Programa de Reaparelhamento da Marinha
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- FCarvalho
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Vamos com calma que o ardor do santo é de barro.
Até que a MB oficialize todos os dados deste projeto da CV-03, que já foi esticado e encolhido várias vezes, ainda temos que esperar para ver o que realmente será esta corveta.
O fato de aumentar-se o calado não necessariamente implica em uma extensão muito grande do comprimento do navio, mas apenas o suficiente para manter o seu centro de gravidade e navegabilidade.
Neste sentido, é bom lembrar que a classe Amazonas possui meros 90 mts de comprimento, enquanto hoje a da CV-3 seria de 103 mts; o suficiente portanto para suprir, acredito, o aumento de calado suposto acima.
Se nada for decidido este ano, e com o cronograma cada vez mais apertado, é capaaisz destes navios ficarem para bem depois de 2022.
Aliás, se o projeto der certo, e penso dará, eu já defendi aqui inúmeras vezes que uma frota como a brasileira deveria dispor de cerca de 84 navios de guerra, incluso aí 4 Nae's novos para a manutenção de 4 frotas, a saber, norte, nordeste, sul e sudeste.
Isso em termos do projeto das corvetas CV-03 poderia nos suscitar, por exemplo, uma demanda para uma família de navios com até 32 vasos de guerra de diversas tonelagens, com um limite máximo de 3500 tons de deslocamento carregada. Ou seja, praticamente equivalente a antiga classe Garcia de CT. Ou seja, temos espaços para vários "block's" de subdesenvolvimento destes navios, que poderão ir dos atuais 103 mts até os 125 mts das Garcia. E tudo em uma temporalidade razoável de uns 15 anos, a fim de que tenhamos esta frota disposta até 2030.
Bom, seria um programa até bem razoável a ser levado em paralelo ao Prosuper. Bom para o campo industrial-tecnológco nacional, para político e para todos nós, que teríamos uma industria naval substancialmente sustentada no longo prazo, com todas as consequências advindas de tal fato.
Quem sabe alguém não se empolga com a idéia por aí...
abs
Até que a MB oficialize todos os dados deste projeto da CV-03, que já foi esticado e encolhido várias vezes, ainda temos que esperar para ver o que realmente será esta corveta.
O fato de aumentar-se o calado não necessariamente implica em uma extensão muito grande do comprimento do navio, mas apenas o suficiente para manter o seu centro de gravidade e navegabilidade.
Neste sentido, é bom lembrar que a classe Amazonas possui meros 90 mts de comprimento, enquanto hoje a da CV-3 seria de 103 mts; o suficiente portanto para suprir, acredito, o aumento de calado suposto acima.
Se nada for decidido este ano, e com o cronograma cada vez mais apertado, é capaaisz destes navios ficarem para bem depois de 2022.
Aliás, se o projeto der certo, e penso dará, eu já defendi aqui inúmeras vezes que uma frota como a brasileira deveria dispor de cerca de 84 navios de guerra, incluso aí 4 Nae's novos para a manutenção de 4 frotas, a saber, norte, nordeste, sul e sudeste.
Isso em termos do projeto das corvetas CV-03 poderia nos suscitar, por exemplo, uma demanda para uma família de navios com até 32 vasos de guerra de diversas tonelagens, com um limite máximo de 3500 tons de deslocamento carregada. Ou seja, praticamente equivalente a antiga classe Garcia de CT. Ou seja, temos espaços para vários "block's" de subdesenvolvimento destes navios, que poderão ir dos atuais 103 mts até os 125 mts das Garcia. E tudo em uma temporalidade razoável de uns 15 anos, a fim de que tenhamos esta frota disposta até 2030.
Bom, seria um programa até bem razoável a ser levado em paralelo ao Prosuper. Bom para o campo industrial-tecnológco nacional, para político e para todos nós, que teríamos uma industria naval substancialmente sustentada no longo prazo, com todas as consequências advindas de tal fato.
