Cutelaria Militar, Policial, Facas, canivetes, fotos
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6646 vezes
- Contato:
Re: Cutelaria Militar, Policial, Facas, canivetes, fotos
Falar em faca, a IMBEL AMZ está à venda até no Mercado Livre, estava pensando em comprar uma...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6646 vezes
- Contato:
Alguém tem uma, sabe da resistência à ferrugem (moro no litoral), se segura afiação, etc?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
- Hermes
- Sênior
- Agradeceu: 116 vezes
- Agradeceram: 132 vezes
Tinha uma revista Magnum antiga, daquelas especiais sobre cutelaria que falava exatamente isso, que os estudos para facas especiais para o ambiente brasileiro deveriam levar em conta a possibilidade de usá-las para abrir caminho no mato ou cortar galhos e até pequenas árvores.Glauber Prestes escreveu:Cabeça, acho que a questão sobre o tamanho, envolve a utilização da faca como "facão", abrindo caminhos pelo mato. Isso pede uma faca maior, pelo menos é o que eu penso.
...
Eu tenho uma IA2 e uma AMZ, já tem uns 3 anos e não tem ferrugem. Ela era pra ser um meio termo, não ser muito dura pra não quebrar e pra poder afiar fácil, e não ser muito macia pra não perder o corte. Mas eu acho ela dura, mas se forçar ela dobra então não corre o risco de quebrar. Não perde fácil o fio mas também não afia muito.
A AMZ ficou entre uma faca e um facão, mas é mais pesada que um facão e pra cortar lenha por exemplo demora mais e acaba doendo a mão.
A IA2 eu acho muito boa e com um peso bem balanceado na pegada.
A AMZ ficou entre uma faca e um facão, mas é mais pesada que um facão e pra cortar lenha por exemplo demora mais e acaba doendo a mão.
A IA2 eu acho muito boa e com um peso bem balanceado na pegada.
"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Dilbert
E pra trazer um pouco mais de credibilidade e transparência ao meu comentário... e mostrar que eu realmente já vi a faca... e não estou aqui inventando historinha que alguém me contou... até pq honestidade não faz mal a ninguém, como dizia minha mãe.
segue ai o comprovante de pagamento. foram 3 IA2 e 1 AMZ mais frete.
segue ai o comprovante de pagamento. foram 3 IA2 e 1 AMZ mais frete.
"Nunca responda a uma pergunta se você não sabe exatamente quem está perguntando, por que está sendo pedido, e que será feito com a informação."
Dilbert
Dilbert
- cabeça de martelo
- Sênior
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2843 vezes
Mas para isso se calhar era melhor algo especificamente feito para essa tarefa, estilo isto:Hermes escreveu:Tinha uma revista Magnum antiga, daquelas especiais sobre cutelaria que falava exatamente isso, que os estudos para facas especiais para o ambiente brasileiro deveriam levar em conta a possibilidade de usá-las para abrir caminho no mato ou cortar galhos e até pequenas árvores.Glauber Prestes escreveu:Cabeça, acho que a questão sobre o tamanho, envolve a utilização da faca como "facão", abrindo caminhos pelo mato. Isso pede uma faca maior, pelo menos é o que eu penso.
http://www.commerciol.com/epages/ea1248 ... ing=catana
Na minha zona usava-se tradicionalmente o podão.
http://www.vitorex.com/agricultura1.htm
No fim da página.
- Hermes
- Sênior
Em algum lugar vi fotos de uma machete para uso militar brasileiro, mas não lembro onde. Mas tanto a machete quanto o podão principalmente são muito especializados, sendo uma faca mais flexível em seu emprego e fácil de transportar.
...
