EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3931 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Jul 03, 2014 8:10 am

Túlio escreveu:Aliás, alguém pode me dizer se meu entendimento sobre a TORC 30 está correto ou se vacilei (de novo)?
Prezado Túlio, sobre o muito que se tem especulado em torno da nova Torc-30, um argumento ainda não ventilado é sobre a propriedade intelectual da nova torreta. Talvez o exército queira, assim como foi com todo o projeto Guarani, possuir também a propriedade intelectual da torreta, tendo em vista ser parte fundamental do sistema de armas? Isso é apenas especulação minha, mas se durante o projeto do carro Guarani um dos pontos centrais era manter o projeto sobre a guarida jurídica do exército, creio que isto pode estar ocorrendo também com a torre. A Remax foi projetada pelo CtEx e agora é construída pela Ares. Talvez seja este o caminho da Torc-30?




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3932 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 03, 2014 10:13 am

Eu vi fotografia da REMAX exibida na EUROSATORY.

Não notei nenhuma semelhança entre este reparo remoto e as fotografias anteriores.

Será que a Ares não reprojetou a REMAX?

Será que isto não explica o fato de que os Guaranis até agora não receberam a torre REMAX, como deveria a esmagadora maioria deles?

Eta, teoria de conspiração bacana!!!

A primeira que eu posto.

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3933 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Jul 03, 2014 9:00 pm

Boa Noite Mestre Bacchi.

Eu estive na feira e conversei com varias pessoas da ARES e obtive as seguintes informações:

_ O modelo da REMAX que esta no Guarani do CIBlb é um modelo para experimentar o conceito e não esta operacional;

_ O Modelo que estava na Eurosatory seria o modelo defnitivo, com todos os sensores instalados, e, em tese, é o modelo da pre-serie que deverá começar a ser entregue. Eu digo em tese, pelo fato dele ainda estar em testes no CAEx, portanto ainda pode passar por alterações a partir das avaliações.

Outra coisa interessante é que a produção das UT-30BR no Brasil, que ocorrerá após a entrega das 10 torres encomendadas como pré-serie (as três entregues até o momento são protótipos), será feita pela ARES e não mais pela AEL. Os protótipos e as pre-séries citadas, são israelenses.


Abraços,
Paulo




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3934 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 03, 2014 9:55 pm

Paulo,

Obrigado.

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3935 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 03, 2014 10:38 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
knigh7 escreveu: Mas nessa posição vai ter de jogar parte do GC pra fora da viatura, Brasileiro...
Se usa o canhão é porque a situação está "quente". E nesse momento vai-se colocar parte dele para fora???
knigh7, por favor explique o que você quer dizer?

Não entendi seu raciocinio!!!

Bacchi
Se a torre pode ser dobrada quando não está em uso, troca-se um problema por outro (necessidade de parte do pessoal para fora, por maior indisponibilidade do canhão).
Uma torre mais baixa operacional seria bem melhor. Aumentaria a discrição, proporcionaria uma menor probabilidade de acerto da viatura, melhoraria estabilidade durante o disparo, ajudando na precisão.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3936 Mensagem por prp » Qui Jul 03, 2014 11:17 pm

knigh7 escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: knigh7, por favor explique o que você quer dizer?

Não entendi seu raciocinio!!!

Bacchi
Se a torre pode ser dobrada quando não está em uso, troca-se um problema por outro (necessidade de parte do pessoal para fora, por maior indisponibilidade do canhão).
Uma torre mais baixa operacional seria bem melhor. Aumentaria a discrição, proporcionaria uma menor probabilidade de acerto da viatura, melhoraria estabilidade durante o disparo, ajudando na precisão.
:?: :?: :?: :?: :?: :?:




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3937 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 03, 2014 11:52 pm

O Bacchi havia me corrigido sobre como a torre UT-30 se torna bem mais baixa (vide a foto da torre baixa que o Brasileiro postou). É por dobragem, tornando-a indisponível, e não por penetração na viatura.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3938 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 04, 2014 9:04 am

knigh7 escreveu:O Bacchi havia me corrigido sobre como a torre UT-30 se torna bem mais baixa (vide a foto da torre baixa que o Brasileiro postou). É por dobragem, tornando-a indisponível, e não por penetração na viatura.
knigh7, veja bem, eu não estou aqui para criticar a UT-30, nem para defende-la, mas esta característica de dobrar, teoricamente é para diminuir altura em caso de necessidade, ou seja, quando for necessário entrar em um lugar em que a altura é limitada, como por exemplo num avião transporte.

Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3939 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 04, 2014 9:10 am

Aliás, este meu comentário me trouxe a mente um detalhe: e a REMAX?