Quem sabe alguém não se empolga com a idéia por aí...
abs
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- Marino
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Carvalho, nao é calado e sim boca.
Olha, tinha sido divulgado uma tonelagem anteriormente, e passamos a chamar as Corvetas de Fravetas.
Para a MB continuar a dizer que vai ter mísseis de lançamento vertical, capacidade de Sea Hawk, etc, para mim tudo escrito sobre a tonelagem subir e cair é para a contínua publicação de artigos (está me entendendo? ).
Olha, tinha sido divulgado uma tonelagem anteriormente, e passamos a chamar as Corvetas de Fravetas.
Para a MB continuar a dizer que vai ter mísseis de lançamento vertical, capacidade de Sea Hawk, etc, para mim tudo escrito sobre a tonelagem subir e cair é para a contínua publicação de artigos (está me entendendo? ).
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Uma pergunta de onde vira a grana para construir essas corvetas, serão financiadas pelo BNDES ou sera com recursos da própria MB?
-
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Marino escreveu:Euronaval: Novas corvetas já têm nome e designadores!
Seguindo com a sequência de revelações exclusivas de ALIDE sobre o programa das novas corvetas CV03 ALIDE ouviu hoje do próprio Comandante da Marinha almirante Julio Moura Neto que ja foram escolhidos os nomes e os números de costado das quatro futuras corvetas derivadas da Barroso. O almirantado propôs e o Comandante da Marinha aceitou os seguintes nomes:
V35 Tamandaré (Como ALIDE havia adiantado em 6 de setembro de 2012, este será o quarto navio com este nome na MB.)
V36 Jerônimo de Albuquerque (Primeiro navio com este nome na MB.)
V37 Cunha Moreira (Primeiro navio com este nome na MB.)
V38 Mariz e Barros (Este será o quarto navio com este nome na MB.)
Receber nomes e números certamente não é o mesmo que colocar a nova classe em em produção, mas isso, certamente, indica que o grau de confiança da MB sobre este programa está alto.
Em paralelo, outras fontes de ALIDE na MB revelaram que o número de 185 militares originalmente especificado para a nova classe de corvetas já foi cortado em pelo menos 20 e pode cair ainda mais. A reação dos representantes da indústria internacional a este número alto foi uniformemente negativa em relação a isso, apontando que nenhuma das novas fragatas de 6000 toneladas em consideração para o Prosuper têm uma tripulação deste porte. A visão deste grupo essenciamente técnico é que 185 tripulantes (incluindo aí os membros do GAE e do Estado Maior embarcado) seria uma profunda contradição com as tendências mais recentes do segmento naval.
Outra novidade importante sobre este programa é que já se teria tomado a decisão de rever uso do exato mesmo formato e tamanho casco da Corveta Barroso nas novas Tamandaré (e potencialmente nos OPV-Br delas derivados). Assim a boca (a "largura") do casco teria sido revista passando a ser maior do que os 11,4m padrão das Inhaúma e da Barroso. Inquestionavelmente, isso já é um resultado da experiência positiva da MB com os NaPaOcs da classe Amazonas que foram comprados da BAE recentemente que têm 13,5m de boca.
Finalmente um slide recente da MB confirmou que o míssil Seaceptor/CAMM da MBDA britânica bateu o americano ESSM na concorrência da MB e será adotado na nova classe. O radar da nova classe deve ser mesmo o BAE System Artisan ou um derivado deste elaborado pela BRADAR (a antiga Orbisat), subsidiária da Embraer Defesa e Segurança. Depois de batido o martelo, a Airbus defense (antigamente conhecida como EADS Cassidian) visitou a BRADAR com intenção de oferecer ao Brasil seu radar AESA rotativo TRS-3D, mas aparentemente sem maior sucesso.
No entanto enquanto todos estes detalhes não forem devidamente confirmados pela MB sempre existe um risco de alterações nestas decisões tomadas.
