TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71386 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jul 15, 2014 10:10 pm

Tem uns slides interessantes, mas tem uns sobre as comparações com a 5 geração que é forçar muito a amizade. :|

Eu particularmente acho que não precisa disso.

Além do conceito de "Silent Battlefield", que é justamente o que o Stealth consegue com muita facilidade e uma aeronave cheia de mísseis e bombas em cabides tem mais problemas em fazer funcionar justamente pelo RCS alto.

Além disso vários dos cenários demonstrados não tem nada a ver com o Gripen em si, e sim com as táticas e equipamentos que você tem, desenvolve e/ou compra.

Você pode fazer o mesmo com um F-16 ou JF-17 ou Typhoon ou SH, etc.

Mas eu entendo, é propaganda.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71387 Mensagem por Penguin » Ter Jul 15, 2014 10:33 pm

Carlos Lima escreveu:Tem uns slides interessantes, mas tem uns sobre as comparações com a 5 geração que é forçar muito a amizade. :|

Eu particularmente acho que não precisa disso.

Além do conceito de "Silent Battlefield", que é justamente o que o Stealth consegue com muita facilidade e uma aeronave cheia de mísseis e bombas em cabides tem mais problemas em fazer funcionar justamente pelo RCS alto.

Além disso vários dos cenários demonstrados não tem nada a ver com o Gripen em si, e sim com as táticas e equipamentos que você tem, desenvolve e/ou compra.

Você pode fazer o mesmo com um F-16 ou JF-17 ou Typhoon ou SH, etc.

Mas eu entendo, é propaganda.

[]s
CB_Lima
Vc se refere a essa tela?

Imagem

Muito do que está contido nesta tela é justamente as críticas conhecidas e públicas que se faz aos caças de 5a geração, especialmente ao F-35 que tem concorrido com caças de 4a geração.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71388 Mensagem por kirk » Ter Jul 15, 2014 10:45 pm

Carlos Lima escreveu:Tem uns slides interessantes, mas tem uns sobre as comparações com a 5 geração que é forçar muito a amizade. :|

Eu particularmente acho que não precisa disso.

Além do conceito de "Silent Battlefield", que é justamente o que o Stealth consegue com muita facilidade e uma aeronave cheia de mísseis e bombas em cabides tem mais problemas em fazer funcionar justamente pelo RCS alto.

Além disso vários dos cenários demonstrados não tem nada a ver com o Gripen em si, e sim com as táticas e equipamentos que você tem, desenvolve e/ou compra.

Você pode fazer o mesmo com um F-16 ou JF-17 ou Typhoon ou SH, etc.

Mas eu entendo, é propaganda.

[]s
CB_Lima
Má como tu critica bicho! ... 10 posts 10 críticas ... veladas, abertas ... meu sê defende aquela trolha de SU com RCS 30 (TRINTA) vezes maior que do Gripen ... e fica ae criticando criticando ... putz bicho, dá um jeito de se conformar ... o Brasil NUNCA voará SU-27 e derivados ... capiche ... e não será carregar misseis ou bombas que vão igualar ... só fará piorar a diferença 30 VEZES o SU é maior que Gripen ou Typhoon no radar, velho ... não tem bomba ou missel que fazem as coisas igualarem ... isso é coisa da sua cabeça brow ... :lol:

RCS of Su-27 15 m² :mrgreen:
RCS of MiG-29A 15 m²
RCS of MiG-29M 1.5 m²
RCS of F-16A 3.0 m²
RCS of F-16C 1.0 m²
RCS of MiG-21 1.5 m²
http://www.globalsecurity.org/military/ ... ft-rcs.htm


5th generation fighter aircrafts
22 de fevereiro de 2013 ·
The minimal frontal RCS of the traditional fighters:
f15 , su27 : 10 - 15m2
:mrgreen:
Tornado: 8 m2
MIG-29: 5 m2
F-18, MIG-21: 3 m2
F-16, M2000: 1~2 m2
Accroding to the declarations of the manufacturers of the NG fighter in the world, the minimal frontal RCS of NG fighters are:
F/A-22:
The declaration of "Marble Size" (about 0.0002~0.0005 m2) in 1999~2000. The newest estimation now is the RCS of "Fly size"
F-35:
The declaration of "Golf ball size" (about 0.0015 m2) by LM in 2000 ( now it may be around .005m2, bcas LM done lots of downgrading to reduce the cost )
MIG-44:
"0.1 m2 class, which is about 1/10 of the RCS of MIG-29SMT", the declaration of Mikoyan in 1999~2000.
F/A-18E/F:
"0.1 m2 class", the declaration of USN in 1999~2000.
Rafale:
"1/10 of the frontal RCS of MIRAGE-2000" (about 0.1~0.2 m2), declared by Dassault in 1999.
Su-47:
"0.1 m2 class", declared by Sukhoi in 2002.
JAS-39:
"1/5 of the frontal RCS of F/A-18 C/D, 1/3 of the frontal RCS of F-16 C/D block40/42, and 1/2 of the frontal RCS of the MIRAGE-2000" (about 0.5 m2).
8-]
https://www.facebook.com/5thGenerationF ... 7899291446

http://defence.pk/threads/rcs-of-differ ... ers.20908/

RCS (m2) RCS (dB)

