TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71971 Mensagem por kirk » Qua Set 24, 2014 9:42 pm

Carlos Lima escreveu:Sei lá... eu vejo um pouco diferente.

Pelo tópico do WikiLeaks, vemos que ficamos com a opção que sobrou, pois quem venceu foi o SHornet (e não foi de uma maneira 'honesta' diga-se de passagem... na verdade o processo todo foi uma piada apesar de alguns índividuos provavelmente terem realmente escrito milhares de páginas de relatórios e cumprido a sua missão).

Em todo o caso agora estamos costurando um acordo da melhor maneira possível para melhorar essa proposta e ver no que dá.

Se o que sobrou voar menos, levar menos carga, ter a perna mais encurtada (consequências do aumento de peso), na prática realmente não há muito o que possa ser feito a não ser acumular os demais dados sobre o avião quando eles forem divulgados, e daí ter uma visão real do que a aeronave é capaz (ou não) quando formos expostos aos folhetos de marketing, e historinhas fantasiosas da nossa mídia.

Além disso... é só lamentar e olhe lá. Vamos de Gripen por mais 30/40 anos e é isso aí.

[]s
CB_Lima
Lima véio !

Fica difícil entender sua forma de pensar ... o Gripen foi analisado dentro de um critério específico e impessoal com parâmetros absolutamente complexos, dentro de uma diretriz (DMA-400-6), sem subjetividade, tal impessoalidade é garantida pela composição de dados envolvendo mais de 70 profissionais, entre pilotos, engenheiros e técnicos e tal análise absolutamente técnica e imparcial apontou o GRIPEN como vencedor, aí vem você com essa frase :

- "ficamos com a opção que sobrou ... o processo todo foi uma piada ... apesar de alguns índividuos provavelmente terem realmente escrito milhares de páginas de relatórios e cumprido a sua missão.""

O próprio Marino reconheceu que o relatório do COPAC apontou o Gripen e você diz :

- "ficamos com a opção que sobrou" ???

Como assim Lima ???

Vc tem todo o direito de questionar a competência dos técnicos, pilotos e engenheiros da FAB que apontaram o Gripen ... é direito seu ... mas, me responda : Quem conhece de aviões de combate mais que esses caras ???

O pessoal aqui do Fórum ???

Outra coisa, meu, que papo é esse de perna curta ??? ... cara que disco furado ... no mesmo slide que aponta para 8t de peso vazio aponta um range de 4.000 km

Imagem

Agora me explica meu amigo : PORQUE TU ACEITA AS 8t E NÃO ACEITA O RANGE DE 4.000 KM ????

Seria uma espécie de "CRENÇA SELETIVA" ???

Véio o RAFA tem range de 3.704 km ... http://en.wikipedia.org/wiki/Dassault_Rafale

o SH de 3.330 km ... http://en.wikipedia.org/wiki/Boeing_F/A ... per_Hornet

e tu vem dizer que o Gripen é perna curta ???

MEU AMIGO ... tu somente acredita no que quer acreditar ... somente aceita dados quando estão em sintonia com seus pensamentos ...

Simplesmente isso não é imparcialidade ... e sua parcialidade fica fazendo o amigo repetir as coisas sem cessar, mesmo sem nenhuma fundamentação em fatos.

Reflita véio !

abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71972 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 24, 2014 11:17 pm

Dá uma olhada no tópico do WikiLeaks.

Ficamos com o que sobrou.

E com relação aos alcances... tem que saber se essas informações são "pós" atualizações de pesos, etc e reduzir o diferencial de Wikipedia. :lol:

Mas não esquenta... essa é a nossa solução para os próximos 40 anos... como eu disse o que nos resta é somente entender os números reais versus Wikipedia e powerpoints e ponto.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18125
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2250 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71973 Mensagem por knigh7 » Qui Set 25, 2014 12:04 am

kirk escreveu:
knigh7 escreveu: Numa missão de ataque, por exemplo, seriam necessários 2 Gripens para fazer o que 1 SH ou Rafale faz.

É claro que o Gripen sai mais caro.

Não teria uma fórmula precisa, mas vai ser necessário que a FAB tenha bem mais Gripens do que um outro concorrente do FX2...
Olá Knight,

É verdade, porém o exemplo que vc deu é o único cenário em que seja evidentemente inferior nessa comparação, ou seja, o Gripen leva menor quantidade de bombas em ataque.

Isso não é segredo, o Gripen tem a menor capacidade de bombardeio do SL, mas tal raciocínio não serve para outros cenários, levar uma carga pesada de bombas simplesmente não é a praia do Gripen, não foi pensado para isso.