Em minha opinião o nome Tamandaré deveria ter sido reservado para o primeiro NAe. Eu, não concordo que o mesmo seja o nome que batize a nova classe de corvetas.Caso for construído o segundo poderia ser batizado de Barroso. Estes dois nomes podem ser considerados os mais significativos entre os almirantes da MB.
Sds
Lord Nauta
- sarto
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Com todo o respeito,mas... o 1º NAe deveria ser Presidente Lula.
- saullo
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Concordo com o Lord Nauta, Tamandaré é para PA, PH, NDD ou no mímino para a cabeça das fragatas de 6.000 ton. que um dia poderão sair.
Já tivemos a dupla de cruzadores Tamandaré e Barroso.
PA podem ser Minas Gerais e São Paulo.
Os NDD seriam classe Rio de Janeiro.
Estou me baseando em nomes tradicionais já na MB para esses tipos de navios.
Graças a Deus a MB não coloca nome de político em nenhuma nave, no máximo homenageia o estado mais relacionado ao mesmo, como foi o Minas Gerais comprado pelo JK e o São Paulo comprado pelo FHC que apesar de carioca, tem sua vida relacionada toda a SP.
Abraços
Já tivemos a dupla de cruzadores Tamandaré e Barroso.
PA podem ser Minas Gerais e São Paulo.
Os NDD seriam classe Rio de Janeiro.
Estou me baseando em nomes tradicionais já na MB para esses tipos de navios.
Graças a Deus a MB não coloca nome de político em nenhuma nave, no máximo homenageia o estado mais relacionado ao mesmo, como foi o Minas Gerais comprado pelo JK e o São Paulo comprado pelo FHC que apesar de carioca, tem sua vida relacionada toda a SP.
Abraços
- J.Ricardo
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
discordo, já tradição nomear um PA com uma unidade da federação, acho que deveriam mantê-la, Rio Grande do Sul ou Amazonas seriam bons nomes.Lord Nauta escreveu:Marino escreveu:Euronaval: Novas corvetas já têm nome e designadores!
Seguindo com a sequência de revelações exclusivas de ALIDE sobre o programa das novas corvetas CV03 ALIDE ouviu hoje do próprio Comandante da Marinha almirante Julio Moura Neto que ja foram escolhidos os nomes e os números de costado das quatro futuras corvetas derivadas da Barroso. O almirantado propôs e o Comandante da Marinha aceitou os seguintes nomes:
V35 Tamandaré (Como ALIDE havia adiantado em 6 de setembro de 2012, este será o quarto navio com este nome na MB.)
V36 Jerônimo de Albuquerque (Primeiro navio com este nome na MB.)
V37 Cunha Moreira (Primeiro navio com este nome na MB.)
V38 Mariz e Barros (Este será o quarto navio com este nome na MB.)
Receber nomes e números certamente não é o mesmo que colocar a nova classe em em produção, mas isso, certamente, indica que o grau de confiança da MB sobre este programa está alto.
Em paralelo, outras fontes de ALIDE na MB revelaram que o número de 185 militares originalmente especificado para a nova classe de corvetas já foi cortado em pelo menos 20 e pode cair ainda mais. A reação dos representantes da indústria internacional a este número alto foi uniformemente negativa em relação a isso, apontando que nenhuma das novas fragatas de 6000 toneladas em consideração para o Prosuper têm uma tripulação deste porte. A visão deste grupo essenciamente técnico é que 185 tripulantes (incluindo aí os membros do GAE e do Estado Maior embarcado) seria uma profunda contradição com as tendências mais recentes do segmento naval.
Outra novidade importante sobre este programa é que já se teria tomado a decisão de rever uso do exato mesmo formato e tamanho casco da Corveta Barroso nas novas Tamandaré (e potencialmente nos OPV-Br delas derivados). Assim a boca (a "largura") do casco teria sido revista passando a ser maior do que os 11,4m padrão das Inhaúma e da Barroso. Inquestionavelmente, isso já é um resultado da experiência positiva da MB com os NaPaOcs da classe Amazonas que foram comprados da BAE recentemente que têm 13,5m de boca.
