Mais uma duvida boba muito interessante, porque acho que poucos sabem a resposta, francamente, não sei...Carlos Lima escreveu:Da série... dúvidas bobas minhas...
Por que os outros escolhem essa ou aquela? Não sei, se eu tivesse que decidir colocaria vários fatores na mesa, acredito que outros também o façam.Carlos Lima escreveu:Como é decidido que tipo de blindagem um meio desses irá ter "de fábrica" e/ou "Add on"?
Para quem fabrica o blindado sem parceria com algum exército talvez seja mais fácil, o mercado está cheio de blindados, o seu só precisar ser mais leve e ter mais proteção... É o que os clientes pedem, faça melhor e eles compram.
Para exércitos e fabricas próximas decidirem vai da experiência em combate a limitações técnicas.
Claro que isso pesa, entra a parte de experiência em combate.Carlos Lima escreveu: É em função de tipos de ameaças que 'normalmente' irá enfrentar?
Aqui entram as limitações técnicas, peso extra nunca é bom, traz junto um monte de problemas, ai tem que balancear os custos do peso extra com a proteção adicional, quanto mais próximo da linha de frente, mais próximo do inimigo maior o nível de proteção desejado, longe da linha de frente não tem porque gastar protegendo quem nunca vai levar tiro.Carlos Lima escreveu:digo isso porque até aonde eu entendo mais blindagem = mais peso = menos 'extras' transportados ou mesmo pode influenciar na autonomia de uma viatura dessas.
Ai temos as blindagens do tipo add on, acho que nesses casos a decisão se baseou muito no mercado e nos custos, a ideia de comprar um blindado e receber dois ou mais é muito sedutora.
Mas não acho que tecnicamente é a melhor solução, o que mais pesa em um blindado hoje é a blindagem seguida pelas peças que tiveram que ser redimensionadas para suportar o peso dessa blindagem, um veículo para receber add ons já precisa ser dimensionado para a blindagem mais pesada, ao deixar só a configuração mais leve ele não seria tão leve quanto um veículo com tão pouca proteção poderia ser, e a melhor blindagem pode não ser tão boa quanto poderia ser, as melhores blindagens hoje são em camadas com cada camada de um material diferente, individualmente essas camadas não são tão resistentes, juntas para as balas, os add ons tem várias camadas (níveis) mas cada um deles precisa parar balas, fica difícil tirar proveito de blindagens compostas com a espessura variando assim.
O Guarani que eu saiba é todo em aço, inclusive seus add ons então não faz muita diferença, mas digamos que o EB estivesse disposto a gastar mais com pesquisa, se a blindagem básica pesasse o limite com add ons de hoje, e o objetivo fosse parar o maior calibre possível com esse peso e toda liberdade na escolha de materiais, até onde daria para ir? Será que daria para ele sair de fabrica com nível V do STANAG 4569?
Ta na moda sair de fábrica preparado para receber blindagem adicional...irlan escreveu:Pô pra mim blindagem de fábrica é quando o blindado parece uma "casca de ovo", lisinho, as adicionais tem como ver as placas de proteção e as outras coisas improvisadas que colocam no veículo...