KC-390 – EMBRAER FEZ AVANT-PREMIÉRE EM FARNBOROUGH
Embraer Defesa & Segurança realizou apresentação consistente do Programa KC-390 em Farnborough
Com a presença da liderança da EMBRAER, da Divisão Defesa & Segurança e autoridades militares brasileiras como o Brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, foram apresentados mais detalhes do maior projeto aeronáutico brasileiro até esta data. Os eventos durante a Feira Internacional FARNBOROUGH AIR SHOW, 14 a 20 Julho.
Como promoção da nova aeronave de transporte militar tático, o KC-390, foi criado um espaço de demonstração dos principais sistemas da aeronave. Um modelo da seção da fuselagem (cross-section), foi exibido. Os principais componentes que formam a aviônica, sistemas de controle de voo, sistemas de proteção e outros componentes da aeronave foram exibidos.
A apresentação do VP do Programa KC390, Paulo Gastão incluiu detalhes do avanço da montagem dos protótipos, além de especificar mais as capacidades da futura aeronave de transporte militar tático, o KC-390. Também presente o Presidente da EMBRAER Defesa & Segurança Jackson Schneider.
DefesaNet apresenta uma foto em melhor resolução, com o estágio da montagem (início Julho), que mostra um avanço substancial na construção do primeiro protótipo do KC-390, em relação às liberadas em maio, quando da inauguração dos hangares onde serão montados e finalizados os KC-390. Reforça assim a expectativa do voo inaugural no quarto trimestre de 2014. (ver fotos abaixo).
Foto de Maio de 2014 com a estrutura básica em estágio de montagem.
Foto EMBRAER Defesa & Segurança
Estágio de Julho de 2014 com a estrutura básica em já em
processo adiantado de montagem.
Foto - EMBRAER Defesa & Segurança
O KC-390 é o maior avião já desenvolvido e produzido pela Embraer e o seu projeto representa expressivo avanço em termos tecnológicos e de inovação. Tudo isso já justifica o interesse em torno da fabricação do jato de transporte militar tático e reabastecimento em voo KC-390, programa que marca o ingresso da Empresa em um dos segmentos mais promissores do mercado global de defesa.
É, também, a primeira vez que a Embraer está na posição de liderança de um projeto internacional de alta tecnologia, envolvendo países da América Latina e da Europa.
Em maio último, foi inaugurado o hangar onde será instalada a linha de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto, São Paulo. Na ocasião, a Embraer Defesa & Segurança e a Força Aérea Brasileira assinaram o contrato para a produção seriada do KC-390, marcando o início de nova fase do projeto, que começou em 2009.
Um dos pontos importantes na rapidez do processo é a rebitagem automática. Observar as duas máquinas (cor vermelha), uma em cada lado da fuselagem que dão uma maior velocidade e melhor acabamento da superfície e zero retrabalho. Foto - Agência FAB.
O negócio, avaliado em R$ 7,2 bilhões, inclui a aquisição de 28 aeronaves e de um pacote de suporte logístico inicial.
O KC-390 é um projeto feito em conjunto com a Força Aérea Brasileira. Concebido desde o início para realizar diversas missões (transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e resgate e combate a incêndios florestais), o KC-390 estabelecerá novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado.
Para isso, incorpora uma série de tecnologias avançadas, porém já comprovadas, que constituirão verdadeiras inovações em sua categoria. Antes mesmo de tomar forma, o avião se beneficiou de avançadas ferramentas de engenharia, como o uso de programas baseados em modelos digitais (CAD – Computer Aided Design), que reduziram em aproximadamente 50% o tempo necessário para projetar as estruturas, as peças e os componentes.
A integração dos diversos sistemas da aeronave é testada em bancadas, conhecidas como rigs, e um simulador de voo dedicado à engenharia é utilizado para afinar as leis de comandos de voo e a interface homem-máquina.
O KC-390 une grande capacidade de carga e velocidade e vai operar em pistas austeras, inclusive não pavimentadas, ou danificadas. Sua fuselagem acomoda cargas de grandes dimensões, com acesso por meio da rampa. O moderno sistema de manuseio de cargas (Cargo Handling System) da aeronave permite reconfigurá-la rapidamente, utilizando roletes escamoteáveis para a movimentação em pallets ou um piso plano para transporte de tropas ou de veículos.