Finalmente um slide recente da MB confirmou que o míssil Seaceptor/CAMM da MBDA britânica bateu o americano ESSM na concorrência da MB e será adotado na nova classe. O radar da nova classe deve ser mesmo o BAE System Artisan ou um derivado deste elaborado pela BRADAR (a antiga Orbisat), subsidiária da Embraer Defesa e Segurança. Depois de batido o martelo, a Airbus defense (antigamente conhecida como EADS Cassidian) visitou a BRADAR com intenção de oferecer ao Brasil seu radar AESA rotativo TRS-3D, mas aparentemente sem maior sucesso.
No entanto enquanto todos estes detalhes não forem devidamente confirmados pela MB sempre existe um risco de alterações nestas decisões tomadas.
Em minha opinião o nome Tamandaré deveria ter sido reservado para o primeiro NAe. Eu, não concordo que o mesmo seja o nome que batize a nova classe de corvetas.Caso for construído o segundo poderia ser batizado de Barroso. Estes dois nomes podem ser considerados os mais significativos entre os almirantes da MB.
Sds
Lord Nauta
Mas alguém poderia dizer quem foram os homenageados, sua relação com a MB?
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
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- FCarvalho
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
No meu entender, os dois novos Nae's da MB deveriam se nomeados, respectivamente, A-14 Alte Tamandaré e A-15 Alte Barroso.Lord Nauta escreveu:Em minha opinião o nome Tamandaré deveria ter sido reservado para o primeiro NAe. Eu, não concordo que o mesmo seja o nome que batize a nova classe de corvetas.Caso for construído o segundo poderia ser batizado de Barroso. Estes dois nomes podem ser considerados os mais significativos entre os almirantes da MB.Marino escreveu:Euronaval: Novas corvetas já têm nome e designadores!
Seguindo com a sequência de revelações exclusivas de ALIDE sobre o programa das novas corvetas CV03 ALIDE ouviu hoje do próprio Comandante da Marinha almirante Julio Moura Neto que ja foram escolhidos os nomes e os números de costado das quatro futuras corvetas derivadas da Barroso. O almirantado propôs e o Comandante da Marinha aceitou os seguintes nomes:
Sds
Lord Nauta
Nomes dignos de serem homenageados e perpetrados nos maiores e mais importantes navios da esquadra, em uma mais que justa homenagem a estes céleres representantes do espírito naval brasileiro.
abs.
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- FCarvalho
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Obrigado pela correção Marino. Pensei em boca escrevendo calado.Marino escreveu:Carvalho, nao é calado e sim boca.
Olha, tinha sido divulgado uma tonelagem anteriormente, e passamos a chamar as Corvetas de Fravetas.
Para a MB continuar a dizer que vai ter mísseis de lançamento vertical, capacidade de Sea Hawk, etc, para mim tudo escrito sobre a tonelagem subir e cair é para a contínua publicação de artigos (está me entendendo? ).
E... "captei a mensagem digníssimo cmte."
Que bons ventos soprem sobre nós.
