Sobre o KC-390

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3436 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 15, 2014 2:20 pm

Iremos continuar dependendo 'das matrizes'. Isso não irá desaparecer com o Gripen.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3437 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 15, 2014 2:21 pm

E um aviso...

não vamos transformar o tópico do KC-390 em mais um tópico do Gripen... se esse é o objetivo existe um tópico apropriado para tal.

Obrigado pela colaboração.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3438 Mensagem por kirk » Qua Out 15, 2014 3:03 pm

Carlos Lima escreveu:Iremos continuar dependendo 'das matrizes'. Isso não irá desaparecer com o Gripen.

[]s
CB_Lima
É nisso que o amigo está equivocado ... o único caminho brasileiro para um "vôo solo" hoje passa pelo Gripen ... ou acredita que com Rafale / SH / SU35 um dia estaríamos livres ???




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3439 Mensagem por joao fernando » Qua Out 15, 2014 3:28 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Iremos continuar dependendo 'das matrizes'. Isso não irá desaparecer com o Gripen.

[]s
CB_Lima
É nisso que o amigo está equivocado ... o único caminho brasileiro para um "vôo solo" hoje passa pelo Gripen ... ou acredita que com Rafale / SH / SU35 um dia estaríamos livres ???
Voo solo de planador né, pq motor a gente não faz...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3440 Mensagem por Carlos Lima » Qua Out 15, 2014 4:14 pm

Srs... vamos transferir esse debate sobre o Gripen para o tópico do Gripen por favor.

Aqui será apagado. ;)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Cassio
Sênior
Sênior
Mensagens: 1332
Registrado em: Sex Dez 26, 2008 11:45 am
Agradeceu: 51 vezes
Agradeceram: 477 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3441 Mensagem por Cassio » Qua Out 15, 2014 8:21 pm

São José dos Campos - SP, 15 de outubro de 2014 – No final do terceiro trimestre de 2014
(3T14), a carteira de pedidos firmes a entregar (backlog) da Embraer (NYSE: ERJ;
BM&FBOVESPA: EMBR3) chegou ao patamar de USD 22,1 bilhões, o maior da história da
Empresa, impulsionada principalmente pela assinatura do contrato do KC-390 e pelo pedido
firme de 50 jatos E175 da Republic Airways Holdings Inc., operadora com a maior frota de EJets
do mundo.




Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3442 Mensagem por malmeida » Qui Out 16, 2014 11:12 am

Alguém aí tem a foto mais atual do KC-390? A última que vi foi aqui mesmo neste thread. Já estamos no dia 16 e pelo que me consta o rollout é em menos de uma semana. O exterior do bicho já deve estar praticamente completo e a galera metendo a mão no acabamento.

MAlmeida




MAlmeida
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3443 Mensagem por wagnerm25 » Qui Out 16, 2014 12:09 pm

malmeida escreveu:Alguém aí tem a foto mais atual do KC-390? A última que vi foi aqui mesmo neste thread. Já estamos no dia 16 e pelo que me consta o rollout é em menos de uma semana. O exterior do bicho já deve estar praticamente completo e a galera metendo a mão no acabamento.

MAlmeida

Pois eu achei uma data bem otimista dado o estágio de montagem que aparece nas fotos.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3444 Mensagem por joao fernando » Qui Out 16, 2014 1:42 pm

wagnerm25 escreveu:
malmeida escreveu:Alguém aí tem a foto mais atual do KC-390? A última que vi foi aqui mesmo neste thread. Já estamos no dia 16 e pelo que me consta o rollout é em menos de uma semana. O exterior do bicho já deve estar praticamente completo e a galera metendo a mão no acabamento.

MAlmeida

Pois eu achei uma data bem otimista dado o estágio de montagem que aparece nas fotos.
Não conheço casos de atraso da Embraer...os caras sabem como botar a data do 1º voo




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
malmeida
Avançado
Avançado
Mensagens: 381
Registrado em: Sex Mai 29, 2009 5:41 pm
Localização: São Paulo, Brasil
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 12 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3445 Mensagem por malmeida » Qui Out 16, 2014 3:39 pm

joao fernando escreveu:
wagnerm25 escreveu: Pois eu achei uma data bem otimista dado o estágio de montagem que aparece nas fotos.
Não conheço casos de atraso da Embraer...os caras sabem como botar a data do 1º voo
O primeiro voo vai rolar só no ano que vem. O rollout é mais cerimonial que prático. É só pra mostrar a aeronave pronta. Ainda deve faltar muito teste antes de colocarem o bicho pra voar à vera.