A pilotagem é facilitada por um moderno sistema de controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a segurança da operação. Além de ter um sistema de manutenção inteligente (Health Monitoring System), que contribui para maior disponibilidade da aeronave por meio de prognóstico de falhas em tempo real, associado a um cronograma de manutenção otimizado.
Ficha técnica – KC-390
Envergadura 35,05 m
Comprimento 35,20 m
Altura 11,84 m
Velocidade máxima Mach 0,8 (870 km/h)
Altitude máxima 36.000 pés
Alcance 3.350 milhas náuticas
Capacidade:
- 26 toneladas (23 toneladas distribuídas)
- 7 pallets 463 L
- Veículos - 3 Marruas ou 1 Blindado Guarani
- 1 helicóptero S-60 Blackhawk
- 80 soldados equipados
- 66 paraquedistas
- 74 macas padrão OTAN
- 1 Unidade do ASTROS 2 (sem necessidade de desmontar a unidade lançadora)
Fonte: DefesaNet.
Sobre o KC-390
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Sobre o KC-390
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Sobre o KC-390
Se a Embraer de fato vender KC-390 para a Suécia, será muito positivo para o mercado dessa aeronave.
Suécia quer participação no projeto do KC-390 da Embraer
KC-390 - imagem Embraer
MINISTRA DA DEFESA DA SUÉCIA, KARIN ENSTRÖN VISITA A FÁBRICA DA EMBRAER EM SÃO JOSÉ NA PRÓXIMA SEMANA
Suécia pode participar do projeto do cargueiro militar KC-390, em desenvolvimento pela Embraer, sediada em São José dos Campos. A ministra da Defesa da Suécia, Karin Enströn, vai visitar a fábrica da Embraer, durante a sua estadia no Brasil, na próxima semana. A empresa confirmou a visita, mas não forneceu mais detalhes.
A visita pode ser o primeiro passo de uma cooperação maior com o país escandinavo na área de defesa. A Embraer foi escolhida para ser a empresa líder no Brasil do projeto F-X2, para a compra de 36 caças supersônicos Gripen NG, da sueca Saab, para a FAB (Força Aérea Brasileira).
A Suécia teria interesse no projeto do KC-390 porque desejaria trocar a sua frota de aeronaves Hércules C-130 por modelos mais modernos tecnologicamente. O KC-390 é um jato de última geração na sua classe, com condições para operar em situações adversas, como pousar e decolar de pistas não pavimentadas.
Interesse
Anteriormente, a Saab já havia sinalizado interesse em participar do programa do KC-390, caso fosse a vencedora para o fornecimento dos Gripen NG para a FAB. A ministra deve chegar ao Brasil na próxima terça-feira. Desembarca em Brasília, onde terá encontro reservado com o seu colega de pasta Celso Amorim. Na pauta, ampliação do intercâmbio e cooperação entre os dois países, além da área de defesa.
Para Expedito Bastos, especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), se realmente for efetivada a participação da Suécia no programa do KC-390, será um passo importante para o Brasil. “A Suécia pode ser a porta de entrada dessa aeronave no mercado europeu, que está aberto”, disse o especialista.
Segundo Expedito, diversos países da Europa possuem Hércules C-130 em sua frota de aeronaves. “Além disso, a Suécia tem grande conhecimento tecnológico, não só na área de defesa, mas em outros campos, como TI (Tecnologia da Informação)”, pontuou.
protótipo KC-390 na linha da Embraer - foto via AIN Online
Voo
O primeiro protótipo do cargueiro militar nacional está em fase de montagem final, na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, interior paulista. A previsão é que o primeiro voo do jato ocorra provavelmente em outubro. A FAB já encomendou 28 unidades do jato para renovar a sua frota de avião de transporte , formada por Hércules C-130.
FONTE: O Vale
IMAGENS: Embraer e AIN Online
http://www.aereo.jor.br/2014/08/09/suec ... a-embraer/
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: Sobre o KC-390
Excelente notícia! É extremamente interessante, em termos de Defesa, que o Brasil se aproxime cada vez mais dos países escandinavos que têm muito a oferecer em termos de tecnologia em armamentos.kirk escreveu:Se a Embraer de fato vender KC-390 para a Suécia, será muito positivo para o mercado dessa aeronave.
