PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: PROJETO ESTRATÉGICO GUARANI: VBR – MR 8X8

#481 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 17, 2014 1:46 am

Carlos Lima escreveu:Da série... dúvidas bobas minhas... :lol: :oops:
Mais uma duvida boba muito interessante, porque acho que poucos sabem a resposta, francamente, não sei...
Carlos Lima escreveu:Como é decidido que tipo de blindagem um meio desses irá ter "de fábrica" e/ou "Add on"?
Por que os outros escolhem essa ou aquela? Não sei, se eu tivesse que decidir colocaria vários fatores na mesa, acredito que outros também o façam.

Para quem fabrica o blindado sem parceria com algum exército talvez seja mais fácil, o mercado está cheio de blindados, o seu só precisar ser mais leve e ter mais proteção... É o que os clientes pedem, faça melhor e eles compram.

Para exércitos e fabricas próximas decidirem vai da experiência em combate a limitações técnicas.
Carlos Lima escreveu: É em função de tipos de ameaças que 'normalmente' irá enfrentar?
Claro que isso pesa, entra a parte de experiência em combate.
Carlos Lima escreveu:digo isso porque até aonde eu entendo mais blindagem = mais peso = menos 'extras' transportados ou mesmo pode influenciar na autonomia de uma viatura dessas.
Aqui entram as limitações técnicas, peso extra nunca é bom, traz junto um monte de problemas, ai tem que balancear os custos do peso extra com a proteção adicional, quanto mais próximo da linha de frente, mais próximo do inimigo maior o nível de proteção desejado, longe da linha de frente não tem porque gastar protegendo quem nunca vai levar tiro.

Ai temos as blindagens do tipo add on, acho que nesses casos a decisão se baseou muito no mercado e nos custos, a ideia de comprar um blindado e receber dois ou mais é muito sedutora.

Mas não acho que tecnicamente é a melhor solução, o que mais pesa em um blindado hoje é a blindagem seguida pelas peças que tiveram que ser redimensionadas para suportar o peso dessa blindagem, um veículo para receber add ons já precisa ser dimensionado para a blindagem mais pesada, ao deixar só a configuração mais leve ele não seria tão leve quanto um veículo com tão pouca proteção poderia ser, e a melhor blindagem pode não ser tão boa quanto poderia ser, as melhores blindagens hoje são em camadas com cada camada de um material diferente, individualmente essas camadas não são tão resistentes, juntas para as balas, os add ons tem várias camadas (níveis) mas cada um deles precisa parar balas, fica difícil tirar proveito de blindagens compostas com a espessura variando assim.

O Guarani que eu saiba é todo em aço, inclusive seus add ons então não faz muita diferença, mas digamos que o EB estivesse disposto a gastar mais com pesquisa, se a blindagem básica pesasse o limite com add ons de hoje, e o objetivo fosse parar o maior calibre possível com esse peso e toda liberdade na escolha de materiais, até onde daria para ir? Será que daria para ele sair de fabrica com nível V do STANAG 4569?
irlan escreveu:Pô pra mim blindagem de fábrica é quando o blindado parece uma "casca de ovo", lisinho, as adicionais tem como ver as placas de proteção e as outras coisas improvisadas que colocam no veículo...
Ta na moda sair de fábrica preparado para receber blindagem adicional...

"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6306 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#482 Mensagem por Túlio » Qua Set 17, 2014 1:50 pm

Na verdade não é exatamente "moda" e sim uma melhor compreensão do custo-benefício (claro, auxiliada por avanços tecnológicos) dessa solução.

E é de fato muito mais prático, levando-se em conta que a maioria das missões cumpridas por blindados o é em tempos de paz, onde não necessitam de toneladas e mais toneladas de blindagem. Assim, o "pulo do gato" é estabelecer um peso máximo para a VTR plenamente operacional, desenvolver propulsão, trem de rolamento & quetales com especificações neste sentido mas depois apenas manter uma "casca blindada interna" de metal e Spall-Liner suficiente para dar suporte à blindagem MAX, que será composta pelos add-ons. As vantagens são imensas, como o menor custo - tanto em combustível e lubrificantes como mesmo em vida útil dos componentes e a própria aquisição do meio - para os treinamentos (que é o que mais um blindado faz ao longo de sua vida operativa). O transporte também é facilitado, tanto para os estandes e áreas de manobra (afinal, um Bldo "pelado" em um pranchão custa "x" para transportar, já um com toda a blindagem possível custa "x+"); sobre a VTR em tela neste tópico, com torre penetrante e peça 105, se quiserem botar em um 390, só "pelada" ou o avião nem decola. Uma semelhante, a VBCI Nexter, chega perto das 30 tons full-op, com sua peça 25. Já um Striker 105 "pelado" mal passa de 20 tons...

Pessoalmente, desconheço projeto atual de bldo no Ocidente que saia do que escrevi acima, todos se baseiam no binômio base mais leve + capacidade plena de proteção baseada em add-ons.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#483 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 17, 2014 4:09 pm

Muito obrigado pelas respostas até agora! :D

Pois é, eu estava pensando exatamente no nosso VTR e estava conversando com um Americano sobre o Striker e realmente é interessante o quanto de add on ele pode suportar e 'tipos' diferentes de ad on dependendo do cenário.