abs
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- Luís Henrique
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Agora saiu novas informações:
Seguem as informações divulgadas sobre as corvetas da classe “Tamandaré” e sobre o NPaOc-BR:
Corvetas Tamandaré:
Deslocamento: aproximadamente 2.700 toneladas (carregado)
Comprimento: 103,4 metros
Largura: 11,4 metros;
Calado: 5,7 metros;
Guarnição: 165 homens, entre tripulantes, MEC’s e DAE
Velocidade máxima: 28 nós
Autonomia de 4.000 milhas náuticas à 14 nós
Helicóptero Orgânico: Aeronave de até 10 toneladas
Armamento (Provável): 4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup), Canhão principal de 76 mm, Reparo duplo de 40 mm, 2 metralhadoras .50, 2 lançadores triplos de torpedo
NPaOc-BR
Deslocamento: aproximadamente 2.000 toneladas (carregado)
Comprimento: 103,4 metros
Largura: 11,4 metros;
Calado: 4 metros;
Guarnição: 125 homens, entre tripulantes, MEC’s e DAE
Velocidade máxima: 25 nós
Autonomia de 4.000 milhas náuticas à 12 nós
Helicóptero Orgânico: Aeronave de até 10 toneladas
Armamento (Provável): Canhão principal 76 mm, 2 metralhadoras de 20 mm e 2 metralhadoras .50
COLABOROU: Luiz Monteiro (LM)
http://www.naval.com.br/blog/2014/10/29 ... -npaoc-br/
Seguem as informações divulgadas sobre as corvetas da classe “Tamandaré” e sobre o NPaOc-BR:
Corvetas Tamandaré:
Deslocamento: aproximadamente 2.700 toneladas (carregado)
Comprimento: 103,4 metros
Largura: 11,4 metros;
Calado: 5,7 metros;
Guarnição: 165 homens, entre tripulantes, MEC’s e DAE
Velocidade máxima: 28 nós
Autonomia de 4.000 milhas náuticas à 14 nós
Helicóptero Orgânico: Aeronave de até 10 toneladas
Armamento (Provável): 4-8 VLS quádruplos para Mísseis Sea Ceptor, 4-8 Mísseis Superfície-superfície (MM40 ou ManSup), Canhão principal de 76 mm, Reparo duplo de 40 mm, 2 metralhadoras .50, 2 lançadores triplos de torpedo
NPaOc-BR
Deslocamento: aproximadamente 2.000 toneladas (carregado)
Comprimento: 103,4 metros
Largura: 11,4 metros;
Calado: 4 metros;
Guarnição: 125 homens, entre tripulantes, MEC’s e DAE
Velocidade máxima: 25 nós
Autonomia de 4.000 milhas náuticas à 12 nós
Helicóptero Orgânico: Aeronave de até 10 toneladas
Armamento (Provável): Canhão principal 76 mm, 2 metralhadoras de 20 mm e 2 metralhadoras .50
COLABOROU: Luiz Monteiro (LM)
http://www.naval.com.br/blog/2014/10/29 ... -npaoc-br/
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Simplesmente um GRANDE caça.
- FCarvalho
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Olhando assim, podemos dizer que a MB simplesmente fez o óbvio. Pegou o casco da Barroso e fez o que dava para fazer em nova versão, e o mesmo para uma aplicação enquanto patrulheiro naval.
ps: com 2000 tons e 103 mts, esses NaPaOc nacionais tem toda a possibilidade do mundo de, se preparados para isso desde o projeto, receber o mesmo armamento das CV-3. É mais ou menos aquela coisa, quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
De qualquer forma, qualquer coisa, já serão pelo menos 16 plataformas para operar estes navios que basicamente serão os mesmos. E se precisar, o que é patrulha vira corverta e assim vamos levando...
abs
ps: com 2000 tons e 103 mts, esses NaPaOc nacionais tem toda a possibilidade do mundo de, se preparados para isso desde o projeto, receber o mesmo armamento das CV-3. É mais ou menos aquela coisa, quem não tem cão, caça com o gato do vizinho.
De qualquer forma, qualquer coisa, já serão pelo menos 16 plataformas para operar estes navios que basicamente serão os mesmos. E se precisar, o que é patrulha vira corverta e assim vamos levando...
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- alex
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
Decepcionante quando se esperava algo em torno de 3.000 toneladas.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
FCarvalho escreveu:No meu entender, os dois novos Nae's da MB deveriam se nomeados, respectivamente, A-14 Alte Tamandaré e A-15 Alte Barroso.Lord Nauta escreveu: Em minha opinião o nome Tamandaré deveria ter sido reservado para o primeiro NAe. Eu, não concordo que o mesmo seja o nome que batize a nova classe de corvetas.Caso for construído o segundo poderia ser batizado de Barroso. Estes dois nomes podem ser considerados os mais significativos entre os almirantes da MB.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha
A-20 Luís Inácio Lula da Silva
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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