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
Eu não gosto destas facas tipo "Rambo". Já tive uma que tinha o cabo oco e dentro dele vinha uma série de itens, como um pedaço de linha de pesca, anzol, fósforo etc... Na extremidade do cabo tinha uma bússola. Ficou um inverno na casa de praia e enferrujou toda, a bússola estragou. Agora só uso, quando vou pescar, duas coisas. Uma faca bem pequena e o facão da foto abaixo. É um facão comum, da Tramontina, e a bainha comprei numa ferragem em UNA, na zona do cacau na Bahia. Nunca mais vou comprar ou usar aquelas facas "Rambo", só produtos que posso comprar na ferragem mais próxima.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 793 vezes
Meu pai tem um facão feito de liga metálica de mola de caminhão e a bicha tá toda enferrujada, mas não perde o corte por nada nesse mundo e a lâmina é extremamente resistente. O facão deve ter uns 50 anos ou mais, pertenceu ao meu avô e corta que é uma beleza.delmar escreveu:Eu não gosto destas facas tipo "Rambo". Já tive uma que tinha o cabo oco e dentro dele vinha uma série de itens, como um pedaço de linha de pesca, anzol, fósforo etc... Na extremidade do cabo tinha uma bússola. Ficou um inverno na casa de praia e enferrujou toda, a bússola estragou. Agora só uso, quando vou pescar, duas coisas. Uma faca bem pequena e o facão da foto abaixo. É um facão comum, da Tramontina, e a bainha comprei numa ferragem em UNA, na zona do cacau na Bahia. Nunca mais vou comprar ou usar aquelas facas "Rambo", só produtos que posso comprar na ferragem mais próxima.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
- Wingate
- Sênior
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Esta marca norte-americana de facões/machetes era popular no Brasil nas décadas de 30-40-50:
Wingate
Wingate
- delmar
- Sênior
- Agradeceu: 206 vezes
- Agradeceram: 504 vezes
As ferramentas marca Collins, facões, machados e ferramentas agrícolas eram muito comum nas lojas brasileiras. Até a década de 1960 não tínhamos nenhuma fábrica de ferramentas de qualidade aqui no Brasil. Atualmente a cutelaria da Tramontina é de boa qualidade e está a venda em muitos países do mundo.Wingate escreveu:Esta marca norte-americana de facões/machetes era popular no Brasil nas décadas de 30-40-50:
Wingate
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Hermes
- Sênior
Facão CIGS da Zakharov
VENDAS SOMENTE PARA CONCLUINTES DO CURSO DE GUERRA NA SELVA E QUE ESTEJAM DE ACORDO COM O PROCEDIMENTO ABAIXO EXIGIDO PELO CIGS:
01) Indicação da Equipe de instrução ou o manifesto pelo(s) pretendente(s) através do e-mail facaocigs@gmail.com;
02) Despacho com o Cmt CIGS e aprovação;
03) Pagamento dos facão(ões) via depósito bancário ou site (http://www.zakharov.com.br/fac-o-cigs.html);
04) Remessa para a Divisão de Doutrina e Pesquina (DDP) do(s) comprovante(s) de pagamento;
05) A DDP/CIGS enviará relação de numeração dos facões expedindo, com isso, a ordem para o fabricante confeccionar o(s) facão(ões);
06) Quantificação da fabricação dos facões;
07) Ao se chegar no quantitativo determinado pelo comando do CIGS será ordenado ao fabricante o envio dos FGS para o CIGS;
08) A DDP/CIGS recebe os FGS e remete ao fabricante cópia dos comprovantes de pagamento;
09) São conferidos os facões;
10) Despacha-se com o CMT CIGS a data para a cerimônia;
11) Divulgação para os agraciados da data e hora da cerimônia que ocorrerá na BI/2 ou em casos excpecionais na BI/5;
12) Confirmação da presença dos agraciados;
13) Cerimônia propriamente dita (maiores detalhes tratados em momento oportuno);
14) A DDP/CIGS deverá enviar nota para boletim interno para publicação dos Guerreiros de Selva agraciados
OBS: Somente o CMT do CIGS concederá a ordenação dos FGS aos agraciados.
Uso exclusivo do CIGS (Centro de Instrução de Guerra na Selva) - AM.
Revestido com pintura negra especial, que o torna opaco evitando reflexos.
São feitos com aço chromo molibdênio. Este aço tem como principal característica ser inoxidável, o que dispensa maiores cuidados com a proteção da lâmina. Quanto à qualidade do corte pode-se dizer que é um dos aços mais apropriados para construção de facas, pois tem boa retenção de corte e é muito fácil afiar.
Acompanha uma embalagem grátis.
MEDIDAS APROXIMADAS:
Peso do facão: 650 g
Peso com bainha: 920 g
Largura da lâmina (parte mais larga): 6 cm
Comprimento da lâmina: 30 cm
Comprimento total do facão: 46 cm
Espessura: 3 mm
...