O VBTP-MR entra no C-130/KC-390 com ela montada?

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3940 Mensagem por knigh7 » Sex Jul 04, 2014 3:09 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.

Bacchi
Eu acredito também que tenha gente capaz de analisar as qualidades e defeitos dos equipamentos do e no EB. Aliás isso vale para o objeto de todas as organizações.

Mas isso não quer dizer que não se deva ter opinião e exprimi-las sobre o objeto que não seja da minha função na minha organização ou pelo menos do objeto da própria organização.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3941 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 04, 2014 3:29 pm

knigh7 escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.
Bacchi
Eu acredito também que tenha gente capaz de analisar as qualidades e defeitos dos equipamentos do e no EB. Aliás isso vale para o objeto de todas as organizações.
Mas isso não quer dizer que não se deva ter opinião e exprimi-las sobre o objeto que não seja da minha função na minha organização ou pelo menos do objeto da própria organização.
knigh7, depois que enviei a imbecil de minha mensagem acima, eu desconfiei que tinha sido tremendamente grosseiro consigo.

Você tem toda razão em ficar irritado comigo.

Por favor, aceite meu pedido de desculpas.

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3942 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 05, 2014 7:03 am

Eu não me irritei com vc, Bacchi. Mas achei pertinente fazer aquela observação. E existem outros fatores que concorrem com a decisão técnica nas organizações. Será que a decisão de uma torre como a UT-30 foi mesmo a melhor? Fórum de debate está aí também para coisas desse tipo e responde quem quiser.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3943 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 05, 2014 9:15 am

knigh7, eu desde o inicio não entendi o uso desta(s) torre(s) de 30 mm.

Conforme escrevi o armamento dos VBTPs/VBCI em todos os países que verifiquei é homogêneo.

25 mm em todos os Bradley, 30 mm em todos os Warrior, 25 mm em todos os VCI, 25 mm em todos os Dardo e Freccia, 30 mm em todos os Pumas, 30 mm em todos os BMP-2/3(com um 100 mm coaxial) e 30 mm em todos os BMD-2/3.

Mais uma vez repito: o 30 mm no EB, parece um armamento procurando uma utilização!

Bacchi




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3944 Mensagem por Clermont » Sáb Jul 05, 2014 9:41 am

knigh7 escreveu:Eu não me irritei com vc, Bacchi. Mas achei pertinente fazer aquela observação. E existem outros fatores que concorrem com a decisão técnica nas organizações. Será que a decisão de uma torre como a UT-30 foi mesmo a melhor? Fórum de debate está aí também para coisas desse tipo e responde quem quiser.
Mas essa torre não se destina, apenas, a funções especializadas? Ou seja, equipar as viaturas de comando de batalhão; comando de companhia; comando de pelotão e as viaturas da seção de apoio de fogo de batalhão?

Seria outra coisa se o Exército brasileiro decidisse, por exemplo, seguir o figurino do Exército canadense onde os pelotões de fuzileiros mecanizados dispõem de quatro viaturas LAV-III 8x8 armadas com canhão 25 mm.

De qualquer modo, é de se pensar se esssa mistura no pelotão brasileiro será, realmente, a melhor idéia (um "Guarani" com canhão 30 mm; um com metralhadora .50 e dois com metralhadora 7,62 mm). Além do mais, parece que o comandante do pelotão vai ficar muito visado: o inimigo saberá que a primeira viatura a ser eliminada deve ser aquela com a torreta 30 mm. A menos que o tenente possa embarcar em outras viaturas, conforme a missão.

Mas, eu ficaria pensando se alguma outra combinação de armamentos não seria mais eficaz. Talvez, quatro "Guaranis" com metralhadora .50 (se possível com uma 7,62 coaxial); ou então, como os americanos gostam de utilizar em seus pelotões de "Hummer": dois "Guaranis" com lança-granadas automático 40 mm, mais dois "Guaranis" com metralhadora .50.




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Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3945 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 05, 2014 3:34 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:knigh7, eu desde o inicio não entendi o uso desta(s) torre(s) de 30 mm.

Conforme escrevi o armamento dos VBTPs/VBCI em todos os países que verifiquei é homogêneo.

25 mm em todos os Bradley, 30 mm em todos os Warrior, 25 mm em todos os VCI, 25 mm em todos os Dardo e Freccia, 30 mm em todos os Pumas, 30 mm em todos os BMP-2/3(com um 100 mm coaxial) e 30 mm em todos os BMD-2/3.

Mais uma vez repito: o 30 mm no EB, parece um armamento procurando uma utilização!

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Obrigado, Bacchi.




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