Prezado Túlio, sobre o muito que se tem especulado em torno da nova Torc-30, um argumento ainda não ventilado é sobre a propriedade intelectual da nova torreta. Talvez o exército queira, assim como foi com todo o projeto Guarani, possuir também a propriedade intelectual da torreta, tendo em vista ser parte fundamental do sistema de armas? Isso é apenas especulação minha, mas se durante o projeto do carro Guarani um dos pontos centrais era manter o projeto sobre a guarida jurídica do exército, creio que isto pode estar ocorrendo também com a torre. A Remax foi projetada pelo CtEx e agora é construída pela Ares. Talvez seja este o caminho da Torc-30?Túlio escreveu:Aliás, alguém pode me dizer se meu entendimento sobre a TORC 30 está correto ou se vacilei (de novo)?
EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Lucas Lasota
- Avançado
- Mensagens: 692
- Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
- Agradeceu: 584 vezes
- Agradeceram: 91 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu vi fotografia da REMAX exibida na EUROSATORY.
Não notei nenhuma semelhança entre este reparo remoto e as fotografias anteriores.
Será que a Ares não reprojetou a REMAX?
Será que isto não explica o fato de que os Guaranis até agora não receberam a torre REMAX, como deveria a esmagadora maioria deles?
Eta, teoria de conspiração bacana!!!
A primeira que eu posto.
Bacchi
Não notei nenhuma semelhança entre este reparo remoto e as fotografias anteriores.
Será que a Ares não reprojetou a REMAX?
Será que isto não explica o fato de que os Guaranis até agora não receberam a torre REMAX, como deveria a esmagadora maioria deles?
Eta, teoria de conspiração bacana!!!
A primeira que eu posto.
Bacchi
- Paulo Bastos
- Sênior
- Mensagens: 1067
- Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
- Localização: Belo Horizonte/MG
- Agradeceu: 80 vezes
- Agradeceram: 262 vezes
- Contato:
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Boa Noite Mestre Bacchi.
Eu estive na feira e conversei com varias pessoas da ARES e obtive as seguintes informações:
_ O modelo da REMAX que esta no Guarani do CIBlb é um modelo para experimentar o conceito e não esta operacional;
_ O Modelo que estava na Eurosatory seria o modelo defnitivo, com todos os sensores instalados, e, em tese, é o modelo da pre-serie que deverá começar a ser entregue. Eu digo em tese, pelo fato dele ainda estar em testes no CAEx, portanto ainda pode passar por alterações a partir das avaliações.
Outra coisa interessante é que a produção das UT-30BR no Brasil, que ocorrerá após a entrega das 10 torres encomendadas como pré-serie (as três entregues até o momento são protótipos), será feita pela ARES e não mais pela AEL. Os protótipos e as pre-séries citadas, são israelenses.
Abraços,
Paulo
Eu estive na feira e conversei com varias pessoas da ARES e obtive as seguintes informações:
_ O modelo da REMAX que esta no Guarani do CIBlb é um modelo para experimentar o conceito e não esta operacional;
_ O Modelo que estava na Eurosatory seria o modelo defnitivo, com todos os sensores instalados, e, em tese, é o modelo da pre-serie que deverá começar a ser entregue. Eu digo em tese, pelo fato dele ainda estar em testes no CAEx, portanto ainda pode passar por alterações a partir das avaliações.
Outra coisa interessante é que a produção das UT-30BR no Brasil, que ocorrerá após a entrega das 10 torres encomendadas como pré-serie (as três entregues até o momento são protótipos), será feita pela ARES e não mais pela AEL. Os protótipos e as pre-séries citadas, são israelenses.
Abraços,
Paulo
“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2488 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Se a torre pode ser dobrada quando não está em uso, troca-se um problema por outro (necessidade de parte do pessoal para fora, por maior indisponibilidade do canhão).Reginaldo Bacchi escreveu:knigh7, por favor explique o que você quer dizer?knigh7 escreveu: Mas nessa posição vai ter de jogar parte do GC pra fora da viatura, Brasileiro...
Se usa o canhão é porque a situação está "quente". E nesse momento vai-se colocar parte dele para fora???
Não entendi seu raciocinio!!!
Bacchi
Uma torre mais baixa operacional seria bem melhor. Aumentaria a discrição, proporcionaria uma menor probabilidade de acerto da viatura, melhoraria estabilidade durante o disparo, ajudando na precisão.
- prp
- Sênior
- Mensagens: 8840
- Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
- Localização: Montes Claros
- Agradeceu: 118 vezes
- Agradeceram: 412 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
knigh7 escreveu:Se a torre pode ser dobrada quando não está em uso, troca-se um problema por outro (necessidade de parte do pessoal para fora, por maior indisponibilidade do canhão).Reginaldo Bacchi escreveu: knigh7, por favor explique o que você quer dizer?
Não entendi seu raciocinio!!!
Bacchi
Uma torre mais baixa operacional seria bem melhor. Aumentaria a discrição, proporcionaria uma menor probabilidade de acerto da viatura, melhoraria estabilidade durante o disparo, ajudando na precisão.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2488 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
O Bacchi havia me corrigido sobre como a torre UT-30 se torna bem mais baixa (vide a foto da torre baixa que o Brasileiro postou). É por dobragem, tornando-a indisponível, e não por penetração na viatura.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
knigh7, veja bem, eu não estou aqui para criticar a UT-30, nem para defende-la, mas esta característica de dobrar, teoricamente é para diminuir altura em caso de necessidade, ou seja, quando for necessário entrar em um lugar em que a altura é limitada, como por exemplo num avião transporte.knigh7 escreveu:O Bacchi havia me corrigido sobre como a torre UT-30 se torna bem mais baixa (vide a foto da torre baixa que o Brasileiro postou). É por dobragem, tornando-a indisponível, e não por penetração na viatura.
Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.
Bacchi
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Aliás, este meu comentário me trouxe a mente um detalhe: e a REMAX?
O VBTP-MR entra no C-130/KC-390 com ela montada?
Bacchi
O VBTP-MR entra no C-130/KC-390 com ela montada?
Bacchi
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2488 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu acredito também que tenha gente capaz de analisar as qualidades e defeitos dos equipamentos do e no EB. Aliás isso vale para o objeto de todas as organizações.Reginaldo Bacchi escreveu:
Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.
Bacchi
Mas isso não quer dizer que não se deva ter opinião e exprimi-las sobre o objeto que não seja da minha função na minha organização ou pelo menos do objeto da própria organização.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
knigh7, depois que enviei a imbecil de minha mensagem acima, eu desconfiei que tinha sido tremendamente grosseiro consigo.knigh7 escreveu:Eu acredito também que tenha gente capaz de analisar as qualidades e defeitos dos equipamentos do e no EB. Aliás isso vale para o objeto de todas as organizações.Reginaldo Bacchi escreveu: Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.
Bacchi
Mas isso não quer dizer que não se deva ter opinião e exprimi-las sobre o objeto que não seja da minha função na minha organização ou pelo menos do objeto da própria organização.
Você tem toda razão em ficar irritado comigo.
Por favor, aceite meu pedido de desculpas.
Bacchi
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2488 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Eu não me irritei com vc, Bacchi. Mas achei pertinente fazer aquela observação. E existem outros fatores que concorrem com a decisão técnica nas organizações. Será que a decisão de uma torre como a UT-30 foi mesmo a melhor? Fórum de debate está aí também para coisas desse tipo e responde quem quiser.
- Reginaldo Bacchi
- Sênior
- Mensagens: 2434
- Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
- Localização: São Paulo, SP
- Agradeceu: 27 vezes
- Agradeceram: 272 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
knigh7, eu desde o inicio não entendi o uso desta(s) torre(s) de 30 mm.
Conforme escrevi o armamento dos VBTPs/VBCI em todos os países que verifiquei é homogêneo.
25 mm em todos os Bradley, 30 mm em todos os Warrior, 25 mm em todos os VCI, 25 mm em todos os Dardo e Freccia, 30 mm em todos os Pumas, 30 mm em todos os BMP-2/3(com um 100 mm coaxial) e 30 mm em todos os BMD-2/3.
Mais uma vez repito: o 30 mm no EB, parece um armamento procurando uma utilização!
Bacchi
Conforme escrevi o armamento dos VBTPs/VBCI em todos os países que verifiquei é homogêneo.
25 mm em todos os Bradley, 30 mm em todos os Warrior, 25 mm em todos os VCI, 25 mm em todos os Dardo e Freccia, 30 mm em todos os Pumas, 30 mm em todos os BMP-2/3(com um 100 mm coaxial) e 30 mm em todos os BMD-2/3.
Mais uma vez repito: o 30 mm no EB, parece um armamento procurando uma utilização!
Bacchi
- Clermont
- Sênior
- Mensagens: 8842
- Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
- Agradeceu: 632 vezes
- Agradeceram: 644 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Mas essa torre não se destina, apenas, a funções especializadas? Ou seja, equipar as viaturas de comando de batalhão; comando de companhia; comando de pelotão e as viaturas da seção de apoio de fogo de batalhão?knigh7 escreveu:Eu não me irritei com vc, Bacchi. Mas achei pertinente fazer aquela observação. E existem outros fatores que concorrem com a decisão técnica nas organizações. Será que a decisão de uma torre como a UT-30 foi mesmo a melhor? Fórum de debate está aí também para coisas desse tipo e responde quem quiser.
Seria outra coisa se o Exército brasileiro decidisse, por exemplo, seguir o figurino do Exército canadense onde os pelotões de fuzileiros mecanizados dispõem de quatro viaturas LAV-III 8x8 armadas com canhão 25 mm.
De qualquer modo, é de se pensar se esssa mistura no pelotão brasileiro será, realmente, a melhor idéia (um "Guarani" com canhão 30 mm; um com metralhadora .50 e dois com metralhadora 7,62 mm). Além do mais, parece que o comandante do pelotão vai ficar muito visado: o inimigo saberá que a primeira viatura a ser eliminada deve ser aquela com a torreta 30 mm. A menos que o tenente possa embarcar em outras viaturas, conforme a missão.
Mas, eu ficaria pensando se alguma outra combinação de armamentos não seria mais eficaz. Talvez, quatro "Guaranis" com metralhadora .50 (se possível com uma 7,62 coaxial); ou então, como os americanos gostam de utilizar em seus pelotões de "Hummer": dois "Guaranis" com lança-granadas automático 40 mm, mais dois "Guaranis" com metralhadora .50.
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 18735
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 2488 vezes
Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani
Obrigado, Bacchi.Reginaldo Bacchi escreveu:knigh7, eu desde o inicio não entendi o uso desta(s) torre(s) de 30 mm.
Conforme escrevi o armamento dos VBTPs/VBCI em todos os países que verifiquei é homogêneo.
25 mm em todos os Bradley, 30 mm em todos os Warrior, 25 mm em todos os VCI, 25 mm em todos os Dardo e Freccia, 30 mm em todos os Pumas, 30 mm em todos os BMP-2/3(com um 100 mm coaxial) e 30 mm em todos os BMD-2/3.
Mais uma vez repito: o 30 mm no EB, parece um armamento procurando uma utilização!
Bacchi