B-1(A/B) 10
F-15 25 :mrgreen:
Su-27 15 :mrgreen:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... ft-rcs.htm

Quando é que tu vai parar com choradeira e torcer de FATO para o Brasil ???

abs
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71389 Mensagem por Penguin » Ter Jul 15, 2014 10:48 pm

Duas telas interessantes:

Imagem

Imagem

No "protótipo" 39-10 (2017) é que será feita a revisão final da estrutura do Gripen E (objetivando redução do peso e alcance da vida útil total) e dos sistemas.
Até lá, não se terá o peso final definitivo. A não ser que a Saab torne esse valor público.




Editado pela última vez por Penguin em Ter Jul 15, 2014 11:01 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71390 Mensagem por Penguin » Ter Jul 15, 2014 10:55 pm

kirk escreveu:
Carlos Lima escreveu:Tem uns slides interessantes, mas tem uns sobre as comparações com a 5 geração que é forçar muito a amizade. :|

Eu particularmente acho que não precisa disso.

Além do conceito de "Silent Battlefield", que é justamente o que o Stealth consegue com muita facilidade e uma aeronave cheia de mísseis e bombas em cabides tem mais problemas em fazer funcionar justamente pelo RCS alto.

Além disso vários dos cenários demonstrados não tem nada a ver com o Gripen em si, e sim com as táticas e equipamentos que você tem, desenvolve e/ou compra.

Você pode fazer o mesmo com um F-16 ou JF-17 ou Typhoon ou SH, etc.

Mas eu entendo, é propaganda.

[]s
CB_Lima
Má como tu critica bicho! ... 10 posts 10 críticas ... veladas, abertas ... meu sê defende aquela trolha de SU com RCS 30 (TRINTA) vezes maior que do Gripen ... e fica ae criticando criticando ... putz bicho, dá um jeito de se conformar ... o Brasil NUNCA voará SU-27 e derivados ... capiche ... e não será carregar misseis ou bombas que vão igualar ... só fará piorar a diferença 30 VEZES o SU é maior que Gripen ou Typhoon no radar, velho ... não tem bomba ou missel que fazem as coisas igualarem ... isso é coisa da sua cabeça brow ... :lol:

RCS of Su-27 15 m² :mrgreen:
RCS of MiG-29A 15 m²
RCS of MiG-29M 1.5 m²
RCS of F-16A 3.0 m²
RCS of F-16C 1.0 m²
RCS of MiG-21 1.5 m²
http://www.globalsecurity.org/military/ ... ft-rcs.htm


5th generation fighter aircrafts
22 de fevereiro de 2013 ·
The minimal frontal RCS of the traditional fighters:
f15 , su27 : 10 - 15m2
:mrgreen:
Tornado: 8 m2
MIG-29: 5 m2
F-18, MIG-21: 3 m2
F-16, M2000: 1~2 m2
Accroding to the declarations of the manufacturers of the NG fighter in the world, the minimal frontal RCS of NG fighters are:
F/A-22:
The declaration of "Marble Size" (about 0.0002~0.0005 m2) in 1999~2000. The newest estimation now is the RCS of "Fly size"
F-35:
The declaration of "Golf ball size" (about 0.0015 m2) by LM in 2000 ( now it may be around .005m2, bcas LM done lots of downgrading to reduce the cost )
MIG-44:
"0.1 m2 class, which is about 1/10 of the RCS of MIG-29SMT", the declaration of Mikoyan in 1999~2000.
F/A-18E/F:
"0.1 m2 class", the declaration of USN in 1999~2000.
Rafale:
"1/10 of the frontal RCS of MIRAGE-2000" (about 0.1~0.2 m2), declared by Dassault in 1999.
Su-47:
"0.1 m2 class", declared by Sukhoi in 2002.
JAS-39:
"1/5 of the frontal RCS of F/A-18 C/D, 1/3 of the frontal RCS of F-16 C/D block40/42, and 1/2 of the frontal RCS of the MIRAGE-2000" (about 0.5 m2).
8-]
https://www.facebook.com/5thGenerationF ... 7899291446

http://defence.pk/threads/rcs-of-differ ... ers.20908/

RCS (m2) RCS (dB)

B-1(A/B) 10
F-15 25 :mrgreen:
Su-27 15 :mrgreen:

http://www.globalsecurity.org/military/ ... ft-rcs.htm

Quando é que tu vai parar com choradeira e torcer de FATO para o Brasil ???

abs
kirk
Os pilotos de F-15 da USAF que participaram do exercício Cope India 2004 ficaram particularmente impressionados com a baixa assinatura radar do Mig-21 Bison.




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71391 Mensagem por Paisano » Ter Jul 15, 2014 11:31 pm

kirk escreveu:Quando é que tu vai parar com choradeira e torcer de FATO para o Brasil ???
Frase desnecessária, infeliz e sem qualquer sentido.

E a Moderação não irá tolerar patrulhamento de idéias aqui no Fórum.

Logo, este é o primeiro e último aviso.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71392 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 16, 2014 1:56 am

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu:Tem uns slides interessantes, mas tem uns sobre as comparações com a 5 geração que é forçar muito a amizade. :|

Eu particularmente acho que não precisa disso.

Além do conceito de "Silent Battlefield", que é justamente o que o Stealth consegue com muita facilidade e uma aeronave cheia de mísseis e bombas em cabides tem mais problemas em fazer funcionar justamente pelo RCS alto.

Além disso vários dos cenários demonstrados não tem nada a ver com o Gripen em si, e sim com as táticas e equipamentos que você tem, desenvolve e/ou compra.

Você pode fazer o mesmo com um F-16 ou JF-17 ou Typhoon ou SH, etc.

Mas eu entendo, é propaganda.

[]s
CB_Lima
Vc se refere a essa tela?

Imagem

Muito do que está contido nesta tela é justamente as críticas conhecidas e públicas que se faz aos caças de 5a geração, especialmente ao F-35 que tem concorrido com caças de 4a geração.
Esse e outros até porque uma aeronave de 5 geração tem muito mais do que baixa assinatura como característica.

São dois mundos diferentes. Entendo que os caras de marketing estão fazendo o trabalho deles, eu só acho que rola muita forçada de barra que acho puramente desnecessária, mas essa é a minha opinião.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71393 Mensagem por Thor » Qua Jul 16, 2014 7:03 am

Carlos Lima escreveu:Esse e outros até porque uma aeronave de 5 geração tem muito mais do que baixa assinatura como característica.

São dois mundos diferentes. Entendo que os caras de marketing estão fazendo o trabalho deles, eu só acho que rola muita forçada de barra que acho puramente desnecessária, mas essa é a minha opinião.

[]s
CB_Lima
Concordo contigo, não precisam forçar a barra.
Embora sabemos que o Gripen tem excelentes qualidades, apresentando uma ótima relação custo-benefício, nunca terá as capacidades de uma aeronave de 5a geração.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71394 Mensagem por Penguin » Qua Jul 16, 2014 8:04 am

Thor escreveu:
Carlos Lima escreveu:Esse e outros até porque uma aeronave de 5 geração tem muito mais do que baixa assinatura como característica.

São dois mundos diferentes. Entendo que os caras de marketing estão fazendo o trabalho deles, eu só acho que rola muita forçada de barra que acho puramente desnecessária, mas essa é a minha opinião.

[]s
CB_Lima
Concordo contigo, não precisam forçar a barra.
Embora sabemos que o Gripen tem excelentes qualidades, apresentando uma ótima relação custo-benefício, nunca terá as capacidades de uma aeronave de 5a geração.
Abraços
No mundo do marketing aeronáutico tem sido comum ressaltar os pontos fortes de um produto e os fracos/polêmicos do(s) concorrente(s). Todos os fabricantes fazem isso. Basta uma googlada e pode-se encontrar muita coisa pública nessa direção:

Imagem
Imagem

Imagem

O certo é que os Eurocanards europeus sofrem uma fortíssima concorrência do F-35. Se eles não possuírem nenhum ponto forte que valha a pena ser ressaltado em relação ao F-35, nem que seja menores custos, estarão mesmo fadados, muito em breve, à completa obsolescência e fim de produção.

