Iraque - Noticias de Guerra

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1741 Mensagem por LeandroGCard » Sex Ago 15, 2014 2:03 pm

Duka escreveu:O Shale Gas (ou gás de folhelho em português) não é nem mais nem menos poluente que o gás natural, na verdade é exatamente o mesmo gás. O que ocorreu no início, nos EUA, foi que foram realizados fraturamentos hidráulicos sem muito critério, até por que as técnicas de explotação deste tipo de reservatório ainda estão evoluindo, o que veio a causar em alguns casos a contaminação de aquíferos de água doce. Ou seja, não é uma alternativa ruim. Quanto ao caso do Brasil, já foram leiloados alguns campos pela ANP (creio que no nordeste). Mas não creio em muitos investimentos nesse tipo de reservatório pelas próximas décadas. Temos o "filé mignon" do pré-sal para desenvolver, e os EUA só estão "roendo o osso" com o shale pois não tem alternativa.
Talvez a expressão "roendo o osso" seja mais adequada do que se imagina.

Segundo o que tenho lido a produção dos poços de gás de xisto declina muito rapidamente, cerca de 50% em um único ano (contra cerca de 10% ou menos do caso do petróleo ou gás natural), o que exige a abertura de muitos e muitos poços novos só para manter a produção. Esta multiplicidade de poços com o material que se injeta neles para criar fraturas por onde o gás escoa é que pode afetar o lençol freático ou até mesmo a estabilidade do solo. Além disso, os locais onde a abertura destes poços era barata em relação à quantidade de gás produzida já terminaram, e os novos poços tendem a ser cada vez mais caros, encarecendo o custo do gás. Não se sabe ainda onde esta tendência irá levar, mas já se prevê que em algum momento não tão distante assim no futuro o gás de xisto irá custar mais do que o petróleo custa atualmente.

Claro que até lá o petróleo também pode estar custando mais caro do que atualmente, então não há como saber até quando a exploração do gás de xisto será economicamente viável.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Duka
Avançado
Avançado
Mensagens: 693
Registrado em: Qua Out 12, 2005 8:03 pm
Localização: Lajeado, RS
Agradeceu: 358 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1742 Mensagem por Duka » Sáb Ago 16, 2014 12:44 pm

Está correto o que leste Leandro, a vida produtiva média de um poço (não do campo) de gás de folhelho (não usamos xisto como termo técnico no Brasil, tratasse de uma má tradução) é de cerca de 2 anos. Agora, quanto a viabilidade financeira, ela certamente se manterá pelas próximas décadas (estimativas de reservas de gás de folhelho dão conta e que pode ser capaz de sustentar os níveis de consumo americanos por quase 2 séculos), por alguns motivos:
- Perfurar em terra é muito mais barato (no Brasil, cerca de 50 vezes menos que no mar) e as instalações terrestres também o são (tanto em custos de operação quanto de implantação);
- Os investimentos em gasodutos também são muito menores, visto que os EUA tem uma malha terrestre muito bem desenvolvida;
- Os custos de transporte de LNG (gás natural liquido) através de navios, vindos de outras partes do mundo, não são muito convidativos.
- E por último, mas não menos importante, muita gente no mundo inteiro está estudando este tipo de reservatório. Muito vai se evoluir no futuro próximo.




Abraços
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39492
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2850 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1743 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 16, 2014 2:17 pm





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39492
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2850 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1744 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 16, 2014 2:38 pm

Cristãos no Iraque. "Preferimos morrer do que esconder a nossa cruz"

Das igrejas fizeram casa. Continuam a ir à missa – rezam pela paz. Mas onde havia milhares de cristãos, como em Mossul, não há agora nenhum. "A vida deles está completamente virada do avesso", diz à Renascença, a partir do Iraque, um elemento da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

De um dia para o outro, tudo mudou para os cristãos no Iraque. Entre conversão ao Islão ou o pagamento do imposto exigido pelo autoproclamado Estado Islâmico, não tiveram escolha. Deixaram tudo para trás. No meio do desespero não sobrou tempo para preparos. Muitos fugiram de mãos vazias e sem dinheiro nos bolsos.

"Os refugiados estão a abrigar-se em igrejas, alguns deles estão em parques a viver em tendas. Nesta altura do ano, as temperaturas atingem os 43, 45 graus. São condições muito difíceis", conta à Renascença Regina Lynch, directora de projectos da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), organização dependente do Vaticano.

"Conhecemos uma família que demorou cinco horas a fazer uma viagem que normalmente demoraria uma hora e meia. Eram 24 pessoas numa carrinha que transporta oito no máximo. Isto mostra a forma desesperada como as pessoas tiveram que abandonar a região", conta, por telefone.

