Gabriel, o M1 Abrams carregava 55 munições de 105mm, quando mudaram para o 120mm caiu para 40 munições.gabriel219 escreveu:Amigo Luiz, você diz que com uma torre bem menor e com canhão de 76 mm, daria para diminuir a massa. Sim, daria, mas como será que daria para levar MUITO mais munição? Pelo que eu vejo, uma munição 76 mm não é nada pequena.
Sobre ter uma blindagem compatível com os de 60 toneladas, será mesmo? Pode até ter os mesmos materiais, mas e
Já até desenvolveram uma torre com canhão 76 mm e não era nada pequeno, ainda chegando a ser mais alto que a torre de uns CC's por ai:
Será que tal CC teria proteção adequada contra armamentos portados por infantaria? Viaturas? Se brincar, um A-29 pode fazer bons ou até sérios danos com uma munição 12.7 x 99 mm APDS. Se levam em conta que qualquer míssil anti-carro pode destruir um CC de 60 toneladas, porque não levam em conta que mísseis bem mais baratos podem destruir um de uma tonelagem e blindagem de menor nível?
Sinceramente, acho que estão superestimando as capacidades de um blindado do tipo e subestimando a capacidade dos CC's de 50-60 t's.
Não acho que um blindado do tipo possa substituir um CC' de 55-60 toneladas e nem o contrário, penso que seriam complementares. Foi falado sobre mísseis de disparo indireto, mas antes disso precisa saber onde o alvo está. Mas usaremos VANT's, tudo bem, mas quais? Os menores que qualquer viatura leva ou os de médio porte, como o Hermes 450? Um possui alcance limitado e o outro precisa decolar de bases próximas. E se não tiver tais condições? E ai? Quem vai designar? Tudo bem, existe a Infantaria, mas seria sã enviar um pelotão de esclarecimento a frente dos blindados sem nem mesmo saber se existe algo ou contra blindados de 60 toneladas?
Eu penso mais em um CC de 50-60 toneladas e outro tipo de blindado, com torre com canhão de 40 mm, para autoproteção contra a Infantaria, Veículos aéreos e entre outros blindados e mísseis Anti-carro, com peso entre 30-40 toneladas. Se possível, com espaço para uma guarnição de cerca 6 combatentes, que contariam com mísseis anti-carro, VANT's menores e entre outros, ainda poderiam atuar como pelotão de esclarecimento.
Lembrando que, a minha opinião só está inserida no penúltimo parágrafo. Os demais são questões que eu faço a vocês, que entendem disso.
Abs;
15 a menos. Depois com o M1A2 conseguiram aumentar de 40 para 42.
Imagina a diferença que daria para um canhão de 76mm.
Outra coisa, eu falei deste 76mm mas se o EB avaliar e verificar que um canhão de 57mm ou até mesmo o de 40mm já da conta de 99% dos alvos, excetuando apenas os carros de combate pesados, ai a diferença cresce mais ainda.
Sobre blindagem não defendo a utilização de um carro de combate com blindagem fraca. Estamos falando de um carro de combate com canhão fraco e em contrapartida a utilização de mísseis anti-carro PESADOS. A blindagem tem que ser FORTE. Temos carros de combate com 40, 45 e 50T considerados TOPS de linha hoje em dia.
Imagine um carro de combate com canhão de 76mm, 57mm ou 40mm, com torre controlada remotamente, bem menor e mais leve e pesando 45T.
Se ele vai pesar o mesmo que um T-90 e não vai possuir um canhão de 125mm grande e pesado e idem para a torre, com certeza ele terá uma blindagem SUPERIOR ao do T-90 (considerando que consigamos o mesmo nível tecnológico na blindagem). Se pensarmos que será um desenvolvimento NOVO e que só ficará pronto daqui a alguns ou vários anos, podemos supor que a tecnologia de blindagem estará ainda mais avançada do que na época do desenvolvimento do T-90.
Portanto, será equivalente ao nível de blindagem dos carros com +60T que conhecemos hoje ou chegará MUITO PERTO.
A diferença é que o custo para destruir um carro de combate inimigo será maior, porque em vez de utilizar uma munição de 120mm, utilizará um míssil pesado.
Porém terá uma letalidade bem maior que a munição de 120mm e terá possibilidade de atacar ANTES de ser atacado e de MAIS LONGE.
E contra alvos blindados mais fracos, como um M113 inimigo, um Guarani inimigo, creio que o canhão de 76mm dará conta do recado.
Agora seria interessante uma avaliação das ameaças blindadas. Se o 76mm seria suficiente ou se o 90mm seria melhor ou se ainda um calibre menor como o 57mm já seria o suficiente.