Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10906 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 17, 2014 12:03 pm

Um PROSUPER mais barato e muito capaz.

Já leram sobre o Destroyer 052D.

É maior e tem maior poder de fogo do que todas as fragatas de 6.000T que estamos considerando e eu li em um site chinês que seu custo seria de 3.500 yuan, o que da cerca de U$ 564 mi.

Fragata com 4.000T a Type 054A tem custo aproximado de U$ 254 mi
A nova fragata Type 054B deslocará 5.000T e será mais furtiva, maior capacidade contra ameaças de submarinos, etc.
Não sei quanto vai custar, mas pela lógica deverá ser bem mais barato que uma fragata europeia de 6.000T.

Olha, estou para dizer que pelo preço de 5 FREMM ou 5 F-124 daria para adquirir QUASE 10 Type 052D.

E se a futura fragata de 5.000T, a Type 054B interessar à MB, ai daria para adquirir um MIX entre 052D e 054B.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10907 Mensagem por henriquejr » Qui Jul 17, 2014 12:21 pm

Eu desconfiou dessas coisas que custam bem mais baratas e são mais poderosas, modernas, etc.... É aquele velho ditado muito utilizado pela sabedoria sertaneja quando se referem a ofertas milagrosas como estas: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia!"




.
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10908 Mensagem por LeandroGCard » Qui Jul 17, 2014 2:19 pm

Existe a questão também da defasagem da moeda.

Estes navios chineses tem este custo produzidos na China em moeda local (artificialmente subvalorizada), e depois o valor é convertido para o dólar. Mas o PROSUPER em princípio quer que os navios sejam em sua maioria construídos aqui, e os equipamentos instalados não seriam todos chineses e sim uma mescla de sistemas de vários fornecedores, inclusive brasileiros. Somado tudo e convertendo depois os custos pagos em reais para o dólarmuito provavelmente o valor final na moeda americana acabaria ficando maior que o dos navios europeus, até por conta da nossa moeda estar sobrevalorizada.

Por outro lado, a China vem desenvolvendo navios de combate já faz um bom tempo, em diversas classes paralelas e sucessivas, desenvolvidas e construídas relativamente rápido. Isso lhes permitiu adquirir uma boa quantidade de experiência e duvido muito que não tenham aprendido bastante, provavelmente mais do que os europeus ou americanos, que lançam quando muito uma classe por década. Por isso eu não me surpreenderia se a qualidade dos projetos chineses fosse no mínimo comparável à dos equivalentes ocidentais. Mesmo considerando que as especificações deles devem ser distintas das dos navios ocidentais.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10909 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 17, 2014 3:06 pm

henriquejr escreveu:Eu desconfiou dessas coisas que custam bem mais baratas e são mais poderosas, modernas, etc.... É aquele velho ditado muito utilizado pela sabedoria sertaneja quando se referem a ofertas milagrosas como estas: "Quando a esmola é demais, o santo desconfia!"
Porque MUITAS coisas que compramos vem escrito MADE IN CHINA?

Porque a moeda chinesa é desvalorizada e sua mão-de-obra é bem mais barata que a europeia ou a americana.
A carga tributária na China também é baixa.

Juntando tudo ocorre isto mesmo. A China é um país altamente competitivo no mercado internacional por causa destes fatores e do mesmo jeito que produz tenis da Nike, roupas, eletrônicos, etc. mais barato que em outros lugares, também o fazem com os armamentos.

Como bem disse o Leandro, a China está projetando várias classes de navios de guerra em uma velocidade não vista em nenhum outro país.

Eu acho que já passou a época que os equipamentos chineses eram considerados uma porcaria.
Eu, se fosse comandante da MB ou ministro da defesa, solicitaria uma ANÁLISE dos navios escoltas chineses.

Pode ser que após a análise cheguemos à conclusão que os navios europeus são muito melhores ou pode ser que aconteça justamente o contrário.

Leandro, sobre a questão da produção no Brasil, entendo que encarecerá, mas vai encarecer os equipamentos europeus também.
No entanto, muita coisa vai vir de fora e talvez o radar AEGIS chinês seja melhor que o Smart-L, e provavelmente os dois virão de fora, ou pelo menos a maior parte deles. E talvez o AEGIS chinês seja bem mais barato. A mesma coisa para os sistemas de armas, talvez o HQ-9B seja mais barato que o Aster 30 e talvez seja melhor.....Deveria ser analisado.
Acabar com este preconceito idiota e analisar tudo.

Tem informações na internet de fontes russas que indicam que o destroyer Type 052D pode detectar, trackear e abater um caça furtivo como o F-35 a 350 km de distância.

O Aster 30 dará à nossa força tarefa uma cobertura antiaérea de 120 km.

A maioria dos mísseis anti-navio podem ser disparados a até 200 km de distância. Alguns chegam a 300 km. Uma cobertura antiaérea superior a 200 km é MUITO DESEJÁVEL em minha opinião.

O que é melhor para nossa FT? Aster 30 ou o HQ-9B chinês?

O que é melhor para nossa FT? Uma fragata que leva 32 células para mísseis ou um Destroyer que leva 64 células para mísseis?

Eu, com toda certeza, daria uma boa olhada nos escoltas chineses antes de fechar negócio com alguém.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10910 Mensagem por Túlio » Qui Jul 17, 2014 3:53 pm

IMHO, tem um negocinho chamado PRECONCEITO: se não vem dos EUA ou Europa, ipso facto não presta! Sei lá, se ao menos se adequassem às normas STANAG, talvez (este "talvez" é cheio de interrogações)...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10911 Mensagem por FCarvalho » Qui Jul 17, 2014 6:11 pm

Alguém lembra aqui mesmo no DB até outro dia estava-se ventilando a possibilidade da inserção de uma proposta chinesa no Prosuper que teria sedo ventilada na mídia? E do tremendo "susto" que isso causou?

Pois é. O chineses, gostesmos ou não, estão construindo navios de guerra como quem compra pão de queijo na padaria da melhor qualidade.... e desenvolvem seus projetos navais sem maiores problemas de auto-estima, os quais estão sendo objeto hoje de prescutar das maiores potencias navais do mundo, frequentemente.

Então, se um destróyer, ou fragata ou mesmo uma siples corveta chinesa de desenho moderno estão causando um verdadeiro rebu aqui deste lado do mundo, menos por questão quantitativa do que qualitativa, qual o problema então de no futuro envidar-se parcerias nesta área com os china? Preconceito? Discriminação? Dor de cutuvelo?
Não, nada disso. É apenas falta de visão mesmo. Que aliás, nunca tivemos pra nada de valor real neste país, a não para bunda, carnaval e peladas futebolísticas de fim de semana... :?

Com uma visão desta do "paraíso", para quê que serve uma esquadra mesmo... ? :roll:

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10912 Mensagem por irlan » Qui Jul 17, 2014 6:16 pm

Navio chinês não entra na MB, ou será americano ou europeu.




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10913 Mensagem por Lord Nauta » Qui Jul 17, 2014 11:13 pm

irlan escreveu:Navio chinês não entra na MB, ou será americano ou europeu.

Em minha opinião a MB deveria alterar seu planejamento para obtenção de meios tendo em vista a histórica insuficiência de recursos financeiros e o atraso no inicio de diversos programas de atualização da Esquadra. Deveriam ser traçadas novas metas a serem cumpridas e alcançadas até o ano de 2030. Estas metas representariam um esforço significativo para serem atingidas. As principais ações poderiam ser as seguintes:

1) PRONAE:
1.1 - Modernização do NAE São Paulo até 2016.
1.2 - Obtenção/modernização aeronaves CDO/REVO.
1.3 - Obtenção/modernização aeronaves AEW.
1.4 - Conclusão modernização A4 e acréscimo de 5 células adicionais.
1.5 - Definição da nova classe de NAe, em minha opinião o PA-2 francês.
1.6 - Projeto do Sea Gripen.

2) PROSUB:

2.1 - Incluir antes do término do atual plano de construções mais 2 SSK classe Riachuelo MOD.
2.2 - Estudar a viabilidade de iniciar a construção do 2º SN a partir de 2027.
2.3 - Submeter dois classe Tupi e o Tikuna a um programa amplo de extensão de vida útil e modernização.
2.4 - Viabilizar os projetos de armas submarinas.

3) PROSUPER:

3.1 - Definir o navio escolta, em minha opinião o projeto alemão classe 600. Acrescentar em função do atraso uma unidade adicional ao lote inicial.
3.2 - NaApLo classe Berlim.
3.3 - Incluir no programa a construção de estaleiro dedicado a exemplo do PROSUB.
3.4 - Acrescentar ao programa a construção de dois navios tanque de esquadra.

4) Corvetas:

4.1 - Concluir o projeto das corvetas de 3.000 ton. Ampliar para 5 exemplares o lote inicial.
4.2 - Planejar para a Barroso um programa de extensão de vida útil e de modernização.

5) Navios Patrulha/Forças Distritais:

5.1 - Reduzir o nº de NaPa 500 previstos a serem construídos até 2030.
5.2 - Construir NaPaOc da classe Amazonas (com hangar e canhão de 57 mm).
5.3 - Planejar a modernização e extensão de vida útil da classe Grajau.
5.4 - Construir unidades adicionais dos APa classe Merlin.
5.5 - Reformar os Amazonas, Apa e Araguari equipando-os com hangar e canhão de 57 mm.
5.6 - Construir uma nova classe de rebocadores de alto mar.
5.7 - Estender a vida útil dos atuais rebocadores de alto mar.

6) PRONANF:

6.1 - Definir a classe de NDD. Sou favorável a classe Galicia. Ampliar para três unidades.
6.2 - Construir EDCG e EDVM adicionais.
6.3 - Definir a classe de NPM a ser adotada no futuro.

7) Guerra de Minas:

7.1 - Retirar de serviço a classe ARATU.
7.2 - Obter por oportunidade NCM.

8) Aviação Naval:

8.1 - Obter aeronaves AgustaWestland Wild Cat.
8.2 - Obter aeronaves S70 Adicionais.
8.3 - Modernizar as aeronaves Cougar.
8.4 - Obtenção de sistemas VANT

9) CFN:

9.1 - Obtenção de viaturas especiais PIRANHA adicionais.
9.2 - Obtenção de obuses de 155 mm
9.3 - Formação adicional de uma companhia de CC.
9.4 - Obtenção de novos sistemas de defesa AAé.
9.5 - Obtenção de mísseis AC.

10) Sistemas de armas:

10.1 - Concluir os projetos em andamento.


Sds


Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10914 Mensagem por Lord Nauta » Dom Ago 24, 2014 2:04 pm

O colega Abuldog74 informou:

Programa de Reaparelhamento – Principais ações em curso e previstas para o período 2014 – 2022

•Modernização/Revitalização/Extensão de vida útil: NAe São Paulo; NDD Ceará; NDCC Mattoso Maia; corvetas classe Inhaúma; fragatas classe Greenhalgh e submarinos da classe Tupi.

ADSUMUS



Para nossa reflexão e comentários.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10915 Mensagem por saullo » Dom Ago 24, 2014 2:45 pm

Com o total descontrole de gastos do governo, as politicagens, a corrupção desenfreada, a incapacidade administrativa em todos os níveis, o povo em grande parte sem educação de berço, sem bons modos, sem cultura, um dos campeões de violência contra a vida, todos só querendo levar vantagem em tudo, e demais problemas de base que assolam o país, acho que nem essas modernizações vão ser feitas por completo e nossa frota, que já é quase nada, vai definhar até acabar.
Um país onde falsear as coisas, sempre para proveito próprio, em quase tudo, é ruim de se viver.
Quem faz o certo se sente um tolo.
Sei lá, às vezes acho que o Brasil perdeu o bonde e não tem mais futuro.
O sentimento de falta de esperança é muito grande para mim.

Abraços




Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10916 Mensagem por alex » Dom Ago 24, 2014 8:38 pm

Eu gostaria de comentar alista do Lord Nauta:
Em minha opinião a MB deveria alterar seu planejamento para obtenção de meios tendo em vista a histórica insuficiência de recursos financeiros e o atraso no inicio de diversos programas de atualização da Esquadra. Deveriam ser traçadas novas metas a serem cumpridas e alcançadas até o ano de 2030. Estas metas representariam um esforço significativo para serem atingidas. As principais ações poderiam ser as seguintes:

1) PRONAE:
1.1 - Modernização do NAE São Paulo até 2016.
1.2 - Obtenção/modernização aeronaves CDO/REVO.
1.3 - Obtenção/modernização aeronaves AEW.
1.4 - Conclusão modernização A4 e acréscimo de 5 células adicionais.
1.5 - Definição da nova classe de NAe, em minha opinião o PA-2 francês.
1.6 - Projeto do Sea Gripen.

O item 1.1 parece que esta saindo, os itens 1.2 e 1.3 deveriam ser cancelados em respeito a vida
dos pilotos que voariam nestes remendos(voces viram a foto de onde estes aviões estão armazenados?)manteria helicopteros para esta funções , o item 1.4 seria viavel e barato. Acho que não haverá 1.5 e 1.6.


2) PROSUB:

2.1 - Incluir antes do término do atual plano de construções mais 2 SSK classe Riachuelo MOD.
2.2 - Estudar a viabilidade de iniciar a construção do 2º SN a partir de 2027.
2.3 - Submeter dois classe Tupi e o Tikuna a um programa amplo de extensão de vida útil e modernização.
2.4 - Viabilizar os projetos de armas submarinas.

Os itens 2.1 e 2.2 são ideais pela padronização da logistica, para que executar o item 2.3 se estão adquirindo um novo modelo de sub? esta lista não é no caso de verbas curtas? não justifica. o 2.4 tem que ser a construção de um missil e o torpedo.


3) PROSUPER:

3.1 - Definir o navio escolta, em minha opinião o projeto alemão classe 600. Acrescentar em função do atraso uma unidade adicional ao lote inicial.
3.2 - NaApLo classe Berlim.
3.3 - Incluir no programa a construção de estaleiro dedicado a exemplo do PROSUB.
3.4 - Acrescentar ao programa a construção de dois navios tanque de esquadra.

Se estamos pensando em corvetas (que não estavam planejadas no Plano de aquisições da MB) é por que não haverá fragatas, então o item 3.1 não rola. Item 3.2 navio logistico comprado usado.
3.3 O governo estará pagando ainda os subs e seu estaleiro, não haverá este empreendimento. já era.Item 34 adquirir navios usados.


4) Corvetas:

4.1 - Concluir o projeto das corvetas de 3.000 ton. Ampliar para 5 exemplares o lote inicial.
4.2 - Planejar para a Barroso um programa de extensão de vida útil e de modernização.

Item 4.1 - Aumentar a tonelagem destas coisas pois substituirão os navios mais usados da frota.
Devem pelo menos ter a capacidade de operar os Seahawk(que não cabem em nenhum navio da frota). item 4.2 normal, pelo menor por um manpad na Barroso


5) Navios Patrulha/Forças Distritais:

5.1 - Reduzir o nº de NaPa 500 previstos a serem construídos até 2030.
5.2 - Construir NaPaOc da classe Amazonas (com hangar e canhão de 57 mm).
5.3 - Planejar a modernização e extensão de vida útil da classe Grajau.
5.4 - Construir unidades adicionais dos APa classe Merlin.
5.5 - Reformar os Amazonas, Apa e Araguari equipando-os com hangar e canhão de 57 mm.
5.6 - Construir uma nova classe de rebocadores de alto mar.
5.7 - Estender a vida útil dos atuais rebocadores de alto mar.

item 5.1 - excelente idéia, pode ser interessante ter navios entre 800 a 1000 toneladas com melhores condições maritmas e com mais espaço (convés) para operar Vants.
5.2 a 5.7 -são ideias factivei e baratas


6) PRONANF:

6.1 - Definir a classe de NDD. Sou favorável a classe Galicia. Ampliar para três unidades.
6.2 - Construir EDCG e EDVM adicionais.
6.3 - Definir a classe de NPM a ser adotada no futuro.