Com Regina Lynch, estão no Iraque o presidente internacional da AIS, Johannes von Heereman, e a directora de comunicação, Maria Lozano. Querem conhecer de perto os cristãos perseguidos e as suas necessidades. Querem lembrar-lhes que não estão sós e dar-lhes voz.

A vida "do avesso"
"Há pessoas a viver em abrigos e que estão a ser registadas neste momento. Há muitos a viver com familiares em casas sobrelotadas. É difícil ter um número exacto, mas sabemos que há cerca de 70 mil refugiados à volta de Ankawa e 60 mil nas áreas a norte de Mossul. Mas a todo o momento há pessoas a chegar, famílias a bater à porta à procura de lugar para ficar", conta Lynch.

A AIS já recolheu e enviou mais de 230 mil euros para a Igreja do Iraque. O apoio vai permitir suportar necessidades básicas de milhares de cristãos iraquianos refugiados.

São urgentes "alimentos, colchões, ventiladores, frigoríficos". E alguém que os escute. "Os refugiados viram-se para a Igreja e esperam que a Igreja os ajude. Que os ajude a resolver os problemas. Outras vezes só esperam que alguém possa ouvi-los".

Têm muito para contar. Num abrir e fechar os olhos, a vida que conheciam deixou de existir. Em 2003, só em Mossul, viviam 35 mil cristãos. Pela primeira vez em dois mil anos, não sobra um único.

"As pessoas que conhecemos estão muito traumatizadas porque aconteceu tudo muito rápido. Os cristãos em Mossul, por exemplo, achavam que o exército do Governo ia protegê-los. Foi um choque para eles. A vida deles está completamente virada do avesso".

"Esta é a nossa casa, esta é a nossa história"
A delegação da AIS chegou na quarta-feira ao Iraque para uma viagem de cinco dias. Visitaram Ankawa, um subúrbio cristão da cidade de Erbil que acolhe muitos dos que fugiram de Qaraqosh. Passaram por Dohuk, onde, vindos de Mossul, cristãos em fuga procuraram refúgio. Reúnem-se com bispos, visitam abrigos, ouvem esperanças e vontades.

"Alguns dizem que querem sair, que querem emigrar. Outros contam que querem voltar para as suas aldeias, para as suas casas porque estão lá há gerações e gerações. Dizem: ‘esta é a nossa casa, esta é a nossa história’. Mas só podem voltar se houver alguma espécie de protecção internacional, uma garantia de que isto não vai acontecer outra vez".

O Patriarca Caldeu do Iraque, D. Louis Sako, tem-se desdobrado em apelos. A ele, já se juntaram os bispos da Europa numa carta enviada esta semana ao Conselho de Segurança das Nações Unidas. Pedem decisões urgentes para "para pôr fim às atrocidades cometidas contra os cristãos e outras minorias religiosas no Iraque".

Antes morrer que "esconder a cruz"
Por enquanto, resta confiar na generosidade dos que no terreno fazem de tudo para ajudar.
"Soubemos de uma vila cristã que não teria mais de 60 famílias e que agora tem mais 250 famílias cristãs refugiadas. Dá para imaginar o impacto que isto tem na comunidade. As pessoas são muito generosas. Fazem tudo para ajudar os refugiados".

Pouco sabem do que vem a seguir. "É difícil para eles perceber como é que a situação se vai desenvolver. Alguns expressaram-nos o desejo, a esperança, de que uma equipa internacional de manutenção de paz entre no país e garanta a sua protecção. Outros esperam que os peshmerga, as tropas curdas, ganhem força para lutar contra o Estado Islâmico."

Regina Lynch ficou "muito comovida com a fé" dos cristãos iraquianos.

"Hoje falámos com uma senhora de idade que tem uma cruz tatuada na mão e contamos-lhe como hoje em dia na Europa são poucas as pessoas que usam cruzes. Ela respondeu: ‘nós preferimos morrer do que esconder a nossa cruz'".

:arrow: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=159063




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5256
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 504 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1745 Mensagem por delmar » Sáb Ago 16, 2014 5:33 pm

Não sou um cristão praticante, mas fico profundamente consternado com a situação dos cristãos no oriente médio. O mundo ocidental e cristão deveria envolver-se mais em ajuda-los. O Brasil sempre foi um refúgio seguro para os cristãos sírio-libaneses, temos uma das maiores comunidades do mundo. São cidadãos trabalhadores e esforçados, muito bem integrados com a população local e presentes em todas as áreas de atividades.
O nosso governo deveria prestar um maior auxilio humanitário a estes irmãos, perseguidos por perseverarem na fé. Deveríamos também facilitar a entrada daqueles que decidissem vir a nosso país. Mais, a maioria destes cristãos são católicos, embora não do rito romano. A igreja católica brasileira deveria assim ajuda-los também.




