçamento ajudasse, ambas as forças poderiam adquiri-los (162 Leopard 2A6 ficando pro EB e mais 324 Leopard 2A4, e mais 72 Leopard 2A4) para substituir os atuais meios.
Abs.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Sim! Um de 100mm.Marechal-do-ar escreveu:O que atingiu ele? Um canhão?
- gabriel219
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Bom, que eu saiba, a gaiola serve para detonar munições de carga oca e não deter munições de canhões.
Agora fiquei com uma dúvida. E se as OM's de Cavalaria Leve e Paraquedista fossem equipadas com o VBR-LR Guarani 4X4?
Lembro de haver versões anti-carro (mísseis) e etc, mas uma versão dotada de canhão 90 mm poderia ser uma opção?
Abs.
Agora fiquei com uma dúvida. E se as OM's de Cavalaria Leve e Paraquedista fossem equipadas com o VBR-LR Guarani 4X4?
Lembro de haver versões anti-carro (mísseis) e etc, mas uma versão dotada de canhão 90 mm poderia ser uma opção?
Abs.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Olá camaradas, a notícia parece bem definitiva:
http://www.forte.jor.br/2014/09/26/exer ... o-guarani/
ADSUMUS
http://www.forte.jor.br/2014/09/26/exer ... o-guarani/
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- FCarvalho
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Bem, parece que o EB fechou a questão do calibre no 105 mesmo. A notar também que o andamento do projeto com o acerto de seus vencedores e o encaminhamento de contrato vão ficar para o ano que vem. Em sendo assim, podemos presumir que só poderemos começar a falar em protótipos, testes e avaliações somente em 2016.talharim escreveu:DIRETORIA DE FABRICAÇÃO
DIRETORIA
AVISO DE CHAMADA PÚBLICA
A DIRETORIA DE FABRICAÇÃO (DF), órgão do Departamento
de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro (EB)
torna público a presente Solicitação de Proposta (Request for Proposal
- RFP) para seleção de empresa brasileira interessada na prestação
de serviços técnicos especializados relativos à participação de
empresa nacional na pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Viatura
Blindada de Reconhecimento - Média de Rodas (VBR-MR), incluindo
o fornecimento de sistemas de armas 105mm de alta pressão
(modificados para os requisitos estabelecidos pelo EB) e o assessoramento
para a sua integração à Plataforma Automotiva. Trata-se de
desenvolvimento a ser conduzido pelo Sistema de Ciência e Tecnologia
do EB em parceria com empresas nacionais. O referido processo
de seleção será realizado com base em requisitos técnicos,
econômicos, logísticos e de transferência de tecnologia, além dos
demais critérios impostos pela legislação em vigor. As empresas interessadas
deverão indicar representante munido de carta de apresentação
com poderes específicos para atender este Edital, durante
reunião de Chamada Pública a ser realizada no auditório da Diretoria
de Fabricação, situada à Praça Duque de Caxias, 25 - 7o. Andar,
Centro, Rio de Janeiro (RJ), às 10h do dia 07 de novembro de 2014.
As empresas deverão entregar as propostas e demais informações
solicitadas até o dia 26 de dezembro de 2014, das 10h às 12h, na sede
da DF. Informações sobre o RFP estarão disponíveis no sítio da DF
em http://www.df.eb.br.
GEN DIV UBIRATAN DE SALLES
Diretor de Fabricação
Já é melhor do que nada.
abs
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- FCarvalho
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Eu ainda fico cá pensando com os meus botões que com a atual e futura organização que teremos em termos de forças mecanizadas, e blindadas, em uma organização quaternária, teríamos a opção de poder dispor, se quiséssemos, dos três calibres possíveis já mencionados ao longo deste projeto.
Uma possível aplicação:
Bgda Inf Mec: 3 BIMec - Pel Escl/Rec: VBR-LR 6X6/CMI LCTS 90
1 RCMec - Pel Cav Mec: VBR-LR 6X6 / CMI XC-8HP 105
Bgda Cav Mec: 1 BIMec - Pel Escl/Rec: VBR-LR 8X8 / CMI lcts 90
3 RCMec - Pel Cav Mec: VBR-LR 8X8 / CMI XC-8 105HP
Bgda Cav Blda: 2 BIB - Pel Escl/Rec: VBR-LR 8X8 / CMI LCTS 90
1 RCM - Pel Cav Mec: VBR-LR 6X6 / CMI XC-8HP 120
2 RCC - CC-BR 120
Claro que isso aí é apenas uma mera ilação minha que nada tem a ver com a realidade e muito menos com o que o EB pensa sobre o assunto. Mas que é uma possibilidade, isso lá é.
Em tempo, penso que os diferentes calibres podem conviver tranquilamente em uma mesma bgda, mas caso alguém discorde, também é possível envidar o mesmo calibre para as referidas OM, com o 90 para a inf mec, o 105 para a cavmec e o 120 para inf/cav blda.
Bem, fica ao gosto do cliente.
abs
Uma possível aplicação:
Bgda Inf Mec: 3 BIMec - Pel Escl/Rec: VBR-LR 6X6/CMI LCTS 90
1 RCMec - Pel Cav Mec: VBR-LR 6X6 / CMI XC-8HP 105
Bgda Cav Mec: 1 BIMec - Pel Escl/Rec: VBR-LR 8X8 / CMI lcts 90
3 RCMec - Pel Cav Mec: VBR-LR 8X8 / CMI XC-8 105HP
Bgda Cav Blda: 2 BIB - Pel Escl/Rec: VBR-LR 8X8 / CMI LCTS 90
1 RCM - Pel Cav Mec: VBR-LR 6X6 / CMI XC-8HP 120
2 RCC - CC-BR 120
Claro que isso aí é apenas uma mera ilação minha que nada tem a ver com a realidade e muito menos com o que o EB pensa sobre o assunto. Mas que é uma possibilidade, isso lá é.
Em tempo, penso que os diferentes calibres podem conviver tranquilamente em uma mesma bgda, mas caso alguém discorde, também é possível envidar o mesmo calibre para as referidas OM, com o 90 para a inf mec, o 105 para a cavmec e o 120 para inf/cav blda.
Bem, fica ao gosto do cliente.
abs
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Ótimas fotos da torre XC-8 105HP. Na verdade as melhores que já vi até hoje.
via: http://www.cmigroupe.com/en/p/cockerill-xc-8-105-120hp
Aliás, fico pensando aqui sobre esta solução desta torre mais o CV-90 como sendo a ideal para atender as necessidades de mecanização do CFN. Teríamos um veículo com a mesma base para servir de VBTP/VBCI e CC leve, que substituiriam os M113 e SK-105. No caso deste último com uma tremenda vantagem de podermos optar, neste caso, pelo canhão de 120. Melhor do que isso, ainda não vi.
Mas se caso alguém disser que teremos uma VBTP-SL nacional, esqueçam. Isso é projeto para daqui somente 10/15 anos. O CFN não pode se dar ao luxo de ficar esperando o EB tomar as suas próprias decisões sobre o quê e quando quer sob seus projetos. Ademais, já teríamos uma torre comum para o VBR-LR e estes veículos SL para o CFN. Inclusive o próprio VBR-LR 8X8 é uma opção clara e inequívoca de reequipamento do CFN tanto na versão de reconhecimento quanto na de VBTP.
A ver o que o futuro nos aguarda.
abs.
via: http://www.cmigroupe.com/en/p/cockerill-xc-8-105-120hp
Aliás, fico pensando aqui sobre esta solução desta torre mais o CV-90 como sendo a ideal para atender as necessidades de mecanização do CFN. Teríamos um veículo com a mesma base para servir de VBTP/VBCI e CC leve, que substituiriam os M113 e SK-105. No caso deste último com uma tremenda vantagem de podermos optar, neste caso, pelo canhão de 120. Melhor do que isso, ainda não vi.
Mas se caso alguém disser que teremos uma VBTP-SL nacional, esqueçam. Isso é projeto para daqui somente 10/15 anos. O CFN não pode se dar ao luxo de ficar esperando o EB tomar as suas próprias decisões sobre o quê e quando quer sob seus projetos. Ademais, já teríamos uma torre comum para o VBR-LR e estes veículos SL para o CFN. Inclusive o próprio VBR-LR 8X8 é uma opção clara e inequívoca de reequipamento do CFN tanto na versão de reconhecimento quanto na de VBTP.
A ver o que o futuro nos aguarda.
abs.
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- Lucas Lasota
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Concordo contigo, F. Carvalho, penso que a VBR-MR terá plena capacidade de fazer melhor no CFN tudo aquilo que o Kurassier faz hoje (sem querer polemizar o assunto "rodas vs lagartas").
- FCarvalho
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Verdade. Há espaço para ambos Lucas no CFN.
A versão VBR-SR 8x8 (se armada com 105 ou 120, é outra coisa) complementará um CC leve com aquela mesma torre e canhão de 120 sobre o chassi do CV-90. Elas não competem entre si. Muito pelo contrário.
E como os M-113 do CFN tem um vida útil de no máximo uns dez anos, é bom se pensar nestas opções desde agora.
abs
A versão VBR-SR 8x8 (se armada com 105 ou 120, é outra coisa) complementará um CC leve com aquela mesma torre e canhão de 120 sobre o chassi do CV-90. Elas não competem entre si. Muito pelo contrário.
E como os M-113 do CFN tem um vida útil de no máximo uns dez anos, é bom se pensar nestas opções desde agora.
abs
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Na minha opinião, o melhor programa de futura família de viaturas sobre lagartas seria a nacionalização do CV-90, desenvolvendo uma versão moderna e que atenda nossos requisitos. É o melhor VBCI/VBTP (tem sua versão) atualmente no mundo, na minha opinião.
Já havia aventado a hipótese do CV-90 e torre 120 mm para substituir os Kurassier até a chegada dos VBC CC's de verdade, também nacionais (porque não Leopard 2A7 nacionalizado?), mas ainda manteriam serviço.
Sobre o VBR-MR, ele não será 8x8?
Uma versão 6x6 com canhão 90 mm seria ótimo para equipar Regimentos de Cavalaria Leve e Pelotões de Esclarecimento das Infantarias Mecanizadas, mas ainda sim colocaria um RCavMec com os VBR 8X8 105 mm em cada Bda Inf Mec.
Abs.
Já havia aventado a hipótese do CV-90 e torre 120 mm para substituir os Kurassier até a chegada dos VBC CC's de verdade, também nacionais (porque não Leopard 2A7 nacionalizado?), mas ainda manteriam serviço.
Sobre o VBR-MR, ele não será 8x8?
Uma versão 6x6 com canhão 90 mm seria ótimo para equipar Regimentos de Cavalaria Leve e Pelotões de Esclarecimento das Infantarias Mecanizadas, mas ainda sim colocaria um RCavMec com os VBR 8X8 105 mm em cada Bda Inf Mec.
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- FCarvalho
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
absgabriel219 escreveu:Na minha opinião, o melhor programa de futura família de viaturas sobre lagartas seria a nacionalização do CV-90, desenvolvendo uma versão moderna e que atenda nossos requisitos. É o melhor VBCI/VBTP (tem sua versão) atualmente no mundo, na minha opinião.
A VBTP-SL do exército ainda demora uns 10/15 para ficar pronta. E vai demorar tanto porque o EB não abre mão de um projeto próprio. Neste sentido, a CV-90 é mais adequada as necessidades do CFN, que como disse, não pode ficar a reboque das decisões do EB.
Já havia aventado a hipótese do CV-90 e torre 120 mm para substituir os Kurassier até a chegada dos VBC CC's de verdade, também nacionais (porque não Leopard 2A7 nacionalizado?), mas ainda manteriam serviço.
Sobre o VBR-MR, ele não será 8x8?
Na hipótese de o CV-90 ser adotado com torre e canhão de 120mm, acho muito difícil ver-se um CC 'de verdade' no CFN, mesmo que nacional. O substituto natural dos Kurrasier no CFN será a meu ver os VBR-MR 8X8 que virão para o EB. No mais, seria trocar M-113 por CV-90 VBTP. Mas podem haver outras opções de composição, inclusive a de uma VBR-LR 6X6 com torre LCTS 90 para o CFN. Por que não? As possibilidades nav verdade são inúmeras.
Uma versão 6x6 com canhão 90 mm seria ótimo para equipar Regimentos de Cavalaria Leve e Pelotões de Esclarecimento das Infantarias Mecanizadas, mas ainda sim colocaria um RCavMec com os VBR 8X8 105 mm em cada Bda Inf Mec.
Também serve Gabriel. O importante é sabermos que não podemos ou temos de nos limitar a este ou aquele calibre e/ou modelo de torre. A prioridade deve ser o melhor cumprimento da missão. E se para isso tivermos de lançar mão de vários tipos de veículos e calibres, por que não?
Lembrar que todos os veículos possuirão a mesma base logística no Guarani. E sendo assim, até mesmo para a artilharia de campanha destas novas bgdas mec, e levando-se em consideração a nova doutrina aerotransportabilidade de forças leves, existem opções que podem levar tal base em consideração, qualquer que seja o calibre escolhido.
Abs.
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Olá camaradas, o maior problema para um CC genuíno no CFN basicamente é a tonelagem; pois existe uma lacuna de transporte(embarcação para OPANF) desse meio.
Faz anos que ventila-se o HOVERCRAFT para suprir essa lacuna........
ADSUMUS
Faz anos que ventila-se o HOVERCRAFT para suprir essa lacuna........
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Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8
Com esse meio todas as limitações de qualquer material, cairiam "por terra" por causa da capacidade de transporte de material pesado dele; pois o que ocorre hoje no CFN é meio isso: ESSE MATERIAL SERIA DE GRANDE VALIA PARA O CFN...........MAS COMO O TRANSPORTARÍAMOS PARA APOIAR RAPIDAMENTE A 1ª ONDA DE DESEMBARQUE NA PRAIA?..........
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