Marino, salvo engano, todos estes itens fazem parte de uma intencionalidade do MD em relação aos projetos de modernização das ffaa's, predicados e justificados que estão na END.Marino escreveu:O sistema de defesa AAe, imagino ser a bateria de Pantsyr para o CFN.
Morteiros estão sendo adquiridos, também pelo EB.
O fuzil 5,56 da Imbel é uma novidade, pois o Corpo adquiriu os M-16 a pouco tempo. Mas acho justíssimo usarmos material nacional de qualidade.
Sobre o Guarani, imagino que nao seja uma aquisição imediata. Aqui no Rio estão sediados os Piranha adquiridos recentemente, então EU ACHO que esta aquisição seria ideal para a expansão planejada do Corpo, com a criação da nova FFE da 2a Esquadra. Mas isso é chute meu.
Também gostaria muito do Guarani 8 x 8 e canhão 105 mm.
Esperemos.
O que não sabemos de fato, é a temporalidade que isso terá, visto que o nosso planejamento orçamentário e financeiro em defesa, via de regra não costuma contemplar a implementação, dentro dos cronogramas estabelecidos, dos planos de reequipamento das forças.
Com certeza teremos todos estes itens acima no CFN no médio e longo prazo.
No caso do VBTP Guarani, torço para que o CFN seja o vetor de prontificação para uma versão VBTP 8X8 do Guarani, e demais versões, pois afinal seria algo um tanto que estranho os navais abrirem mão de um conceito de veículo 8x8 que já se demonstrou o mais adequado às suas necessidades, para simplesmente adotar um que não necessariamente lhe convém, por força das determinações do EB em relação ao projeto.
Esperemos.
abs