Creio que a pergunta que deva ser feita seria: Qual a relevância para FAB sobre a capacidade de bombardeiro do Caça multimissão ?

Sendo esse um fator predominante o Gripen não deveria estar no SL nem que no final seu peso vazio seja de 7,5t, por outro lado essa capacidade de bombardeio se equivale ou supera o A-1 ... nosso caça especializado em ataque ?

Como eu sempre disse nossa escolha, como as demais, tem seus pontos fortes e pontos fracos, talvez estejamos discutindo unicamente o ponto fraco do equipamento e deixando de lado os pontos fortes, claro que quando estamos analisando um equipamento e "botando uma lupa" exatamente em seu ponto mais fraco, vai transparecer que o equipamento seja ruim.

Por exemplo em missões de interceptação, o Gripen tem uma aceleração muito melhor que o SH e voa mais rápido e mais alto que o Rafale, além operar em supercruise e com uma interoperalidade muito superior aos demais dominando a condição situacional do cenário que opera.

há, não tem boa capacidade de bombardeio, sim, porém é um interceptador superior aos demais ... e missões de reconhecimento ? não é multimissão ?

Bom o Gripen dominou as missões de reconhecimento da OTAN na operação sobre a Líbia, há muito relatos sobre sua impressionante performance.

Um caça não pode ser reduzido à sua capacidade de carregar bombas em missões de ataque.

Sds
kirk

Olá, Kirk.

Tudo bem?

Eu penso nas operações do GripenNG quando a FAB os tiver, ou seja, para a década de 2.020.

Eu o divido em 2 tarefas básicas que é a ar-ar e ataque.

O emprego das ARPs serão cada vez mais comuns e vai ser um tremendo desperdício utilizar um caça para reconhecimento. A FAB operando UCAVs na primeira metade da próxima década? Também não. A Força vai ter de ter mais experiência com a utilização remota.

O Gripen E realmente está sendo projetado para serem mais veloz que o Rafale e o SH. Mais veloz, mais consumo, maior necessidade de combustível externo num caça que não pode levar uma grande quantidade.

Os mísseis BVR em opração tem um alcance em média de 80km (uns menos, como o Derby, Mica, e uns mais, AM120C-5/7, Vymple R-77-1). Mas os projetos de misseis BVR tem um peso maior pelo alcance superior a 100km, como o R-77M e o Meteor. Mas a versão "D" do AMRAAM se propõe a manter o peso.

O Meteor com o lançador pesa 235kg, ou seja, tanto quanto uma bomba de 500lb.

abraços




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71974 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 25, 2014 12:49 am

Carlos Lima escreveu:Dá uma olhada no tópico do WikiLeaks.

Ficamos com o que sobrou.

E com relação aos alcances... tem que saber se essas informações são "pós" atualizações de pesos, etc e reduzir o diferencial de Wikipedia. :lol:

Mas não esquenta... essa é a nossa solução para os próximos 40 anos... como eu disse o que nos resta é somente entender os números reais versus Wikipedia e powerpoints e ponto.

[]s
CB_Lima
Ficamos com o que sobrou ou ficamos (felizmente?) com o vencedor do relatório técnico da COPAC?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71975 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 25, 2014 1:06 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Carlos Lima escreveu:Dá uma olhada no tópico do WikiLeaks.

Ficamos com o que sobrou.

E com relação aos alcances... tem que saber se essas informações são "pós" atualizações de pesos, etc e reduzir o diferencial de Wikipedia. :lol:

Mas não esquenta... essa é a nossa solução para os próximos 40 anos... como eu disse o que nos resta é somente entender os números reais versus Wikipedia e powerpoints e ponto.

[]s
CB_Lima
Ficamos com o que sobrou ou ficamos (felizmente?) com o vencedor do relatório técnico da COPAC?
Relatório técnico?

Se estamos falando de um bando de apanhado de dados aonde o motor teve que ser o SHornet/2 e hoje com o desenvolvimento do Gripen a coisa vai continuar mudando e que no fim não ofereceu uma 'disputa' com propostas semelhantes e que mesmo assim não nos tira das 'bondades' dos Americanos (como provado no tópico do WikiLeaks). Se isso é 'técnico' em termos de 'disputar' com outras propostas... sei lá... é o que sobrou para os próximos 40 anos.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71976 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 25, 2014 1:20 am

Então o relatório técnico da COPAC é uma fraude?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Justin Case
Sênior
Sênior
Mensagens: 1762
Registrado em: Dom Jan 17, 2010 7:28 pm
Localização: Brasília-DF Brazil
Agradeceram: 230 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71977 Mensagem por Justin Case » Qui Set 25, 2014 1:24 am

Vinicius Pimenta escreveu:Então o relatório técnico da COPAC é uma fraude?
Amigos,

Relatórios de avaliação de ofertas são elaborados de acordo com requisitos e com critérios de pontuação.
Sabemos que esses fatores foram alterados durante a análise das ofertas.
Então não podemos estranhar quando o resultado também se altera.
Abraços,

Justin




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71978 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 25, 2014 1:52 am

NovaTO escreveu:
joao fernando escreveu: Como não? O problema não são custos? Qdo 2 caças custam mais barato que 1?