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39492
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2850 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1746 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 21, 2014 7:28 am





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37916
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5728 vezes
Agradeceram: 3265 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1747 Mensagem por FCarvalho » Qui Ago 21, 2014 7:17 pm

delmar escreveu:Não sou um cristão praticante, mas fico profundamente consternado com a situação dos cristãos no oriente médio. O mundo ocidental e cristão deveria envolver-se mais em ajuda-los. O Brasil sempre foi um refúgio seguro para os cristãos sírio-libaneses, temos uma das maiores comunidades do mundo. São cidadãos trabalhadores e esforçados, muito bem integrados com a população local e presentes em todas as áreas de atividades.
O nosso governo deveria prestar um maior auxilio humanitário a estes irmãos, perseguidos por perseverarem na fé. Deveríamos também facilitar a entrada daqueles que decidissem vir a nosso país. Mais, a maioria destes cristãos são católicos, embora não do rito romano. A igreja católica brasileira deveria assim ajuda-los também.
delmar, a Igreja no Brasil faz o que pode em matéria de ajuda humanitária por meio das inúmeras organizações de ajuda de que dispõe a Igreja Católica pelo mundo. Assim como as ordens religiosas que lá estão, apesar de inespressivas em números.

O que infelizmente não dá para fazer,e muitas vezes é o que está a ocorrer agora, é simplesmente conseguir chegar até onde estão a maioria destes refugiados, posto que estão em zona de guerra ocupada pelos fanáticos do ISIS.

E apesar do mundo ocidental "cristão" estar vendo toda essa barbárie acontecendo, 300 anos de homocentrismo levaram a muitos governos desta parte do mundo, que poderiam efetivamente fazer algo a mais, a simplesmente não se importar com o fato, além de notas de rodapé em suas mensagens diplomáticas.

Falam muito, e praticamente todos os dias, do que está ocorrendo em Gaza, mas quando mataram 500 pessoas de uma vez só no Iraque, pouca atenção se deu e menos ainda isto levou a debates acalourados na internet ou na tv.

Infelizmente, para o mundo ocidental dito cristão, tão humanista quanto seu orgulho em negar à Deus e sua independência de sua existência, morrer por causa da fé, é menos digno de nota do que ser morto em uma ruela escura numa noite de sexta feira por causa de crack.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39492
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2850 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1748 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Ago 23, 2014 10:15 am

Imagem

12/08/2014 -- Sinjar mountains, Iraq -- Runak Bapir Gherib, 14 y.o. from Shengar makes her way down the mountain after 7 days. She is with her mother and sister (in the back) waiting for a car to drive them away. She took the gun from Shengar to protect her family. YPG also gave weapons to the people who wanted to fight, but it has been impossible to verify whether this weapon was given to her by YPG or family members.

Copyright:
© Zmnako Ismael / Metrographyall rights reserved.

Achei que era uma fotografia que devia ser publicada.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
pt
Sênior
Sênior
Mensagens: 3131
Registrado em: Qua Out 01, 2003 6:42 pm
Localização: Setubal - Portugal
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 161 vezes
Contato:

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1749 Mensagem por pt » Sáb Ago 23, 2014 10:35 am

delmar escreveu:Não sou um cristão praticante, mas fico profundamente consternado com a situação dos cristãos no oriente médio. O mundo ocidental e cristão deveria envolver-se mais em ajuda-los. O Brasil sempre foi um refúgio seguro para os cristãos sírio-libaneses, temos uma das maiores comunidades do mundo. São cidadãos trabalhadores e esforçados, muito bem integrados com a população local e presentes em todas as áreas de atividades.
O nosso governo deveria prestar um maior auxilio humanitário a estes irmãos, perseguidos por perseverarem na fé. Deveríamos também facilitar a entrada daqueles que decidissem vir a nosso país. Mais, a maioria destes cristãos são católicos, embora não do rito romano. A igreja católica brasileira deveria assim ajuda-los também.
Na verdade o problema é transversal a todo o médio oriente e mesmo em Israel as pressões são enormes. Em Israel por exemplo os cristãos são maioritariamente de origem palestina, e perseguidos da mesma maneira que os muçulmanos.
No Egito, há 8 milhões de cristãos, a maior comunidade cristã no mundo árabe, mas vivem nas lixeiras e nos cemitérios.




