TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
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Gripen NG
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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72151 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 11, 2014 7:48 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Mas isso se chama 4 geracao... :shock:

E 'e bom lembrar que isso tem um custo... $$$$ ... Que aumenta conforme a criatividade do usuario. A Af do Sul por exemplo paga 10k a hora para o Gripen voar missao ar-ar sem BVR...

No fim quanto a 'flaxibilidade' ate o F-16 faz isso! :lol:

[]s
CB
Complementando ...

E vejam ... não é que ele seja contra o caça heim pessoal !!! [003] [003] [003]
Kirk/Spock...

Pela 20000000000000000000000000000000000000000000 vez... a decisão está tomada e ponto, mas nem por isso me sinto obrigado a aceitar todo o tipo de propaganda que o Marketing produz

Que a aeronave tenha méritos reais e está ótimo assim... mas nesse caso específico tudo o que ela faz, e ilustrado na propaganda já é feito desde antes do F-16... então menos... além do mais ao querer mais armamentos integrados existe um preço associado a isso...

Não custa nada ser um pouco mais realista e acertivo pelo menos em espaços como esse, ok? ;)

No mais você já frequenta fóruns a um bom tempo e sabe muito bem que existe uma diferença entre debate e referências pessoais. Se quer debater... ótimo... o comentário que fiz está errado por um acaso? Esse é o ponto da questão... não as pessoas.

;)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72152 Mensagem por kirk » Sáb Out 11, 2014 9:12 pm

Carlos Lima escreveu:
kirk escreveu: Complementando ...

E vejam ... não é que ele seja contra o caça heim pessoal !!! [003] [003] [003]
Kirk/Spock...

Pela 20000000000000000000000000000000000000000000 vez... a decisão está tomada e ponto, mas nem por isso me sinto obrigado a aceitar todo o tipo de propaganda que o Marketing produz

Que a aeronave tenha méritos reais e está ótimo assim... mas nesse caso específico tudo o que ela faz, e ilustrado na propaganda já é feito desde antes do F-16... então menos... além do mais ao querer mais armamentos integrados existe um preço associado a isso...

Não custa nada ser um pouco mais realista e acertivo pelo menos em espaços como esse, ok? ;)

No mais você já frequenta fóruns a um bom tempo e sabe muito bem que existe uma diferença entre debate e referências pessoais. Se quer debater... ótimo... o comentário que fiz está errado por um acaso? Esse é o ponto da questão... não as pessoas.

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Sim, Lima, se me permite ser franco teu comentário está carregado de incorreções numa tentativa de nivelar por baixo tudo a que se refira ao Gripen NG, aliás, como de costume em 9 de 10 comentários teus ...

Primeiro foi o que sobrou, a FAB não o escolheu, enfim, comentários evidentemente cheios de ranço e o mais engraçado (daí minhas brincadeiras acima) é que vc faz tudo isso e começa a dizer essa frase interessante :

""... não que eu tenha algo contra a escolha ... ""

Sinceramente não sei porque essa negação do óbvio, Lima, na boa cara, tu tens todo o direito de dizer que a escolha foi uma "merca" ... que preferia que fosse esse ou aquele ... enfim, tu tens direito a opinião e eu a discordar dela e como pessoas inteligentes vamos debater tais ideias divergentes ...

Agora o fato de ficar "se escondendo" nessa frase não da margem pra ninguém lhe contrapôr afinal ... vc até "concorda" com a escolha da FAB ! :lol:

Vamos as incorreções :

O Gripen é uma plataforma reconhecidamente de fácil integração, assim, por mitigação de custos e agilidade de integração e testes foi utilizada para o desenvolvimento da integração e teste de performance para o A-Darter, Meteor, IRIS-T ... enfim dizer que o F-16 faz o mesmo é um comentário superficial e uma tentativa de menosprezar uma excelente característica do equipamento adotado pela FAB e colocá-lo na vala comum do F-16.

Como eu de fato cansei desses comentários sem o mínimo fundamento e cheios de rancor simplesmente lhe fiz uma ironia ... porém não há de minha parte quaisquer tentativa de ofensa ou menosprezo ou de qualquer referência contra sua pessoa




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72153 Mensagem por kirk » Sáb Out 11, 2014 9:29 pm

Penso que para vc, Lima, NUNCA haverão pontos positivos no caça da FAB, pois, seja lá quais forem o amigo faz questão de "nivelar por baixo" questionar como mkt com comparações ao invés de comemorar os aspectos positivos do "nosso" caça.

Será que é mesmo assim ??? ... será que não há nenhum aspecto positivo em nosso caça, será que é só um vetor comum que não dá conta de nada nem ninguém ???




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72154 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Out 11, 2014 9:56 pm

Acho que esse assunto não vai a lugar algum em função desse seu tipo de post desconstruindo o que é dito pedaço por pedaço.

No mais como expliquei novamente é muito fácil pegar qualquer pessoa que tem pontos de vista diferentes do seu e trazer para esse tipo de mimimi de baixo nível. "você" isso "você" aquilo.

Será que não é possível debatermos a aeronave em si? Será que sempre é necessária essa tentativa de levar o debate para o lado pessoal?

Menos Kirk/Spock... se você não tem condições de debater os fatos, por favor não faça as pessoas o objeto do debate. Pelo menos não por aqui, ok?

...

Em todo o caso, tirando o marketing, por favor eu gostaria de saber o que faz do Gripen ser uma plataforma reconhecida pela facilidade da integração que aeronaves como o F-16 já não tenham provado que são? E sem nomes genéricos por favor... informações mais específicas.

O que acontece é que esse tipo de aeronave faz uso de protocolos (na parte de software) que fazem interface com mísseis, bombas etc e de um modo geral aeronaves de 4 geração tem APIs que facilitam tal integração.

Mas esse é somente um aspecto da história. Temos também a parte relacionada a todo o tipo de teste aerodinamicos, temos as autorizações dos países fornecedores e por aí vai...

Em cima disso tudo temos custos... aonde dependendo da complexidade, do 'dono' do hardware, e da dificuldade tornam tais integrações caras... e isso é verdade para qualquer aeronave... do Gripen ao F-16.

Nos dias de hoje nenhum país fabricante de míssil ar-ar vai faze-lo particularmente díficil de ser integrado (e perder dinheiro com vendas em potencial) e nenhum fabricante de aeronaves vai fazer o mesmo (e perder clientes em potencial). Mas tudo isso tem um custo $$$.

É como a coisa funciona. É um longo caminho desde o desejo de se integrar míssil/bomba A B C até o piloto apertar um botão e soltá-las.

Não há nada de errado nisso... e até aonde consta ninguém inventou uma maneira mágica e barata de fazer esse processo. ;)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72155 Mensagem por kirk » Sáb Out 11, 2014 11:36 pm

Bom Lima, se o Gripen foi escolhido "apenas por acaso" para ser a plataforma a elaborar os protocolos de integração do míssil mais importante já desenvolvido na Europa o Meteor ... se de fato nada há no equipamento que o diferencie nesse aspecto ... como sugere ... esse equipamento deve ter alguma coisa que preste ... ou não ?

Ou talvez o pessoal da FAB/Copac sejam um bando de idiotas que escolheram algo absolutamente inepto ...

Ou será que o amigo consegue listar alguma coisa boa nesse avião ?




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72156 Mensagem por ABULDOG74 » Dom Out 12, 2014 11:56 am

Olá camaradas e amigos, na minha opinião, referente ao debate acima sobre o F-16 e o GRIPEN; concordo com ambos sobre a polivalência ; porém tendo para o lado do GRIPEN pelo simples fato de que nos oferece a possibilidade de evoluirmos, fato que no F-16 já está ficando sem perspectiva ; lembrando do desenvolvimento conjunto da versão "F"(podendo até no futuro ser uma plataforma de guerra eletrônica como o F-18 GROWLER) e uma possível versão naval do GRIPEN que seria uma excelente padronização da FAB e da MB(com as características do modelo ara cada força); algo que os EUA está fazendo com o F-35.

Abraço

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72157 Mensagem por Bourne » Dom Out 12, 2014 12:19 pm

Olhem mais um possível parceiro vindo para operar o gripão no futuro.
Gripen para a Ucrânia?

Fuente http://www.cavok.com.br/blog/?p=79740
:mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72158 Mensagem por kirk » Dom Out 12, 2014 3:06 pm

Bourne escreveu:Olhem mais um possível parceiro vindo para operar o gripão no futuro.
Gripen para a Ucrânia?

Fuente http://www.cavok.com.br/blog/?p=79740
:mrgreen:
Imagem

Nada mais adequado pra Ucrânia que o Gripen "Sukhoi Su-35 Hunter Killer" :mrgreen:




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72159 Mensagem por kirk » Dom Out 12, 2014 3:09 pm

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas e amigos, na minha opinião, referente ao debate acima sobre o F-16 e o GRIPEN; concordo com ambos sobre a polivalência ; porém tendo para o lado do GRIPEN pelo simples fato de que nos oferece a possibilidade de evoluirmos, fato que no F-16 já está ficando sem perspectiva ; lembrando do desenvolvimento conjunto da versão "F"(podendo até no futuro ser uma plataforma de guerra eletrônica como o F-18 GROWLER) e uma possível versão naval do GRIPEN que seria uma excelente padronização da FAB e da MB(com as características do modelo ara cada força); algo que os EUA está fazendo com o F-35.

Abraço

ADSUMUS
ABULDOG74,

Eu nem reclamo da comparação por ser totalmente fora de propósito, reclamo é da tentativa de menosprezar e nivelar por baixo tudo que se refere ao equipamento escolhido pela FAB.

Isso já passou da medida, na minha opinião !




[] kirk

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72160 Mensagem por arcanjo » Dom Out 12, 2014 3:39 pm

07:05| 09 DEZ, 2013
LABORATÓRIO DE AVIÔNICA DA AEL SISTEMAS

http://www.youtube.com/watch?v=Wdhcl7DFde4

abs.

arcanjo




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72161 Mensagem por Carlos Lima » Dom Out 12, 2014 5:08 pm

'E bom deixar claro pela 20000000 vez...

Esse e' um forum de debates. Ninguem 'e o Dono da verdade e todas opinioes Sao validas, mesmo as contrarias a o que alguns usuarios pensam.

Desde que nao falte o respeito com os demais debatedores e as regras sejam seguidas, 'e valido ter uma opiniao diferente.

Me faz lembrar aquela historinha em Israel que depois da Guerra dos Seis Dias e o susto que eles tomaram quando o Conselho de Defesa se reune, pelo menos um dos membros sempre tem que ter a opiniao oposta aos demais ... Nao importa ... Ter pessoas com perspectiva diferente preparava ajudar o resto do conselho a refletir um pouco mais sobre as decisoes tomadas... ;)

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72162 Mensagem por Luís Henrique » Dom Out 12, 2014 5:53 pm

Concordo que o Gripen é excelente neste quesito.

O Gripen NG terá o software da integração de armamentos totalmente separado do software de controle de vôo do avião.
Isto simplifica bastante o processo de futuras modernizações. O F-16 e nenhum outro caça conhecido fez isto.

Sobre integração de armamentos tem também o fato de que a Suécia por ser um país pequeno e por produzir menos armamentos que americanos, russos e franceses, facilita mais a integração de armamentos de outras nações.

Quando os EUA vendem um caça, eles QUEREM que o usuário compre armamentos dos EUA.
O mesmo ocorre na Rússia, na França, etc.
A Suécia, talvez por não posuir todos os armamentos disponíveis é mais flexível neste quesito.
Os outros liberam para não perder venda, mas 'dificultam', colocam impecilhos, etc.

Gripen NG além de preço baixo, facilidade na integração de armamentos de outros fornecedores. :lol: :lol:
Bela propaganda.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72163 Mensagem por Luís Henrique » Seg Out 13, 2014 12:11 am

Gostaria de compartilhar que li recentemente que o F-35 (todas as 3 versões) ficaram mais leves APÓS um programa de REDUÇÃO DE PESO.

O peso mencionado no final de 2007 era:

F-35A = 13.170 kg
F-35B = 14.588 kg
F-35C = 14.548 kg

E em 2009, após 2 anos do programa de redução de peso ficou assim:

F-35A = 12.095 kg
F-35B = 13.470 kg
F-35C = 13.606 kg

Portanto, cerca de 1 tonelada de redução.

Espero que consigamos algo semelhante no nosso Gripen.




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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72164 Mensagem por Carlos Lima » Seg Out 13, 2014 1:09 am

E' bom lembrar que o caso do F35 foi por erro de projeto e tal reducao de peso afetou o preco da aeronave final e atrasou o programa em pelo menos 4 anos.

Ainda ha quem diga que nao vimos todas as consequencias das medidas de reducao de peso.

Essas coisas nao vem de graca.

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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#72165 Mensagem por joao fernando » Seg Out 13, 2014 10:38 am

Ano que vem esse programa lulodilmisticapetista será cancelado e a FAB ganhará F16A. A EMBRAER é empresa particular e ela precisa se virar com tecnologia. Nada de TOT´s com dinheiro pubico




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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