TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Brigadeiro, factível é. Porém tem-se que saber primeiro até onde isso é interessante para uma FAB e MB. Se for bom para uma e para a outra não, então não tem porque. Mas se o contrário for o caso...
Carlos, quanto a custos, acredito que a FAB saiba em seus círculos internos até onde ela pode ir com esse projeto. Conhecendo os políticos que não temos, com certeza.
abs
Carlos, quanto a custos, acredito que a FAB saiba em seus círculos internos até onde ela pode ir com esse projeto. Conhecendo os políticos que não temos, com certeza.
abs
Carpe Diem
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Faz tempo que bato nessa tecla, e ainda acredito que este é o caminho que vão tomar, tanto é que SAAB e Embraer já estão fazendo pesquisas sobre a navalizacão do Gripen antes mesmos da versão convencional ter seu desenvolvimento terminado. Vale lembrar também, que bem antes disso, a SAAB já cogitava uma navalização do Gripen. Eu acredito muito que o Gripen BR será desenvolvido com sua estrutura já preparada para uma versão naval, como aconteceu com o Rafale. Não digo que os caças destinados à FAB serão navalizadas, mas acredito que a celula básica será preparada para uma versão naval.
.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso é possível sem dúvida.henriquejr escreveu:Faz tempo que bato nessa tecla, e ainda acredito que este é o caminho que vão tomar, tanto é que SAAB e Embraer já estão fazendo pesquisas sobre a navalizacão do Gripen antes mesmos da versão convencional ter seu desenvolvimento terminado. Vale lembrar também, que bem antes disso, a SAAB já cogitava uma navalização do Gripen. Eu acredito muito que o Gripen BR será desenvolvido com sua estrutura já preparada para uma versão naval, como aconteceu com o Rafale. Não digo que os caças destinados à FAB serão navalizadas, mas acredito que a celula básica será preparada para uma versão naval.
Só tem que combinar o aumento de custos e os compromissos com peso, etc com a Suécia.
Para que tal empreitada aconteça tem que haver muita negociação, mudança no escopo do projeto, investimento, mudanças no protótipo, $$$, e por aí.
Até aonde consta Gripen E e Gripen Naval são dois projetos separados aonde o Gripen Naval é uma atualização Navalizada do Gripen E.
Obviamente que se a Suécia concordar com isso e assinar que aceita isso... ótimo... reduz os custos da nossa Navalização.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Penso que esta solução esbarra no desnecessário aumento de peso que poderá causar na versão convencional, com trem de pouso reforçado e gancho e até mesmo reforço estrutural que poderá ser necessária para a versão naval.Carlos Lima escreveu:Isso é possível sem dúvida.henriquejr escreveu:Faz tempo que bato nessa tecla, e ainda acredito que este é o caminho que vão tomar, tanto é que SAAB e Embraer já estão fazendo pesquisas sobre a navalizacão do Gripen antes mesmos da versão convencional ter seu desenvolvimento terminado. Vale lembrar também, que bem antes disso, a SAAB já cogitava uma navalização do Gripen. Eu acredito muito que o Gripen BR será desenvolvido com sua estrutura já preparada para uma versão naval, como aconteceu com o Rafale. Não digo que os caças destinados à FAB serão navalizadas, mas acredito que a celula básica será preparada para uma versão naval.
Só tem que combinar o aumento de custos e os compromissos com peso, etc com a Suécia.
Para que tal empreitada aconteça tem que haver muita negociação, mudança no escopo do projeto, investimento, mudanças no protótipo, $$$, e por aí.
Até aonde consta Gripen E e Gripen Naval são dois projetos separados aonde o Gripen Naval é uma atualização Navalizada do Gripen E.
Obviamente que se a Suécia concordar com isso e assinar que aceita isso... ótimo... reduz os custos da nossa Navalização.
[]s
CB_Lima
No entanto se há uma solução de materiais compósitos que não comprometam essa questão a ideia é simplesmente excelente e brilhante, pois, teoricamente toda a Força teria a sua disposição uma base naval móvel em alto mar.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Yep.
Bem por aí mesmo... esse é um dos motivos pelos quais hoje temos o Typhoon de um lado e o Rafale do outro e porque o YF-17 é bem diferente do F-18 original (só para citar alguns exemplos).
Mesmo o Rafale tentou o máximo possível maximizar os requerimentos Navais na aeronave terrestre mas com isso os custos do programa ficaram de um modo geral bem mais caros do que todo mundo estimava originalmente e é claro teve os problemas das parcerias 'européias' que sumiram porque no fim ninguém quer bancar uma aeronave com características que ninguém vai usar e vão comprometer 'peso' e desempenho.
