TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- henriquejr
- Sênior
- Mensagens: 5448
- Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
- Localização: Natal/RN
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Isso era para quem estava comendo crú!
Eu sempre acreditei, e continuo acreditando, que a FAB sabe muito bem o que faz.
Eu sempre acreditei, e continuo acreditando, que a FAB sabe muito bem o que faz.
.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Um detalhe para ser observado é que quanto mais diferenças teremos dos suecos, mais cara a aeronave final ficará, maior deverá ser o esforço (tempo e $$$$) para qualificar 'a nossa' aeronave e mais os custos ao longo do tempo tendem a aumentar porque somente nós teremos determinados equipamentos.
Se no fim essa diferença em particular só representa o fato que temos 1 tela de tv ao invés de 3 não é o fim do mundo, mas é sempre bom prestar atenção nessas coisas.
Pela 10000000000000000000000000000000000000000000 vez... não é nada contra a aeronave e / ou o programa e sim prestar atenção nas suas diferenças e particularidades.
[]s
CB_Lima
Se no fim essa diferença em particular só representa o fato que temos 1 tela de tv ao invés de 3 não é o fim do mundo, mas é sempre bom prestar atenção nessas coisas.
Pela 10000000000000000000000000000000000000000000 vez... não é nada contra a aeronave e / ou o programa e sim prestar atenção nas suas diferenças e particularidades.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 37994
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5745 vezes
- Agradeceram: 3275 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Estas diferenças de equipamento e opcionais deverão em tese ser supridas, ao longo do tempo, pelas aquisições adicionais que se espera sejam feitas para a substituição dos caças mais antigos. Mas como isso é apenas um compromisso para depois de 2022, vamos ter que esperar para ver se isso não acaba realmente encarecendo o caça por demasiado.
Se a versão naval sair, depois de 2022, pode ser, ou é possível também, que estes custos sejam absorvidos pelos quantitativos envolvidos nos próximos lotes. Há, pelo menos no meu entender, a necessidade de que após o primeiro lote da FAB, sejam engajado ao menos um outro minimamente com mais 36 caças em substituição aos F-M mais antigos, e os primeiros 24 para a AN. Já seriam 60 caças com uma relação custo x benefício financeiro bem melhor. Se for assim, podemos supor que a partir daí os custos gerais dos caças tendam a decrescer.
Assim espero.
abs.
Se a versão naval sair, depois de 2022, pode ser, ou é possível também, que estes custos sejam absorvidos pelos quantitativos envolvidos nos próximos lotes. Há, pelo menos no meu entender, a necessidade de que após o primeiro lote da FAB, sejam engajado ao menos um outro minimamente com mais 36 caças em substituição aos F-M mais antigos, e os primeiros 24 para a AN. Já seriam 60 caças com uma relação custo x benefício financeiro bem melhor. Se for assim, podemos supor que a partir daí os custos gerais dos caças tendam a decrescer.
Assim espero.
abs.
Carpe Diem
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Amém... tudo depende de como o projeto progride e o quanto diferente será a versão naval e os custos de desenvolvimento e qualificação associados a aeronave naval e os custos das modificações "Br" e o quanto tais benefícios são sustentáveis.
Não vai sair barato.
Um outro ponto interessante é que o F-35 hoje pode se dar ao luxo de usar tal tela porque ela funciona perfeitamente com aquele capacete enorme calibrado à laser que os seus pilotos usam e dispensa o uso de HUD.
Seria interessante entender quais seriam as reais vantagens da telona versus as telas mais convencionais.
[]s
CB_Lima
Não vai sair barato.
Um outro ponto interessante é que o F-35 hoje pode se dar ao luxo de usar tal tela porque ela funciona perfeitamente com aquele capacete enorme calibrado à laser que os seus pilotos usam e dispensa o uso de HUD.
Seria interessante entender quais seriam as reais vantagens da telona versus as telas mais convencionais.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Olá pessoal !arcanjo escreveu:09 de Outubro, 2014 - 15:00 ( Brasília )
EXCLUSIVO – GRIPEN NG TERÁ DISPLAY PANORÂMICO
Gripen NG terá Display similar ao do F-35
Arte apresentada pela COPAC de um Wide Area Display integrado ao cockpit do Gripen NG. Na arte falta o HUD.