Com relação à Saab, nunca vi alguma tentativa de colocar a pecha de 5a geração no Gripen, como tentou fazer o Eurofighter (acima). A Saab recentemente posicionou o Gripen NG abaixo dos caças de 5a geração em termos de capacidade:

Imagem

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71395 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jul 16, 2014 8:08 am

Penguin escreveu:Duas telas interessantes:

Imagem

Imagem

No "protótipo" 39-10 (2017) é que será feita a revisão final da estrutura do Gripen E (objetivando redução do peso e alcance da vida útil total) e dos sistemas.
Até lá, não se terá o peso final definitivo. A não ser que a Saab torne esse valor público.
Ou seja, existe muito trabalho a ser feito ainda no que diz respeito ao desenvolvimento do Gripen NG. No momento estou curiosio para saber qual será a configuração dos Gripens da FAB e o nível de participação das empresas brasileiras.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71396 Mensagem por Paisano » Qua Jul 16, 2014 11:17 am

Farnborough: Vídeo do Radar AESA Raven ES-05 do Gripen funcionando

http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=43716




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71397 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jul 16, 2014 2:28 pm

Thor escreveu:
Carlos Lima escreveu:Esse e outros até porque uma aeronave de 5 geração tem muito mais do que baixa assinatura como característica.

São dois mundos diferentes. Entendo que os caras de marketing estão fazendo o trabalho deles, eu só acho que rola muita forçada de barra que acho puramente desnecessária, mas essa é a minha opinião.

[]s
CB_Lima
Concordo contigo, não precisam forçar a barra.
Embora sabemos que o Gripen tem excelentes qualidades, apresentando uma ótima relação custo-benefício, nunca terá as capacidades de uma aeronave de 5a geração.
Abraços
Exatamente isso.

Acho que o fócuo deveria ser apresentar a aeronave pelo que ela é ao invés de concentrar em manipular palavras para 'meio que indicar' aquilo que não é.

Existem muitas características muito boas da aeronave que poderiam ter destaque.

Enfim...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71398 Mensagem por Penguin » Qua Jul 16, 2014 9:15 pm

Carlos Lima escreveu:
Thor escreveu: Concordo contigo, não precisam forçar a barra.
Embora sabemos que o Gripen tem excelentes qualidades, apresentando uma ótima relação custo-benefício, nunca terá as capacidades de uma aeronave de 5a geração.
Abraços
Exatamente isso.

Acho que o fócuo deveria ser apresentar a aeronave pelo que ela é ao invés de concentrar em manipular palavras para 'meio que indicar' aquilo que não é.

Existem muitas características muito boas da aeronave que poderiam ter destaque.

Enfim...

[]s
CB_Lima
Quais seriam essas muitas características boas que na sua opinião poderiam ter destaque?

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71399 Mensagem por kirk » Qui Jul 17, 2014 10:26 am

Penguin escreveu:
Thor escreveu: Concordo contigo, não precisam forçar a barra.
Embora sabemos que o Gripen tem excelentes qualidades, apresentando uma ótima relação custo-benefício, nunca terá as capacidades de uma aeronave de 5a geração.
Abraços
No mundo do marketing aeronáutico tem sido comum ressaltar os pontos fortes de um produto e os fracos/polêmicos do(s) concorrente(s). Todos os fabricantes fazem isso. Basta uma googlada e pode-se encontrar muita coisa pública nessa direção:

Imagem
Imagem

Imagem

O certo é que os Eurocanards europeus sofrem uma fortíssima concorrência do F-35. Se eles não possuírem nenhum ponto forte que valha a pena ser ressaltado em relação ao F-35, nem que seja menores custos, estarão mesmo fadados, muito em breve, à completa obsolescência e fim de produção.

Com relação à Saab, nunca vi alguma tentativa de colocar a pecha de 5a geração no Gripen, como tentou fazer o Eurofighter (acima). A Saab recentemente posicionou o Gripen NG abaixo dos caças de 5a geração em termos de capacidade:

Imagem

[]s
O mais interessante nessa sua observação é o fato do Saab/Gripen se posicionar como concorrente direto do F-35, que em teoria é o que há de mais moderno "state-of-art" em termos de avião de combate.

Sds
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#71400 Mensagem por Penguin » Sáb Jul 19, 2014 12:24 pm

Penguin escreveu:
Carlos Lima escreveu: Exatamente isso.

Acho que o fócuo deveria ser apresentar a aeronave pelo que ela é ao invés de concentrar em manipular palavras para 'meio que indicar' aquilo que não é.

Existem muitas características muito boas da aeronave que poderiam ter destaque.

Enfim...

[]s
CB_Lima
Quais seriam essas muitas características boas que na sua opinião poderiam ter destaque?

[]s
Já que CB Lima admite que "existem muitas características boas da aeronave que poderiam ter destaque", mas não citou nenhuma, vou destacar algumas na minha opinião:

- 1o Radar AESA swashplate com angulo de visada superior às soluções com antena AESA fixa

- 1o sistema de guerra eletrônica com antenas de GaN de maior capacidade e eficiência que as gerações anteriores (GaAs, etc) (http://www.defensenews.com/article/2014 ... Debut-Saab)

- Supercruise com mísseis ar-ar

- Custo operacional mais baixo que outras aeronaves de 4+ Geração




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder