Corpo de Fuzileiros Navais
Moderador: Conselho de Moderação
- Marino
- Sênior
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: Corpo de Fuzileiros Navais
Pois é, esta imagem foi colocada por mim no fórum irmão.
Eu copio daqui para lá alguns posts, mas sempre com quote para que o autor seja citado.
Creio ser uma boa prática.
Eu copio daqui para lá alguns posts, mas sempre com quote para que o autor seja citado.
Creio ser uma boa prática.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- FCarvalho
- Sênior
- Agradeceu: 5723 vezes
- Agradeceram: 3261 vezes
Concordo. Citação de fontes é sempre uma questão de fidalguia e zelo pela fidelidade da informação.
abs.
abs.
Carpe Diem
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Essa revista é digital ou só impressa?gogogas escreveu:
veremos Guarani no CFN ????
Tem como algum postar algum link, se ele existir.
- Marino
- Sênior
Retirei da Revista do Clube Naval, era uma contracapa.
Um simples folder para comemorar os 206 anos do CFN.
Publiquei pq apresenta infos que ainda nao sao realidade no Corpo, como as 4 últimas sentenças.
Publiquei pq apresenta infos que ainda nao sao realidade no Corpo, como as 4 últimas sentenças.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- jumentodonordeste
- Sênior
- Agradeceu: 46 vezes
- Agradeceram: 218 vezes
Marino escreveu:Retirei da Revista do Clube Naval, era uma contracapa.
Alguma info sobre elas, comandante?
- Marino
- Sênior
O sistema de defesa AAe, imagino ser a bateria de Pantsyr para o CFN.
Morteiros estão sendo adquiridos, também pelo EB.
O fuzil 5,56 da Imbel é uma novidade, pois o Corpo adquiriu os M-16 a pouco tempo. Mas acho justíssimo usarmos material nacional de qualidade.
Sobre o Guarani, imagino que nao seja uma aquisição imediata. Aqui no Rio estão sediados os Piranha adquiridos recentemente, então EU ACHO que esta aquisição seria ideal para a expansão planejada do Corpo, com a criação da nova FFE da 2a Esquadra. Mas isso é chute meu.
Também gostaria muito do Guarani 8 x 8 e canhão 105 mm.
Esperemos.
Morteiros estão sendo adquiridos, também pelo EB.
O fuzil 5,56 da Imbel é uma novidade, pois o Corpo adquiriu os M-16 a pouco tempo. Mas acho justíssimo usarmos material nacional de qualidade.
Sobre o Guarani, imagino que nao seja uma aquisição imediata. Aqui no Rio estão sediados os Piranha adquiridos recentemente, então EU ACHO que esta aquisição seria ideal para a expansão planejada do Corpo, com a criação da nova FFE da 2a Esquadra. Mas isso é chute meu.
Também gostaria muito do Guarani 8 x 8 e canhão 105 mm.
Esperemos.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Marino o proanf contempla a compra de oportunidade de um NDD? poderia ser o uss denver ou e muito antigo?
- Marino
- Sênior
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Os Fuzileiros Navais são possivelmente uma das melhores unidades militares do Brasil, mas pergunto, planejamos, sinceramente utilizá-los? Sugiro integrá-los ao exército, tornando-os em algo como os Rangers dos EUA ou Gurkhas britãnicos. Não iremos invadir ninguém... e fuzileiro é arma de ataque, não de defesa.
- Marino
- Sênior
PELAMORDEDEUS!!!!!!!
Integrá-los ao Exército significa que nao serão mais FUZILEIROS NAVAIS, nao terão a doutrina, o equipamento, o treinamento para fazerem o que só os FUZILEIROS NAVAIS fazem, uma OPERAÇÃO ANFÍBIA.
Mais uma vez, estude um pouco antes de postar.
Integrá-los ao Exército significa que nao serão mais FUZILEIROS NAVAIS, nao terão a doutrina, o equipamento, o treinamento para fazerem o que só os FUZILEIROS NAVAIS fazem, uma OPERAÇÃO ANFÍBIA.
Mais uma vez, estude um pouco antes de postar.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
sim, que deixem de ser então... q mantenham as tradições e o foco no ataque, agressividade, uma unidade de choque. mas à menos q queira invadir algum lugar, serão somente bibelôs se os mantivermos como estão.
- Marino
- Sênior
Lizzoni, para de falar bobagem, estude primeiro antes de escrever.
O Brasil possui 8.500 km de litoral, MAIS AS BACIAS HIDROGRÁFICAS, que sao esquecidas.
Vc acha que o país nao precisa de uma tropa apta a vir pelo mar?
Ou operar nos rios?
Sobre o que escrevi em outro tópico, que mesmo em uma ESTRATÉGIA DEFENSIVA operações OFENSIVAS serão realizadas, vc acha que nao precisamos de uma tropa apta a fazer OPERAÇÕES ANFÍBIAS?
Cara, existem muitos tópicos excelentes aqui no fórum.
Leia os mesmos antes de escrever tonterias facilmente desmontáveis.
Sugestão dada com a máxima de boa intenção.
O Brasil possui 8.500 km de litoral, MAIS AS BACIAS HIDROGRÁFICAS, que sao esquecidas.
Vc acha que o país nao precisa de uma tropa apta a vir pelo mar?
Ou operar nos rios?
Sobre o que escrevi em outro tópico, que mesmo em uma ESTRATÉGIA DEFENSIVA operações OFENSIVAS serão realizadas, vc acha que nao precisamos de uma tropa apta a fazer OPERAÇÕES ANFÍBIAS?