Ora é uma coisa, ora é outra. Dai não vale mudar o cenario pra encaixar a desculpa
Caro João Fernando,

Se a FAB estivesse comprando apenas bombardeiros, esse cenário seria até válido, apesar que o argumento do Vinícius, coloca as vantagens de ter 2 invés de 1.

Mas esses caças serão multimissão, com ênfase em Defesa Aérea. Então nesse caso, não como negar o menor custo operacional do Gripen.

[]'s
João, na verdade, critiquei o reducionismo do cenário criado para sugerir que seriam necessários 2 Gripen para fazer o trabalho de 1 SH. Eu só argumentei que, neste cenário, 2 Gripen até teriam suas vantagens, dependendo do ponto de vista. O que quero dizer é que isso é um supertrunfo muito pouco útil, pois, mesmo neste microcenário, há variáveis que podem apresentar conclusões diferentes.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71979 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 25, 2014 1:59 am

Justin Case escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Então o relatório técnico da COPAC é uma fraude?
Amigos,

Relatórios de avaliação de ofertas são elaborados de acordo com requisitos e com critérios de pontuação.
Sabemos que esses fatores foram alterados durante a análise das ofertas.
Então não podemos estranhar quando o resultado também se altera.
Abraços,

Justin
Eu entendo isso.

Uma coisa foram as mudanças de peso das notas, que foram até divulgadas pelo MD.

Outra coisa - e é a minha referência - é sobre as palavras do Lima de que o "relatório" é "um bando de apanhado de dados".

Lima, honestamente acho uma argumentação difícil de ser feita. Até porque, se for assim, nem adiantaria parar e recomeçar do zero (de novo) como você propôs, pois quem garante que não seria mal feito de novo?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71980 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 25, 2014 3:27 am

Vinicius Pimenta escreveu:
Justin Case escreveu: Amigos,

Relatórios de avaliação de ofertas são elaborados de acordo com requisitos e com critérios de pontuação.
Sabemos que esses fatores foram alterados durante a análise das ofertas.
Então não podemos estranhar quando o resultado também se altera.
Abraços,

Justin
Eu entendo isso.

Uma coisa foram as mudanças de peso das notas, que foram até divulgadas pelo MD.

Outra coisa - e é a minha referência - é sobre as palavras do Lima de que o "relatório" é "um bando de apanhado de dados".

Lima, honestamente acho uma argumentação difícil de ser feita. Até porque, se for assim, nem adiantaria parar e recomeçar do zero (de novo) como você propôs, pois quem garante que não seria mal feito de novo?
Pois é VP...

Como eu disse em um post recente. Eu até acredito que quem foi lá e fez o relatório originalmente fez com a melhor dos ideais. Mas como garantir que entre a elaboração do relatório e a sua 'divulgação' não existiram 'mudanças' relacionadas a essa onda de tomar cafezinho na embaixada Americana e esperar o Congresso Americano decidir o que é bom para o Brasil?

Desde quando ocorreram os vazamentos esse processo deveria ter sofrido um 'reboot'. Aonde é que já se viu vazarem info confidencial que nem pronto estava ainda, para causar confusão na mídia para favorecer um dos concorrentes e no fim a coisa fica por isso mesmo?!

E como confiar em algo 'técnico' no fim com esse tipo de manipulação?

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4845
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 645 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71981 Mensagem por FIGHTERCOM » Qui Set 25, 2014 9:14 am

Carlos Lima escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Eu entendo isso.

Uma coisa foram as mudanças de peso das notas, que foram até divulgadas pelo MD.

Outra coisa - e é a minha referência - é sobre as palavras do Lima de que o "relatório" é "um bando de apanhado de dados".

Lima, honestamente acho uma argumentação difícil de ser feita. Até porque, se for assim, nem adiantaria parar e recomeçar do zero (de novo) como você propôs, pois quem garante que não seria mal feito de novo?
Pois é VP...

Como eu disse em um post recente. Eu até acredito que quem foi lá e fez o relatório originalmente fez com a melhor dos ideais. Mas como garantir que entre a elaboração do relatório e a sua 'divulgação' não existiram 'mudanças' relacionadas a essa onda de tomar cafezinho na embaixada Americana e esperar o Congresso Americano decidir o que é bom para o Brasil?