MAlmeida
Avatar do usuário
arcanjo
Sênior
Sênior
Mensagens: 1923
Registrado em: Seg Dez 12, 2011 4:35 pm
Localização: Santo André, SP
Agradeceu: 381 vezes
Agradeceram: 830 vezes
Contato:

Re: Sobre o KC-390

#3446 Mensagem por arcanjo » Sex Out 17, 2014 4:47 pm

Publicado: 17/10/2014 15:29h
REAPARELHAMENTO

KC-390, a maior e mais sofisticada aeronave brasileira será apresentada em SP
Evento será na terça-feira (21) às 11 horas no hangar da Embraer em Gavião Peixoto, interior paulista

Imagem

Um grande marco para a aviação e especialmente para a Força Aérea Brasileira (FAB). Na próxima terça-feira (21/10) todas as atenções estarão voltadas para a apresentação (rollout) da aeronave KC-390, desenvolvida pela EMBRAER a partir dos requisitos estabelecidos pela FAB. A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), é responsável pela condução do projeto. A primeira aparição pública do novo protótipo do avião cargueiro ocorre na cidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, às 11 horas.

“O KC-390 representa para a Força Aérea Brasileira e para a indústria nacional o ápice, o coroamento da nossa capacidade de emitir requisitos e principalmente a capacidade da nossa indústria nacional de desenvolver um produto aeroespacial de última geração”, ressalta o Brigadeiro do Ar José Augusto Crepaldi Affonso, presidente da COPAC.

Imagem

Com investimento total de R$ 12,1 bilhões de reais, sendo R$ 4,9 bilhões para o desenvolvimento da aeronave e R$ 7,2 bilhões para a aquisição das 28 unidades, o KC-390 deverá se tornar a espinha dorsal da aviação de transporte na FAB. Versátil, o avião vai cumprir missões como operar em pequenas pistas na Amazônia, lançar paraquedistas, realizar buscas, reabastecer outras aeronaves em voo, pousar na Antártica e lançar carga em pleno voo, dentre outras.

O avião representa o que há de mais moderno em termos de aviônica. O sistema possui uma interface intuitiva, facilitando a interação homem máquina e reduzindo a carga de trabalho da tripulação, aumentando assim a consciência situacional. As telas de alta resolução permitem que a tripulação tenha fácil acesso às informações necessárias para o cumprimento das mais variadas missões, e podem também ser configuradas da forma mais adequada para as diferentes fases da missão. O sistema é também totalmente compatível com as mais avançadas normas de CNS/ATM em vigor na atualidade. O KC-390 também será dotado do sistema fly by wire, tecnologia onde os comandos são acionados totalmente de forma elétrica, dispensando a utilização de cabos e hastes.

Equipado com um par de turbinas a jato, o KC-390 traz vantagens sobre o turboélice C-130 Hércules, atualmente utilizado pela FAB para essas missões. Enquanto o antecessor, em sua versão mais moderna, não passa dos 671 km/h, o avião brasileiro irá voar a 850 km/h.

“A aeronave vai fazer tudo o que o C-130 faz. Melhor e mais rápido”, diz o Coronel Sérgio Carneiro, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), gerente do projeto na COPAC.

Outras vantagens são o menor custo de manutenção e sua autonomia. Um KC-390 poderá decolar de Brasília e chegar sem escalas a qualquer capital brasileira com 23 toneladas de carga, sua capacidade máxima. Nas asas, o avião poderá levar até 23,2 toneladas de combustível. Além de alimentar as próprias turbinas, também será possível fazer o reabastecimento em voo (REVO) de outros aviões ou helicópteros. É por isso que a aeronave é chamada de KC: C de Carga e o K de tanker, ou reabastecedor, em inglês. O KC-390 também terá a capacidade de ser reabastecido em voo por outras aeronaves.