Nelson Düring
Editor-chefe DefesaNet
O Gripen NG, cujo contrato entre a empresa SAAB e a Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que representa a Força Aérea Brasileira, está em fase final de negociação já tem uma definição relevante.
DefesaNet obteve de duas fontes próximas às negociações, que o Gripen NG terá um Display Panorâmico (Wide Area Display). Este é uma das especificações da FAB, que enfrentava certa resistência da SAAB.
Os riscos de integração do novo display ao cockpit do caça Gripen NG, que podem resultar em atraso no cronograma de desenvolvimento e produção das 36 aeronaves destinadas à FAB, era a maior justificativa da SAAB.
Painéis do Gripen E apresentados pela SAAB em Farnborough - Foto -SAAB
Na fase final de negociações a FAB/COPAC tem colocada na discussão tecnológica a incorporação do Display Panorâmico no caças do Brasil. Na recente exposição de Farnborough, em julho passado, a SAAB apresentou um mock-up do Gripen E, com um cockpit funcional com três displays, baseado na estrutura atual. Os equipamentos são fornecidos pela Rockwell Collins.
A SAAB como Main Project Authority, por delegação da FAB, iniciará um estudo e cotação entre os fornecedores, que estão habilitados a produzirem e participarem do desenvolvimento e integração.
Arte apresentada pela AEL na FIDAE 2014, integrando o WAD ao cockpit do Gripen NG - Arte AEL Sistemas
No Brasil a liderança cabe à empresa AEL Sistemas, que apresentou na FIDAE 2014 (Feira Internacional de Ar e Espaço, no Chile) seu projeto para o Gripen NG. O sistema proposto (Cockpit NG) incorpora um display panorâmico (WAD: Wide Area Display), um capacete (Targo) que apresenta símbolos e imagens similares a de um HUD (Head Up Display) e computadores com elevada capacidade de processamento de dados e imagens.
Segundo a AEL o novo display otimiza a apresentação das imagens de alta resolução, permitido o redimensionamento e configuração das telas por meio de movimentos com o toque dos dedos (touch screen). As aplicações de software são projetadas para serem usadas da mesma forma que os atuais smart phones (Desktop Conception), facilitando o manuseio dos dados provenientes dos diversos sensores da aeronave.
O resultado é que a fusão e a integração de dados são apresentadas em um único ambiente visual (display único). Essas características aumentam a capacidade de engajamento simultâneo de alvos terrestres e aéreos, simplificando o processo e tomada de decisão do piloto e tornando mais eficazes e precisas as operações da aeronave.
O capacete DASH V possibilita ao piloto visualizar dados e imagens de alvos reais e virtuais, adicionando recursos que elevam a consciência situacional e a capacidade de julgamento do piloto.
A empresa AEL Sistemas, e a Boeing, posteriormente com a EMBRAER Defesa & Segurança, tinham avançado em Display Panorâmico para o F/A-18 Supoer Hornet caso este fosse o escolhido.
O prazo para que a SAAB apresente o resultado do seu estudo não foi informado para DefesaNet.
Atualmente só o caça americano Lockheed Martin F-35 Lightning II possui um Display Panorâmico.
http://www.defesanet.com.br/gripenbrazi ... anoramico/
Informações técnicas: Display de Tela Única - Cockpit de última geração para aeronaves http://www.ael.com.br/display_de_tela_unica.php
abs.
arcanjo
Isso é o que significa REAL participação, co-desenvolvimento ... é disso que estamos falando quando dizemos que os demais concorrentes não poderiam nos oferecer ...
Bom ... antes mesmo de assinarmos o contrato já estamos "DANDO AS CARTAS" !
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Boa Noite amigos !Luís Henrique escreveu:Eu gostei muito da notícia.FIGHTERCOM escreveu: Esta reportagem traz três informações interessantes:
1- Maior participação da indústria brasileira;
2- Mais de 100 profissionais brasileiros serão enviados para a Suécia;
3- Possibilidade do contrato a ser assinado contemplar o estudo de viabilidade do Sea Gripen para a MB.
Apesar de muitos estarem torcendo contra (infelizmente), o processo está caminhando muito bem. Ao que tudo indica, a COPAC acertou na escolha do Gripen-NG.
Abraços,
Wesley
E quero deixar claro que APOIO totalmente o Gripen.
Quero ver ele em grande quantidade na FAB e também nas cores da MB.
Ao ler a lista de temas interessantes abordada pelo FIGHTERCOM (do qual concordo plenamente), me ocorreu uma matéria da Aviation Week, pouco comentada, mas que tem muita relevância na minha opinião, então:
1- Maior participação da indústria brasileira;
3- Possibilidade do contrato a ser assinado contemplar o estudo de viabilidade do Sea Gripen para a MB.
- ""O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2015 deverá contemplar um total de crédito na ordem de R$ 1 bilhão"" + ou - US$ 420 / 450 milhões
- "" ... o projeto FX-2 também deverá ter incrementos no quesito transferência de tecnologia. Segundo o brigadeiro Crepaldi, graças aos avanços nas negociações, a participação da indústria brasileira de defesa nesse projeto se dará em maior escala, estando presente em mais etapas do que o que estava previsto anteriormente."""
- "" ... foi debatida a possibilidade de o contrato a ser assinado com a Suécia contemplar ainda, no pacote de transferência de tecnologia, um estudo sobre a viabilidade de o Gripen NG ser desenvolvido para uso da Marinha, como aviões de caça embarcados.""
Essa Provisão orçamentária de US$ 450 milhões, PODE estar provisionando recursos para a entrada definitiva no "programa de desenvolvimento" do Sea Gripen-Br ou Gripen "M" ...Informally known as the Gripen M (Maritime or Marinha), the carrier-based version has been under study in parallel with the E/F since the program's early years. In 2013, in the run-up to Brazil's selection of the JAS 39E/F as its next fighter (with a contract due at year-end), Saab said that its company-funded study had brought the Gripen M to the point where it could be offered as a fixed-price development program, costing $250 million and taking five years from launch to production deliveries.
Saab and Brazil have already agreed that Embraer will lead the development of the two-seat JAS 39F, subject to the final contract, and development of the Gripen M could broaden that partnership. Ownership of an operational aircraft carrier is clearly a prerequisite for a Gripen M partner, and both India and Brazil have been approached.
http://aviationweek.com/blog/saab-gets-toe-water
O que acham?
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- andrelemos
- Intermediário
- Mensagens: 153
- Registrado em: Seg Jun 10, 2013 9:13 pm
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradeceram: 56 vezes
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não vejo a hora de ver o quanto a versão "Br" irá custar e ver os nossos % de participação no projeto (tivemos 30% no Am-X... vamos ver quanto teremos no Gripen E).
E isso não é "co-desenvolvimento". É a Suécia querendo uma coisa (3 telas) e a FAB querendo outra (1 tela). Quando tudo for acertado, cada um segue o seu caminho. Simples assim.
[]s
CB_Lima
E isso não é "co-desenvolvimento". É a Suécia querendo uma coisa (3 telas) e a FAB querendo outra (1 tela). Quando tudo for acertado, cada um segue o seu caminho. Simples assim.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Já sei Lima ...Carlos Lima escreveu:Não vejo a hora de ver o quanto a versão "Br" irá custar e ver os nossos % de participação no projeto (tivemos 30% no Am-X... vamos ver quanto teremos no Gripen E).
E isso não é "co-desenvolvimento". É a Suécia querendo uma coisa (3 telas) e a FAB querendo outra (1 tela). Quando tudo for acertado, cada um segue o seu caminho. Simples assim.
[]s
CB_Lima
NÃO que você seja contra a escolha né ?
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Não vamos desviar o assunto.kirk escreveu:Já sei Lima ...Carlos Lima escreveu:Não vejo a hora de ver o quanto a versão "Br" irá custar e ver os nossos % de participação no projeto (tivemos 30% no Am-X... vamos ver quanto teremos no Gripen E).
E isso não é "co-desenvolvimento". É a Suécia querendo uma coisa (3 telas) e a FAB querendo outra (1 tela). Quando tudo for acertado, cada um segue o seu caminho. Simples assim.
[]s
CB_Lima
NÃO que você seja contra a escolha né ?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Uma tela Widescreen+HMD avançado parece ser a solução mais atual disponível, claro, não chegará ao nível da realidade virtual do JHMCS, mas mesmo assim me parece ser um avanço.
Uma das vantagens de uma tela única é aumentar o detalhamento, por exemplo fazendo recon ou ataque, o piloto verá com mais detalhes do que na telinha, se o tiro for só autorizado com confirmação positiva visual, é uma vantagem.
[]'s
Uma das vantagens de uma tela única é aumentar o detalhamento, por exemplo fazendo recon ou ataque, o piloto verá com mais detalhes do que na telinha, se o tiro for só autorizado com confirmação positiva visual, é uma vantagem.
[]'s
- Alcantara
- Sênior
- Mensagens: 6586
- Registrado em: Qui Jan 20, 2005 4:06 pm
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Só o nome "Targo" não diz muita coisa. Existem dois capacetes com este nome.No Brasil a liderança cabe à empresa AEL Sistemas, que apresentou na FIDAE 2014 (Feira Internacional de Ar e Espaço, no Chile) seu projeto para o Gripen NG. O sistema proposto (Cockpit NG) incorpora um display panorâmico (WAD: Wide Area Display), um capacete (Targo) que apresenta símbolos e imagens similares a de um HUD (Head Up Display) e computadores com elevada capacidade de processamento de dados e imagens.
UK Targo™
UK Targo™ is the next generation of Helmet Mounted Avionics, (HMA) technology adapted for the UK by a world leading team.
HMA technology puts advanced avionics directly into your helmet, minimizing the integration to the platform and enhancing performance. There is no need to find the traditional space for platform fitted units in the aircraft and no need for the associated services such as cooling.
Designed for cost effectiveness, the UK Targo™ is now more broadly accessible to Fighter, Training, Air Transport and Emergency Service platforms and aircrew.
A single helmet solution with Click-on Day, Night and Simulation modules Designed to meet UK certification requirements
Hybrid helmet tracking solution leading to superior performance
Ground breaking space stabilized picture in picture and video symbology
Stand alone to fully integrated configurations are possible
http://www.ferranti-technologies.co.uk/ ... s/uk-targo
TARGO ™
A complete mission lifecycle Helmet Mounted Avionics (HMA) technology which transfers the aircraft’s avionics to the pilot’s helmet. TARGO ™ represents a new generation of personal avionics for the intense flying environment. It enables pilots to plan, rehearse, fly and debrief using their personal helmets.
It is available in stand-alone or fully integrated configurations. Unlike existing systems based on “combiner” technology, TARGO™ features safest display off the visor. The multi-tasking system is equipped with click-on day, night, with day, night & simulation modules. Ideal for fighter aircraft, air lifters, trainers emergency services and helicopters.
https://www.elbitsystems.com/elbitmain/ ... 4&num2=284
Imagino que, pelo relacionamento da AEL com a ELBIT, o capacete citado na matéria deva ser esse último.
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Hermes
- Sênior
- Mensagens: 890
- Registrado em: Qui Mar 20, 2008 9:18 pm
- Localização: Barra Mansa/RJ
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Um pensamento positivo: Com essa novidade e talvez outras, não corremos o risco de ter uma versão melhor que a sueca? Talvez estejamos caminhando para um AMX ao contrário. Claro que vai ficar mais caro, mas se ficar melhor, que mal tem em ser diferente?
...
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Seria bom sem dúvida termos uma aeronave melhor e espero que realmente isso aconteça. Contanto que estejamos de acordo que vai custar caro... não há problema nenhum nisso.Hermes escreveu:Um pensamento positivo: Com essa novidade e talvez outras, não corremos o risco de ter uma versão melhor que a sueca? Talvez estejamos caminhando para um AMX ao contrário. Claro que vai ficar mais caro, mas se ficar melhor, que mal tem em ser diferente?
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Brigadeiro
- Sênior
- Mensagens: 2138
- Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
- Localização: Porto Velho/RO
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Pessoal,
Fala-se muito em Gripen e Sea Gripen para otimização e padronização da força de caças (FAB + MB). Não seria mais viável fazer uma única variante, que serve tanto para a FAB quanto para a MB, assim teríamos condições de operar tanto em terra quanto em mar o que pode ajudar em caso de necessidade.
Sei lá, ficaria melhor do que uma versão pra FAB e outra, com quantidade bem menor, para a MB.
Até mais!
Fala-se muito em Gripen e Sea Gripen para otimização e padronização da força de caças (FAB + MB). Não seria mais viável fazer uma única variante, que serve tanto para a FAB quanto para a MB, assim teríamos condições de operar tanto em terra quanto em mar o que pode ajudar em caso de necessidade.
Sei lá, ficaria melhor do que uma versão pra FAB e outra, com quantidade bem menor, para a MB.
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"