EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Mensagens: 692
Registrado em: Ter Nov 10, 2009 9:23 pm
Agradeceram: 91 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3931 Mensagem por Lucas Lasota » Qui Jul 03, 2014 8:10 am

Túlio escreveu:Aliás, alguém pode me dizer se meu entendimento sobre a TORC 30 está correto ou se vacilei (de novo)?
Prezado Túlio, sobre o muito que se tem especulado em torno da nova Torc-30, um argumento ainda não ventilado é sobre a propriedade intelectual da nova torreta. Talvez o exército queira, assim como foi com todo o projeto Guarani, possuir também a propriedade intelectual da torreta, tendo em vista ser parte fundamental do sistema de armas? Isso é apenas especulação minha, mas se durante o projeto do carro Guarani um dos pontos centrais era manter o projeto sobre a guarida jurídica do exército, creio que isto pode estar ocorrendo também com a torre. A Remax foi projetada pelo CtEx e agora é construída pela Ares. Talvez seja este o caminho da Torc-30?




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3932 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 03, 2014 10:13 am

Eu vi fotografia da REMAX exibida na EUROSATORY.

Não notei nenhuma semelhança entre este reparo remoto e as fotografias anteriores.

Será que a Ares não reprojetou a REMAX?

Será que isto não explica o fato de que os Guaranis até agora não receberam a torre REMAX, como deveria a esmagadora maioria deles?

Eta, teoria de conspiração bacana!!!

A primeira que eu posto.

Bacchi




Avatar do usuário
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1067
Registrado em: Sex Abr 25, 2003 7:13 pm
Localização: Belo Horizonte/MG
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3933 Mensagem por Paulo Bastos » Qui Jul 03, 2014 9:00 pm

Boa Noite Mestre Bacchi.

Eu estive na feira e conversei com varias pessoas da ARES e obtive as seguintes informações:

_ O modelo da REMAX que esta no Guarani do CIBlb é um modelo para experimentar o conceito e não esta operacional;

_ O Modelo que estava na Eurosatory seria o modelo defnitivo, com todos os sensores instalados, e, em tese, é o modelo da pre-serie que deverá começar a ser entregue. Eu digo em tese, pelo fato dele ainda estar em testes no CAEx, portanto ainda pode passar por alterações a partir das avaliações.

Outra coisa interessante é que a produção das UT-30BR no Brasil, que ocorrerá após a entrega das 10 torres encomendadas como pré-serie (as três entregues até o momento são protótipos), será feita pela ARES e não mais pela AEL. Os protótipos e as pre-séries citadas, são israelenses.


Abraços,
Paulo




“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3934 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qui Jul 03, 2014 9:55 pm

Paulo,

Obrigado.

Bacchi




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18569
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3935 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 03, 2014 10:38 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
knigh7 escreveu: Mas nessa posição vai ter de jogar parte do GC pra fora da viatura, Brasileiro...
Se usa o canhão é porque a situação está "quente". E nesse momento vai-se colocar parte dele para fora???
knigh7, por favor explique o que você quer dizer?

Não entendi seu raciocinio!!!

Bacchi
Se a torre pode ser dobrada quando não está em uso, troca-se um problema por outro (necessidade de parte do pessoal para fora, por maior indisponibilidade do canhão).
Uma torre mais baixa operacional seria bem melhor. Aumentaria a discrição, proporcionaria uma menor probabilidade de acerto da viatura, melhoraria estabilidade durante o disparo, ajudando na precisão.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8752
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3936 Mensagem por prp » Qui Jul 03, 2014 11:17 pm

knigh7 escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: knigh7, por favor explique o que você quer dizer?

Não entendi seu raciocinio!!!

Bacchi
Se a torre pode ser dobrada quando não está em uso, troca-se um problema por outro (necessidade de parte do pessoal para fora, por maior indisponibilidade do canhão).
Uma torre mais baixa operacional seria bem melhor. Aumentaria a discrição, proporcionaria uma menor probabilidade de acerto da viatura, melhoraria estabilidade durante o disparo, ajudando na precisão.
:?: :?: :?: :?: :?: :?:




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18569
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3937 Mensagem por knigh7 » Qui Jul 03, 2014 11:52 pm

O Bacchi havia me corrigido sobre como a torre UT-30 se torna bem mais baixa (vide a foto da torre baixa que o Brasileiro postou). É por dobragem, tornando-a indisponível, e não por penetração na viatura.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3938 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 04, 2014 9:04 am

knigh7 escreveu:O Bacchi havia me corrigido sobre como a torre UT-30 se torna bem mais baixa (vide a foto da torre baixa que o Brasileiro postou). É por dobragem, tornando-a indisponível, e não por penetração na viatura.
knigh7, veja bem, eu não estou aqui para criticar a UT-30, nem para defende-la, mas esta característica de dobrar, teoricamente é para diminuir altura em caso de necessidade, ou seja, quando for necessário entrar em um lugar em que a altura é limitada, como por exemplo num avião transporte.

Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3939 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 04, 2014 9:10 am

Aliás, este meu comentário me trouxe a mente um detalhe: e a REMAX?

O VBTP-MR entra no C-130/KC-390 com ela montada?

Bacchi




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18569
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3940 Mensagem por knigh7 » Sex Jul 04, 2014 3:09 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.

Bacchi
Eu acredito também que tenha gente capaz de analisar as qualidades e defeitos dos equipamentos do e no EB. Aliás isso vale para o objeto de todas as organizações.

Mas isso não quer dizer que não se deva ter opinião e exprimi-las sobre o objeto que não seja da minha função na minha organização ou pelo menos do objeto da própria organização.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3941 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jul 04, 2014 3:29 pm

knigh7 escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu: Eu acredito que no EB exista gente capaz de analizar as qualidades e defeitos de equipamentos.
Bacchi
Eu acredito também que tenha gente capaz de analisar as qualidades e defeitos dos equipamentos do e no EB. Aliás isso vale para o objeto de todas as organizações.
Mas isso não quer dizer que não se deva ter opinião e exprimi-las sobre o objeto que não seja da minha função na minha organização ou pelo menos do objeto da própria organização.
knigh7, depois que enviei a imbecil de minha mensagem acima, eu desconfiei que tinha sido tremendamente grosseiro consigo.

Você tem toda razão em ficar irritado comigo.

Por favor, aceite meu pedido de desculpas.

Bacchi




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18569
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3942 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 05, 2014 7:03 am

Eu não me irritei com vc, Bacchi. Mas achei pertinente fazer aquela observação. E existem outros fatores que concorrem com a decisão técnica nas organizações. Será que a decisão de uma torre como a UT-30 foi mesmo a melhor? Fórum de debate está aí também para coisas desse tipo e responde quem quiser.




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3943 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sáb Jul 05, 2014 9:15 am

knigh7, eu desde o inicio não entendi o uso desta(s) torre(s) de 30 mm.

Conforme escrevi o armamento dos VBTPs/VBCI em todos os países que verifiquei é homogêneo.

25 mm em todos os Bradley, 30 mm em todos os Warrior, 25 mm em todos os VCI, 25 mm em todos os Dardo e Freccia, 30 mm em todos os Pumas, 30 mm em todos os BMP-2/3(com um 100 mm coaxial) e 30 mm em todos os BMD-2/3.

Mais uma vez repito: o 30 mm no EB, parece um armamento procurando uma utilização!

Bacchi




Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3944 Mensagem por Clermont » Sáb Jul 05, 2014 9:41 am

knigh7 escreveu:Eu não me irritei com vc, Bacchi. Mas achei pertinente fazer aquela observação. E existem outros fatores que concorrem com a decisão técnica nas organizações. Será que a decisão de uma torre como a UT-30 foi mesmo a melhor? Fórum de debate está aí também para coisas desse tipo e responde quem quiser.
Mas essa torre não se destina, apenas, a funções especializadas? Ou seja, equipar as viaturas de comando de batalhão; comando de companhia; comando de pelotão e as viaturas da seção de apoio de fogo de batalhão?

Seria outra coisa se o Exército brasileiro decidisse, por exemplo, seguir o figurino do Exército canadense onde os pelotões de fuzileiros mecanizados dispõem de quatro viaturas LAV-III 8x8 armadas com canhão 25 mm.

De qualquer modo, é de se pensar se esssa mistura no pelotão brasileiro será, realmente, a melhor idéia (um "Guarani" com canhão 30 mm; um com metralhadora .50 e dois com metralhadora 7,62 mm). Além do mais, parece que o comandante do pelotão vai ficar muito visado: o inimigo saberá que a primeira viatura a ser eliminada deve ser aquela com a torreta 30 mm. A menos que o tenente possa embarcar em outras viaturas, conforme a missão.

Mas, eu ficaria pensando se alguma outra combinação de armamentos não seria mais eficaz. Talvez, quatro "Guaranis" com metralhadora .50 (se possível com uma 7,62 coaxial); ou então, como os americanos gostam de utilizar em seus pelotões de "Hummer": dois "Guaranis" com lança-granadas automático 40 mm, mais dois "Guaranis" com metralhadora .50.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18569
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

#3945 Mensagem por knigh7 » Sáb Jul 05, 2014 3:34 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:knigh7, eu desde o inicio não entendi o uso desta(s) torre(s) de 30 mm.

Conforme escrevi o armamento dos VBTPs/VBCI em todos os países que verifiquei é homogêneo.

25 mm em todos os Bradley, 30 mm em todos os Warrior, 25 mm em todos os VCI, 25 mm em todos os Dardo e Freccia, 30 mm em todos os Pumas, 30 mm em todos os BMP-2/3(com um 100 mm coaxial) e 30 mm em todos os BMD-2/3.

Mais uma vez repito: o 30 mm no EB, parece um armamento procurando uma utilização!

Bacchi
Obrigado, Bacchi.




Responder