O compartimento de carga terá 18,54 metros de comprimento, um pouco maior que uma quadra de vôlei. A largura é de 3,45 metros e a altura é de 2,95 metros. O espaço é suficiente para acomodar equipamentos de grandes dimensões, além de blindados, peças de artilharia, armamentos e até aeronaves semi-desmontadas. O blindado Guarani e o helicóptero Blackhawk, por exemplo, cabem dentro do compartimento de carga do KC-390. Também poderão ser levados 80 soldados em uma configuração de transporte de tropa, 64 paraquedistas, 74 macas mais uma equipe médica ou ainda contêineres, carros blindados e outros equipamentos.

Busca

Uma das missões que o KC-390 vai cumprir é a de busca. É quando o avião decola para localizar algo, como uma aeronave ou uma embarcação perdida, por exemplo. Nesses voos, as janelas são substituídas por modelos maiores, em formato de bolha, que proporcionam uma visão melhor aos observadores. Por outro lado, as bolhas causam arrasto aerodinâmico, o que reduz a velocidade e aumenta o consumo de combustível. É assim que acontece com algumas aeronaves, quando configuradas para a missão de busca, como os SC-105 Amazonas usados atualmente.

No KC-390, uma solução criativa vai resolver o problema: a janela será trocada em voo. A diferença será perceptível no caso de missões de busca que acontecem longe da base de operação, como foi o caso da tragédia com o voo da Air France, em 2009, quando a área de buscas ficava a mais de 600 km da ilha de Fernando de Noronha (PE).

Em uma situação assim, o KC-390 poderá decolar em sua configuração normal e voar alto e rápido. Somente no local a tripulação irá voar em uma altitude mais baixa, substituir as janelas e aí sim voar mais lentamente. No retorno, uma nova reconfiguração para poupar combustível. Na prática, isso permitirá chegar mais rapidamente ao local de buscas e ter maior tempo de voo disponível para a missão em si.

Imagem

Outra inovação perceptível no KC-390 é o perfil da sua cabine de pilotagem. A visão muito mais ampla fará diferença em situações estritamente militares, como o lançamento de cargas e o voo de penetração no território inimigo a baixa altura. “Lembrando que esse é um avião de combate. Ter a maior visibilidade para detectar uma ameaça e fazer uma manobra será um diferencial”, analisa o Coronel Carneiro.

Para 2016, são aguardadas as primeiras entregas das 28 unidades adquiridas pela FAB. A grande diferença do KC-390 em relação a outros projetos já desenvolvidos pela indústria nacional é que dessa vez o avião já nasce com exportações bem encaminhadas. Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca confirmaram a intenção de obter as aeronaves.

A estimativa é alcançar mais de cem unidades produzidas na primeira década, a maioria para substituir os turboélices C-130 Hércules, aeronaves fabricadas nos Estados Unidos desde a década de 50 e que somam um total de 2.400 unidades em 70 países. Quando a linha de montagem estiver ativa, a expectativa da Embraer é gerar mais de 12 mil empregos diretos e indiretos.

Ficha técnica

Imagem


http://www.youtube.com/watch?v=KedSUNAP244

Fonte: Agência Força Aérea
http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/2 ... tada-em-SP

Parabéns, Embraer! Parabéns, Força Aérea Brasileira! :D

abs.

arcanjo




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3447 Mensagem por wagnerm25 » Seg Out 20, 2014 4:37 pm

É amanhã. :D




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3448 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 20, 2014 5:30 pm

Vai ter transmissão ao vivo?

abs




Carpe Diem
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3449 Mensagem por Lord Nauta » Seg Out 20, 2014 7:51 pm

FCarvalho escreveu:Vai ter transmissão ao vivo?

abs


Prezado colega não se esqueça do nome do país em que vivemos: Brasil. :evil:


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37910
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

Re: Sobre o KC-390

#3450 Mensagem por FCarvalho » Seg Out 20, 2014 8:30 pm

Pois é Lord. Foi só um pequeno momento de leseira baré... :twisted:

abs




Carpe Diem
Responder