Avatar do usuário
akivrx78
Sênior
Sênior
Mensagens: 6497
Registrado em: Dom Fev 08, 2009 8:16 am
Agradeceu: 112 vezes
Agradeceram: 339 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1750 Mensagem por akivrx78 » Sáb Ago 23, 2014 12:53 pm

Papa doa 750 mil euros a minorias no Iraque
Imagem
Crianças cristãs refugiadas em Erbil. Foto: Michael Kapeeler/EPA
A verba já começou a ser empregue na ajuda de refugiados católicos e da comunidade yazidi.
23-08-2014 10:05

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... did=159815




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1751 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Ago 23, 2014 3:23 pm

E a confusão só aumenta.
Cúpula sunita deixar diálogo sobre governo de união

Presidente do Parlamento e vice-premiê dizem que só voltarão às negociações depois que for investigado o massacre de 68 fiéis em mesquita no norte do país.

Lourival Sant'Anna, enviado especial - O Estado de S.Paulo - 23 Agosto 2014

IRBIL - Dois dos mais importantes políticos sunitas abandonaram ontem as negociações para a formação de um novo governo no Iraque, depois que um massacre em uma mesquita atribuído a milícias xiitas deixou 68 mortos na Província de Diyala, ao norte de Bagdá. O massacre parece ter sido uma vingança contra a explosão de duas bombas na casa do líder de uma milícia xiita. Ele sobreviveu, mas três de seus homens foram mortos.

Saleh Mutlaq, vice-primeiro-ministro sunita (há também um xiita e um curdo), e Salim al-Jiburi, presidente do Parlamento, retiraram-se das negociações até que sejam anunciados os resultados de uma investigação sobre o massacre.

Nomeado no dia 11, o primeiro-ministro interino, Haidar al-Abadi, tem um mês para formar um governo. Ele substituiu o xiita Nuri al-Maliki, do mesmo Partido do Chamado Islâmico, que governou por dois mandatos de quatro anos, e saiu sob pressão dos Estados Unidos e de políticos iraquianos, que o acusaram de favorecer a maioria xiita e prejudicar a minoria sunita durante suas administrações.

Abadi tem o desafio de formar um governo de união nacional em meio a uma convulsão causada por uma onda de violência sectária comparável à de meados da década passada, quando chegou ao auge, e também à ocupação de uma faixa extensa do norte do Iraque pelo Estado Islâmico (EI).

O avanço dos jihadistas, que são sunitas, acirrou as tensões. Os xiitas acusam os sunitas de apoiar o grupo radical islâmico, o que em parte de fato ocorreu em razão do descontentamento dos sunitas com o regime.

Massacre. A deputada Nahida al-Dayani, da Província de Diyala, originária do vilarejo onde ocorreu o massacre, disse à agência Reuters que cerca de 150 fiéis rezavam na mesquita Imã Wais quando os milicianos chegaram, abrindo fogo com metralhadoras. "Algumas mulheres entraram correndo para ver o que tinha acontecido com seus parentes e também foram mortas", disse ela. Segundo um major do Exército, os homens chegaram em duas caminhonetes.

Depois do massacre dos sunitas na mesquita, líderes xiitas, temendo mais uma represália, alertaram para a possibilidade de um ataque do Estado Islâmico contra a cidade de Amerli, 160 quilômetros ao norte de Bagdá, habitada por xiitas de etnia turcomana.

Segundo moradores e um funcionário público local, ouvidos pela Reuters, a cidade de 17 mil habitantes está cercada pelo grupo extremista, que colocou minas na estrada e franco-atiradores na periferia para impedir os moradores de fugir. Eles disseram que a comida e a munição para enfrentar os jihadistas estavam acabando.

Além do Estado Islâmico, é provável que outros grupos sunitas também lancem ataques em vingança pelo massacre na mesquita. Salman al-Jiburi, um líder tribal sunita, afirmou que os sunitas estavam prontos para dar o troco: "As tribos sunitas foram alertadas para vingar as mortes".
Leandro G. Card




Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1752 Mensagem por wagnerm25 » Sáb Ago 23, 2014 6:48 pm

Em tempos de guerras santas, alguém achou uma forma de se dar bem.

Imagem




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1753 Mensagem por Marechal-do-ar » Sáb Ago 23, 2014 7:23 pm

wagnerm25 escreveu:Em tempos de guerras santas, alguém achou uma forma de se dar bem.

Imagem
E com tantos santos, olha quais os dois potes com mais dinheiro.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6827
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1754 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Ago 23, 2014 9:42 pm

O ISIS acaba de assinar sua sentença de morte, eles declararam guerra ao Irã.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceu: 83 vezes
Agradeceram: 198 vezes

Re: Iraque - Noticias de Guerra

#1755 Mensagem por wagnerm25 » Sáb Ago 23, 2014 9:47 pm

Cross escreveu:O ISIS acaba de assinar sua sentença de morte, eles declararam guerra ao Irã.
Algo a ver com o massacre promovido por Xiitas em uma mesquita Sunita?




Responder