De um certo modo o projeto (moderno) que teve mais sucesso nesse sentido foi o F-4 Phantom II (que ainda assim sofreu de ínumeros problemas) e outro foi o YF-17 que virou o F-18 (embora o YF-17 seja bem diferente quando visto de perto e é algo entre um F-5 'esticado' e um F-18 Anão. ).
Isso pode acontecer com o Gripen? Claro que sim... mas como medida de redução de custos, tempo de desenvolvimento, etc eu já me livraria da tela de TV grande (que até os suecos disseram que pode comprometer as datas de entrega da aeronave, porque não é só colocar a telona no avião) e outros luxos como medida de redução de custos/tempo e tentaria convencer os suecos de que tais mudanças valem à pena.
Mas para isso acontecer tem que existir todo um projeto, com escopo ditado pela MB, etc... e isso demanda tempo... e custos $$$ (somente olhando sobre o prisma de gerenciamento de projetos).
[]s
CB_Lima
Bem por aí mesmo... esse é um dos motivos pelos quais hoje temos o Typhoon de um lado e o Rafale do outro e porque o YF-17 é bem diferente do F-18 original (só para citar alguns exemplos).
Mesmo o Rafale tentou o máximo possível maximizar os requerimentos Navais na aeronave terrestre mas com isso os custos do programa ficaram de um modo geral bem mais caros do que todo mundo estimava originalmente e é claro teve os problemas das parcerias 'européias' que sumiram porque no fim ninguém quer bancar uma aeronave com características que ninguém vai usar e vão comprometer 'peso' e desempenho.
De um certo modo o projeto (moderno) que teve mais sucesso nesse sentido foi o F-4 Phantom II (que ainda assim sofreu de ínumeros problemas) e outro foi o YF-17 que virou o F-18 (embora o YF-17 seja bem diferente quando visto de perto e é algo entre um F-5 'esticado' e um F-18 Anão. ).
Isso pode acontecer com o Gripen? Claro que sim... mas como medida de redução de custos, tempo de desenvolvimento, etc eu já me livraria da tela de TV grande (que até os suecos disseram que pode comprometer as datas de entrega da aeronave, porque não é só colocar a telona no avião) e outros luxos como medida de redução de custos/tempo e tentaria convencer os suecos de que tais mudanças valem à pena.
Mas para isso acontecer tem que existir todo um projeto, com escopo ditado pela MB, etc... e isso demanda tempo... e custos $$$ (somente olhando sobre o prisma de gerenciamento de projetos).
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Concordo plenamente Gribel...gribel escreveu:Luís Henrique escreveu:Acho que o Lula foi o melhor presidente do Brasil.
Mesmo com o problema do mensalão votei nele, apenas no segundo turno, mas votei.
A Dilma era o voto para continuar aquilo que o Lula tinha feito. Mas creio que grande parte do Brasil se arrependeu amargamente.
Além da corrupção que está atingindo níveis absurdos, ela fez o pior governo das últimas décadas.
A inflação está absurda. A economia em recessão. Estão acabando com a Petrobras.
Eu assisti todos os debates e entrevistas também.
O Aécio promete diminuir pela METADE os cargos de comissão.
Reduzir de 40 para 20 ministérios.
Transformar o ministério da justiça em ministério da justiça e da Segurança Pública e liderar as ações no governo federal contra o crime organizado, inclusive aprovando leis para julgar adolescentes como adultos em casos de crimes hediondos, triplicar a pena de quadrilhas que utilizam menores de idade, etc.
As propostas e promessas são as melhores para o Brasil, em minha opinião.
Portanto, mesmo tendo votado no Lula e na Dilma, agora votei no Aécio e votarei nele no segundo turno.
Conversei com uma amiga mineira e ela disse que o que atrapalhou ele em Minas foram alguns escândalos envolvendo a família dele, que ele foi pego dirigindo sem carta e alcoolizado, etc. Mas que foi o melhor governador que Minas já teve e que melhorou muito a educação e saúde pública. Disse que seu governo foi transformador.
Eu acho que ele não vai decepcionar, pois se o fizer, estará acabado e o PT voltará em 2018 e para sempre.
Acho que ele vai se esforçar ao máximo para garantir a continuidade dos governos do PSDB no futuro.