Suécia quer participação no projeto do KC-390 da Embraer
KC-390 - imagem Embraer
MINISTRA DA DEFESA DA SUÉCIA, KARIN ENSTRÖN VISITA A FÁBRICA DA EMBRAER EM SÃO JOSÉ NA PRÓXIMA SEMANA
Suécia pode participar do projeto do cargueiro militar KC-390, em desenvolvimento pela Embraer, sediada em São José dos Campos. A ministra da Defesa da Suécia, Karin Enströn, vai visitar a fábrica da Embraer, durante a sua estadia no Brasil, na próxima semana. A empresa confirmou a visita, mas não forneceu mais detalhes.
A visita pode ser o primeiro passo de uma cooperação maior com o país escandinavo na área de defesa. A Embraer foi escolhida para ser a empresa líder no Brasil do projeto F-X2, para a compra de 36 caças supersônicos Gripen NG, da sueca Saab, para a FAB (Força Aérea Brasileira).
A Suécia teria interesse no projeto do KC-390 porque desejaria trocar a sua frota de aeronaves Hércules C-130 por modelos mais modernos tecnologicamente. O KC-390 é um jato de última geração na sua classe, com condições para operar em situações adversas, como pousar e decolar de pistas não pavimentadas.
Interesse
Anteriormente, a Saab já havia sinalizado interesse em participar do programa do KC-390, caso fosse a vencedora para o fornecimento dos Gripen NG para a FAB. A ministra deve chegar ao Brasil na próxima terça-feira. Desembarca em Brasília, onde terá encontro reservado com o seu colega de pasta Celso Amorim. Na pauta, ampliação do intercâmbio e cooperação entre os dois países, além da área de defesa.
Para Expedito Bastos, especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), se realmente for efetivada a participação da Suécia no programa do KC-390, será um passo importante para o Brasil. “A Suécia pode ser a porta de entrada dessa aeronave no mercado europeu, que está aberto”, disse o especialista.
Segundo Expedito, diversos países da Europa possuem Hércules C-130 em sua frota de aeronaves. “Além disso, a Suécia tem grande conhecimento tecnológico, não só na área de defesa, mas em outros campos, como TI (Tecnologia da Informação)”, pontuou.
protótipo KC-390 na linha da Embraer - foto via AIN Online
Voo
O primeiro protótipo do cargueiro militar nacional está em fase de montagem final, na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, interior paulista. A previsão é que o primeiro voo do jato ocorra provavelmente em outubro. A FAB já encomendou 28 unidades do jato para renovar a sua frota de avião de transporte , formada por Hércules C-130.
FONTE: O Vale
IMAGENS: Embraer e AIN Online
http://www.aereo.jor.br/2014/08/09/suec ... a-embraer/
kirk
Que dessa cartola saiam mais coelhos...
Wingate
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
- NovaTO
- Sênior
- Mensagens: 1251
- Registrado em: Dom Set 06, 2009 10:37 pm
- Agradeceu: 5 vezes
- Agradeceram: 47 vezes
Re: Sobre o KC-390
Bela notícia. Tomara que se concretize essa "troca-troca".
O KC-390, de certa forma segue a mesma filosofia do Gripen. Ambos desenhos modernos, tecnologia off-the-shelf, mas modernos e com ótima relação custo-benefício.
[]'s
O KC-390, de certa forma segue a mesma filosofia do Gripen. Ambos desenhos modernos, tecnologia off-the-shelf, mas modernos e com ótima relação custo-benefício.
[]'s
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: Sobre o KC-390
Coloca os Suécos e tira os argies...