Enfim... obrigado pelas explicações. [100]

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#484 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 17, 2014 10:37 pm

Túlio escreveu: E é de fato muito mais prático, levando-se em conta que a maioria das missões cumpridas por blindados o é em tempos de paz, onde não necessitam de toneladas e mais toneladas de blindagem.
Não são toneladas e mais toneladas, geralmente não há tanta diferença assim entre a blindagem básica e a mais completa, procurei mas não achei exemplos disso, tem algum fácil?
Túlio escreveu:Já um Striker 105 "pelado" mal passa de 20 tons...
O Stryker é um exemplo interessante, os "add on" dele não são realmente "add on", o "básico" seria a carcaça de aço contra 7,62, mas esse nível de proteção mal é citado, ai vem as placas de cerâmicas, quase indispensáveis e mais leves que a carcaça, depois mais "add on"s: gaiola ou reativa, ambas opções bem leves.

E em cima de tudo isso ainda suspeito que uma blindagem pensada como um todo no Stryker poderia aumentar a proteção dele mantendo o peso...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#485 Mensagem por Túlio » Qua Set 17, 2014 10:44 pm

Estamos debatendo, Marechal véio? MESMO? Se for o caso, me passes as tuas linhas, porque para mim estamos falando a mesma kôza, só que com palavras diferentes... :lol: :lol: :lol: :lol:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#486 Mensagem por Marechal-do-ar » Qua Set 17, 2014 10:50 pm

Não falei que concordo com o que fizeram com o Stryker, só que acho interessante esse "add on" que sempre vai junto.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#487 Mensagem por Túlio » Qua Set 17, 2014 11:01 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#488 Mensagem por Carlos Lima » Qui Set 18, 2014 1:44 am

Marechal-do-ar escreveu:Não falei que concordo com o que fizeram com o Stryker, só que acho interessante esse "add on" que sempre vai junto.
Interessante que eu acabei perguntando isso aqui em ribá para um pessoal do Exército Americano de uma maneira bem mais simplória porque não entendo do assunto...

A resposta foi bem 'simples':

"- Temos esse ad on o tempo todo porque estamos em Guerra o tempo todo :lol: , então não faz sentido treinar e se deslocar sem o Ad on!" :lol:

Retruquei o comentário fazendo uma versão em inglês de um ditado brasileiro:

"- Pois é Major... quem tem C... tem Medo, right?!" :lol:

O cara deu uma gargalhada e concordou! :lol: :mrgreen:

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
wagnerm25
Sênior
Sênior
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

#489 Mensagem por wagnerm25 » Qui Set 18, 2014 9:32 am

Carlos Lima escreveu:
Marechal-do-ar escreveu:Não falei que concordo com o que fizeram com o Stryker, só que acho interessante esse "add on" que sempre vai junto.
Interessante que eu acabei perguntando isso aqui em ribá para um pessoal do Exército Americano de uma maneira bem mais simplória porque não entendo do assunto...

A resposta foi bem 'simples':
"- Temos esse ad on o tempo todo porque estamos em Guerra o tempo todo :lol: , então não faz sentido treinar e se deslocar sem o Ad on!" :lol:
Retruquei o comentário fazendo uma versão em inglês de um ditado brasileiro:

"- Pois é Major... quem tem C... tem Medo, right?!" :lol:

O cara deu uma gargalhada e concordou! :lol: :mrgreen:

[]s
CB_Lima
"who has ass has fear"

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

#490 Mensagem por FCarvalho » Sáb Set 20, 2014 11:43 pm

Acredito que a adoção da XC-8 da CMI é algo bem interessante para o EB. Ela não é só uma torre moderna, como a capacidade daquela empresa oferecer mais duas versões de torres em diferentes calibres de canhões ( do 90 ao 120), nos dá uma amplitude e um apelo comercial para o VBR-LR em se falando em exportações mais que importante.

Talvez esteja ridiculamente errado, mas que esse ROB foi feito para a torre da CMI, isso eu tenho quase certeza que que foi.

abs

Carpe Diem
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#491 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Set 21, 2014 12:03 am

FCarvalho escreveu:Talvez esteja ridiculamente errado, mas que esse ROB foi feito para a torre da CMI, isso eu tenho quase certeza que que foi.
Também tive essa impressão, em especial o item "elevar até 40º" eu não conheço outra torre que faça isso, no fim, um Guarani com uma torre XC-8 é o único veículo que cumpre todos os requisitos absolutos e desejáveis.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3262 vezes

#492 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 21, 2014 7:38 pm

A coisa é bem por aí mesmo Marechal. Até prova em contrário.

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#493 Mensagem por Túlio » Dom Set 21, 2014 8:33 pm

Concordo, principalmente nos requisitos "desejáveis", parece tudo encaminhado para a CMI...

Adevaldo
Júnior
Júnior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#494 Mensagem por Adevaldo » Seg Set 22, 2014 12:32 am

Para este ucraniano, a blindagem gaiola não adiantou em nada.

http://voenkor.info/wp-content/uploads/2014/09/1402981443_1.jpg

Marechal-do-ar
Sênior
Sênior

#495 Mensagem por Marechal-do-ar » Seg Set 22, 2014 1:55 am

O que atingiu ele? Um canhão?

Responder