Na real...esse cara e o Anastasia esculhambaram o estado . E o que fizeram com a educação foi um crime. Eu sou primeiro colocado no último concurso da educação e falo de dentro. Esses caras são criminosos, irresponsáveis. O que sai na veja é MENTIRA sobre o estado de Minas e o governo desse safado.
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas os Gripens destinados à FAB não seriam equipados com alguns itens de uso exclusivo para operações navais. Seria um Gripen com trens de pouso mais simples, sem gancho de parada (se bem que F-5 e A-1 possuem), entre outras coisas. Em comum entre os caças da FAB e MB seria a celula básica que, em ambos, teria os reforços estruturais para serem "navalizadas" na linha de montagem, com os itens específicos para esta função.kirk escreveu:Penso que esta solução esbarra no desnecessário aumento de peso que poderá causar na versão convencional, com trem de pouso reforçado e gancho e até mesmo reforço estrutural que poderá ser necessária para a versão naval.Carlos Lima escreveu: Isso é possível sem dúvida.
Só tem que combinar o aumento de custos e os compromissos com peso, etc com a Suécia.
Para que tal empreitada aconteça tem que haver muita negociação, mudança no escopo do projeto, investimento, mudanças no protótipo, $$$, e por aí.
Até aonde consta Gripen E e Gripen Naval são dois projetos separados aonde o Gripen Naval é uma atualização Navalizada do Gripen E.
Obviamente que se a Suécia concordar com isso e assinar que aceita isso... ótimo... reduz os custos da nossa Navalização.
[]s
CB_Lima
No entanto se há uma solução de materiais compósitos que não comprometam essa questão a ideia é simplesmente excelente e brilhante, pois, teoricamente toda a Força teria a sua disposição uma base naval móvel em alto mar.
Quanto aos custos, eventualmente maiores, seriam justificados pelo END.
.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18746
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1966 vezes
- Agradeceram: 2492 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
o caça já aumentou demais o peso básico dele.henriquejr escreveu:Faz tempo que bato nessa tecla, e ainda acredito que este é o caminho que vão tomar, tanto é que SAAB e Embraer já estão fazendo pesquisas sobre a navalizacão do Gripen antes mesmos da versão convencional ter seu desenvolvimento terminado. Vale lembrar também, que bem antes disso, a SAAB já cogitava uma navalização do Gripen. Eu acredito muito que o Gripen BR será desenvolvido com sua estrutura já preparada para uma versão naval, como aconteceu com o Rafale. Não digo que os caças destinados à FAB serão navalizadas, mas acredito que a celula básica será preparada para uma versão naval.
Segundo a SAAB, a versão navalizada do NG pesará 496kg a mais que a versão básica.
Isso pelos cálculos dela.
A potência da turbina dele é a mesma da F414 do SH (é só 0,22% a mais), que leva 2 e tem o MTOW de 30.000kg.
O GripeNNG já está com 16.500kg. A questão de aumento de peso tem de ser muitíssimo bem pensada. Ficar perdendo a relação peso/potência não é nada bom, ainda mais numa situação dessas. Existem outros fatores, como o arrasto. E o Gripen E não tem uma grande área alar, ou seja as cargas externas tendem a gerar mais arrasto.
Ou seja, aumentar mais ainda o peso tendo em vista a comunalidade, sem dúvida, não.
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá camaradas, acredito em uma versão para a FAB e uma outra versão para a MB partindo do modelo "F".
ADSUMUS
ADSUMUS
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Acho que é por aí mesmo !!!!ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, acredito em uma versão para a FAB e uma outra versão para a MB partindo do modelo "F".
ADSUMUS
Baixo investimento, um vetor de ponta, e o mais importante amadurecimento de nosso conhecimento aeroespacial, primeiro passo já foi dado com a modernização do A-4.
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Gripen: Avançada flexbilidade de armamento
Guilherme Wiltgen
11/10/2014
Gripen Weapon
As Forças aéreas de hoje estão à procura de liberdade e flexibilidade de tecnologia, exigindo uma verdadeira transferência de tecnologia. Tendo isso em mente, a Saab projetou o Gripen para ele ser flexível e, portanto, oferecer grandes possibilidades de integrar novos armamentos.
O Gripen foi desenvolvido para atender a uma ampla gama de requisitos operacionais, que incluem grande variedade de missões, e ao mesmo tempo, fornecendo a flexibilidade necessária para integrar os mais variados tipos de armas e de fornecedores.
A capacidade do Gripen em alternar de função no ar, com o simples pressionar de um botão, resulta na flexibilidade multi-missão.
Para executar as diversas missões que pode ser solicitado a cumprir, o Gripen oferece liberdade de escolha quando se trata da nacionalidade dos fornecedores de armas, permitindo aos seus operadores comprar novas armas a sua escolha.
Esta flexibilidade, para integrar novos armamentos, também faz do Gripen uma das aeronaves favoritas entre as fornecedoras de armas, pois elas podem rápida e facilmente utilizar o Gripen como plataforma para o desenvolvimento.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=46786
Guilherme Wiltgen
11/10/2014
Gripen Weapon
As Forças aéreas de hoje estão à procura de liberdade e flexibilidade de tecnologia, exigindo uma verdadeira transferência de tecnologia. Tendo isso em mente, a Saab projetou o Gripen para ele ser flexível e, portanto, oferecer grandes possibilidades de integrar novos armamentos.
O Gripen foi desenvolvido para atender a uma ampla gama de requisitos operacionais, que incluem grande variedade de missões, e ao mesmo tempo, fornecendo a flexibilidade necessária para integrar os mais variados tipos de armas e de fornecedores.
A capacidade do Gripen em alternar de função no ar, com o simples pressionar de um botão, resulta na flexibilidade multi-missão.
Para executar as diversas missões que pode ser solicitado a cumprir, o Gripen oferece liberdade de escolha quando se trata da nacionalidade dos fornecedores de armas, permitindo aos seus operadores comprar novas armas a sua escolha.
Esta flexibilidade, para integrar novos armamentos, também faz do Gripen uma das aeronaves favoritas entre as fornecedoras de armas, pois elas podem rápida e facilmente utilizar o Gripen como plataforma para o desenvolvimento.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=46786
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- ABULDOG74
- Sênior
- Mensagens: 2273
- Registrado em: Dom Jan 05, 2014 2:01 pm
- Agradeceu: 203 vezes
- Agradeceram: 153 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
kirk escreveu:Gripen: Avançada flexbilidade de armamento
Guilherme Wiltgen
11/10/2014
Gripen Weapon
As Forças aéreas de hoje estão à procura de liberdade e flexibilidade de tecnologia, exigindo uma verdadeira transferência de tecnologia. Tendo isso em mente, a Saab projetou o Gripen para ele ser flexível e, portanto, oferecer grandes possibilidades de integrar novos armamentos.
O Gripen foi desenvolvido para atender a uma ampla gama de requisitos operacionais, que incluem grande variedade de missões, e ao mesmo tempo, fornecendo a flexibilidade necessária para integrar os mais variados tipos de armas e de fornecedores.
A capacidade do Gripen em alternar de função no ar, com o simples pressionar de um botão, resulta na flexibilidade multi-missão.
Para executar as diversas missões que pode ser solicitado a cumprir, o Gripen oferece liberdade de escolha quando se trata da nacionalidade dos fornecedores de armas, permitindo aos seus operadores comprar novas armas a sua escolha.
Esta flexibilidade, para integrar novos armamentos, também faz do Gripen uma das aeronaves favoritas entre as fornecedoras de armas, pois elas podem rápida e facilmente utilizar o Gripen como plataforma para o desenvolvimento.
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=46786
Só reforça a decisão acertada da FAB pelo caça.
ADSUMUS
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Mas isso se chama 4 geracao...
E 'e bom lembrar que isso tem um custo... $$$$ ... Que aumenta conforme a criatividade do usuario. A Af do Sul por exemplo paga 10k a hora para o Gripen voar missao ar-ar sem BVR...
No fim quanto a 'flaxibilidade' ate o F-16 faz isso!
[]s
CB
E 'e bom lembrar que isso tem um custo... $$$$ ... Que aumenta conforme a criatividade do usuario. A Af do Sul por exemplo paga 10k a hora para o Gripen voar missao ar-ar sem BVR...
No fim quanto a 'flaxibilidade' ate o F-16 faz isso!
[]s
CB
CB_Lima = Carlos Lima
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Duas perguntas:
*Quando começarão a chegar os caças COMPRADOS?e para ONDE IRÃO?
*Quando começarão a chegar os caças COMPRADOS?e para ONDE IRÃO?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Complementando ...Carlos Lima escreveu:Mas isso se chama 4 geracao...
E 'e bom lembrar que isso tem um custo... $$$$ ... Que aumenta conforme a criatividade do usuario. A Af do Sul por exemplo paga 10k a hora para o Gripen voar missao ar-ar sem BVR...
No fim quanto a 'flaxibilidade' ate o F-16 faz isso!
[]s
CB
E vejam ... não é que ele seja contra o caça heim pessoal !!!
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”