item 6.1 comprar navios usados, item 6.2 factivel para a industria nacional, item 6.3 não deve acontecer, muito caro

7) Guerra de Minas:

7.1 - Retirar de serviço a classe ARATU.
7.2 - Obter por oportunidade NCM.
itens 7.1 e 7.2 comprar navios usados

8) Aviação Naval:

8.1 - Obter aeronaves AgustaWestland Wild Cat.
8.2 - Obter aeronaves S70 Adicionais.
8.3 - Modernizar as aeronaves Cougar.
8.4 - Obtenção de sistemas VANT

item 8.1 se as corvetas acomodar S.haws não serão necessários
item 8.2 -serão poucas pois poucos navios podem acomoda-los
item 8.3 - não, adquirir os 725
item 8.4- depende de quantos navios estarão preparados


9) CFN:

9.1 - Obtenção de viaturas especiais PIRANHA adicionais.
9.2 - Obtenção de obuses de 155 mm
9.3 - Formação adicional de uma companhia de CC.
9.4 - Obtenção de novos sistemas de defesa AAé.
9.5 - Obtenção de mísseis AC.

o item 9 deverá ser o item mais barato( com exceção da aae) e factivel

10) Sistemas de armas:

10.1 - Concluir os projetos em andamento.
Siconta, sensores, radar, missil antinavio e torpedos
Fui bastante otimista, espero que consigam chegar a metade desta lista.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10917 Mensagem por Lord Nauta » Seg Ago 25, 2014 12:06 am

alex escreveu:Eu gostaria de comentar alista do Lord Nauta:
Em minha opinião a MB deveria alterar seu planejamento para obtenção de meios tendo em vista a histórica insuficiência de recursos financeiros e o atraso no inicio de diversos programas de atualização da Esquadra. Deveriam ser traçadas novas metas a serem cumpridas e alcançadas até o ano de 2030. Estas metas representariam um esforço significativo para serem atingidas. As principais ações poderiam ser as seguintes:

1) PRONAE:
1.1 - Modernização do NAE São Paulo até 2016.
1.2 - Obtenção/modernização aeronaves CDO/REVO.
1.3 - Obtenção/modernização aeronaves AEW.
1.4 - Conclusão modernização A4 e acréscimo de 5 células adicionais.
1.5 - Definição da nova classe de NAe, em minha opinião o PA-2 francês.
1.6 - Projeto do Sea Gripen.

O item 1.1 parece que esta saindo, os itens 1.2 e 1.3 deveriam ser cancelados em respeito a vida
dos pilotos que voariam nestes remendos(voces viram a foto de onde estes aviões estão armazenados?)manteria helicopteros para esta funções , o item 1.4 seria viavel e barato. Acho que não haverá 1.5 e 1.6.


2) PROSUB:

2.1 - Incluir antes do término do atual plano de construções mais 2 SSK classe Riachuelo MOD.
2.2 - Estudar a viabilidade de iniciar a construção do 2º SN a partir de 2027.
2.3 - Submeter dois classe Tupi e o Tikuna a um programa amplo de extensão de vida útil e modernização.
2.4 - Viabilizar os projetos de armas submarinas.

Os itens 2.1 e 2.2 são ideais pela padronização da logistica, para que executar o item 2.3 se estão adquirindo um novo modelo de sub? esta lista não é no caso de verbas curtas? não justifica. o 2.4 tem que ser a construção de um missil e o torpedo.


3) PROSUPER:

3.1 - Definir o navio escolta, em minha opinião o projeto alemão classe 600. Acrescentar em função do atraso uma unidade adicional ao lote inicial.
3.2 - NaApLo classe Berlim.
3.3 - Incluir no programa a construção de estaleiro dedicado a exemplo do PROSUB.
3.4 - Acrescentar ao programa a construção de dois navios tanque de esquadra.

Se estamos pensando em corvetas (que não estavam planejadas no Plano de aquisições da MB) é por que não haverá fragatas, então o item 3.1 não rola. Item 3.2 navio logistico comprado usado.
3.3 O governo estará pagando ainda os subs e seu estaleiro, não haverá este empreendimento. já era.Item 34 adquirir navios usados.


4) Corvetas:

4.1 - Concluir o projeto das corvetas de 3.000 ton. Ampliar para 5 exemplares o lote inicial.
4.2 - Planejar para a Barroso um programa de extensão de vida útil e de modernização.

Item 4.1 - Aumentar a tonelagem destas coisas pois substituirão os navios mais usados da frota.
Devem pelo menos ter a capacidade de operar os Seahawk(que não cabem em nenhum navio da frota). item 4.2 normal, pelo menor por um manpad na Barroso


5) Navios Patrulha/Forças Distritais:

5.1 - Reduzir o nº de NaPa 500 previstos a serem construídos até 2030.
5.2 - Construir NaPaOc da classe Amazonas (com hangar e canhão de 57 mm).
5.3 - Planejar a modernização e extensão de vida útil da classe Grajau.
5.4 - Construir unidades adicionais dos APa classe Merlin.
5.5 - Reformar os Amazonas, Apa e Araguari equipando-os com hangar e canhão de 57 mm.
5.6 - Construir uma nova classe de rebocadores de alto mar.
5.7 - Estender a vida útil dos atuais rebocadores de alto mar.

item 5.1 - excelente idéia, pode ser interessante ter navios entre 800 a 1000 toneladas com melhores condições maritmas e com mais espaço (convés) para operar Vants.
5.2 a 5.7 -são ideias factivei e baratas


6) PRONANF:

6.1 - Definir a classe de NDD. Sou favorável a classe Galicia. Ampliar para três unidades.
6.2 - Construir EDCG e EDVM adicionais.
6.3 - Definir a classe de NPM a ser adotada no futuro.

item 6.1 comprar navios usados, item 6.2 factivel para a industria nacional, item 6.3 não deve acontecer, muito caro

7) Guerra de Minas:

7.1 - Retirar de serviço a classe ARATU.
7.2 - Obter por oportunidade NCM.
itens 7.1 e 7.2 comprar navios usados

8) Aviação Naval:

8.1 - Obter aeronaves AgustaWestland Wild Cat.
8.2 - Obter aeronaves S70 Adicionais.
8.3 - Modernizar as aeronaves Cougar.
8.4 - Obtenção de sistemas VANT

item 8.1 se as corvetas acomodar S.haws não serão necessários
item 8.2 -serão poucas pois poucos navios podem acomoda-los
item 8.3 - não, adquirir os 725
item 8.4- depende de quantos navios estarão preparados


9) CFN:

9.1 - Obtenção de viaturas especiais PIRANHA adicionais.
9.2 - Obtenção de obuses de 155 mm
9.3 - Formação adicional de uma companhia de CC.
9.4 - Obtenção de novos sistemas de defesa AAé.
9.5 - Obtenção de mísseis AC.

o item 9 deverá ser o item mais barato( com exceção da aae) e factivel

10) Sistemas de armas:

10.1 - Concluir os projetos em andamento.
Siconta, sensores, radar, missil antinavio e torpedos
Fui bastante otimista, espero que consigam chegar a metade desta lista.

Prezado Colega,

Grato pelos comentários as minhas sugestões. Analisando os mesmos a luz das recentes indefinições orçamentarias sou inclinado a concordar com a sua opinião, sobretudo nos itens em que foi mencionada a possibilidade dos projetos serem abandonados. Em relação ao item 2.3 defendo a modernização dos sub atuais por serem navios muito bem construídos além de possibilitarem a existência de uma quantidade mínima de meios na Força de Submarinos face a grande dificuldade de construção de novas unidades conforme os nºs previstos no PAEMB.
Em relação ao item 4.1 o deslocamento previsto para as Barroso modificadas e o possível com base no projeto original. Para a ampliação do deslocamento além do previsto seria necessário alterações importantes nas dimensões do navio, o que redundaria em maior demanda de tempo e maior custo de re projeto e construção. Falta tempo e recursos além de existir urgência para o inicio das construções. As Barroso Mod estarão aptas a proteger as LCM e o mar territorial. Em uma segunda etapa e possível a evolução para um navio de maior tonelagem.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10918 Mensagem por Luís Henrique » Sex Ago 29, 2014 10:24 am

http://www.naval.com.br/blog/2014/08/28 ... rasileira/

Matéria muito interessante que fala sobre os planos de reequipamento da MB e que com isto se tornaria a 9ª Marinha mais poderosa do mundo.

Gostaria da opinião dos colegas sobre isto.

Eles falam do plano da MB de em 30 anos possuir:

'Esse planejamento prevê a incorporação à frota nacional, nos próximos trinta anos, de seis submarinos nucleares, quinze convencionais (de propulsão diesel-elétrica), dois porta-aviões, quatro navios de propósitos múltiplos (dotados de convés de voo para helicópteros), trinta navios de escolta, dezoito navios-patrulha oceânicos, 48 jatos interceptadores de alta performance, além de dezenas de helicópteros antissubmarinos.'

E a conclusão é que nos tornaríamos a 9ª marinha mais poderosa:

'Ações que são o ponto de partida para que a Força Naval brasileira se transforme na nona esquadra mais poderosa do mundo, superada apenas por Estados Unidos, China, Rússia, França, Inglaterra, Índia, Coreia do Sul e Japão.'

É claro que se concluirmos a incorporação destes meios estariamos atrás de EUA, China e Rússia.
Mas será que estaríamos atrás destes outros países citados também???

Provavelmente estaríamos atrás da Índia que também possui um plano de rearmamento naval enorme. Provavelmente com as novas medidas do Japão estaríamos atrás deles também.

Agora vejamos os demais países

1) Inglaterra
2 Navios Aeródromos Classe Queen Elisabeth
19 escoltas sendo 6 Destroyers e 13 Fragatas
6 submarinos nucleares de ataque (planos para ter 7)
4 submarinos lançadores de mísseis balísticos

Minha opinião: Não fica claro que nossa marinha atingindo o PEAMB ficaria atrás dos ingleses. Teríamos 30 escoltas contra 19, 21 submarinos sendo 6 nucleares contra 7 nucleares e 2 navios aeródromos contra 2.

2) França
Parece que cancelaram o 4º Mistral e cancelaram o 2º PA, também reduziram as Fremm de 17 para 8.
Então vejamos:
1 Navio Aeródromo
10 Escoltas (2 destroyers e 8 Fragatas)
6 submarinos nucleares de ataque
4 SSBN

Minha opinião: Creio que estaremos à frente da marinha francesa

3) Coreia do Sul
não possui navio aeródromo
12 Destroyer (mas apenas 3 são de fato os demais são Fragatas com 3.900T KDX1 e 5.500T KDX2)
10 Fragatas Leves (na verdade são corvetas com 2.350T e 3.100T)
12 submarinos convencionais

Minha opinião: Não creio que com este poder estariam à frente da MB do PAEMB.

E por ai vai....




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10919 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 29, 2014 12:43 pm

Se o PAEMB for realizado em sua total integralidade, e observando-se apenas os quantitativos indicados naquele plano, com absoluta certeza estaríamos apenas atrás de USA, China, Russia, Japão e Índia. Teríamos na verdade a 5 maior esquadra do mundo, apenas atrás dos citados países.

Mas eu não sei quais os critérios que a MB utilizou para nos colocar na 9a posição, considerando aqueles países mais tradicionais em termos de poder naval na nossa frente.

Ou pode ser também que alguém no almirantado possa ter pensado: "olha, esse negócio de ser a 5a maior marinha do mundo pode pegar mal... o pessoal lá de Brasília pode achar que estamos querendo ser a versão tupiniquim do imperialismo capitalista naval dos ianques... isso não vai dar certo, o que a vizinhança vai pensar de nós... vai ficar ruim para a nossa imagem de país pacífico e diplomático.... dá uma baixada nisso aí, e vamos continuar atrás do povo de sempre que fica melhor de justificar..." :roll:

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#10920 Mensagem por Bolovo » Sex Ago 29, 2014 12:44 pm

Seria por conta dos submarinos nucleares lançadores de mísseis balísticos?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder