Coisas da microfísica do poder.
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Ou talvez daqui uns 30 anos, em um livro ou "carta bomba".
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abs.
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Amigos, boa noite.rodrigo escreveu:A coleira. Em relação aos brigadeiros passarem informações, isso somente será grave se não ocorreu o mesmo com os outros concorrentes. Não temos como afirmar.Marino escreveu:O que foi previsto no DB?
Que Oficiais-Generais da FAB freqüentavam a embaixada americana e passavam instruções como melhorar sua proposta?
Que a SL teve sua divulgação retardada para a entrega de garantias em uma carta sugerida por...?
Isto entre outras coisas.
Mostra aí onde foi.
Marino escreveu:
O SH nao foi comprado graças a São Snowden.
O Lima postou tempos atrás que a USN já havia até encomendado 36 SH, que seriam repassados ao Brasil.
Uma farândola de foristas em outros sites ficam em tom jocoso escrevendo que existem os que nao aceitam "os americanu", entre outras imbecilidades.
Um exemplo...Vinicius Pimenta escreveu:Lima, não lembro de ter lido isso. Pode me indicar?
Gostaria de ler, porque conversas com os representantes são normais e foi já até explicado aqui que é parte do processo. É uma negociação. Não é um leilão.
Independente disso, o relatório da COPAC é técnico e não apontou o SH. Logo, não sei onde se quer chegar ao provar que a opção política pelo SH foi inviabilizada por causa do Snowden e eles se viram obrigados a fechar a técnica. Na verdade, se o Gripen fou o vencedor na COPAC, para mim, está ótimo.
[]sMarino escreveu:rcolistete escreveu:Outro wikileaks, sobre o FX-2 em 30/07/2009, é o mesmo que o Carlos Mathias citou em :
http://defesa.forums-free.com/programa- ... s4780.html
em português.
Meus comentários :
- a 1a parte em letras grandes é a parte de mais baixo nível nessa podridão de FAB conversando com o Embaixador dos EUA, totalmente inaceitável e ilegal esse tipo de conversa por parte de qualquer funcionário civil ou militar brasileiro, ainda mais quando faltavam poucas semanas para entrega do relatório final do FX-2 pela FAB ao governo federal;
-vide acima que era para até essa data a FAB ter entregue o relatório final do FX-2, segundo previsão do Ministério da Defesa, mas não entregou. Vejam na 2a parte sublinhada que uma razão do atraso da FAB é a insistência dela em receber por escrito a carta de garantia de ToT's dos EUA/Boeing. É o comprador se preocupando com a saúde do vendedor, é o cachorro abanando o rabo, é o mais alto oficial da FAB se preocupando primeiro com os EUA do que com o Brasil.
Cable reference id: #09BRASILIA952
Carlos Lima escreveu:Um exemplo...Vinicius Pimenta escreveu:Lima, não lembro de ter lido isso. Pode me indicar?
Gostaria de ler, porque conversas com os representantes são normais e foi já até explicado aqui que é parte do processo. É uma negociação. Não é um leilão.
Independente disso, o relatório da COPAC é técnico e não apontou o SH. Logo, não sei onde se quer chegar ao provar que a opção política pelo SH foi inviabilizada por causa do Snowden e eles se viram obrigados a fechar a técnica. Na verdade, se o Gripen fou o vencedor na COPAC, para mim, está ótimo.
[]sMarino escreveu:
CB_Lima
Ou seja...Vinicius Pimenta escreveu:Carlos Lima escreveu: Um exemplo...
[]s
CB_Lima
Absolutamente não há qualquer garantia de compra. Há uma conversa informal sobre o óbvio, uma expressão de preferência pessoal. Até os bugs do FDB sabiam disso à época.
Em tradução livre:
Em um jantar com a presença do Comandante do SouthCom e do Embaixador, Saito comentou:
"Não há questionamento sob o ponto de vista técnico que o F-18 é uma aeronave superior. Nós voamos aeronaves norte-americanas há décadas. Nós sabemos que é confiável, de manutenção simples e de bom custo-benefício através do FMS. É a melhor decisão e os franceses não poderiam reclamar, já que acabaram de conseguir um contrato de 14 bilhões de dólares. Entretanto, ressaltou que as questões referentes ao compromisso norte-americano de transferência de tecnologia permanecem sendo uma significativa barreira política que é extremamente importante de superar. Saito perguntou se a carta que ele tinha pedido com a garantia a transferência de tecnologia estava chegando. O embaixador assegurou-lhe que entendíamos (eles) como era importante para superar esse problema, e disse que acreditava que a carta estava em fase final de aprovação. "Aliviado", Saito disse que da carta em mãos até 6 de agosto. Disse que a decisão não sairia antes do 7 de semtembro [e aí o relator comenta sobre a vinda do Sarkozy]. Saito reiterou o quanto foi importante a conversa do Presidente Obama com o Presidente Lula, que teria aberto a porta para a aproximação. Ele disse que o Presidente Lula havia instruído o Ministro da Defesa Jobim e ao Brigadeiro Saito a se encontrarem com o general Jones durante sua próxima visita e pediu uma ligação a seu escritório."
Por fim, Sobel concluiu que foi uma demonstração clara dos planos de Saito em indicar a compra do F-18, desde que preparassem a tal carta com as garantias.
Não é segredo que o Alto-Comando sempre preferiu os pés no chão. Sempre teve severas ressalvas com os franceses, tanto por se tratar de um produto caro, quanto pelas experiências negativas com a operação dos Mirage. A transferência de tecnologia que a FAB desejava tem escopo menor do que a do governo. Para Saito, era melhor ter o melhor avião, um que seria fácil de voar, sem riscos à operacionalidade da força, DESDE QUE, houvesse a devida garantia de que os norte-americanos cumpririam o compromisso sobre transferência de tecnologia.
Se não me engando, a tal carta foi elaborada. Foi publicada na imprensa e tal.
Seria a escolha até o escândalo dos grampos telefônicos. Até aí, morreu neves. E daí?