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Sobre o KC-390
Mais uma daquelas imagens de tirar o folego:
abs
kirk
abs
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- jambockrs
- Sênior
- Mensagens: 2617
- Registrado em: Sex Jun 10, 2005 1:45 am
- Localização: Porto Alegre/RS
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
Re: Sobre o KC-390
Que um desses coelhos seja o Super Tucano no lugar do Pilatus que a Suécia pretende comprar, pois a Suíça desistiu dos Gripens. Tendo em vista esta desistência, que os suecos troquem o Pilatus por Super Tucano, como offset.Excelente notícia! É extremamente interessante, em termos de Defesa, que o Brasil se aproxime cada vez mais dos países escandinavos que têm muito a oferecer em termos de tecnologia em armamentos.
Que dessa cartola saiam mais coelhos...
Wingate
- Wingate
- Sênior
- Mensagens: 5130
- Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
- Localização: Crato/CE
- Agradeceu: 819 vezes
- Agradeceram: 239 vezes
Re: Sobre o KC-390
Seria ótimo! O colega saberia dizer se isto está sendo negociado?jambockrs escreveu:Que um desses coelhos seja o Super Tucano no lugar do Pilatus que a Suécia pretende comprar, pois a Suíça desistiu dos Gripens. Tendo em vista esta desistência, que os suecos troquem o Pilatus por Super Tucano, como offset.Excelente notícia! É extremamente interessante, em termos de Defesa, que o Brasil se aproxime cada vez mais dos países escandinavos que têm muito a oferecer em termos de tecnologia em armamentos.
Que dessa cartola saiam mais coelhos...
Wingate
Grato e SDS,
Wingate
-
- Sênior
- Mensagens: 6661
- Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
- Agradeceu: 391 vezes
- Agradeceram: 245 vezes
Re: Sobre o KC-390
Antes de tudo, devo esclarecer que minha opinião é somente isso um achômetro.Wingate escreveu:Seria ótimo! O colega saberia dizer se isto está sendo negociado?jambockrs escreveu: Que um desses coelhos seja o Super Tucano no lugar do Pilatus que a Suécia pretende comprar, pois a Suíça desistiu dos Gripens. Tendo em vista esta desistência, que os suecos troquem o Pilatus por Super Tucano, como offset.
Grato e SDS,
Wingate
Há um zum-zum que a suécia quer optar por um treinador turboélice para substituir o Saab 105, como sempre, equalizando seus custos, e havia uma proposta da Saab "turbinar" o Pilatus para entrar na concorrência da flygvapnet, ou seja, provavelmente o AT-29 concorreria com a própria Saab nessa competição ... claro, que isso antes do bendito referendo.
Acredito que a suécia ainda não feche o acordo do AT-29 a princípio, "guardando na manga" para um eventual retomada da competição suíça, é um trunfo, que poderá reverter a situação naquele País ... porém SE os suíços embromarem muito vão ficar também sem esse off-set e acabarão comaprando Gripens de prateleita ... então penso eu que seja ainda uma ferramenta de pressão para uma retomada breve ... e claro, os políticos de lá sabem muito bem que terão que "achar" uma saída para o embróglio que se meteram ... o tempo dirá.
abs
kirk
[] kirk
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.
“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
- irlan
- Sênior
- Mensagens: 2757
- Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradeceram: 40 vezes
Re: Sobre o KC-390
O caso da Suíça foi porque eles colocaram a venda de caças para ser decidida em um referendo nacional, o resultado todos sabem, eles vão de que por enquanto?
Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
- cabeça de martelo
- Sênior
- Mensagens: 39447
- Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
- Localização: Portugal
- Agradeceu: 1136 vezes
- Agradeceram: 2843 vezes
- joao fernando
- Sênior
- Mensagens: 5208
- Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
- Localização: Santa Isabel - SP
- Agradeceram: 29 vezes
Re: Sobre o KC-390
Pois então, vamos vender F5 pra eles oras! O PAMA SP faz de tudo...cabeça de martelo escreveu:F-5.
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- saullo
- Sênior
- Mensagens: 2928
- Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
- Agradeceu: 545 vezes
- Agradeceram: 182 vezes
Re: Sobre o KC-390
Eles tem uma frota de 26 F/A-18C, 6 F/A-18D, 41 F-5E e 12 F-5F.irlan escreveu:O caso da Suíça foi porque eles colocaram a venda de caças para ser decidida em um referendo nacional, o resultado todos sabem, eles vão de que por enquanto?
Os Gripen seriam para começar a substituir os F-5.
Abraços