Desde quando ocorreram os vazamentos esse processo deveria ter sofrido um 'reboot'. Aonde é que já se viu vazarem info confidencial que nem pronto estava ainda, para causar confusão na mídia para favorecer um dos concorrentes e no fim a coisa fica por isso mesmo?!

E como confiar em algo 'técnico' no fim com esse tipo de manipulação?

[]s
CB_Lima
Prezado Lima,

Perdoe a minha franqueza, mas ultimamente estou vendo muita paixão e pouca razão nos seus comentários (diga-se de passagem, de tantos outros aqui no fórum também). Contestar um relatório técnico é legítimo e é um direito de todos, mas deve ser feito com responsabilidade e embasado tecnicamente. Da maneira como colocado por você, fica parecendo uma atitude leviana (quero acreditar que não seja essa sua intenção), pois você lança a dúvida sobre a análise técnica e não prova. No final, isso só contribui para criar aquelas famosas lendas da internet. Daqui a pouco alguém vai surgir com a teoria de que o relatório foi elaborado por algum estagiário. Agora, se você conseguir provar que a análise foi falha em algum momento ao longo desses anos, sugiro que o faça através do meios legais.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71982 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 25, 2014 9:56 am

Carlos Lima escreveu:
FCarvalho escreveu: O pior de tudo isso, me parece, é que as mesmas pessoas que ignoraram o Gripen como o vencedor do FX, são as mesmas que agora estão negociando o cito caça para a FAB. :shock:
Ou o alto comando da FAB caiu e eu não sabia?
abs
Não exatamente... porque não foi o Gripen "que venceu" (pré-Snowden), em todo o caso agora a órdem tem que ser cumprida e é assim que a banda tem que tocar.
[]s
CB_Lima
Carlos, pela avaliação da COPAC, foi sim. Mas, como já foi dito aqui mais de uma vez, quem orienta o processo decisório, não decide nada na FAB. Apenas indica o que decidir.
E sob os aspectos técnicos globais o Gripen foi o primeiro colocado, para a COPAC, evidentemente.
O problema todo nunca foi o trabalho de avaliação realizado pela COPAC, mas a passionalidade com que o processo todo foi tratado, seja do ponto de vista do alto comando da FAB, seja no plano político superior.
Aí deu a merda toda que nós estamos vendo.
Isso em um país sério teria dado cadeia, processos e demissões desde o começo.
Mas nós estamos no Brasil.. :|

abs




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71983 Mensagem por Bourne » Qui Set 25, 2014 10:07 am

Carlos Lima escreveu:Dá uma olhada no tópico do WikiLeaks.

Ficamos com o que sobrou.

E com relação aos alcances... tem que saber se essas informações são "pós" atualizações de pesos, etc e reduzir o diferencial de Wikipedia. :lol:

Mas não esquenta... essa é a nossa solução para os próximos 40 anos... como eu disse o que nos resta é somente entender os números reais versus Wikipedia e powerpoints e ponto.

[]s
CB_Lima
Ou não. :) :lol:

Não descartaria o FX ficar em 36 (ou nem isso) e outro for escolhido na próxima década. Ou nem isso for escolhido.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36518
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3156 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71984 Mensagem por FCarvalho » Qui Set 25, 2014 10:29 am

Do jeito que as coisas vão/estão, pode-se esperar qualquer coisa, ou coisa nenhuma daqui para frente.
Já disse e reforço. Não há compromisso e mesmo consenso no Brasil sobre assuntos de defesa. Isto objetivamente poderá, ou não, influir no futuro do Gripen E/F no Brasil.
Até agora não vi e nem estou sabendo de propostas de nenhum dos candidatos a presidência sobre defesa.
Se chegarmos a 36 caças, já estou começando a achar até muito.

abs.




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Avatar do usuário
Carcará
Sênior
Sênior
Mensagens: 768
Registrado em: Sex Mar 18, 2005 9:15 pm
Agradeceram: 41 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71985 Mensagem por Carcará » Qui Set 25, 2014 11:37 am

Marino escreveu:Tomara, eu torço para que o Gripen seja o melhor possível.
Prezado Marino,

Que bom ler isso, principalmente vindo de você. Pois, a grande impressão que tenho aqui, e principalmente no outro fórum, é que possuem vários torcendo que dê tudo errado para depois levantarmos e gritarmos: "Está vendo, eu disse que esse processo era uma fraude!", "Está vendo que deveríamos ter escolhido o XPTO!", etc,etc.

Grande Abraço!

"Carcará" Mascarenhas




CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!!

Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
Responder