Cara, existem muitos tópicos excelentes aqui no fórum.
Leia os mesmos antes de escrever tonterias facilmente desmontáveis.
Sugestão dada com a máxima de boa intenção.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
obrigado pela sugestão Marino! fica bravo não
Operações anfíbias, claro que são necessárias, mas poderiam ser realizadas pelo exército. Mas manter uma força de 15.000 homens vinculada à Marinha com a missão de ataque não me parece a melhor maneira de fazer isso.
Acredito que nossa divergência de opinião seja baseada no fato de que ao meu ver, a existência das forças armadas só se justifica para DEFESA. Primeiro através da dissuasão e depois, se necessário, através da força.
Dado os parcos recursos de nossas forças armadas e o cenário mundial, deveríamos estar muito mais preocupados com a defesa do que com ataque e acho difícil não encarar os fuzileiros como arma prioritariamente de ataque-invasão como se encontra configurada hoje. Como conceito da missão dos fuzileiros cito:
Roles:
The principal role of marine troops is military operations in the littoral zone, operating from ships they are trained to land on and secure key points to around 50 miles inland, or as far as ship borne logistics can provide.
Marine units primarily deploy from warships using helicopters, landing craft, hovercraft or amphibious vehicles.
In addition to their primary role, marine troops are also used in a variety of other naval roles such as ships detachments, small scale raiding, boarding operations (poderia ser o GRUMEC), naval vessel & port security, riverine missions, mess duty, and field day operations.
Pode-se argumentar, MAS e SE invadissem Fernando de Noronha, como retomá-la sem uma força de fuzileiros e tal... mas sendo bem realista, penso ser este o menor de nossos problemas em relação à defesa...
Podemos deixar assim essa questão dos Fuzileiros por enquanto. Há outras áreas prioritárias em relação à nossa deficitária estratégia de defesa.
Deixo aqui registrado meu profundo respeito e admiração pelo profissionalismo do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Porém, dentro do meu entendimento, o CFN ao meu ver é ataque, enquanto nosso objetivo é ter a melhor defesa.
Operações anfíbias, claro que são necessárias, mas poderiam ser realizadas pelo exército. Mas manter uma força de 15.000 homens vinculada à Marinha com a missão de ataque não me parece a melhor maneira de fazer isso.
Acredito que nossa divergência de opinião seja baseada no fato de que ao meu ver, a existência das forças armadas só se justifica para DEFESA. Primeiro através da dissuasão e depois, se necessário, através da força.
Dado os parcos recursos de nossas forças armadas e o cenário mundial, deveríamos estar muito mais preocupados com a defesa do que com ataque e acho difícil não encarar os fuzileiros como arma prioritariamente de ataque-invasão como se encontra configurada hoje. Como conceito da missão dos fuzileiros cito:
Roles:
The principal role of marine troops is military operations in the littoral zone, operating from ships they are trained to land on and secure key points to around 50 miles inland, or as far as ship borne logistics can provide.
Marine units primarily deploy from warships using helicopters, landing craft, hovercraft or amphibious vehicles.
In addition to their primary role, marine troops are also used in a variety of other naval roles such as ships detachments, small scale raiding, boarding operations (poderia ser o GRUMEC), naval vessel & port security, riverine missions, mess duty, and field day operations.
Pode-se argumentar, MAS e SE invadissem Fernando de Noronha, como retomá-la sem uma força de fuzileiros e tal... mas sendo bem realista, penso ser este o menor de nossos problemas em relação à defesa...
Podemos deixar assim essa questão dos Fuzileiros por enquanto. Há outras áreas prioritárias em relação à nossa deficitária estratégia de defesa.
Deixo aqui registrado meu profundo respeito e admiração pelo profissionalismo do Corpo de Fuzileiros Navais do Brasil. Porém, dentro do meu entendimento, o CFN ao meu ver é ataque, enquanto nosso objetivo é ter a melhor defesa.
- Marino
- Sênior
Vc copiou um conceito estrangeiro.
E o nosso, sabe?
Quanto a defesa, já lhe disse, mesmo em uma estratégia defensiva operações ofensivas sao mandatórias, ou seríamos (em uma comparação esdrúxula) aquele boxeador que só se defende e estaria fadado a perder a luta.
Sobre DEFESA:
Nossa estratégia, brasileira, é DISSUASIVA. Tente ler sobre isso, o que significa, o que acarreta para o PROJETO DE FORÇAS a ser desenvolvido pelo país.
Então, se a dissuasão falha, mesmo em uma postura defensiva, teríamos que atacar o inimigo, ou perderíamos a guerra.
E o nosso, sabe?
Quanto a defesa, já lhe disse, mesmo em uma estratégia defensiva operações ofensivas sao mandatórias, ou seríamos (em uma comparação esdrúxula) aquele boxeador que só se defende e estaria fadado a perder a luta.
Sobre DEFESA:
Nossa estratégia, brasileira, é DISSUASIVA. Tente ler sobre isso, o que significa, o que acarreta para o PROJETO DE FORÇAS a ser desenvolvido pelo país.
Então, se a dissuasão falha, mesmo em uma postura defensiva, teríamos que atacar o inimigo, ou perderíamos a guerra.
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
acho q não consegui demonstrar com clareza que embora acredito que a estratégia deva ser defensiva, obviamente as táticas devem ser ofensivas. Ficar sentado esperando não é muito inteligente. Tem de interceptar o mais longe possível do nosso território sem que isso incorra em necessariamente invadir o território alheio, especialmente se este "alheio" estiver em outro continente.